Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
Enquete: Vocês gostariam de ver artigos sobre qual outro aspecto no blog Mahjong School?  
Nota: Esta enquete é pública, todos os usuários poderão ver o resultado do seu voto.
[Mostrar Resultados]

Riichi! - Tópico oficial de mahjong japonês


Tópico em 'Jogos & Consoles' criado por lnisishima em 14/05/2012, 20:03.
Páginas (378): « Anterior 1 ... 8 9 10 11 12 ... 378 Próximo »
3772 respostas neste tópico
 #91
tou mto puto veih, fiquei em tenpai e declarei richi nos 7 pares e o jogo acabou em empate, pqp

pode ter sido a unica chance na vida pra ter feito esse jogo, esperando pelo 8 de pin


[Imagem: OaePf.jpg]
Responder
 #92
(24/05/2012, 00:27)Ewerton Tavares Escreveu: tou mto puto veih, fiquei em tenpai e declarei richi nos 7 pares e o jogo acabou em empate, pqp

pode ter sido a unica chance na vida pra ter feito esse jogo, esperando pelo 8 de pin


Spoiler: Imagem  
[Imagem: OaePf.jpg]

Sugiro deixar a mão fechada no caso de Chitoitsu. É mais fácil de alguém jogar a peça que você quer, além de que você pode trocar a espera para qualquer peça de sua preferência.
Responder
 #93
(24/05/2012, 00:27)Ewerton Tavares Escreveu: tou mto puto veih, fiquei em tenpai e declarei richi nos 7 pares e o jogo acabou em empate, pqp

pode ter sido a unica chance na vida pra ter feito esse jogo, esperando pelo 8 de pin


Spoiler: Imagem  
[Imagem: OaePf.jpg]

Normal isso, sempre terão jogos em que você fica na espera e termina em empate. Uma vez fiquei na espera de Suu Ankou por 10 turnos e terminou em empate.

(24/05/2012, 15:05)lnisishima Escreveu: Sugiro deixar a mão fechada no caso de Chitoitsu. É mais fácil de alguém jogar a peça que você quer, além de que você pode trocar a espera para qualquer peça de sua preferência.

Tem como fazer Chitoitsu com a mão aberta? Confused3
Responder
 #94
(24/05/2012, 16:33)Sydonay Escreveu: Tem como fazer Chitoitsu com a mão aberta? Confused3

Falei errado Icon_e_biggrin

Me refiro a manter a mão fechada sem declarar Riichi Icon_lolIcon_lolIcon_lol
Responder
 #95
(24/05/2012, 18:03)lnisishima Escreveu: Falei errado Icon_e_biggrin

Me refiro a manter a mão fechada sem declarar Riichi Icon_lolIcon_lolIcon_lol

Na verdade eu percebi que você quis dizer isso, mas não resisti. Icon_mrgreen

Eu acho interessante declarar Riichi ficando na espera de uma honra que já tenha 2 cópias descartadas, pois nesse caso a probabilidade da última cópia estar na muralha é grande, assim como a de um jogador descartá-la se não tiver descartes 100% seguros.
Outra possibilidade é ficar na espera do omote suji de um dos seus descartes, mas isso só funciona se não perceberem que você está fazendo Chitoitsu e se ele não for a única pedra descartada do seu naipe antes do Riichi, senão ninguém vai descartar pensando que você está fazendo um Hon'itsu.
Responder
 #96
Galera aquele tutorial do JRM que prometi vai levar um tempo até sair.

Como já fiz outro anteriormente no meu antigo blog o Subete Animes, por hora vou deixá-lo aqui para quem se interessar

http://www.subeteanimes.com/2009/08/tuto...yumon.html

Só não vou colocá-lo na primeira página porque ainda quero fazer um melhor e mais atualizado (até porque o JRM mudou bastante desde 2009), mas por hora esse pode ajudar em algumas etapas do cadastro.

Com relação ao conteúdo sobre mahjong ainda quero fazer mais daqueles com as personagens de Saki, mas por hora tá meio difícil por causa do tempo (estou entrando no mês da morte na faculdade). Mas sempre que tiver tempo vou ver se falo algo sobre isso.
Responder
 #97
[Imagem: Mako_Someya.jpg]

Aprendendo mahjong com Someya Mako

Galera, faz um tempo que fiz o primeiro tópico dessa série com a personagem Atarashi Ako. Ando meio sem tempo ultimamente por causa da faculdade, mas vez ou outra acho um tempo livre (ou melhor dizendo, fico com preguiça) e acabo dando uma escapada e me dedico as coisas boas da vida. E para não deixar essa série com as personagens de Saki morrer, apresento hoje para vocês a personagem Someya Mako, da escola Kiyosumi, que é a escola protagonista da primeira temporada. A Mako pode nem ser a personagem mais carismática da série e muito menos a melhor jogadora do anime, mas para efeitos didáticos ela é um dos melhores exemplos para apresentar uma jogada em específico.

[Imagem: Zero_Raws_Saki_06_BD_1280x720_x264_AAC_mkv.jpg]

A vantagem de trabalhar com um naipe ou o poder do Hon'itsu

Procure no seu manual de mahjong japonês o Yaku, Hon'itsu. Ao achar você verá que é um Yaku relativamente valioso, valendo 3 Hans quando feito com a mão fechada e 2 com a mão aberta. E assim como o Tan'yao, é possível dizer que o Hon'itsu é um Yaku relativamente fácil de se fazer. Como pode ser lido em qualquer descrição por aí, o Hon'itsu consiste: "numa mão fechada com peças de um único naipe junto com ventos ou elementos". E o que isso quer dizer?

- Significa que a mão só pode ter peças de um dos três naipes (Wan, Sou ou Pin).
- Essa é uma mão que deve por obrigação vir com duplas ou trincas dos ventos (Leste, Sul, Oeste ou Norte) ou elementos (As peças branca, vermelha e verde).

Não precisa ser gênio para perceber que mirar uma mão de Hon'itsu é uma tarefa relativamente simples, basta ter um pouco de paciência e sorte, que é possível fechar uma mão válida, formada por um Yaku relativamente valioso (2 Han pode não ser uma mão que lhe garantirá a vitória num jogo, mas certamente 2000 ou mais pontos é melhor do que os básicos Tan'yao e Yakuhai). Isso é de grande ajuda para os novatos, mas assim como o Tan'yao, o Hon'itsu tem outras particularidades interessantes.

[Imagem: Zero_Raws_Saki_21_BD_1280x720_x264_AAC_mkv.jpg]

Incrementando o Hon'itsu

Sabendo que além de ser uma mão formada por um único naipe, o Hon'itsu também pede dupla(s) ou trinca(s) de ventos ou elementos, não é necessário dizer que é um Yaku que trabalha muito bem com o tradicional e rápido Yakuhai. Sendo assim, não custa lembrar que no mahjong cada jogador começa a rodada num determinado vento, assim como, cada partida (que dura 4 rodadas) tem um determinado vento (no mahjong japonês se usa o Leste e o Sul). Ou seja, caso o jogador seja o vento sul na rodada leste, e ele tenha trincas de vento sul e vento leste, além de uma sequência de peças de um único naipe, a mão dele terá a seguinte pontuação:

- Hon'itsu (2 Hans)
- Yakuhai x 2 (1 Han x 2)

Isso dá um total de 4 Hans, que dependendo da composição será um Mangan, que vale 8.000 pontos.

Só por meio dessa combinação simples é fácil perceber que além de ser uma sequência fácil de decorar, o Hon'itsu pode combinar facilmente com outros Yakus simples. Some-se ao fato de que seja a Dora normal ou a Aka Dora (embora nem todos os jogos, campeonatos e etc adotem essa regra) podem tornar uma mão de Hon'itsu ainda mais forte. Por fim, o Hon'itsu pode se transformar em algo ainda maior caso o jogador tenha sorte e consiga formar uma mão de Hon'itsu somente com trincas de peças iguais. O Yaku referente a uma mão de trincas de peças iguais é chamado de Toitoi, que vale 2 pontos seja com a mão fechada ou aberta. Agora imagine a situação anterior com o acréscimo do Toitoi:

- Hon'itsu (2 Hans)
- Yakuhai x 2 (1 Han x 2)
- Toitoi (2 Hans)

No total o jogador fechará uma mão com 6 Yaku, dando um Haneman (lembrando que nas sequências acima de 5 Hans não há contagem de Fu, sendo todas pontuações padronizadas), que vale estupendos 12.000 pontos.

Há ainda outras combinações com o Hon'itsu como o Iitsu (sequências de 1 a 9 de um mesmo naipe), que vale 1 Han com a mão aberta e 2 com a mão fechada, embora sejam mais raras de se aparecer, além de serem jogadas de nível mais avançado.

[Imagem: Zero_Raws_Saki_06_BD_1280x720_x264_AAC_mkv.jpg]

Melhor que o Tan'yao?

Depende muito do caso, sendo o jogador novato, o Tan'yao é eficiente porque permite fechar uma mão rapidamente, mas caso esse mesmo jogador queira mirar uma mão mais valiosa e fácil de fazer, o Hon'itsu pode servir para essa ocasião. Tudo bem que o Tan'yao também pode combinar com outros Yaku (por exemplo: Toitoi + Sanankou + Sankantsu ou Pinfu + Sanshoku), por outro lado, as sequências que combinam com Tan'yao são mais difíceis de aparecer perto daquelas que combam com o Hon'itsu.

[Imagem: Zero_Raws_Saki_06_BD_1280x720_x264_AAC_mkv.jpg]

Chin'itsu, a "evolução" do Tan'yao

Algo que sempre me decepcionou um pouco na personagem Mako (além do fato dela ser subaproveitada por não ser uma personagem lá muito importante para a história), está no fato de que ela fecha mãos restritamente por Hon'itsu, ou seja, a série ignora que por trás do Hon'itsu existe o temido Chin'itsu. E o que é o Chin'itsu? Basicamente é um Hon'itsu formado somente por peças de um único naipe, sem ventos e elementos. É o que se pode chamar de uma mão pura. E essa mão pura é uma poderosa mão de 5 (no caso de ser aberta) ou 6 Hans (no caso de ser fechada), o que totaliza sozinha um Mangan ou um Haneman. E parando para pensar, o Hon'itsu é uma "fase" intermediária para o Chin'itsu. Obviamente Chin'itsu não são tão fáceis de se fazer, pois ter 14 peças de um mesmo naipe (considere que cada naipe tem 36 peças ao todo) não é algo que acontece toda rodada, mas dependendo da forma como andar a partida, o jogador que mira um Hon'itsu pode transformá-lo num Chin'itsu caso seja possível.

[Imagem: Zero_Raws_Saki_10_BD_1280x720_x264_AAC_mkv.jpg]

Finalizando

No fim não falei muito da personagem Mako. Por mais que as sequências interruptas de Hon'itsu dela sejam legais de se assistir, não deixa de ser verdade que é preciso abandonar e arriscar muito na hora de tomar a decisão de partir para um Hon'itsu. Isso até justifica o porque da Mako ter começado tão mal no primeiro jogo dela na série. Some-se ao fato de que Hon'itsu é uma sequência fácil de interceptar, já que é óbvio que o jogador que está mirando um naipe, consequentemente terá nos descartes somente peças dos outros dois naipes, isso fica ainda mais claro caso o jogador opte por abrir a mão. Até por isso, o estilo da Mako não tem muito segredo, é simplesmente pegar e arriscar pontuar alto e de forma fácil algumas poucas vezes. No mais, a Mako é uma personagem que nos ensina (embora de forma simplória e sem aprofundamento) que existem padrões nos descartes adversários que podem conter informações sobre que tipo de sequência os oponentes pensam em fazer. Além disso, a Mako é a personagem que trabalha numa daquelas casas de mahjong com mesas automáticas, que todo fã sonha em visitar um dia.
Responder
 #98
mako só nao é mais invisivel q a garota Steaht rsrs

brincadeiras a parte, legal esse segundo tutor, vc tá explicando as jogadas mais faceis de se mirar, pra quem tá começando é mto valido
Responder
 #99
(29/05/2012, 00:59)Ewerton Tavares Escreveu: mako só nao é mais invisivel q a garota Steaht rsrs

brincadeiras a parte, legal esse segundo tutor, vc tá explicando as jogadas mais faceis de se mirar, pra quem tá começando é mto valido

A Mako aparece bastante no jogo, principalmente quando ela berra Ron e Tsumo Icon_lolIcon_lolIcon_lol

Valeu pelo feedback. Não quero complicar demais nas explicações, até porque quem não joga não vai logo de cara tentar coisas muito complicadas.
Responder
 #100
bom, já faz uns dias que eu to entendo 100% sobre mahjong^^ por mim pode falar qualquer coisa que eu to por dentro do assunto xD
acho muito dumal as garotas de ensino médio e até as pirralhas que aparecem, aparentando uns 7 anos, jogarem falando qual yaku, com quais adicionais e a pontuação exata sempre que fecham uma mão.... não me imagino fazendo isso tão cedo kkk
Responder
Páginas (378): « Anterior 1 ... 8 9 10 11 12 ... 378 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes