21/04/2015, 10:26 |
Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
TOP 20 animes
Tópico em 'Discussões gerais' criado por
Feer em 13/03/2012, 15:39.
|
610 respostas neste tópico
|
21/04/2015, 13:26 |
(21/04/2015, 02:29)chriss Escreveu: Todo o resto é verdade né? Um crítico de anime precisa ter um bom gosto, grande conhecimento do meio, da cultura japonesa, conhecimento geral e habilidade de redação. Por estes critérios, ninguém de hoje em dia bate o Lancaster. Aliás, a maioria dos blogs tupiniquins parece se dedicar exclusivamente a comentar os hits da temporada - E todos geralmente discorrem sobre os mesmos animes. Conhecimento dos clássicos? A maioria não tem, e se tem é um tabu. E quanto aos modernos, geralmente só viram o que saiu nos últimos 5 anos. Por mais que os otaku brasileiros tenham a sua birra desmerecida com os american boys, eles costumam ter ao menos um rol amplo de referências ao invés de saltar de modinha em modinha. Por mais que os comentários deles tendam a ser medíocres, você ainda aprende mais do que em muitos lugares que temos por aqui. (Mas novamente eu reitero que estou um tanto afastado deste meio, então ficaria grato se pudessem me indicar bons blogs atuais, brasileiros ou não.)
21/04/2015, 13:44 |
(21/04/2015, 13:26)Gorgoll Escreveu: Um crítico de anime precisa ter um bom gosto, grande conhecimento do meio, da cultura japonesa, conhecimento geral e habilidade de redação. Por estes critérios, ninguém de hoje em dia bate o Lancaster. Aliás, a maioria dos blogs tupiniquins parece se dedicar exclusivamente a comentar os hits da temporada - E todos geralmente discorrem sobre os mesmos animes. Conhecimento dos clássicos? A maioria não tem, e se tem é um tabu. E quanto aos modernos, geralmente só viram o que saiu nos últimos 5 anos. Por mais que os otaku brasileiros tenham a sua birra desmerecida com os american boys, eles costumam ter ao menos um rol amplo de referências ao invés de saltar de modinha em modinha. Por mais que os comentários deles tendam a ser medíocres, você ainda aprende mais do que em muitos lugares que temos por aqui.Sobre isso, Lancaster era ruim, e os textos dele eram prolixos, ele não tinha conhecimento de como funciona a indústria e ainda por cima desconhecia como realmente funciona a cultura japonesa. Até o panino que escrevia dessa maneira propositalmente era menos prolixo. E o que define bom gosto? como já disse varias vezes antes "My tastes are better than you" não define um bom padrão de "critica". Aplicar "elitismo" em relação a critica, sendo ela anime,cinema ou literatura em no século XXI onde acesso a informação é quase que infinito é algo muito bitolado, e basicamente isso que mostra esse comentário seu, de como você vê a critica de anime. Outro ponto interessante sobre anime critica é que anime não é uma mídia original, ele vive de adaptações de outras mídias, o que mostra o quão imaturo essa mídia ainda é. Precisaremos de pelo menos mas um bom tempo para poder montar uma "critica" verdadeira para o anime, outro ponto é que critica de musica e cinema se tornou critica, quando o mesmo deixaram de ser nicho. O que, infelizmente, animes ainda precisa percorrer um grande caminho.
21/04/2015, 13:56 |
Fazer crítica de anime (música/novela/séries/cinema/etc) ou é só para fazer um grupinho de fanboys ou é perda de tempo. Perda de tempo porque você não vai fazer um eventual naruteiro, por exemplo, se convencer de que o gosto dele é ruim (e na verdade, talvez nem seja, é só você que não teve a sorte de se divertir com esse anime), talvez o máximo que você consiga fazer é conseguir se juntar a outros haters p/ falar mal de algo.
E sejamos sinceros, até que ponto uma análise de anime pode ser considerado uma crítica? Além disso, sabemos que qualquer coisa do gênero é 90% gosto pessoal, em que qualquer um pode ou não concordar com sua opinião.
21/04/2015, 14:38 |
(21/04/2015, 13:56)manju Escreveu: Fazer crítica de anime (música/novela/séries/cinema/etc) ou é só para fazer um grupinho de fanboys ou é perda de tempo. Perda de tempo porque você não vai fazer um eventual naruteiro, por exemplo, se convencer de que o gosto dele é ruim (e na verdade, talvez nem seja, é só você que não teve a sorte de se divertir com esse anime), talvez o máximo que você consiga fazer é conseguir se juntar a outros haters p/ falar mal de algo.Quando se tem algo Maduro como cinema e Literatura, é sim possível fazer um critica que não envolva gosto, sem ser elitista. A questão é que anime além de ser um mídia imatura, tem um bando de pessoas mais imaturas ainda tentando ser críticos.
21/04/2015, 14:53 |
Acho que já está na hora de fugir para as colinas.
21/04/2015, 15:05
(Resposta editada pela última vez 21/04/2015, 15:05 por Bruno Jordani.)
|
De certo modo eu concordo com ambas as partes nessa discussão. Sem duvida o Lancaster era o cara com mais bagagem dentro da blogsfera, e apesar das puxações de saco por parte dele e tudo mais, alguns textos dele eram bons. O blog dele era o único lugar na internet brasileira que tinha um texto decente sobre o movimento superflat.
O problema é que, não só o blog dele, como 99.99% dos blogs oferecem textos descritivos e chamam isso crítica. Eles até tentam estabelecer argumento, mas a maioria falha até mesmo no estágio de descrição, que é apenas o background para se iniciar um argumento crítico. (21/04/2015, 13:44)chriss Escreveu: Sobre isso, Lancaster era ruim, e os textos dele eram prolixos, ele não tinha conhecimento de como funciona a indústria e ainda por cima desconhecia como realmente funciona a cultura japonesa. Até o panino que escrevia dessa maneira propositalmente era menos prolixo. Ao menos do que eu vi no blog do Lancaster, eu não chamaria os textos dele de 'prolixos' - Apesar de que para o otaku brasileiro, qualquer coisa acima do coloquial é intragável. Ele era puramente um jornalista profissional que tinha estilo. E se algo é realmente enfadonho são os textos de coloquialismo extremo cheios de piadinhas que empanturram a BOB - Blogosfera Otaku Brasileira - de hoje em dia. Eu falei em conhecimento do MEIO - O modo como as obras influenciam umas às outras, etc -, não em conhecimento da 'indústria', o que é a obsessão da maioria dos blogs tupiniquins. Há uma crença de que o mercado justifica totalmente os méritos de uma obra... E ele tinha sim um conhecimento razoável da cultura japonesa, especialmente da história e da psicologia deles, ainda que talvez não da 'cultura de massa'. (É claro que um grande defeito dele sempre foi abusar da obscuridade, sempre dando a clássicos pouco relevantes boas avaliações mesmo quando eles não tinham mérito para tal.) Em si, o que há de errado no 'elitismo'? Existe boa crítica que fique restrita ao popular? Pobre Dr. Johnson... Em um meio só começa a haver crítica séria quando a cultura popular atinge certo nível de parâmetro artístico. E eu não falei jamais em "My tastes are better than you". Eu dei justificativas do porquê eu não aprecio o gosto de grande parte dos atuais 'ensaístas' da web tupiniquim. Veja que eu concordei com você quando disse que a maioria deles são tão ambíguos que você nunca sequer sabe do que eles gostam. A maioria dos brazucas só tem interesse em fazer comentários meticulosos sobre o que sai na temporada, sobre as estatísticas referentes ao mercado, e nada mais do que isto. Eles não fazem sequer ideia dos animes que passaram há dez anos atrás. Aos seus dois últimos parágrafos eu dou amém. :O
21/04/2015, 15:29 |
(21/04/2015, 15:06)Gorgoll Escreveu: Ao menos do que eu vi no blog do Lancaster, eu não chamaria os textos dele de 'prolixos' - Apesar de que para o otaku brasileiro, qualquer coisa acima do coloquial é intragável. Ele era puramente um jornalista profissional que tinha estilo. E se algo é realmente enfadonho são os textos de coloquialismo extremo cheios de piadinhas que empanturram a BOB - Blogosfera Otaku Brasileira - de hoje em dia. Eu falei em conhecimento do MEIO - O modo como as obras influenciam umas às outras, etc -, não em conhecimento da 'indústria', o que é a obsessão da maioria dos blogs tupiniquins. Há uma crença de que o mercado justifica totalmente os méritos de uma obra... E ele tinha sim um conhecimento razoável da cultura japonesa, especialmente da história e da psicologia deles, ainda que talvez não da 'cultura de massa'.É nesse ponto sobre ele saber como um obra influenciava a outra que ele falhava, e vivemos a era da arte de papel moeda, o consumismos faz parte do homem mais do que nunca, por isso separei em influência Industrial e Influência cultural na necessidade de se analisar, mesmo ambas em tese sendo inseparáveis, cinema, anime e Videogames são resultados da influência do capitalismo na arte, você vê que desde de indies a grande produções existe um grande custo para completar um obra, não são coisa que você faz "sozinho" como um livro ou até mesmo uma peça musical. Esse tendência ao underground que mostra o quão achismo era o textos dele. E o problema dos textos deles serem prolixos não era a linguagem não coloquial, e sim o fato de ele exagerar em termos que as vezes não faziam sentindo dentro do próprio contexto. (21/04/2015, 15:06)Gorgoll Escreveu: Em si, o que há de errado no 'elitismo'? Existe boa crítica que fique restrita ao popular? Pobre Dr. Johnson... Em um meio só começa a haver crítica séria quando a cultura popular atinge certo nível de parâmetro artístico. E eu não falei jamais em "My tastes are better than you". Eu dei justificativas do porquê eu não aprecio o gosto de grande parte dos atuais 'ensaístas' da web tupiniquim. Veja que eu concordei com você quando disse que a maioria deles são tão ambíguos que você nunca sequer sabe do que eles gostam. A maioria dos brazucas só tem interesse em fazer comentários meticulosos sobre o que sai na temporada, sobre as estatísticas referentes ao mercado, e nada mais do que isto. Eles não fazem sequer ideia dos animes que passaram há dez anos atrás. (21/04/2015, 13:26)Gorgoll Escreveu: Um crítico de anime precisa ter um bom gosto,Essa única frase discorda com todo seu argumento. A partir do momento que você julga os "críticos" pelo gosto deles você simplesmente joga por água qualquer argumento que possa realmente medir a qualidade da obra. E Sobre Elitismo, vou simplificar minha opinião em um único exemplo, sabia que o o livro O Cortiço não era considerado literatura para os padrões da "elite" Literária da época , um dos motivos era o simples fato de que o livro trazia um erotismo acima do normal para as obras da época. Esse Elitismo literário era consequência dos padrões socias de elite sócio-econômica, que controlava a educação(acesso a leitura) e escolhia o que era arte, no mundo moderno o acesso a qualquer coisa é basicamente ilimitado, tanto que conheço moradores de comunidades que já leram mais obras "de elite" do que muitos moradores de áreas nobre. Por isso digo que o elitismo usado em muitas criticas é falho.
21/04/2015, 16:24 |
(21/04/2015, 15:29)chriss Escreveu: É nesse ponto sobre ele saber como um obra influenciava a outra que ele falhava, e vivemos a era da arte de papel moeda, o consumismos faz parte do homem mais do que nunca, por isso separei em influência Industrial e Influência cultural na necessidade de se analisar, mesmo ambas em tese sendo inseparáveis, cinema, anime e Videogames são resultados da influência do capitalismo na arte, você vê que desde de indies a grande produções existe um grande custo para completar um obra, não são coisa que você faz "sozinho" como um livro ou até mesmo uma peça musical. Ao contrário, ele era um dos poucos que entendia realmente como uma obra influenciava outra, pelo simples fato de ser um dos poucos que tinha conhecimento profundo dos clássicos. Como compreender o ciclo de influências sem sequer ter assistido o que foi lançado há dez anos atrás? E o que disse foi que os blogs nacionais majoritariamente falam sobre o que faz sucesso financeiro atualmente. Como se obras que não dessem lucro e não fossem 'modinhas' não tivessem seus atributos e qualidades. E veja que eu nego inclusive que os textos dele fossem prolixos: Eles simplesmente tentavam reproduzir o que se convenciona ser o padrão do tipo de texto no meio jornalístico. Você pode por favor reproduzir minha frase na sua integridade? O que eu disse foi "Um crítico de anime precisa ter um bom gosto, grande conhecimento do meio, da cultura japonesa, conhecimento geral e habilidade de redação." Se não entendeu qual a minha definição de 'bom gosto', lá vai: Elogio proporcional aos méritos artísticos da obra. Alguém que crê ser K-ON a maravilha do universo não se enquadra dentro do perfil. Claro que ninguém é obrigado a gostar só do que é bom, porém alguém que tem um grande apreço pelo ruim perde tal 'distinção'... Sobre os seus dois últimos parágrafos, você parece não ter entendido o que eu disse. É recolhendo os elementos mais significativos da cultura popular que se forma a cultura de elite. Citando um exemplo simples, foi o que Bazin fez quando discerniu os méritos artísticos da Velha Hollywood. É assim que ocorre a 'reabilitação' das obras injustiçadas. E este um dos problemas da crítica moderna de anime. |
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 4 Visitantes