Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Qual o último filme você assistiu? - 2015 ~ 2017


Páginas (50): « Anterior 1 ... 46 47 48 49 50 Próximo »
491 respostas neste tópico
 #481
Biri Gal
(Nobuhiro Doi | Japão 2015)

[Imagem: yHxt5zh.jpg]


A protagonista desse filme, quando era criança era meio deslocada, não tinha amigos. A mãe atenta querendo ajudar transferindo ela de criança até pararem em uma particular feminina, onde ela fez amigas porém... A mãe tinha boas intenções ao colocar a filha lá, é uma daquelas escolas onde não se precisa fazer muito esforço para passar de ano e parece que há uma faculdade associada e as alunas podem ir diretor para lá. Só que isso desmotiva a menina a estudar e ela cumpre a intenção da mãe, de poder aproveitar para fazer amigas. Resultado que a garota cresce bem burrinha em questões de estudo e de mundo.
No segundo ano do ensino médio, um professo que sempre fica em cima do grupinho dela encontra cigarros na bolsa dela e ela acaba suspensa por um bom tempo. A mãe com mais boas intenções leva ela para um cursinho, onde há um professor "diferente", idealista, bem intencionado, bom de conversa, que convence ela a estudar. Ela vendo que é capaz e tomando gosto em provar que consegue aprender começa a levar a sério e eles decidem tentar entrar para a Keio, uma das melhores universidades do Japão.
Veja só, uma garota que não tinha conhecimento de matéria nem do primário competindo com os 2% dos alunos que são a elite do país em notas. Possível?
Se ela consegue ou não terão que assistir para descobrir, porque se ela consegue ou não nem é o tão importante. O importante é o que ela passa enquanto estuda, tem uma situação familiar complicada com um paí negligente que só quer saber do irmão que treinar para ser jogador de futebol.
O melhor desse filme, que é longo, quase duas horas, foi ver que não é invenção, é tirado de um livro de memórias que um professor de cursinho escreveu relembrando a garota em quem basearam a personagem.

É um filme de drama, para emocionar, de superação, vocês conhecem esse tipo de filme não é?
Assisti e achem bacana.e
Responder
 #482
A bela e a fera.
Responder
 #483
A City of Sadness
(Hou Hsiao-Hsien | Taiwan, 1989

[Imagem: u5HAlUA.jpg]


Eu já tinha assistido a alguns filmes de Taiwan, Hong Kong, a algum tempo atrás, filmes desse diretor e mais uma vez fiquei com a sensação de que não aprovei o filme como poderia ou deveria por desconhecimento do contexto histórico.

Esse filme se passa entre 1945-6 e 1948-9.
Fim da segunda guerra, Japão havia dominado a ilha por cinquenta anos, ela é devolvida para a China, há vontade de independência...
Como outros filmes do diretor dessa época, década de 1980, é um filme que acompanha uma família e amigos durante um tempo. Mostra suas vidas, coisas boas e ruins que acontecem com eles. A maioria está metida em pequenos crimes, as vezes acaba em morte, mas o maior perigo para eles é a situação política que as vezes explode e leva a pequenos massacras. A maioria dos personagens acaba morrendo até o fim do filme e não há muito drama não, a vida do restante da família segue, faz parte, meio que já estão acostumados. Durante a ocupação japonesa o pai da família principal era um "gangster", sempre incomodando o governo de ocupação.

Já estando acostumado com o estilo do diretor não é um problema assistir a esse filme, lento e longo, só que não entender o que está acontecendo é sim um problema. Durante as cenas o pano de fundo está se movendo sem que vejamos e de repente algo grande acontece. Por quê? Até aonde vai? Várias vezes eu pensava nisso e não tinha como parar o filme para ficar pesquisando, iria demorar um dia inteiro para assistir.

[Imagem: PatSSfV.jpg]

Quem for assistir esse recomendo ler antes ou depois do filme sobre Taiwan após o fim da Segunda Guerra até a virada da década.
Não que seja absolutamente necessário, como tudo isso fica em segundo plano no filme, os personagens não discutem claramente por mais que muitas ações deles sejam motivadas por isso, você ainda pode assistir ao filme sem conhecimento.

[Imagem: 2BBa7wR.jpg]

Um atrativo do filme é ele ser taiwanês.
As pessoas são diferentes, a paisagem é diferente, as roupas, as cores.
É um filme bonito até por mais que seja "cru" e sujo. Ele parece ser filmado em 16mm então tem aquele aspecto suave, um pouco embaçado.
O filme possui o Tony Leung no papel de um surdo, o que faz parte do contexto do filme porque a princípio era uma forma de lidar com ele não saber falar nem taiwanês nem japonês, e ele acaba sendo vítima da brutalidade do governo do administrador chinês nessa época que ataca tanto a herança japonesa que ficou na ilha quanto o povo local em favor do chinês.
Se você atura ou até gosta do estilo do diretor e não assistir esse filme, não há porquê não.
Responder
 #484
Assisti Logan.
Foi quase kinographia, quase, porque no fim é mais um filme de ação quase desenfreada onde forças armadas tentam eliminar os mutantes. A base é a mesma, só que dessa vez há menos personagens e explora uma relação mais íntima e emocional.

E suspeito, apenas suspeito, que o Logan até poderia sobreviver no final, talvez ela até pudesse se fingir de morto prendendo a respiração para a molecada ir embora...

E o que estragou o filme, durante as cenas de ação como sempre os personagens armados não atiram. Qual a lógica desse pessoal armado com armas automáticas meter a cara em uma luta corporal com uma mutante? Não é preciso tocar a arma no corpo do alvo antes de atirar, porque eles se aproximam ao invés de se afastarem para atirar sem serem mortos?
Todo filme tem isso e é ridículo.


Agora fica estranho fazerem um filme de The Last of Us.
A história tem semelhanças e o Logan ficou um cosplay idêntico ao Joel.
Responder
 #485
Foundry Town (Kyûpora no aru machi)
(Kirio Urayama | Japão, 1962)


[Imagem: FzVppNS.jpg]


[Imagem: se63ZCC.jpg][Imagem: CW69CXt.jpg]

Conhecem Ashita no Joe, ou pelo menos assistiram ao primeiro episódio?
A série começa com o Joe caminhando, com Tóquio atrás dele, atravessando uma ponte e chegando em uma área mais pobre, uma favela aos arredores da cidade.
Foundry Town se passa em um cenário semelhante.
Começa narrando que naquela época Tóquio já era a maior cidade do mundo, mas a poucos minutos de distância, bastava cruzar uma ponte para chegar em um cenário não tão brilhante, no caso Kawaguchi em Saitama. O filme tem muitas cenas nas margens ou perto do rio Arakawa, frequentemente mostrando a ponte que cruza o rio e leva para Tóquio. A protagonista do filme, a estudante do ginasial Jun, se senta ao lado da janela perto do rio e de lá nós e ela temos uma visão privilegiada da ponte e do movimento de carros indo e vindo.

[Imagem: FtpA06P.jpg]

Pouco depois de assistir a esse filme eu me lembrei de outros como e principalmente Vinte e Quatro Olhos do Kinoshita. Os dramas são semelhantes, jovens e suas dificuldades em construir um futuro melhor para eles. Sinto como se Foundry Town fosse uma continuação de Vinte e Quatro Olhos.
O outro é da década passada, 1954 e se passa na década de 1940 apesar de isso não fazer diferença porque a década seguinte foi também bastante dura. Até então se aqueles jovens iriam alcançar seus objetivos, conseguir uma vida melhor, ou até mesmo sobreviver, parecia mais uma questão de sorte. Todos eles se esforçavam e faziam o que podiam, pessoas ajudavam como podiam, mas na maioria dos casos não havia jeito. Era se contentar com pouco e nada, não havia "esperança". Já em Foundry Town há esperança, se fala explicitamente disso. "Não desanime, não desista, acredite, irá melhorar". No início da década de 1960 a situação do Japão estava melhorando muito, mesmo que não por igual, mesmo que ainda houvesse locais e populações marginalizadas havia a "esperança" de que logo tempos melhores viriam, e principalmente, diferente dos jovens de Vinte e Quatro Olhos os jovens de Foundry Town já contam com alternativas.
A Jun já é uma jovem japonesa de uma geração diferente daquela dos pais, que não está presa as tradições e mentalidades retrógradas do passado como o pai, que causa muitos problemas para a família. A Jun é uma jovem que já está disposta a abandonar a família por um futuro melhor para ela caso a família insista em sabotá-la. Seu irmão mais novo é independente e também já não tem respeito e tolerância pelos defeitos do pai. E os dois podem se dar a esse luxo de serem desrespeitosos com os pais porque há para onde eles correrem, há alternativas para eles construírem um futuro melhor para eles através do trabalho e estudo. Caramba, são novos tempos até para o pai deles. Um filme como esses dramas passado na década anterior acabaria com um sentimento muito diferente.

[Imagem: IuEM2kt.jpg][Imagem: fUP0zHc.jpg]
[Imagem: vRRNiHp.jpg][Imagem: feLp3yl.jpg]

Outro filme que me lembro e que serve de exemplo para essa impressão que eu tive é "Uma Cidade de Amor e de Esperança" (Ai to kibo no machi) do Nagisa Oshima.
Ele também possui um protagonista lidando com o problema querer estudar e não poder por ter que trabalhar. Começam a aparecer alternativas, melhorias, na sociedade que podem permitir a ele superar esse impasse, só que esse filme é de 1959, então ainda há bastante otimismo e crítica sobre algo que a Jun de Foundry Town diz em um momento. Eles são pobres porque pessoas inferiores, mais fracas, miseráveis, desonestas? Ou eles se tornam assim porque são pobres? Por só pensarem no hoje e agora que eles são pobres, ou eles só pensam no hoje e agora porque são pobres e tem que sobreviver cada dia? O protagonista do filme do Oshima fez tudo o que pôde mas no fim teve oportunidades recusadas por não ter sido um cidadão 100% honesto e limpo, e aquele filme fazia no final uma dura crítica para as camadas da sociedade que poderiam fazer algo e ajudar a mudar essa situação e acabavam piorando o problema, mantendo pessoas na pobreza e cada vez mais revoltadas com sua impossibilidade de ascensão social. É possível traçar uma clara progressão entre esses três filmes.

[Imagem: ifu8TG0.jpg]

Agora falando um pouco sobre outras coisas, esses filmes dificilmente são "perfeitos", são raras as exceções onde os filmes são filmados de forma redondinha como por exemplo um filme do Naruse como o "Quando a Mulher Sobe a Escada" de 1960. O ritmo e edição das cenas no início poderia ser um pouco melhor, leva um tempinho para o filme engrenar, não é algo que valha a pena comentar mas fica registrado mesmo assim.
Estou pensando em rever esse filme (possui uma hora e quarenta minutos) porque ele deve ficar melhor e mais bonito agora que entendo melhor do que ele trata. A fotografia, depois que paro para pensar, não tenta apenas ser bonita em alguns momentos, ela tenta mais é ser tematicamente coerente. Há muitas imagens de ponte, pontes ao fundo dos cenários, perseguindo os personagens, personagens cruzando pontes. Cenas onde personagens trocam sorrisos enquanto conversam e esses sorrisos somem assim que viram o rosto.
Realmente, é um bom filme.
Há outras questões que o filme toca bem de passagem sem discutir como repatriação de norte coreanos, mas não é relevante.

[Imagem: DyEZQGA.jpg][Imagem: 5JKUSqd.jpg]

Faço bem em tentar assistir a todos esses filmes na sua ordem de exibição, sempre o mais antigo.
Senão não teria visto tão bem essas relações entre eles.
Esse diretor fez poucos filmes, e tenho outro dele aqui já pronto que ele fez no ano seguinte e parece ser sobre uma jovem que "se perdeu" na vida. Será uma continuação ou visão alternativa do diálogo daqui? Veremos.
Responder
 #486
http://www.imdb.com/title/tt5215952/?ref_=fn_al_tt_1

Vi, e não tive certeza de quem era o "mal" no final dessa porra.
Responder
 #487
Pena que esse Kirio Urayama não tenha feito tantos filmes, e de disponível dele que dá para pegar e com legenda só resta o último de 1985. Espero que seja tão bom quanto.

Delinquent Girl (Hiko Shoujo)
(Kirio Urayama | Japão 1963)


[Imagem: MpTXEHs.jpg]

Depois de assistir ao filme anterior a este que o diretor fez (Foundry Town possui roteiro dele mesmo, Delinquent Girl não) fiquei com bastante vontade de assistir a este próximo porque me pareceu, já pelo título, que mostraria uma personagem que ao contrário da protagonista e outros personagens de Foundry Town não resiste as dificuldades que passa e se "perde" na vida.

[Imagem: bGkQUVq.jpg]
De fato o filme corresponde a essa impressão, só que ele é menos sobre se perder e muito mais sobre se encontrar.
Além disso Delinquent Girl narra não apenas a história da personagem título, narra também em paralelo a história de um amigo passando por semelhantes dificuldades, uma qualidade que elevou demais o filme na minha opinião. Geralmente histórias assim são protagonizadas por personagens pobres, de família disfuncional, ou que está se desestruturando. A família da protagonista Wakae corresponde a esse padrão, porém o filme mostra que pessoas de famílias mais respeitáveis e estáveis também podem passar pelo menos que ela, e faz isso através do Saburo que possui uma família oposta a de Wakae, estruturada e em ascensão. Um pequeno detalhe da família de ambos é que ela perdeu a mãe e ele perdeu o pai, o que talvez seja proposital para lembrar que nem pai nem mão são garantia de estabilidade de uma família e que seus descendentes não se desvirtuarão.

[Imagem: av3nNg6.jpg]

Esse filme é mais sobre sociedade e família, menos sobre trabalho.
Nem Wakae nem Saburo são rebeldes de fato, eles apenas não se "encaixam". Eles não conseguem se manter dentro do modelo perfeitinho, comportado e principalmente calado. Nenhum dos dois diz coisas ruins sobre a família e outros, eles apenas dizem o que pensam, dizem verdades. Só naquela sociedade a aparência importa mais do que a verdade e eles acabam sofrendo por isso.
Como por se recusarem a "melhorarem", se "endireitarem", se tornarem "respeitáveis", o que no caso da Wakae é piorado por ser mulher e significar aceitar abusos e violência sexual, eles acabam marcados pela comunidade e passar a ser atacados mesmos sem motivo por serem "imprestáveis", vergonhas", se tornam párias. E algo que na minha opinião causa grande drama e sofrimento para eles é que ambos acreditam nisso, afinal, ambos são membros daquela sociedade, pensam do mesmo jeito, por isso sentem vergonha e se desanimam. Se desacreditam, quase desistem deles mesmos.

[Imagem: 9eTKR4Q.jpg][Imagem: Jyzk8SB.jpg]
Esse filme foi apenas mais um a abordar essas questões, a fazer critica, e dá para dizer que ainda são válidas e continuará assim por muito tempo. É como o Japão e o japonês é.
Também, sempre há aqueles que se aproveitam desses infelizes em benefício próprio, vemos isso no filme. Se tornam mercadoria para serem explorados se não tomarem cuidado, e os aproveitadores não sentem nenhuma vergonha, afinal aquelas pessoas não possuem valor.


Não me estenderei muito sobre essas questões porque já escrevi muito sobre elas em outras ocasiões, farei alguns comentários sobre o filme e diretor antes de comentar o final do filme.

[Imagem: 9TYL2VL.jpg][Imagem: EwJMjJY.jpg][Imagem: u75a8f0.jpg][Imagem: ZfnV1RE.jpg]
Não consigo apontar uma evolução técnica clara em filmes da época, diferentes estúdios e equipes estavam em diferentes estágios de evolução e qualidade. Talvez eu possa arriscar dizer que durante a década de 1960 esses filmes começaram a se tornar mais claramente menos travados e mais rebuscados narrativamente. O Naruse por exemplo estava fazendo Nouvelle Vague nessa época com grande sucesso. Em Foundry Town a fotografia me chamou atenção, os créditos iniciais já tinham me chamado atenção, e Delinquent Girl melhora muito nesse aspecto. Os créditos iniciais são integrados na abertura do filme de modo mais complexo e relevante do que em Foundry Town. Em Delinquent Girl há cenas onde recursos técnicos são usados para fins emocionais, como quando a Wakae está deprimida e chora sozinha na praia e é usado um match-cut e fade-out para iniciar e sair de um flashback, e principalmente a cena inicial que comento mais tarde.
Em geral a câmera é bem livre e os enquadramentos são obviamente escolhidos com cuidado para compor um cena bonita e significativa para os personagens.

[Imagem: kHgpvYA.jpg][Imagem: fxcOnoc.jpg]

Algo que eu reparei é a aparente tendência do Kirio Urayama de inserir uma questão real potencialmente polêmica em algum canto da história.
Em Foundry Town o melhor amigo do irmão da Jun, irmão de uma amiga dela da escola, eles são filhos de um pai coreano. Mais especificamente, um norte coreano. A mãe estava brigada com o pai e saiu de casa, e a família estava prestes a ser separada com a volta do pai para a Coreia do Norte. Essa volta para a Coreia é algo que aconteceu na época, depois da guerra ficaram muitos coreanos no Japão e muitos deles decidiram voltar e organizaram grupos para ir embora. Só que essa repatriação também foi muito apoiada por setores conservadores da sociedade que queria livrar o país dos estranheiros, ainda mais os de países que eles tinham escravizado. O pai da Jun é uma cena diz para o filho não se misturar com os coreanos, uma demonstração do pensamento xenófobo da época.
Isso não é discutido, mas está lá, a partida dos amigos coreanos da Jun e de seu irmão são parte da trama.
Há o mesmo uso de uma situação real em Delinquent Girl.
Havia uma espécie de base de soldados americanos perto da praia perto da pequena cidade de interior onde vivem, e a certa altura os moradores decidiram fazer manifestação contra os exercícios militares que eles faziam lá, e supostamente o grupo foi traído por outros moradores que não participaram. O irmão do Saburo, que durante o filme está em campanha municipal, seria um dos que traíram o grupo, que na época foi reprimido. Isso criou uma rixa entre famílias, a família do Saburo e da Wakae não se dão por causa disso, os dois eram amigos na infância (ele é um bocado mais velho que ela) e por isso tiveram que deixar de se falar.
O filme não discute qualquer questão de presença militar estranheira, patriotismo, militarismo, mas usa aquela situação para estabelecer relações entre os personagens. Que o irmão do Saburo tenha ficado contra o restante dos moradores no protesto faz todo o sentido, ele já estava pensando em sua futura carreia política, ser fiel ao governo tendo do que se reclamar ou não é a atitude lógica, para manter uma boa aparência, uma aparência respeitável, apenas um verniz. Ao mesmo tempo podemos sentir a aversão e estupefação do Saburo ao presenciar essa mentalidade tradicionalista com tanta hipocrisia, como na cena em que ele espera a Wakae em um parque e assiste a uma procissão de senhores e senhoras cruzando uma ponte de pedra em um ritual de boa sorte.

[Imagem: IzGQsxj.jpg][Imagem: 32gPac2.jpg]

Falando sobre o final para terminar, ele foi fantástico.
Surge um interesse romântico entre Saburo e Wakae, por tudo eles ficam confortáveis um com o outro, é quem eles tem para se apoiarem. Só que os dramas sabotam esse romance do início ao fim, além de que ambos tem seus próprios problemas pessoas que impedem de se aproximar e ficar em paz com o outro. Ao invés de se aproximarem ele se distanciam, restando apenas torcer para a situação melhorar e eles poderem fazer algo para ficar juntos. Ou nem isso, apenas discutir a vida e o que fazer delas.
Por tudo que se passou e aconteceu com eles, além de envergonhados e desamparados eles estão perdidos na vida. Eles não sabem o que fazer, não sabem o que podem fazer, estão sem saída.
O final caminha para os dois terminarem separados, clássica situação de despedida com o outro partindo para outra cidade distante de trem. No caso a Wakae depois de um tempo em uma casa de acolhimento e reformatório deve partir para trabalhar em Osaka. Após muito pensar e tomar uma decisão ela parte sem se despedir de Saburo que espera pela saída dela e volta para casa. O Saburo é ágil e consegue alcançar ela na estação e então a cena começa. Ainda há algum tempo antes da partida do trem e ele leva a Wakae para um café ao lado da estação. Ele repete o que já havia dito mais de uma vez, que não compreende ela, e agora que estão prestes a se separar ele quer sentar e forçar ela a falar para que possa entendê-la.  Após ele disser tudo que sente e espera dela a Wakae desaba e desabafa tudo o que tinha guardado até então, toda aquela crença de que por mais que ela goste e queria ficar com ele ela é indigna, não só dele, de qualquer pessoa respeitável (como outras personagens também se sentem). Ouvir ele dizer que ele se sente do mesmo modo, mas que o que importa é que ele ama ela, e que ele quer fazer o esforço que for necessário para se tornar digno e ficarem juntos deixa ela ainda mais perdida depois de tanto se convencer de que estava fazendo a escolha certa indo para longe dele.

[Imagem: Wf7ruGv.jpg]
Essa cena toda é fantástica.

[Imagem: wzsABVK.jpg]
Sendo de 1963 as atuações nesse filme já são um pouco mais naturais do que filmes de anos anteriores, e o modo como a cena é filmada é ao mesmo tempo natural e calculada. É uma longa cena onde lentamente a câmera gira ao redor da mesa deles, cercada por outras messas e pessoas que estão naquele café, ouvindo a discussão e choradeira do casal. Eles não se importam, eles não tem tempo para se importar com onde estão, estão concentrados apenas neles mesmo apenas meio conscientes de onde estão, mas nós pelo movimento da câmera podemos ver os olhares e reações das pessoas, alguns prestando atenção e criando expectativas pela história que estão ouvindo. É uma cena clássica de romances, o casal que se separa na estação e o público ali não pode deixar de notar.
A certa altura na cena chegam em um impasse.

[Imagem: AQiDehE.jpg][Imagem: 5IUFx7e.jpg](Kirio Urayama é bastante consciente da possibilidade de transmitir pensamentos e sentimentos através de falas externas)

Saburo e Wakae confessam o que sentem e não sabem o que fazer, precisam tomar uma decisão.
A forma como a cena é filmada continua magistral, Wakae apenas chora enquanto Saburo compreendendo o que se passa com ela batalha contra a própria consciência para tomar uma decisão. As pessoas continuam ao redor, o mundo parece girar, o conteúdo da TV que mostra imagens mais felizes se torna mais interessante para as pessoas do café do que o drama do casal que ficou em silêncio. No fim Saburo toma a "decisão" correta, ele arrasta Wakae para o trem.
De certo modo esse final me lembra de "Apart From You" do Mikio Naruse, um filme de 1933. A protagonista daquele filme também parte para longe de trem ao final, indo para longe de outros personagens, um afastamento necessário para todos.
Antes de sonhar em um final feliz com o outro Wakae e Saburo precisam fazer o que é melhor para eles. Eles reafirmam seu amor, no entanto nem um nem outro é ou pode dar o que o outro precisa no momento, eles precisam buscar e fazer algo por eles mesmos primeiro e fazem um acordo. Caso se reencontrem mais tarde após de alguns anos e ainda sintam o mesmo ficarão juntos, se não torcerão pela felicidade do outro, e caso eles se encontrem e vejam que estão com outras pessoas, que sejam felizes e tenham uma família feliz como eles tanto querem. Tematicamente é também um reconhecimento de que o bem para o coletivo não pode vir sem a melhora do indivíduo, Wakae e Saburo não podem formar um todo estável e feliz sendo tão instáveis e infelizes.

Como disse, esse final me lembrou de um filme do Naruse, é quase tão bom quanto, só que a forma como a cena toda foi feita, as atuações, a direção, cada detalhe de como esse final foi filmado foi algo que eu não esperava ver em tanta qualidade. De vez em quando assisto um filme ou uma cena desses filmes que me impressionam, mas esse caso foi um ponto fora da curva, algo muito diferente de tudo que já vi em filmes dessa época.

Kirio Urayama é um diretor subestimado ou apenas eu que ainda não o conhecia?
Responder
 #488
O ultimo filme que assisti fou O ultimo Caçador de bruxas, muito loco com o Vin Diesel, o filme em si tem um enredo bem bacaninha e segura a atenção do telespectador, porem não é um dos melhores.
                                             
                                                   SINOPSE
Amaldiçoado com a imortalidade, o caçador de bruxas Kaulder (Vin Diesel) é obrigado a enfrentar mais uma vez sua maior inimiga e unir forças com a jovem bruxa Chloe (Rose Leslie) para impedir que uma convenção espalhe uma terrível praga pela cidade.
Data de lançamento: 29 de Outubro de 2015
Responder
 #489
O ultimo que vi - acho que foi quinta-feira passada - foi por acaso um filme que eu sempre quis ver quando criança - desde a época que lançou - e só fui assistir agora adulto, Atlântida - O Reino Predido
É um tipo filme de animação da Disney, que todo mundo já deve ter visto e sempre acontece com a gente de nunca ver kkk
O curioso é que, sempre tinha interesse e nunca procurava assistir. Acho que agora ganhei mais xp de vida kkk
 
SINOPSE
Na história, o linguista Milo Thatch adquire um antigo livro sagrado que acredita conter um guia até Atlântida, com ele e um grupo de mercenários formando uma expedição para poderem encontrar a cidade perdida.
 
Responder
 #490
Shamisen and Motorcycle
(Masahiro Shinoda | Japão 1961)


[Imagem: WWuqvx5.jpg]


Filme antigo desse diretor da "new wave".
Ele não é lá muito interessante eu diria, não tem nada de destaque em lugar nenhum, nem na história nem na execução. Filha sofre um acidente de moto com o namoradinho e para a surpresa da mãe o médico que a atende é alguém do passado dela.

Eu tenho uma suspeita do que o filme se trata, qual seria a mensagem...
A mãe é uma mestre em "kouta". Sabem quando há naqueles restaurantes que recebem executivos e os entretêm com música, gueixas? A pessoa que toca o shamisen, é o que ela faz.
Ela dá aulas em casa, não do instrumento, das canções tradicionais que acompanham. Ela é até famosinha, ela aparece na TV porém há aí um conflito entre velho e novo, porque apesar de o que ela faz ser respeitado o suficiente para aparecer na TV, para a tradição ser apreciada e preservada, no cotidiano ela não é bem vista por isso. A família do namorado não quer que o filho se tenha relação com elas, várias vezes é falado em tom pejorativo que "ela é apenas uma artista de kouta", como se fosse uma vergonha apesar de paradoxalmente ela aparecer na TV como algo importante que deve ser visto.

A filha também tem um pouco de vergonha pelo que a mãe faz, e quer ser moderinha, tanto que ela vai andar na moto do namorado, algo que é um simbolo de modernidade.
Então o que do que o filme trata e acho que é a mensagem dela, é dizer que modernidade, as novidades, as novas mentalidades, o novo mundo da época é algo bom. No fim a filha critica a mãe por um erro que ela teria cometido no passado, algo que ela poderia ter feito diferente e não teve coragem de ir até o fim. No fim a filha termina não cometendo esse erro da mãe, e isso é possível porque ela não é uma japonesa tradicional, de tempos passados, ela é uma nova japonesa desses novos tempos mais modernos, que pode tomar decisões ousadas como aquela e ir até o fim.

Pelo menos essa é minha impressão.
Fora isso realmente não há muito de interessante a se comentar sobre esse filme.

(mierda, player não salvou as imagens que fiz enquanto assistia).
Responder
Páginas (50): « Anterior 1 ... 46 47 48 49 50 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes