Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

feminismo, otakuland & você


Páginas (4): 1 2 3 4 Próximo »
32 respostas neste tópico
 #1
Esclarecendo bem brevemente algo que ainda parece confundir as pessoas, feminismo não é a versão feminina do machismo. Não é algo a ser temido pelos homens. Não é sobre garotas vs. garotos. Aliás, feminismo não é só pra meninas, caras feministas são, tipo, super bem-vindos. É sobre... IGUALDADE DE DIREITOS! Peace

(E todo mundo apóia igualdade, certo? Caham.)

Uma coisa que eu amo é ler (bom, e assistir também, só que ainda não tem tanto material sobre o assunto... mas tem um documentário bem legal, Miss Representantion, recomendo...! E os vídeos da feminisfrequency) sobre feminismo e cultura pop - a representação das mulheres na ficção, na mídia em geral, etc. Então, é, eu meio que acabo pensando bastante sobre... animes/mangás e seu número meio deprimentemente baixo de personagens femininas fortes.

... e com "fortes", quero dizer "bem construídas". Colocar uma arma na mão da garota e fazer dela uma Rainha Chuta-bundas não significa obrigatoriamente girl power - Buffy Summers não é lembrada como uma personagem importante para as mulheres simplesmente pelo fator detonar-vampiros-e-outras-criaturas, mas por seu desenvolvimento de personagem, sua verossimilhança como ser humano, etc.

ENFIM, argh!, quero falar um montão de coisas, porque acho que é genuinamente um assunto supersupersuper interessante, mas não quero alongar muito o primeiro post, vou comentando mais sobre depois. Então, por enquantos dois links:

The Great Feminist Manga and Anime List (a autora ainda está atualizando a lista)
Is there a place for real women in anime?

E a pergunta; que personagens femininas você encontrou em sua Grandiosa Jornada Otaku e que considerou bem desenvolvidas?

(E tudo mais que você quiser discutir sobre o assunto!)
Responder
 #2
(24/03/2012, 19:50)MadokaSucks Escreveu: Esclarecendo bem brevemente algo que ainda parece confundir as pessoas, feminismo não é a versão feminina do machismo. Não é algo a ser temido pelos homens. Não é sobre garotas vs. garotos. Aliás, feminismo não é só pra meninas, caras feministas são, tipo, super bem-vindos. É sobre... IGUALDADE DE DIREITOS! Peace

(E todo mundo apóia igualdade, certo? Caham.)

Pensei que era sobre igualdade de direitos e de deveres.

Essa jornada de igualar apenas os direitos é sim algo que os homens devem temer, e se o feminismo defender isso, se torna a versão feminina do machismo.
Responder
 #3
(24/03/2012, 19:50)MadokaSucks Escreveu: The Great Feminist Manga and Anime List (a autora ainda está atualizando a lista)

O anime que você odeia pertence à lista.
Responder
 #4
vamo tentar evitar essas discussões assim? porque depois querem saber quem começou o fogo e todo mundo diz:

Responder
 #5
Se tem uma, apenas UMA, personagem feminina que eu respeitei em toda a minha jornada pela ficção... deve ser a Lisbeth Salander. Mas a Emanon, de Omoide Emanon, chega bem perto.

Esse é o assunto do tópico, né?
Responder
 #6
Minha opinião emoldurada.

[Imagem: 33p3913.jpg]
Responder
 #7
Eu gosto muito de ver mulheres mais independentes em animes e outras fontes de entretenimento, acho que nesse lance na cultura "pra mostrar" o feminismo venceu.
Hoje temos filmes notórios homenageando grandes mulheres (vide A dama de Ferro e outros que não me lembro agora).
Mas, o desconforto masculino também é de certa forma justificável. A mulher, apesar de se mostrar intelectualmente capaz de atuar no mercado, continua sendo o sexo mais frágil. Eu assumo isso, quero que meu marido me sustente quando eu necessitar, pois sei que terei necessidades que ele nunca nem pensou em ter, como filhos, deveres domésticos, educação das crianças (desculpem homens, mas acredito que mulheres são melhores educadoras).
E ooolha que eu quero seguir uma carreira em masculinizada, que é na engenharia! Icon_e_ugeek
Creio que o melhor é cada parte reconhecer as suas fraquezas e tentar viver na harmonia.


Ahh, personagens femininas fodas? Poxa, miliuma! ADORO: Saber de terninho, Gahara-sama, nem lembro mais
Responder
 #8
(24/03/2012, 20:44)chibilaris Escreveu: Ahh, personagens femininas fodas? Poxa, miliuma! ADORO: Saber de terninho, Gahara-sama, nem lembro mais

Atualmente há mais mulheres fodas do que homens fodas nos animes. Quando você vê que a maioria dos homens que vê anime admira mais as donas do que os caras, é porque tem algo estranho no jeito atual de se fazer anime.
Responder
 #9
Fora reverse harem, yaoi e outras coisas do tipo o mundo do animes atuais está povoado por mulheres. E quase sempre são as mais fodas, os homens sendo os bananas.

Mas a nestes casos a fodelância das mulheres só tem valor enquanto ela gostar ou for dependente do masculino. Quase sempre.

Diferente de personagens femininas que se garantem em si mesmas, estas são menos comuns.
Responder
 #10
(24/03/2012, 20:00)Qoppa Escreveu: O anime que você odeia pertence à lista.

... mas o que isso tem a ver, poxa? O negócio pode ser feminista, mas a história não me agradar e coisa e tal...?


E sim, Rapier, é sobre deveres também...!

E... haha, gente, vocês são muito defensivos, desistindo de começar discussões aqui. Eu, hein.
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes