(01/12/2012, 15:25)MacColin Escreveu: Clausewitz... hmmm.... Acabei de ler o Da Guerra e achei, como direi?, fodástico e fudêncio .
Esse mesmo que estou lendo. Comecei a ler pois ouvi que é um livro bom para 'iniciantes', já que abrange as guerras regulares e irregulares, apesar dele fazer uma distinção diferente(total e absoluta).
Estou bem no comecinho ainda, culpa da novel Battle Fairy Yukikaze.
(01/12/2012, 15:25)MacColin Escreveu: John Keegan costuma escrever na primeira pessoa segundo suas experiências pessoais, mas não sei como é esse do Iraque. Ele não escreve dificil nem é prolixo, gosto muito de lê-lo (mais do que do Lukacs). Já sobre análises do autor, ele faz sim mas tudo sob a ótica histórica, não muito a militar pois ele não domina. Por exemplo, ele não criticaria o uso de tal ou tal estratégia, mas discorreria sobre situações históricas semelhantes que ajudam ao leitor criar suas próprias criticas. Sobre análises do porquê da guerra ocorrer, isso é mais com o Lukacs se bem que ele é especialista em 2ª guerra...
O jeito que ele escreve parece ser bem do meu gosto, no dia que eu for de novo na livraria eu vou dar uma lida nas primeiras paginas pra ver direito.
(01/12/2012, 15:38)MacColin Escreveu: Nosso governo é untrusted
Esse link é do site do Ministério da Defesa, barra da esquerda "Mobilização".
Sim, eu sei e por isso já adicionei as exceções.
Colin, como todo post meu tenho mais duas perguntas:
Você faz alguma ideia de quanto que 'custa' um fuzileiro naval(ou marine do EUA)? Tipo, o custo do treinamento e dos equipamentos, deixando o custo de manutenção de lado.
Quais são os trabalhos de oficiais militares como você em tempos de paz? É a mesma coisa dos praças que trabalham em instituições militares?
(01/12/2012, 15:43)Sorenant Escreveu: Você faz alguma ideia de quanto que 'custa' um fuzileiro naval(ou marine do EUA)? Tipo, o custo do treinamento e dos equipamentos, deixando o custo de manutenção de lado.
Menor idéia... Um oficial combatente do EB custa por volta de R$200 mil segundo a indenização paga à União em caso de demissão.
(01/12/2012, 15:43)Sorenant Escreveu: Quais são os trabalhos de oficiais militares como você em tempos de paz? É a mesma coisa dos praças que trabalham em instituições militares?
Além da vida vegetativa (finanças, logística e treinamento) temos trabalhos constantes de cartografia, desenvolvimento de tecnologias (mec auto, eletrônica, software, comunicações, etc.), ensino público, ações sociais, contrução civil, garantia da lei e da ordem, e não lembro mais...
Mas essa questão de paz é relativa. Há combates constantes ao redor do Brasil, mas não são necessariamente tentativas de invasão por parte de outra nação. Normalmente são ataques do narcotráfico, organizações comunistas e terroristas em geral.
EDIT: os praças tb fazem o mesmo trabalho que os oficiais, mas em grau hierárquico diferente.
(01/12/2012, 16:25)MacColin Escreveu: Além da vida vegetativa (finanças, logística e treinamento) temos trabalhos constantes de cartografia, desenvolvimento de tecnologias (mec auto, eletrônica, software, comunicações, etc.), ensino público, ações sociais, contrução civil, garantia da lei e da ordem, e não lembro mais...
Mas essa questão de paz é relativa. Há combates constantes ao redor do Brasil, mas não são necessariamente tentativas de invasão por parte de outra nação. Normalmente são ataques do narcotráfico, organizações comunistas e terroristas em geral.
EDIT: os praças tb fazem o mesmo trabalho que os oficiais, mas em grau hierárquico diferente.
Era isso mesmo que eu pensei que fosse, o problema foi o portugues.
Obrigado pela resposta.