(01/02/2015, 18:38)Lucius Evola Escreveu: Só não entendi direito Paranoia Agent...com certeza havia cenas com simbolismos, que acabei não entendendo direito. Dando uma garimpada na internet, havia até uma leitura prévia de um livro, para entender melhor a obra. Aproveitando: o que você entendeu da obra, e qual mensagem você sentiu que ela tentou passar?
Essas são duas boas perguntas, já que, como costumo dizer, as pessoas entendem histórias de acordo com suas bagagens.
Enquanto a história dos personagens principais era contada, seus conflitos explicados e mascarados(ao menos até uma última chamada), dava para sentir suas angústias, seus medos e cobranças. Mas todos se culpavam e eram culpados. Assim como o povo Japonês durante segunda guerra.
O
Shounen Bat foi o sujeito de uma metáfora perfeitamente elaborada. Quando os "atacava", todos passavam de culpados à vítimas. Sentiam-se aliviados, como se o peso de suas costas caíssem por completo por tudo que já haviam feito. Como se os acontecimentos anteriores valessem nada, ou não existissem. Como em um piscar de olhos, ou em uma explosão, seus mundos dessem um giro de 180º, invertendo seus papéis. E, com isso, toda a atenção era voltada às novas vítimas, priorizadas por uma tragédia. Um
Little Boy bastante eficaz.
Enfim, foi isso que eu entendi. Personagens camuflados, metáforas, referências à segunda guerra, em que o Japão tornou-se uma vítima dos EUA e todo o resto simplesmente fora esquecido.
Gostei principalmente de como os sentimentos dos personagens eram tão claros e bem colocados, tanto por suas falas quanto pela animação, que eu conseguia me sentir em seus lugares e enfrentar suas angústias quase que me estapeando.