Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Só comentando por comentar.... [Drama Pinguim]


Páginas (10): « Anterior 1 ... 3 4 5 6 7 ... 10 Próximo »
93 respostas neste tópico
 #41
Eu ia comentar, mas para não ficar logo perdido pegui isso aqui de referência ao que eu ia citar.

(10/04/2012, 20:57)martec Escreveu: Eu já tenho opinião totalmente diferente. Desde que conserve bem a história, não ligo muito nas partes técnicas. Na verdade não que não ligue, sou bem ignorante em relação a isso. Lógico se tiver fazendo algo para fansub que acarrete em olhar cena por cena pausadamente, a história seria outra, ai veria muitos defeitos..

Então, pegue como exemplo o Kanon do Toei e do KyoAni.
No do Toei a história não está lá? Ela foi preservada oras, e o anime é bom, eu gostei.
Porém, com a versão da KyoAni você vê como pode ser feito melhor, como a história pode ser contata, todos os arcos sem ter que ficar todos separadinhos, e como várias cenas podem ser exploradas para funcionarem melhor na animação. A cena do Baile é o melhor exemplo, é algo que não tem o mesmo impacto em uma imagem parada com descrições, mas bem animado pode garantir o sucesso da adaptação.


Outro exemplo é Seirei no Moribito, que o anime é uma versão 2.0 do livro.
Todas as cenas do original estão lá, exceto as que foram modificadas para funcionarem melhor. É como se o original fosse um rascunho, esticaram o original para encenar de forma mais convincente os eventos dele e no miolo preencheram com histórias originais e histórias de livros posteriores que complementam o original.
Não tem nem comparação. Uma adaptação SEMPRE pode ser melhor do que o original, basta apenas respeitar o original mais explorar as vantagens do novo meio.
Responder
 #42
Panino fala isso depois de conhecer a fundo os originais. Isso que tu falou não faz sentido quase nunca.

Por que primeiro nem sempre dá para fazer esta transposição que você falou, por ser meios diferentes usam táticas narrativas diferentes, e que a transposição nem sempre é possível com a mesma qualidade.

E se tratando de VNs e Livros para animes, nem preciso dizer que os primeiros tem uma riqueza narrativa maior, pela natureza de como se conta a história neles, e que é extremamente complicado de se igualar, e quem diz ainda superar. O original tem que ter narrativa bem pobre, para isso ser possível. E não estou falando de Kanon, mas cenas paradas com descrições, podem ter muito impacto, não subestime o poder das palavras (não é a toa que a literatura é o que é). Cenas que mais me causaram impacto até hoje foram em forma escrita e não animada ou filmada.
Responder
 #43
Acho o combo "ost + animação" mais forte que muitas palavras. O anime pode ser narrável e manter elementos interessantes, lembra de haruhi? A ideia de animar é justamente propiciar uma emoção + instantânea e palpável, se não fosse o caso, filmes não atingiriam a mais pessoas do que livros. A "desculpa" de "é por que o povo é burro" é estúpida, conheço várias pessoas merecedoras de meu respeito que não gostam de ler histórias em livros. Se livros te atingem melhor, é uma particularidade tua.

Achei o exemplo que o Panino citou ótimo, kanon 2006 mostra bem a diferença que um bom estúdio faz.
Responder
 #44
Eu discordo disso ae que você disse Thanos.
Livros, VN... todos estão contando uma história certo? A história na animação é a mesma e pode ser melhor apresentada sim se o original tiver deficiências principalmente. Exemplo novamente de Moribito que era bom, mas não tanto.

O ponto que você pode estar se apegando é o estilo narrativo.
Peguemos uma mesma história, como apresentar ela da melhor forma possível no papel e na animação?
Muito do estilo e virtuosismo das histórias são apenas ferramentar usadas para apresentar elas da melhor forma possível no meio. No caso de alguns que você citou que são mais malucos aí sim pode perder IMPACTO, mas é possível pelo menos preservar a dignidade da história em outro meio.
Responder
 #45
(10/04/2012, 22:21)Panino Manino Escreveu: Eu ia comentar, mas para não ficar logo perdido pegui isso aqui de referência ao que eu ia citar.


Então, pegue como exemplo o Kanon do Toei e do KyoAni.
No do Toei a história não está lá? Ela foi preservada oras, e o anime é bom, eu gostei.
Porém, com a versão da KyoAni você vê como pode ser feito melhor, como a história pode ser contata, todos os arcos sem ter que ficar todos separadinhos, e como várias cenas podem ser exploradas para funcionarem melhor na animação. A cena do Baile é o melhor exemplo, é algo que não tem o mesmo impacto em uma imagem parada com descrições, mas bem animado pode garantir o sucesso da adaptação.


Outro exemplo é Seirei no Moribito, que o anime é uma versão 2.0 do livro.
Todas as cenas do original estão lá, exceto as que foram modificadas para funcionarem melhor. É como se o original fosse um rascunho, esticaram o original para encenar de forma mais convincente os eventos dele e no miolo preencheram com histórias originais e histórias de livros posteriores que complementam o original.
Não tem nem comparação. Uma adaptação SEMPRE pode ser melhor do que o original, basta apenas respeitar o original mais explorar as vantagens do novo meio.

tem certeza do que vc ta falando?
conservar não é mesma coisa que não fazer rape...
ater as detalhes... fazer menor cut possível... como isso pode ser possível se um tem 13 e outro 24 eps?
não tem nem como comparar...

não é a toa que normalmente elogio adaptação de VNs com quantidades de eps maior... do que feito em 13...

no resto Thanos já respondeu...
Responder
 #46
Bem... não sei como eram as expectativas para a serie.
Mas eu esperava mias do Kunihiko Ikuhara (Shôjo kakumei Utena e Valkyrie Profile.)
A historia sé "limita" a fazer o que ele já "fez".
Apesar de que eu tenho certeza que o problema, esta no vencedor...”Madoka” ao menos me surpreendeu na abordagem e alguns momentos na técnica,alem de manter, “certa qualidade”.Deveria ter vencido...
Responder
 #47
(10/04/2012, 22:38)transmetropolitan Escreveu: Bem... não sei como eram as expectativas para a serie.
Mas eu esperava mias do Kunihiko Ikuhara (Shôjo kakumei Utena e Valkyrie Profile.)
A historia sé "limita" a fazer o que ele já "fez".
Apesar de que eu tenho certeza que o problema, esta no vencedor...”Madoka” ao menos me surpreendeu na abordagem e alguns momentos na técnica,alem de manter, “certa qualidade”.Deveria ter vencido...

O anime não é mal feito, mas não gosto do design disso aí. Prefiro lolis fofinhas a cabeçudas wide-screen. O traço também não é original, é padrão do diretor.
Responder
 #48
(10/04/2012, 22:35)Opeth Escreveu: Acho o combo "ost + animação" mais forte que muitas palavras. O anime pode ser narrável e manter elementos interessantes, lembra de haruhi? A ideia de animar é justamente propiciar uma emoção + instantânea, se não fosse o caso, filmes não atingiriam a mais pessoas do que livros. A "desculpa" de "é por que o povo é burro" é estúpida, conheço várias pessoas merecedoras de meu respeito que não gostam de ler histórias em livros. Se livros te atingem melhor, é uma particularidade tua.

Achei o exemplo que o Panino citou ótimo, kanon 2006 mostra bem a diferença que um bom estúdio faz.

Haruhi eu tentei ler os livros e não consegui por achar maçante.
Tem que gostar muito do Kyon narrando e sabe por quê? A história é cheia de detalhezinhos, então ele tem que ficar descrevendo tudo, descrenvendo os outros, o que eles estão fazendo, o que ele estaá fazendo, o que ele está pensando, as reações dele, as piadas dele... Enquanto isso, o anime pega uma página inteira de descrição e simplesmente te passa toda essa informação em três segundos. Basta você olhar para a tela que está tudo lá descrito.
Alguma coisa foi perdida do original? Não, o que foi cortado não foi apenas o estilo do livro, que era uma ferramente para apresentar a história e acontecimentos. Essas ferramentas foram subtituídas pelas imagens na animação, ficando apenas o importante das observações do Kyon.

Imagino como deve ser no original a cena do primeiro livro do Kyon preso com a Haruhi no espaço alguma coisa na escola fugindo dos gigantes de luz. Você pode imaginar a vontade, mas vai precisar ler páginas e páginas de descrição deles fugindo com urgência, entanto isso no anime você apenas olha para a tela e vê os gigantes e eles correndo.
No Desaparição da Haruhi, quando o Kyon é esfaqueado, é mais interessante ler das detalhas descrições dele sobre a faca entrando nas costas? Só o som da faca cortando a carne e o rosto contorcido de dor dele dizem tudo, o livro só usa descrições porque precisa delas para nos apresentar a história.

Isso depende da competência de quem está fazendo.
Quando eu li Pluto do Urasawa eu prestei atenção nisso. Os persoangens tem poucos pensamentos e ele prefere trocar pensamentos e sentimentos descritos por posturas corporais. A forma como ele desenha os pés dos personagens, os ombros e as rugas do rosto são as ferramentas que ele usa no lugar de pensamentos.

Enfim, com raríssimas exceçãos, acho que é possível melhorar, no mínimo manter a qualidade.

(10/04/2012, 22:36)martec Escreveu: tem certeza do que vc ta falando?
conservar não é mesma coisa que não fazer rape...
ater as detalhes... fazer menor cut possível... como isso pode ser possível se um tem 13 e outro 24 eps?
não tem nem como comparar...

não é a toa que normalmente elogio adaptação de VNs com quantidades de eps maior... do que feito em 13...

no resto Thanos já respondeu...

E por acaso em Kanon, o original é tudo perfeito?
Tudo lá seria melhor se ficasse intocado?
Não tem nada que não possa ser melhor trabalhado ou até cortado?
Do jeito que você fala o original é sagrado e deve ficar imaculado.
Responder
 #49
Vou fingir que esse é um tópico geral sobre ~votações otakus, e dizer que ver o Taichi concorrendo na categoria do Ichiban de melhor persoangem masculino, mas não o Arata, abriu um buraco em meu frágil coração o.o O mundo será amaldiçoado por isso um dia!
Responder
 #50
(10/04/2012, 22:35)Opeth Escreveu: Acho o combo "ost + animação" mais forte que muitas palavras. O anime pode ser narrável e manter elementos interessantes, lembra de haruhi? A ideia de animar é justamente propiciar uma emoção + instantânea e palpável, se não fosse o caso, filmes não atingiriam a mais pessoas do que livros. A "desculpa" de "é por que o povo é burro" é estúpida, conheço várias pessoas merecedoras de meu respeito que não gostam de ler histórias em livros. Se livros te atingem melhor, é uma particularidade tua.

Uma imagem vale mais que mil palavras.

E eu não gosto de ler livros nem por isso sou burro.

(10/04/2012, 22:43)Panino Manino Escreveu: Imagino como deve ser no original a cena do primeiro livro do Kyon preso com a Haruhi no espaço alguma coisa na escola fugindo dos gigantes de luz. Você pode imaginar a vontade, mas vai precisar ler páginas e páginas de descrição deles fugindo com urgência, entanto isso no anime você apenas olha para a tela e vê os gigantes e eles correndo.

Exatamente o que eu disse: uma imagem vale mais que mil palavras. Sendo um vídeo então...

(10/04/2012, 22:43)Panino Manino Escreveu: E por acaso em Kanon, o original é tudo perfeito?
Tudo lá seria melhor se ficasse intocado?
Não tem nada que não possa ser melhor trabalhado ou até cortado?
Do jeito que você fala o original é sagrado e deve ficar imaculado.

Não acho que o Martec considere que há pessoas que verão uma adaptação da obra para anime, por exemplo, sem conhecer PN da obra original. Por mim o original seria "sagrado" apenas para o seu meio.
Responder
Páginas (10): « Anterior 1 ... 3 4 5 6 7 ... 10 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes