Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

feminismo, otakuland & você


Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4
32 respostas neste tópico
 #31
(26/03/2012, 22:52)SonSonecaTFB Escreveu: Kawaiiko-tan, vamos lá

1)Tudo bem. Mas porque feminismo é bom, enquanto o machismo é ruim? Para mim ambos são pura idiotice criada para alimentar uma guerra de sexos sem nenhum sentido, que obviamente não levará a porcaria nenhuma. Então...sugiro que entenda meu ponto não é criticar a mulher, e sim as feministas. Resolvi generalizar pois no ponto em que disse que as mulheres são livres para fazer o que quiser, era obrigatório generalizar. Não tem essa de só algumas serem livres, enquanto outras tem que obedecer seus maridos. Para mim a mulher tem que fazer o que quer, assim como o homem. Não somos seres humanos? Pelo que eu me lembre mulher nenhuma é cachorra e muito menos deve ser tratada como um animal.
2)Como gosto de dizer: dane-se o passado! Vamos viver o presente. Atualmente, o movimento feminista é somente mais um movimento idiota, que nem a passeata gay. Não faz sentido no contexto atual esse tipo de movimento, pois vocês são livres!
3)Não acho que sejam vazias a Homura e a Momoka. Personagem feminina para mim não precisa ser o Rider e invocar o Ionian hetairoi, mas pelo menos tem que saber colocar as coisas no eixo sem precisar aderir a força bruta. Morgana é um bom exemplo de mulher que usa a cabeça e não os músculos. Em todos os livros que eu já li, ela foi a que mais se aproximou do que procuro. Não vou mentir, mas não nutro amor por personagens femininas, talvez por causa de sua falta de vontade e submissão ao homem em diversos momentos. Mas acabo me simpatizando por garotas que tenham atitude. Que não tenham medo de se sujar para fazer algo. Que saibam tomar decisões arriscadas, porém que não coloquem uma armadura para isso. E acima de tudo: Não fiquem pensando em homens 24 horas por dia!
4)Sussa. No problem. Na verdade, devo agradecer a autora do tópico, e a todas que estão debatendo esse assunto comigo. Se não fossem vocês, eu estaria roncando no meu teclado...ou na rua por dormir no trabalho XP

O machismo é ruim e o femismo também é ruim, toda forma de sexismo é ruim e prejudica ambas as partes! O feminismo não é ruim porque prega exatamente, hã, a dissolução dessas coisas ruins? Da guerrinha de sexos... A aplicação muitas vezes é ruim, mas... É legal que você reconheça que todo humano é humano, mas muita gente ainda não reconhece, e mesmo que reconheça, não pratica isso, porque não é isso que a maioria das pessoas praticam e pessoas aprendem a se comportar com outras...
Por exemplo (o tipo de coisa que mostra que ainda não é tão igual quanto diz a "propaganda") é o próprio exemplo da licença-maternidade, é base pra justificar o fato de mulheres terem salários reduzidos pra um mesmo cargo (mesmo que ela tire útero ou whatever) sendo que teriam formas muito mais simples (porém desinteressantes do ponto de vista da empresa) de permitir esse período... Aí vem uma lei que diz que os salários de homens e mulheres no mesmo cargo tem que ser iguais. Aí passam a empregar menos mulheres, gerando ainda mais disparidade, e a maternidade passa a ser uma afronta. Aí gera mais guerra social... etc. Resumindo, é tudo falta de planejamento.
Sexismo é sempre um assunto complicado por causa do binarismo sexual, você sempre vai falar da perspectiva de um de dois sexos, sem possibilidade de um mediador... por isso evito.

E não é engraçado? O tipo de personagem feminina que você procura é exatamente o mesmo que eu procuro! Eu não seria extremista a ponto de dizer que força bruta é um ponto negativo, sei lá, acho positivo quando elas tem qualquer coisa de especial... Mas pessoalmente, minhas personagens preferidas são aquelas que são fortes e capazes mesmo sendo fisicamente frágeis, acho inspirador. E sim, tem até o Bechdel Test que é uma "ferramenta" pra avaliar de alguma forma o feminismo em uma série (há controvérsias, etc, mas simplificando) se tiver pelo menos duas mulheres que conversam sobre algo que não seja um homem, a série passa. E o engraçado é que muitas (até muitas boas) não passam.
É disso que eu estou falando sobre serem esvaziadas... meio sem personalidade... pra que dar personalidade pra ela, quando a personalidade dela pode girar em torno de algum romance obrigatório? Não falei nem da Momoka (acho-a uma ótima personagem, aliás, gosto das garotas de Penguindrum...) nem da Homura. Apesar de ambas serem, na minha visão, mais representações de idéias do que personagens complexos (isso vale pra todos os personagens de Penguindrum E de Madoka, masculinos, femininos, bichinhos insanos, w/e) mas isso é história pra outro tópico. :~

LOL e fico feliz de estar ajudando! Conversa também me mantendo animada em véspera de prova, sim...
Responder
 #32
(26/03/2012, 23:22)Kawaiiko-tan Escreveu: Por exemplo (o tipo de coisa que mostra que ainda não é tão igual quanto diz a "propaganda") é o próprio exemplo da licença-maternidade, é base pra justificar o fato de mulheres terem salários reduzidos pra um mesmo cargo (mesmo que ela tire útero ou whatever) sendo que teriam formas muito mais simples (porém desinteressantes do ponto de vista da empresa) de permitir esse período... Aí vem uma lei que diz que os salários de homens e mulheres no mesmo cargo tem que ser iguais. Aí passam a empregar menos mulheres, gerando ainda mais disparidade, e a maternidade passa a ser uma afronta. Aí gera mais guerra social... etc. Resumindo, é tudo falta de planejamento.

Quando o governo intervem demais, sempre dá merda.

(26/03/2012, 23:22)Kawaiiko-tan Escreveu: É disso que eu estou falando sobre serem esvaziadas... meio sem personalidade... pra que dar personalidade pra ela, quando a personalidade dela pode girar em torno de algum romance obrigatório? Não falei nem da Momoka (acho-a uma ótima personagem, aliás, gosto das garotas de Penguindrum...) nem da Homura. Apesar de ambas serem, na minha visão, mais representações de idéias do que personagens complexos (isso vale pra todos os personagens de Penguindrum E de Madoka, masculinos, femininos, bichinhos insanos, w/e) mas isso é história pra outro tópico. :~

Há personagens que são ferramentas para o desenvolvimento da história, e há histórias que são ferramentas para o desenvolvimento dos personagens. Quando você usa um personagem como representação de uma idéia, ele se torna ferramenta para o desenvolvimento da história.
Responder
 #33
(26/03/2012, 23:26)rapier Escreveu: Quando o governo intervem demais, sempre dá merda.

lol, basicamente isso.

(26/03/2012, 23:26)rapier Escreveu: Há personagens que são ferramentas para o desenvolvimento da história, e há histórias que são ferramentas para o desenvolvimento dos personagens. Quando você usa um personagem como representação de uma idéia, ele se torna ferramenta para o desenvolvimento da história.

Sim, exato! Por isso acho que Madoka e Penguindrum não seriam os melhores exemplos possíveis, já que são animes mais "plot-driven", o que automaticamente já dá uma margem maior pras possibilidades dentro dos personagens...
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes