(01/06/2012, 00:44)Thanos Escreveu: Aí que tá para mim gosto não é totalmente subjetivo. Sim, tem muita coisa subjetiva, mas também objetiva.
A maioria pensa que é completamente subjetivo, mas não é. Pode achar que é, mas se pudesse fazer uma pesquisa a fundo sobre a história da pessoa e sobre ela, bem possível achar os motivos.
E uma pessoa gostar de algo por x e y e outra desgostar por eles pode ser perfeitamente explicado objetivamente. Experiências de vida diferentes são mais que o suficiente para explicar isso.
pra mim tem coisas que não faz muito sentido...
gosto da história... inclusive era um dos alunos que tirava nota maior no colégio na matéria...
inclusive até cogitei fazer alguma coisa relacionado na faculdade...
mas não gosto assistir animes que retrate o passado...
sinceramente eu não sei....
(01/06/2012, 14:25)martec Escreveu: pra mim tem coisas que não faz muito sentido...
gosto da história... inclusive era um dos alunos que tirava nota maior no colégio na matéria...
inclusive até cogitei fazer alguma coisa relacionado na faculdade...
mas não gosto assistir animes que retrate o passado...
sinceramente eu não sei....
Foi o que eu disse antes, o fato de não sabermos não quer dizer que não tenha explicação. As vezes a razão é muito complexa, por uma séries de fatores que não conseguimos captar na totalidade.
(01/06/2012, 14:29)Thanos Escreveu: Foi o que eu disse antes, o fato de não sabermos não quer dizer que não tenha explicação. As vezes a razão é muito complexa, por uma séries de fatores que não conseguimos captar na totalidade.
e que pra mim...
se não sei = não tem explicação para isto...
não consigo fingir, que tenha explicação de uma coisa que não sei explicar... ainda mais tratando de sí mesmo....
Eu pelo menos não sou assim. Se tudo que de início não se sabe, o ser humano levantasse as mão para cima e dissesse "ah não tem explicação, foi magia" a humanidade não teria andado para frente.
(01/06/2012, 14:33)Thanos Escreveu: Este é uma mentalidade digamos meio conformista.
Eu pelo menos não sou assim. Se tudo que de início não se sabe, o ser humano levantasse as mão para cima e dissesse "ah não tem explicação, foi magia" a humanidade não teria andado para frente.
bem...
se for algo externo sim... não vou me conformar tão facilmente... não é a toa que escolhi área de biotecnologia...
agora não conformar com seu próprio gosto... ficar me perguntando toda hora pq eu gosto disso e não gosto daquilo...
eu prefiro conformar que sou assim e pronto...
Com você mesmo não resta se conformar. Mas conhecer os motivos não faz mal. Até por que você conhece a si mesmo no processo, e isso nunca é algo ruim.
Por exemplo, sempre preferi sci fi a fantasia. Antes não sabia explicar por que, mas depois de refletir bem sobre isso eu descobri o motivo. Mesmo sabendo o motivo, continuo preferindo, não vou mudar por causa disso.
(01/06/2012, 14:40)Thanos Escreveu: Com você mesmo não resta se conformar. Mas conhecer os motivos não faz mal. Até por que você conhece a si mesmo no processo, e isso nunca é algo ruim.
Por exemplo, sempre preferi sci fi a fantasia. Antes não sabia explicar por que, mas depois de refletir bem sobre isso eu descobri o motivo. Mesmo sabendo o motivo, continuo preferindo, não vou mudar por causa disso.
mas já pensei pq não gosto de anime que retrate o passado...
e não obtive a resposta... não tem algo lógico por trás...
agora pq de não gostar de personagens como Yui - K-ON!, Houtarou em Hyouka... eu sei +- o pq...
(01/06/2012, 14:11)Thanos Escreveu: Não há nada de estranho nisso. Biologia explica.
E note que não falei só de personalidade. Existem muitos fatores que tornam uma pessoa individual, mesmo gêmeos. Eles não experimentam tudo juntos, mesmo sendo criados juntos. Sempre existem experiências individuais, sempre. E estas no seu conjunto é uma das coisas que molda o indivíduo. Isso de que personalidade é definida de nascença não encontra apoio científico. Existem trabalhos nesta direção mas nada perto de definir isso. Claro que existem aspectos de nascença, mas nem perto da totalidade.
Mas não precisamos ir para este lado. O que estou afirmando é: Gosto não é simplesmente uma mágica que surge na cabeça da pessoa, do nada sem explicação. Este subjetivismo completo é algo que o pós-modernismo tenta enfiar nas pessoas, mas não tem nenhum embasamento sólido.
Aliás só de eu me citar ali no post anterior é um contra exemplo.
A biologia explica parcialmente, pois convenhamos, o que se sabe hoje sobre o funcionamento do cérebro, do pensamento, memória, etc. é muito pouco.
Além disso, numa ciência não exata, o que é tido como verdade hoje pode ser considerado pura bobagem no futuro.
Mas agora sem fugir muito do assunto, concordo que possa existir explicações para o gosto, mas não que ele seja definido totalmente pelas experiências.
(01/06/2012, 14:44)martec Escreveu: mas já pensei pq não gosto de anime que retrate o passado...
e não obtive a resposta... não tem algo lógico por trás...
agora pq de não gostar de personagens como Yui - K-ON!, Houtarou em Hyouka... eu sei +- o pq...
O fato de não ter obtido a resposta não quer dizer que ela não existe. Pode ser que algum dia venha a saber, ou talvez não. Nunca se sabe.
(01/06/2012, 14:47)Thanos Escreveu: O fato de não ter obtido a resposta não quer dizer que ela não existe. Pode ser que algum dia venha a saber, ou talvez não. Nunca se sabe.
já ergui a bandeira branca sobre isto... e já me conformei...
inclusive esta no meu filtro.. retrata o passado e não é fantasia... tchau...