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The Problem with Moe


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82 respostas neste tópico
 #51
(11/01/2013, 12:01)Daicon Escreveu: Quanto ao texto em questão, ele critica o Moe por não explorar personagens femininas apenas as montando como arquétipos sexuais aos seu espectadores, o que eu acho? (assim me foi perguntado ao final do artigo) Em partes concordo e em partes discordo, em meu primeiro post neste tópico o mesmo do qual você fez questão de zombar ou algo do tipo, citei a diferença em se fazer um produto apenas para vender e outro para passar uma mensagem, de forma séria.

O Moe é a forma no qual o seu consumidor idealiza sua garota perfeita (isso é fato), hoje em dia ele é mascarado por personagens mais ingênuas e infantis, mas em tese, o Moe pode surgir de quaisquer personagens. Outra passagem do texto indica que os consumidores do Moe são descendentes do Lolicon Hardcore? Sério mesmo? Não! Não é assim que as coisas funcionam, neste texto, entendo a preocupação do autor com a questão da idealização de como uma personagem feminina deve ser, e de fato como isso pode gerar consequências futuras, mas isso termina por nos levar na velha discussão sobre a mídia ter poder de influência e tudo o mais...

A analise tem um fundo critico e é nítido a vontade do autor de tentar entender o fenômeno, mas também não deixa de ter a sua fagulha tão já normal e preconceituosa. Por fim discordo totalmente do último parágrafo do texto! Novamente em meu primeiro post, citei o fato de que é possível produzir uma boa obra utilizando dessa estética, sendo assim aprofundando e desenvolvendo as personagens, como em uma série mais alternativa, por que não? Então, qual o problema com o Moe? nenhum, o problema está no tipo de obra que você decide assistir e isso vale para qualquer gênero...

Tu leu o último parágrafo com cuidado? O autor não fala de Moe apenas no design e estética, e sim nas características além do design. Tanto que ele comenta que não tem contra o "design moe" padrão. Ele fala num nível mais profundo, em tornar personagens unidimensionais em personalidade devido a certas características feitas para agradar os homens. A culpa não tem nada a ver com a estética. Então sim pode ter uma boa obra com bom desenvolvimento de personagens com esta estética. Mas moe vai bem além da estética, e é este o ponto da crítica do último parágrafo.

Aliás este design moe é algo que existe há bastante tempo, mesmo antes da popularização do termo. A crítica do texto não é ao design moe, e sim ao trope.
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 #52
(11/01/2013, 12:22)Thanos Escreveu: Tu leu o último parágrafo com cuidado? O autor não fala de Moe apenas no design e estética, e sim nas características além do design. Tanto que ele comenta que não tem contra o "design moe" padrão. Ele fala num nível mais profundo, em tornar personagens unidimensionais em personalidade devido a certas características feitas para agradar os homens. A culpa não tem nada a ver com a estética. Então sim pode ter uma boa obra com bom desenvolvimento de personagens com esta estética. Mas moe vai bem além da estética, e é este o ponto da crítica do último parágrafo.

Aliás este design moe é algo que existe há bastante tempo, mesmo antes da popularização do termo. A crítica do texto não é ao design moe, e sim ao trope.

Perdão mas você não entendeu, o que quero dizer com estética, quero dizer com todo o conjunto da obra, a personagem como um todo não apenas visualmente falando , se minha intenção fosse citar apenas o design, teria escrito design ou visual Peace

Sim é algo que existe há bastante tempo e também cito em meu primeiro post, então acho que sim, meu primeiro comentário sobre este tópico, foi coerente também.
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 #53
E o texto do início do tópico foi inspirado em outro artigo que ele linka no texto original.

Este http://pulllist.comixology.com/articles/...-the-Child

Vale a pena ser lido.
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 #54
(11/01/2013, 10:54)nightdragoninja Escreveu: Existe moe masculino? XD
Boku no Pico
Jokes aside, Danshi Koukousei no Nichijou é tipo Lucky Star masculino.
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 #55
(11/01/2013, 12:28)Daicon Escreveu: Perdão mas você não entendeu, o que quero dizer com estética, quero dizer com todo o conjunto da  obra, a personagem como um todo não apenas visualmente falando , se minha intenção fosse citar apenas o design, teria escrito design ou visual Peace

Sim é algo que existe há bastante tempo e  também cito em meu primeiro post, então acho que sim, meu primeiro comentário sobre este tópico, foi coerente também.

Quando penso na palavra estética, me vem o visual em mente.

Por que se contar o todo, personagens moe são como diz um dos caras na discussão do link original, crianças fofas com este design em corpos adolescentes. Qualquer desenvolvimento mais profundo destes personagens, por definição elas deixariam de ser moe. E se procurar a maioria das "waifus" por aí são unidimensionais como uma folha (fanboys não admitem isso mas sabem que é verdade).

O ponto do texto, deste e do que linkei acima que foi a origem (e deveria ter sido postado aqui antes) é que estes personagens na maioria dos casos são feitos como apelações para o imaginário masculino e não tem desenvolvimento, tendo um monte de clones por aí. Nada errado em fantasiar com isso (como não é errado um cara fapar para porn ou hentai), mas são personagens pobres em qualquer narrativa.

E nem venham falar que sou anti-moe, mimimi e choro. Sou uma das pessoas que mais jogam visual novels aqui, que é conhecido por toneladas de personagens com design moe e feita para agradar quem quer waifus. E muitas ficam só nesta superfície mesmo, mas quem já jogou sabe que o moe em muitas é só fachada, pois os personagens são bem desenvolvidos (mais que na maioria dos animes) e nestes casos o moe fica só na estética visual mesmo, que não tenho nada contra a príncipio.

Mas resumindo, moe é sim estereótipo para padrões de feminilidade que homens gostam (pelo menos os japoneses). E isso é um fato (e como eu já disse a principio fantasiar com isso nem é um problema). Mas quando estes personagens tem desenvolvimento além disso, nem pode se consideram moe estritamente falando (mesmo continuando sendo waifus de alguns).
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 #56
Danshi é anime de macho, mesmo com muitos caras.
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 #57
(11/01/2013, 11:02)nightdragoninja Escreveu: Verdade, Kimi To Boku! Acho que esse é o moe masculino que mais se encaixa...

E Kuroshitsuji, então Icon_lol O Sebastian é basicamente um trope de moe masculino por si só (mordomo + demônio) e todos os shinigamis são obrigados a ter óculos (as mina pira nos megane-kun)

UtaPri e Arcana Familigia também se encaixam lindamente.

Tsuritama até pode ter moe, mas como os personagens são bons, isso fica em segundo plano. O tenso é quando só o moe interessa, todos os personagens ficam iguais.
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 #58
(11/01/2013, 12:37)Thanos Escreveu: Mas resumindo, moe é sim estereótipo para padrões de feminilidade que homens gostam (pelo menos os japoneses). E isso é um fato (e como eu já disse a principio fantasiar com isso nem é um problema). Mas quando estes personagens tem desenvolvimento além disso, nem pode se consideram moe estritamente falando (mesmo continuando sendo waifus de alguns).

O que me lembra uma discussão que tive com o Shio sobre Asuka vs Rei. Não lembro dos detalhes, depois peço pro Shio se manifestar, mas basicamente era o seguinte: personagens como a Rei (ela mesma, Yuki de Suzumiya, Tabitha de Zero no Tsukaima etc) tem popularidade por que os brothers tem 'medo' de mulheres e por isso preferem uma personagem que não fale muito e que seja mais 'boneca' do que uma mais ativa e crítica como a Asuka.

[Imagem: OzgkN.jpg]

[Imagem: 6w5FG.jpg]
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 #59
(11/01/2013, 12:37)Thanos Escreveu: Quando penso na palavra estética, me vem o visual em mente.

Por que  se contar o todo, personagens moe são como diz um dos caras na discussão do link original, crianças fofas com este design em corpos adolescentes. Qualquer desenvolvimento mais profundo destes personagens, por definição elas deixariam de ser moe. E se procurar a maioria das "waifus" por aí são unidimensionais como uma folha (fanboys não admitem isso mas sabem que é verdade).

O ponto do texto, deste e do que linkei acima que foi a origem (e deveria ter sido postado aqui antes) é que estes personagens na maioria dos casos são feitos como apelações para o imaginário masculino e não tem desenvolvimento, tendo um monte de clones por aí. Nada errado em fantasiar com isso (como não é errado um cara fapar para porn ou hentai), mas são personagens pobres em qualquer narrativa.

E nem venham falar que sou anti-moe, mimimi e choro. Sou uma das pessoas que mais jogam visual novels aqui, que é conhecido por toneladas de personagens com design moe e feita para agradar quem quer waifus. E muitas ficam só nesta superfície mesmo, mas quem já jogou sabe que o moe em muitas é só fachada, pois os personagens são bem desenvolvidos (mais que na maioria dos animes) e nestes casos o moe fica só na estética visual mesmo, que não tenho nada contra a príncipio.

Mas resumindo, moe é sim estereótipo para padrões de feminilidade que homens gostam (pelo menos os japoneses). E isso é um fato (e como eu já disse a principio fantasiar com isso nem é um problema). Mas quando estes personagens tem desenvolvimento além disso, nem pode se consideram moe estritamente falando (mesmo continuando sendo waifus de alguns).

Por incrível que possa parecer, concordo, mas não por completo.

Pode se dizer que sim, para os Japoneses, os que costumam consumir esse tipo de genêro ,e por vezes fantasiar com suas personagens, mas não concordo com a parte do desenvolvimento. Sim, há aqueles extremistas (falando novamente nos japoneses) que só querem aquela personagem como lhes foi apresentada como produto final, mas se a personagem teve algum tipo de desenvolvimento, não deixa de ser Moe, é complicado falar sobre isso por que para cada um há a sua visão, eu por exemplo não acho que o desenvolvimento de x personagem vá infligir...
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 #60
(11/01/2013, 12:52)Daicon Escreveu: Por incrível que possa parecer, concordo, mas não por completo.

Pode se dizer que sim, para os Japoneses, os que costumam consumir esse tipo de genêro ,e por vezes fantasiar com suas personagens, mas não concordo com a parte do desenvolvimento. Sim, há aqueles extremistas (falando novamente nos japoneses) que só querem aquela personagem como lhes foi apresentada como produto final, mas se a personagem teve algum tipo de desenvolvimento, não deixa de ser Moe, é complicado falar sobre isso por que para cada um há a sua visão, eu por exemplo não acho que o desenvolvimento de x personagem vá infligir...

Estou pegando a definição mais tradicional e conhecida de moe. Se diz que personagens como estes que começam a fugir de suas características se desenvolvendo são ainda moe, ai tu tá dizendo que moe é qualquer coisa que as pessoas queiram, e portanto relativizando o termo. Com isso fica difícil discutir o assunto.

Exemplo citado no texto é a Mikuru de Haruhi. Ela sempre é o que é, passiva, infantil e com design feito justamente para ser moe e agradar quem gosta disso. Ela não sofre quase nenhum desenvolvimento e quando sofre, sempre acaba voltando a seu comportamento de antes (que o plot convenientemente cria, para fazer ela permanecer assim). Até quando parece sua versão adulta, temos uma versão completamente diferente, que é como se fosse a versão não-moe quando ela crescer Icon_lol

(11/01/2013, 12:49)Sorenant Escreveu: O que me lembra uma discussão que tive com o Shio sobre Asuka vs Rei. Não lembro dos detalhes, depois peço pro Shio se manifestar, mas basicamente era o seguinte: personagens como a Rei (ela mesma, Yuki de Suzumiya, Tabitha de Zero no Tsukaima etc) tem popularidade por que os brothers tem 'medo' de mulheres e por isso preferem uma personagem que não fale muito e que seja mais 'boneca' do que uma mais ativa e crítica como a Asuka.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: OzgkN.jpg]

Spoiler: Imagem  
[Imagem: 6w5FG.jpg]

LOL tem até a Kagami e Len aí.
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