Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
Enquete: Vocês gostariam de ver artigos sobre qual outro aspecto no blog Mahjong School?  
Nota: Esta enquete é pública, todos os usuários poderão ver o resultado do seu voto.
[Mostrar Resultados]

Riichi! - Tópico oficial de mahjong japonês


Tópico em 'Jogos & Consoles' criado por lnisishima em 14/05/2012, 20:03.
Páginas (378): « Anterior 1 ... 10 11 12 13 14 ... 378 Próximo »
3772 respostas neste tópico
 #111
(01/06/2012, 15:36)lnisishima Escreveu: Pô eu nunca esqueço da screen quando faço um Yakuman Icon_lolIcon_lolIcon_lol

Kokushi lembro de ter conseguido umas três vezes já, em compensação dos outros Yakumans quase não consegui nenhum. Foi um Sanankou e um Daisangen.

Aí era pra ser Suuankou, não?
Daisangen já cheguei perto várias vezes, mas sempre terminou em Shousangen ou em nada.
Mas o meu sonho é conseguir fazer um Chuurenpoutou, que considero o Yakuman mais bonito de todos, só que também é o mais difícil, depois de Tenhou talvez.
Responder
 #112
(01/06/2012, 17:22)Sydonay Escreveu: Aí era pra ser Suuankou, não?
Daisangen já cheguei perto várias vezes, mas sempre terminou em Shousangen ou em nada.
Mas o meu sonho é conseguir fazer um Chuurenpoutou, que considero o Yakuman mais bonito de todos, só que também é o mais difícil, depois de Tenhou talvez.

É Suankou mesmo Icon_lolIcon_lolIcon_lol

Falei errado.
Responder
 #113
Mão de 1 Han/20 Fu é realmente impossível?

O tópico de hoje não é para falar de estrategias ou dicas, mas sim para tocar num assunto que tem martelado na minha cabeça nos últimos dias. No site do Mahjong SP há a tabela de pontuação, aquela que mostra os valores que a mão de um jogador pode ter de acordo com a contagem de Han e Fu. Até aí tudo bem, mas note que na contagem de 1 Han/20 Fu a tabela dá como impossível. Sem pensar muito parece a coisa mais normal do mundo, porém parando para pensar um pouco, uma dúvida que surgiu foi justamente quanto a existência dessa mão de 1 Han/20 Fu. A verdade é que esse tipo de mão pode ser feita a partir de um Tan'yao. Para começar recomendo que olhem a tabela de pontos e a forma de contagem de Fu:

https://sites.google.com/site/maajanemsp...culopontos

Agora pensem o seguinte:

- Uma sequência formada somente por Tan'yao, temos 1 Han.

- Vitória comum (vitória adiciona 20 pontos).

- Vitória com mão aberta e por Ron (o que invalida os 10 Fu extra via Ron com mão fechada e os dois por compra via Tsumo).

- Mão sem tripla e quadra iguais (ou seja, a contagem de tripla e quadra não se aplica nesse caso).

- Tan'yao exige peças somente de números e que não sejam terminais. Logo, a regra de pares também não se aplica.

- Tan'yao com espera de dois lados, o que invalida os pontos extras de uma espera individual.

Dentro dessas condições, não é perfeitamente possível uma mão de 1 Han/20 Fu?

Pensei em todas as possibilidades para invalidar essa mão, mas por tudo que está escrito nesse manual do Mahjong SP, não encontrei nenhuma justificativa que a invalide. Então resolvi postar essa dúvida aqui no fórum, pois é interessante para aprofundar os "estudos" em torno do mahjong japonês. Nunca tinha parado para pensar se já passei por uma situação dessas jogando on-line, mas é bem possível que o jogo conte como uma mão de 1 Han/30 Fu. A grande questão é que mesmo que não faça diferença para o jogo em termos práticos, a teoria é importante, pois ela que legitima as regras que conhecemos e aceitamos dentro do jogo.
Responder
 #114
bom, não sei se é exatamente sobre isso, mas já vi inumeras mãos de 1 han enquanto jogava...
Responder
 #115
(02/06/2012, 16:48)lnisishima Escreveu: Mão de 1 Han/20 Fu é realmente impossível?

O tópico de hoje não é para falar de estrategias ou dicas, mas sim para tocar num assunto que tem martelado na minha cabeça nos últimos dias. No site do Mahjong SP há a tabela de pontuação, aquela que mostra os valores que a mão de um jogador pode ter de acordo com a contagem de Han e Fu. Até aí tudo bem, mas note que na contagem de 1 Han/20 Fu a tabela dá como impossível. Sem pensar muito parece a coisa mais normal do mundo, porém parando para pensar um pouco, uma dúvida que surgiu foi justamente quanto a existência dessa mão de 1 Han/20 Fu. A verdade é que esse tipo de mão pode ser feita a partir de um Tan'yao. Para começar recomendo que olhem a tabela de pontos e a forma de contagem de Fu:

https://sites.google.com/site/maajanemsp...culopontos

Agora pensem o seguinte:

- Uma sequência formada somente por Tan'yao, temos 1 Han.

- Vitória comum (vitória adiciona 20 pontos).

- Vitória com mão aberta e por Ron (o que invalida os 10 Fu extra via Ron com mão fechada e os dois por compra via Tsumo).

- Mão sem tripla e quadra iguais (ou seja, a contagem de tripla e quadra não se aplica nesse caso).

- Tan'yao exige peças somente de números e que não sejam terminais. Logo, a regra de pares também não se aplica.

- Tan'yao com espera de dois lados, o que invalida os pontos extras de uma espera individual.

Dentro dessas condições, não é perfeitamente possível uma mão de 1 Han/20 Fu?

Pensei em todas as possibilidades para invalidar essa mão, mas por tudo que está escrito nesse manual do Mahjong SP, não encontrei nenhuma justificativa que a invalide. Então resolvi postar essa dúvida aqui no fórum, pois é interessante para aprofundar os "estudos" em torno do mahjong japonês. Nunca tinha parado para pensar se já passei por uma situação dessas jogando on-line, mas é bem possível que o jogo conte como uma mão de 1 Han/30 Fu. A grande questão é que mesmo que não faça diferença para o jogo em termos práticos, a teoria é importante, pois ela que legitima as regras que conhecemos e aceitamos dentro do jogo.

Citar:KUI PINFU (PINFU exposto) = 30 pontos, somente se a vitória for por RON. Esta combinação não vale HAN, portanto deve estar combinada com outro YAKU

O que você descreveu seria uma vitória por Kui Pinfu. Logo, vale 30 Fu.
Responder
 #116
(02/06/2012, 17:32)Sydonay Escreveu: O que você descreveu seria uma vitória por Kui Pinfu. Logo, vale 30 Fu.

Opa valeu pela ajuda. Realmente é a única justificativa para que não exista 1 Han/20 Fu.
Responder
 #117
Por que tomar cuidado ao declarar Kan?

Ontem enquanto jogava umas partidas no JanRyuMon venci um jogo por pura coincidência, mas antes de falar desse jogo em si, vale fazer uma breve explicação de como as coisas funcionam no JRM. Para quem não sabe, no JanRyuMon existe um sistema de níveis e até mesmo uma liga. Para subir de nível ou de liga é preciso vencer ou ao menos ficar em segundo lugar. Nessas condições você soma pontos, que serão importantes para que você seja promovido. Terceiros e quartos lugares o fazem perder pontos, e, consequentemente, podem derrubar você de nível ou liga.

Pois bem, não precisa ser gênio para perceber que quem se dá bem no JRM e em muitos torneios de mahjong individual (que costumam premiar o jogador com a maior pontuação após uma série de jogos) não é aquele sujeito que ganha de maneira épica um jogo e perde outro de maneira deprimente, mas sim o sujeito que se mantém constante durante todas as partidas. E por se manter constante considere estar quase sempre nas primeiras posições. Ou seja, em muitos casos é comum que as pessoas no JRM não joguem para ganhar, ainda mais quando um dos oponentes já está mais de 10.000 pontos a frente. Em muitos casos é melhor optar por um estilo de jogo seguro e garantir uma segunda colocação.

Por outro lado, há sempre os casos de jogadores que mesmo na liderança resolvem ou humilhar seus adversários pontuando ainda mais, ou simplesmente não resistem a determinadas jogadas e tentam fazê-la a qualquer custo, mesmo sabendo dos riscos que isso pode trazer para a sua até então confortável liderança. Foi justamente esse o caso de uma das partidas que joguei ontem e que achei interessante explicar a situação, já que eu mesmo cometi erro semelhante ao desse jogador em tempos passados. Infelizmente não salvei o replay, mas dá para compreender somente com uma explicação básica. A situação do jogo era a seguinte:

Orasu (última rodada): Nem eu e nem o jogador que estava em primeiro eram o Leste.

Pontuação

Primeiro colocado: 27.000
Segundo colocado (eu): 19.000

Os outros jogadores estavam um pouco mais atrás e para efeitos didáticos eles não foram importantes, então irei desconsiderá-los da análise.

A situação foi a seguinte. Estava na última rodada, como estava em segundo lugar minha intenção era somente manter a posição. Minha mão começou a formar rápido, então simplesmente esperei ela formar e no quinto ou sexto turno já estava em tenpai. Como não tinha nenhum Yaku na mão, a solução era declarar Riichi, até porque havia ainda a chance de virar uma Ura Dora e conseguir aumentar a pontuação, para quem sabe conseguir a primeira colocação. Além disso, ao declarar Riichi os jogadores no terceiro e quartos lugares poderiam recuar e desistir de formar as suas mãos, consolidando assim o meu segundo lugar.

A minha espera era a espera da dupla, então basicamente somente uma peça poderia me dar a vitória. Como a espera de dupla é algo sempre complicado, pois exige uma sorte extra, no turno em que fiquei em tenpai a minha espera era uma peça de seis de Pin. Não havia na mesa nenhuma peça desse tipo descartada, então obviamente não valia a pena declarar Riichi e arriscar. A solução foi esperar mais um turno, e eis que compro o vento leste. O problema é que havia outros dois ventos leste nos descartes, então aparentemente não era lógico declarar Riichi tendo o leste como espera. Ainda assim, eu declarei Riichi, e por que?

Ora, quem assistiu Saki sabe que essa situação na qual duas peças de um mesmo tipo estão descartadas (no mahjong existem quatro peças de cada tipo) e você compra a terceira, fazendo a última peça desse tipo ser a sua espera para fechar a mão, é chamada de Jigoku Machi, ou numa tradução literal, "Espera infernal". Não é uma situação agradável para nenhum jogador, mas pensem bem, o vento leste só tem utilidade se ele forma uma dupla ou tripla. E nessa situação na qual duas peças do leste já estão jogadas fora, não existe possibilidade de uma trinca, somente de uma dupla. O ponto é que eu tendo comprado a terceira peça do leste, somente eu posso ficar com essa espera, ou seja, na teoria qualquer jogador que comprar o último vento leste, irá descartá-lo na hora, tanto pela segurança de já haver dois descartados, quanto por ser uma peça que certamente irá travar a mão dele.

Era a peça perfeita para vencer o jogo, o ponto é que essa minha mão valia míseros 1 Han/40 Fu, ou seja, é uma mão de somente 1.300 pontos. Considerando a diferença de 8.000 entre eu e o primeiro colocado, mesmo tirando pontos diretamente dele, ainda assim não venceria o jogo. Mas eis que acontece algo muito estranho. Um turno depois de eu declarar Riichi, meu oponente decide declarar um Kan (ou uma quadra de peças iguais). Qualquer jogador experiente sabe que se você tem uma vantagem de 8.000 pontos, você não arrisca jogadas que possam beneficiar seu oponente, e o Kan é uma das jogadas que mais podem cumprir essa função. Para quem não sabe, ao declarar Kan o jogador compra uma peça do muro morto, o que pode ajudá-lo a fechar uma mão (se tiver em tenpai permite um Rinshan Kaihou caso compre a peça que falte), mas por outro, abre uma nova Dora no jogo, conhecida como Kan Dora. Além disso, para os jogadores que declaram Riichi (que era o meu caso) permite a abertura de uma nova Ura Dora caso feche a mão. Ou seja, declarar Kan quando seu oponente está em Riichi é o mesmo que dar duas chances dele aumentar a pontuação da mão dele. Mesmo que não estivesse em Riichi, ao declarar Kan e abrir uma Kan Dora, isso por si só já daria uma oportunidade.

E daí?

Bom, para a minha sorte ou infelicidade do meu oponente, a Kan Dora abriu o 2 de Sou. Como a Dora é o número imediatamente acima, a nova Dora do jogo era o 3 de Sou. E na minha mão havia duas peças de 3 de Sou, o que significa que além do Riichi, minha mão passou a ter mais duas Doras que seriam somadas na pontuação final, ou seja, minha mão passou de uma mão de 1 Han/40 Fu, para uma mão de 3 Han/40 Fu. Isso elevou a pontuação dela de 1.300 pontos para 5.200 pontos. Até aí nada demais, mesmo que eu vencesse por Tsumo ou pelo descarte dos jogadores que estavam em terceiro e quarto lugar, ainda assim eu não venceria. Como muitas coincidências aconteceram na medida em que o líder fazia a sua jogada, eis que no turno seguinte ele descarta, adivinhem?

Pois é, ele descartou exatamente o vento leste que eu precisava para fechar a mão.

Foi simplesmente berrar Ron e correr para o abraço. Foi uma vitória imprevisível para alguém que já havia se contentado com o segundo lugar e que só queria garanti-lo. Certamente tive sorte por ele ter descartado o leste, além da Kan Dora ter aberto duas Doras na minha mão, mas tudo isso poderia ter sido evitado se ele simplesmente não tivesse declarado aquele Kan. No Mahjong não há como saber o que irá acontecer no turno seguinte, então certas coisas ocorrem na sorte, mas não é só porque a sorte existe no jogo, que você irá aumentar ingenuamente a sorte do seu oponente.

Sei que quem assistiu Saki tem a tendência de idolatrar o Kan e a possibilidade de um Rinshan Kaihou, mas num jogo na vida real é preciso considerar essa situação específica. As vezes é necessário segurar o impeto de declarar um Kan, pois você pode estar ajudando seu oponente, mais do que você mesmo, já que Rinshan Kaihou é uma jogada extremamente rara de aparecer. Eu já cometi esse erro no passado, justamente por não conseguir segurar o ímpeto e declarar um Kan, quando tinha a liderança. O resultado foi exatamente o mesmo do meu oponente de ontem. Então fica a dica para quem declara Kan em qualquer situação.
Responder
 #118
kkkkk esses momentos são daqueles que te deixam feliz por jogar mahjong =D
bom no caso, o kan pode aumentar a chance do oponente assim como sua própria chance de aumentar a pontuação...isso é determinado pela sorte, talvez ele estivesse em tenpai também, mas não declarou riichi pra afastar a atenção e aparentar estar acomodado... mesmo ele estando em primeiro, poderia querer aumentar a pontuação, o que aumenta também os seus pontos pra liga, vai que ele tava precisando ou era um apressadinho =D

essa lógica do vento/dragão com peça já descartada ser a melhor espera é bem visível... foi uma das primeiras coisas que percebi^^ uso bastante... se não puder procuro deixar um terminal como espera, que é + fácil de sair também

btw, teve muita sorte hein lnisishima? Icon_lol eu também costumo ficar com espera da dupla... mas nunca tenho esse tipo de sorte tão completa... ansioso pra começar a jogar no JRM T_T

pra não deixar o post muito vazio, vou comentar um tipo de situação que aconteceu muito comigo nos últimos dias e que frustra d+: você entra em tenpai com uma mão bem valiosa, no meu caso, com + de 1 yaku, dora, etc... vem um engraçadinho que não declarou riichi e fecha a mão com um pinfu ou um yakupai... cara, dá muita raiva kkkk você com pelo- um mangan na mão e o cara toma sua frente pra fechar mão de 1 han... muito chato xD
Responder
 #119
eu fico mais traumatizado quando eu fico no tenpai a rodada inteira e nao vem a bendita peça pra completar a mão
Responder
 #120
(06/06/2012, 13:17)Saito Escreveu: bom no caso, o kan pode aumentar a chance do oponente assim como sua própria chance de aumentar a pontuação...isso é determinado pela sorte, talvez ele estivesse em tenpai também, mas não declarou riichi pra afastar a atenção e aparentar estar acomodado... mesmo ele estando em primeiro, poderia querer aumentar a pontuação, o que aumenta também os seus pontos pra liga, vai que ele tava precisando ou era um apressadinho =D

essa lógica do vento/dragão com peça já descartada ser a melhor espera é bem visível... foi uma das primeiras coisas que percebi^^ uso bastante... se não puder procuro deixar um terminal como espera, que é + fácil de sair também

pra não deixar o post muito vazio, vou comentar um tipo de situação que aconteceu muito comigo nos últimos dias e que frustra d+: você entra em tenpai com uma mão bem valiosa, no meu caso, com + de 1 yaku, dora, etc... vem um engraçadinho que não declarou riichi e fecha a mão com um pinfu ou um yakupai... cara, dá muita raiva kkkk você com pelo- um mangan na mão e o cara toma sua frente pra fechar mão de 1 han... muito chato xD

Bom, não sei se ele estava em tenpai, mas se estivesse fez bem em manter a mão fechada, o grande erro independente da sorte foi ter arriscado um Kan naquela hora, que era totalmente desnecessário Icon_lolIcon_lolIcon_lol

Eu sempre tento manter uma espera diferente, mas depende muito do caso. As vezes é até preferível uma espera única de alguma peça comum. Pode parecer estranho essa espera, mas se você conseguir ler bem os descartes e tiver uma boa visão de jogo, as vezes esse tipo de coisa vale mais a pena do que a espera dupla (infelizmente não tenho essa leitura sensacional).

Já tive vários casos de estar com um Mangan ou acima e o cara fechar a mão com sequência baixa, realmente é muito frustrante, apesar de que o caso do Everton é ainda pior. E pior do que isso é entrar em Double Riichi e ficar até o fim sem fechar a mão Icon_e_biggrin
Responder
Páginas (378): « Anterior 1 ... 10 11 12 13 14 ... 378 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes