Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Só comentando por comentar.... [Drama Pinguim]


Páginas (10): « Anterior 1 2 3 4 5 ... 10 Próximo »
93 respostas neste tópico
 #21
Primeiro, tu jogou Higurashi, até o fim, todos episódios? Se não, não faz sentido discutir os meandros da adaptação. Por que digo com todas as palavras, que não foi uma boa adaptação, principalmente a segunda temporada.

Se seu argumento é a arte do original, precisa de mais. Por que ele nem faz sentido. Primeiro por ser uma sound novel, ou seja, o foco não é o visual por definição. E segundo eu digo, que não há nada no enredo, nos personagens em todo resto que supere o original em qualquer nível, seja em profundidade, seja em clareza e etc etc. Ou seja, a única coisa que pode ser considerada superior é a arte (que do anime ainda é péssima, principalmente a primeira temporada e existe um remake de higurashi para ps2 com arte melhorada). Ah e claro, se quiser citar o fato que ficou popular como argumento de superioridade. E não tem isso de pessoa "normal", pois quero ver alguém que conhece os dois (ou seja, terminou ambos) e diz ainda que anime é melhor.

School Days só joguei um capítulo, e para mim ele não é nem uma VN (apesar de classificarem assim). É só um anime que escolhe as opções em alguns momentos. Não tem nada que o caracterize como uma "novel" na narração da história.

Eu também me cansei com Clannad e Kanon, mas também me cansei com os animes. Então para mim só foi uma adaptação ok, fiel na medida do possível.

Claro que tu possa ter seus valores subjetivos para dizer que foi superior, como diversão (como nas da Key), ou eu odiei esta arte, o anime é melhor (Higurashi).
Responder
 #22
Não, eu dropei higurashi de tão divertido que é.
A questão é que animes têm todas as vantagens para serem superiores, salvo a ideia de rotas, que é o que quebra as pernas da direção. Tu não gostou dos animes da kyoani e eu não gostei de higurashi(SN), se a discussão ficará relativa a gostar e desgostar, não vale a pena eu criticar as falhas técnicas de steins e apontar as vantagens técnicas do resto.
Responder
 #23
(10/04/2012, 20:18)Opeth Escreveu: Não, eu dropei higurashi de tão divertido que é.
A questão é que animes têm todas as vantagens para serem superiores, salvo a ideia de rotas, que é o que quebra as pernas da direção. Tu não gostou dos animes da kyoani e eu não gostei de higurashi(SN), se a discussão ficará relativa a gostar e desgostar, não vale a pena eu criticar as falhas técnicas de steins e apontar as vantagens técnicas do resto.

Na verdade eu digo que anime tem todas as desvantagem para serem inferiores. Fora a parte técnica que tende a ser superior (arte e animação). Fora isso, mais nada.

Mas já entendi, tu prefere os animes como meio, então a história para você fica melhor nela. Já para mim a história de Higurashi não é adequada para anime, como meio. Não importe quais malabarismos façam, a profundidade da história e seus detalhes não podem ser igualados na adaptação. E isso é flagrante para qualquer um mais atento.

Para mim uma história criada especificamente pensando a VN (ou SN) como meio, quase sempre vai ficar melhor nela. O anime pode no máximo ser bom, mas não atingindo onde o grau onde ela foi pensada naturalmente. Mas se tu prefere um meio a outro em qualquer caso, aí não tem discussão. Seria igual uma pessoa que diz que sempre prefere filmes a livros, então é capaz de se for uma adaptação ok, ele sempre preferir um filme adaptado de um livro.
Responder
 #24
(10/04/2012, 20:25)Thanos Escreveu: Na verdade eu digo que anime tem todas as desvantagem para serem inferiores. Fora a parte técnica que tende a ser superior (arte e animação). Fora isso, mais nada.

Mas já entendi, tu prefere os animes como meio, então a história para você fica melhor nela. Já para mim a história de Higurashi não é adequada para anime, como meio. Não importe quais malabarismos façam, a profundidade da história e seus detalhes não podem ser igualados na adaptação. E isso é flagrante para qualquer um mais atento.

Para mim uma história criada especificamente pensando a VN (ou SN) como meio, quase sempre vai ficar melhor nela. O anime pode no máximo ser bom, mas não atingindo onde o grau onde ela foi pensada naturalmente. Mas se tu prefere um meio a outro em qualquer caso, aí não tem discussão. Seria igual uma pessoa que diz que sempre prefere filmes a livros, então é capaz de se for uma adaptação ok, ele sempre preferir um filme adaptado de um livro.

Tu falou exatamente o que criticou, que prefere o meio "VN" ao meio "anime" já que disse que o último tinha todas as desvantagens. Foi por isso mesmo que eu disse antes que não adianta tu avaliar como fã de VN. E não, não prefiro o meio "anime" pois concordo que a obra tende a ser melhor para o meio em que foi pensada, o que não quer dizer que isso seja regra(fate/zero tem ótimas cenas originais). Como eu citei anteriormente, achei as obras da key muito superiores em suas adaptações pela kyoani, e isso não se deve a arte, mas sim a explorar a vantagem que citei antes, que esclarecendo, é poder usar e abusar dos recursos de impacto. As cenas nos animes me passam melhor o que a VN tentou e fracassou em passar. A razão disso não é eu preferir o meio animação ou me identificar mais com ele, e sim por terem buscado melhorar os pontos em que o original pecou. Exemplo, Saya no Uta me deixou interessado do início ao fim, pois é bem escrito, se animassem(no dia de são nunca), eu provavelmente ia preferir a VN. Acho que basicamente tô falando que Clannad é mal escrito.
Responder
 #25
(10/04/2012, 20:02)Opeth Escreveu: Já que estamos falando de VN e não de outras adaptações boas, me aterei a elas, embora tu provavelmente não concordará, visto que,
antes que eu cite as obras, tu precisa concordar que você não concordaria por concordarmos que VNs são boas e tu é fã. Concorda?

Passada essa etapa as obras que acho superiores e avalio dentro do que fãs unicamente de animes consideram divertido (algo além de 1 frame por mintuo e paredes de texto) são as seguintes:

A começar, simplesmente TUDO da kyoani. Joguei kanon e clannad (não air), e achei os animes superiores. As VNs me cansaram, os animes me divertiram. Isso sem citar a rota do viado em clannad que não tem no anime(pontos pra kyoani).

Higurashi. (mesmo sendo do DEEN) Uma pessoa "normal" "jogaria" uma sound novel com aquela arte? A segunda temporada foi particularmente superior.

School Days vou citar como excelente adaptação, mas não direi que se é melhor, outros fãs que decidam. Sei que é um jogo praticamente puro eroge que foi adequadamente trazido ao campo da animação TV(não hentai) sem cortar as cenas de sexo.

Acho que é tudo que me lembro de ter gostado. (tirando adaptações de LN)

Deixa ver se entendi...
tu tem opinião parecida do Rapier...
Não gosta que fiquei explicando detalhes... gosta coisas mastigadas e diretas...

Realmente tem ponto de vista totalmente diferente... Até entendo pq vc critica tanto adaptação de Steins;Gate. Além de não ser mastigado tem qualidade técnica ruim...

Eu já tenho opinião totalmente diferente. Desde que conserve bem a história, não ligo muito nas partes técnicas. Na verdade não que não ligue, sou bem ignorante em relação a isso. Lógico se tiver fazendo algo para fansub que acarrete em olhar cena por cena pausadamente, a história seria outra, ai veria muitos defeitos.

Como pra mim a história está acima de tudo, então tenho opinião parecida com Thanos, raramente ou qse nunca anime é superior ao VN.

Ps. Antes que pergunte sobre os animes sem história. Ai entra o segundo críterio, personagens.
Responder
 #26
(10/04/2012, 20:42)Opeth Escreveu: Tu falou exatamente o que criticou, que prefere o meio "VN" ao meio "anime" já que disse que o último tinha todas as desvantagens. Foi por isso mesmo que eu disse antes que não adianta tu avaliar como fã de VN. E não, não prefiro o meio "anime" pois concordo que a obra tende a ser melhor para o meio em que foi pensada, o que não quer dizer que isso seja regra(fate/zero tem ótimas cenas originais). Como eu citei anteriormente, achei as obras da key muito superiores em suas adaptações pela kyoani, e isso não se deve a arte, mas sim a explorar a vantagem que citei antes, que esclarecendo, é poder usar e abusar dos recursos de impacto. As cenas nos animes me passam melhor o que a VN tentou e fracassou em passar. A razão disso não é eu preferir o meio animação ou me identificar mais com ele, e sim por terem buscado melhorar os pontos em que o original pecou. Exemplo, Saya no Uta me deixou interessado do início ao fim, pois é bem escrito, se animassem(no dia de são nunca), eu provavelmente ia preferir a VN. Acho que basicamente tô falando que Clannad é mal escrito.

Eu só prefiro o meio "VN" ao meio "anime" quando a obra original é uma VN. Sobre Clannad eu senti tédio nos dois meios, e talvez por coincidência nas mesmas partes. Então suponho por que a adaptação foi boa até demais. Mas quando vi Clannad, eu não senti nada, já que conhecia toda a história e ela não foi melhor contada para mim, para achá-la superior.

Questionei mais sobre Higurashi. Que pelo visto preferiu anime por questões mais subjetivas do que objetivas (se estou errado, ficaria contente em apontar quais aspectos objetivos, com exceção da arte). Ou tu acha, que a mudança de clima do anime no Kai foi algo bem feito? Segunda temporada tem mais comédia, até alguns elementos de slice of life, onde no original prevalece a paranoia.

Mas eu devia ter perguntado antes. Agora entendi que nestes casos citados tu preferiu os animes por questões mais subjetivas e de início eu pensei que eram coisas mais objetivas, como melhorar enredo, personagens e etc.


E foi bom ter citado Saya No Uta. Saya No Uta é uma VN curta, portanto bem ágil, quem gosta das coisas acontecendo rapidamente, gosta, além de bem escrita claro. É totalmente diferente de um caso de VN longa, como Higurashi onde toda a trama se distribuiu por longos episódios, e que detalhes são necessários e portanto bem mais lento, então não é bom parâmetro de comparação. Aí tu pode dizer que o R07 ou o Maeda em Clannad não foram bons escritores o suficiente para ter sua atenção por este período longo de tempo. Com o Maeda eu posso até concordar (se bem que em LB, na parte dele, ele foi ágil), mas não com o R07, pois comparando com outros escritores de VN famosos que fazem VNs longas ele é um dos mais ágeis. Vide Umineko e Higurashi que nos momentos de tensão a "ação" não para, diferente do Tanaka Romeo e Jun Maeda que praticamente não tem "ação" no roteiro.

Por último pergunto: Qual VN longa que você gosta bastante? (com longa 50+ horas)
Responder
 #27
Tsukihime, Fate, Ever17, Utawarerumono, Steins;Gate, Chaos;Head, Figures of Happiness, Daibanchou, Daiteikoku, etc?

p.s: não acho higu mal escrito, acho injogável, não gosto de só assistir o texto.
Responder
 #28
(10/04/2012, 20:57)martec Escreveu: Eu já tenho opinião totalmente diferente. Desde que conserve bem a história, não ligo muito nas partes técnicas. Na verdade não que não ligue, sou bem ignorante em relação a isso. Lógico se tiver fazendo algo para fansub que acarrete em olhar cena por cena pausadamente, a história seria outra, ai veria muitos defeitos.

Ainda bem que você tem essa noção de que quando a pessoa vai fansubar um anime ela tem um olhar diferente sobre ele.
Responder
 #29
(10/04/2012, 21:04)rapier Escreveu: Ainda bem que você tem essa noção de que quando a pessoa vai fansubar um anime ela tem um olhar diferente sobre ele.

Icon_lolIcon_lol
é triste verdade...
vc percebe coisas que não perceberia... fazer oq...
as cenas em movimentos enganam... Icon_lolIcon_lol
Responder
 #30
(10/04/2012, 21:04)Opeth Escreveu: Tsukihime, Fate, Ever17, Utawarerumono, Steins;Gate, Chaos;Head, Figures of Happiness, Daibanchou, Daiteikoku, etc?

p.s: não acho higu mal escrito, acho injogável, não gosto de só assistir o texto.

Remake com sprites de ps2 existe para isso.

O mesmo vale para Umineko que já tem patch para os sprites do ps3.

A desculpa da arte, não existe mais.
Responder
Páginas (10): « Anterior 1 2 3 4 5 ... 10 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes