Oh Deus e Diabo na terra do sol (nascente) eu deveria saber que isto iria vir ao forum alguma hora, afinal de contas não poderiamos passar incólumes a tal discussão logo agora que estamos na febre das enquetes.
Sejamos francos, a parcela dos leitores deste forum que vê quadrinhos ocidentais como algo mais do que apenas Marvel e DC, certamente já passou por esta querela que estamos nos propondo agora. Eu já me cansei dela
Para escolher entre qualquer um dos dois , teriamos de definir critérios e eles não são objetivos, mesmo que ficassemos em quantidade de obras e vendagem, ainda teriamos de atribuir valor e ai que a vaca vai ao brejo. São autores com os quais o fandon trata todo cheio de dedos e totalmente incapaz de desvencilhar de imagens construidas exteriormente a eles. Eu particularmente acho as opniões de Moore tão estaparfudias quanto as do Morison falando da morcega, mas nem eu posso negar a sua obra.
Gaiman, sim tem obras piores e melhores, mas inevocavelmente mais comercial e não vejo isto como algo ruim, muito melhor do que alguem que se nega ao mercado e enforca sua própria produção.
Eu já apanhei por por este tema muito na minha vida... já chega.
Sérião? nunca discuti esses dois especificamente. Acho eles bem diferentes mesmo, em tudo.
Também é meio complicado porque tô considerando também a parte literária do Gaiman, não só hqs.
Os livros infantis dele são épicos. Meu filho teria todos
Transmetropolitan começando fogo
(11/07/2012, 16:42)anachan Escreveu: Sérião? nunca discuti esses dois especificamente. Acho eles bem diferentes mesmo, em tudo.
Também é meio complicado porque tô considerando também a parte literária do Gaiman, não só hqs.
Os livros infantis dele são épicos. Meu filho teria todos
Transmetropolitan começando fogo
(11/07/2012, 16:27)Thanos Escreveu: Falo do impacto nas histórias em quadrinhos mesmo. Na influência no meio, tanto na narrativa (copiada a exaustão) como em outras coisas. Não falo do valor comercial, e nem vou comentar muito como em Literatura o Gaiman é medíocre. Para o nível mais comercial pode até ser alguma coisa, mas em um nível digamos mais "hardcore" em Literatura tem que comer muito arroz e feijão para ser sequer notado (se bem que em Literatura o Moore também é medíocre).
E desta galera que surgiu nos anos 80 em HQs, Moore é o que tem o maior legado, maior impacto (bem tirando alguns outros, a própria existência de quadrinhos mais adultos no mainstream deve a própria existência a ele). Nem preciso comentar o impacto de Watchmen né?
E Do Inferno, não fala nada com nada? Tá bom então, isso nem vou discutir, por que não tem nem o que discutir, só lamentar.
Tu falou de V, mas pelo para mim (e não só para mim), ela é uma obra boa, mas fraca comparado a trabalhos posteriores do Moore. Promethea, Do Inferno, Monstro do Pântano, as poucas histórias do Superman (Para o Homem que tinha tudo, O que aconteceu com o Homem de Aço?) já são mais que suficientes para colocar Moore acima do Gaiman em HQs.
Como eu disse, impacto é um valor social que pouco ou nada tem a ver com qualidade. Stan Lee foi pai, filho e espírito santo de sua época, mudou toda a industria, e, a despeito de sua relevância, suas histórias eram e continuam sendo fraquíssimas. Moore é, de fato, o mais importante dos autores de seu tempo, e, diferente de Lee, é um ótimo roteirista, mas não é o melhor. O caso de Miracleman ilustra muito bem isso: Gaiman substitui Moore no projeto e tornou consenso, admitido e enaltecido mesmo pelo barbudo, que seu trabalho ali foi sem igual, melhor que o de seu predecessor.
Quanto às histórias adultas, sempre creditadas injustamente ao mano de Northampton, Eisner manda um abraço. E discordo por completo do último paragrafo. Orquídea Negra, Livros da Magia e Sandman destroem o curriculum de Moore.
Agora, uma sopa me espera. Até e façam a coisa certa.
(11/07/2012, 16:51)anachan Escreveu: Do jeito que ele é bonzinho, não duvido... ele é quase um Nobuhiro Watsuki da vida
E pessoal fez fervo mas só dois votaram, hem.
Oops, tenho de ir lá votar, o forum estava tão pesado que esqueci de fazer isto.
O Gaiman é gente fina, um dos nomes importantes da industria que é mais relaxado em questões de direito autoral e outras (se bem que como a fama dele se iniciou com Miracleman, um dos mais famosos casas de foda-se os direitos autorais, nas hqs)... acho que ele só tem treta mesmo com o Mc Farlanne, mas quem não têm.