Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

The Problem with Moe


Páginas (9): « Anterior 1 ... 5 6 7 8 9 Próximo »
82 respostas neste tópico
 #61
@Thanos

Não quis dizer que qualquer "coisa" pode ser Moe, tampouco qualquer personagem, você está levando para uma lado em que a personagem foge de suas características, isso não pode ser considerado evolução da personagem em questão, uma personagem pode muito ser bem desenvolvida na história, pode sim haver um upgrade de sua personalidade e ela não deixará de ser Moe, se a mesma foi incumbida deste termo no passado, pode até ser agradável de ver tal evolução. No caso da Mikuru, em sua versão do futuro ela já retorna como uma mulher adulta e madura, e por que não mais Moe? Simples, neste caso o Moe foi empregado em seu ápice de estereótipo que atualmente impera neste tipo de gênero - "Para ser moe, tem de ser juvenil/casta"

Em minha opinião, isso é apenas mais um critério que comumente é utilizado de forma imprudente pelos responsáveis desta industria. Ouso dizer que o Moe já está se encaminhando - isto é, já pode ter acontecido -, para se dividir em sub categorias.
Responder
 #62
(11/01/2013, 13:12)Daicon Escreveu: @Thanos
Em minha opinião, isso é apenas mais um critério que comumente é utilizado de forma imprudente pelos responsáveis desta industria. Ouso dizer que o Moe já está se encaminhando - isto é, já pode ter acontecido -, para se dividir em sub categorias.

mas já não é assim?

tipo, se vc pegar o cast de personagens de um otome game, sempre tem um 'mlk virgem' e um extremo oposto bandidão, mas os dois são moe.

já ouvi meninos falando q Ao no Exorcist tem 'moe masculino' demais Icon_lol
Responder
 #63
(11/01/2013, 13:12)Daicon Escreveu: @Thanos

Não quis dizer que qualquer "coisa" pode ser Moe, tampouco qualquer personagem, você está levando para uma lado em que a personagem foge de suas características, isso não pode ser considerado evolução da personagem em questão, uma personagem pode muito ser bem desenvolvida na história, pode sim haver um upgrade de sua personalidade e ela não deixará de ser Moe, se a mesma foi incumbida deste termo no passado, pode até ser agradável de ver tal evolução. No caso da Mikuru, em sua versão do futuro ela já retorna como uma mulher adulta e madura, e por que não mais Moe? Simples, neste caso o Moe foi empregado em seu ápice de estereótipo que atualmente impera neste tipo de gênero - "Para ser moe, tem de ser juvenil/casta"

Em minha opinião, isso é apenas mais um critério que comumente é utilizado de forma imprudente pelos responsáveis desta industria. Ouso dizer que o Moe já está se encaminhando - isto é, já pode ter acontecido -, para se dividir em sub categorias.

Então, chamar a Mikuru do futuro de Moe pode até chamar, mas vai o que falei antes, tá chamando algo que nem está no conceito de Moe, está expandindo o conceito. E assim qualquer pessoa pode expandir o conceito e chamar Moe várias coisas (e isso já acontece, como por exemplo chamam a Major de GITS de moe). E se tivermos o conceito tão largo assim, nem dá para discutir ele.

A Mikuru jovem continua sempre do mesmo jeito justamente para agradar os fetiches da galera. E duvido que veremos a transformação da jovem na adulta (e isso seria um desenvolvimento real).

(11/01/2013, 13:15)anachan Escreveu: mas já não é assim?

tipo, se vc pegar o cast de personagens de um otome game, sempre tem um 'mlk virgem' e um extremo oposto bandidão, mas os dois são moe.

já ouvi meninos falando q Ao no Exorcist tem 'moe masculino' demais Icon_lol

Apesar de meninas usarem o termo para personagem masculinos, considero mais uma apropriação de termo, do que moe per se. No conceito e origem, é mais fácil discutir as raízes que vem do feminino.

Penso que foi assim "como fazemos para categorizar um personagem masculino fofo que fujoshis gostam" diz alguma menina. Aí outra diz "vamos chamar de moe como os otakus chamam suas waifus".
Responder
 #64
(11/01/2013, 13:15)Thanos Escreveu: Então, chamar a Mikuru do futuro de Moe pode até chamar, mas vai o que falei antes, tá chamando algo que nem está no conceito de Moe, está expandindo o conceito. E assim qualquer pessoa pode expandir o conceito e chamar Moe várias coisas (e isso já acontece, como por exemplo chamam a Major de GITS de moe). E se tivermos o conceito tão largo assim, nem dá para discutir ele.

A Mikuru jovem continua sempre do mesmo jeito justamente para agradar os fetiches da galera. E duvido que veremos a transformação da jovem na adulta (e isso seria um desenvolvimento real).

mas em nenhum momento afirmei que a Mikuru do futuro continua Moe, ao contrário...

Repetindo: A segunda versão da Mikuru não pode ser estabelecida como Moe, pois em sua primeira versão, foi declarado o por que dela ser Moe, pelo ápice do fetichismo...



(11/01/2013, 13:15)anachan Escreveu: mas já não é assim?

tipo, se vc pegar o cast de personagens de um otome game, sempre tem um 'mlk virgem' e um extremo oposto bandidão, mas os dois são moe.

já ouvi meninos falando q Ao no Exorcist tem 'moe masculino' demais Icon_lol

Essa é a ideia da coisa toda.
Responder
 #65
(11/01/2013, 13:22)Daicon Escreveu: mas em nenhum momento afirmei que a Mikuru do futuro continua Moe, ao contrário...

Repetindo: A segunda versão da Mikuru não pode ser estabelecida como Moe, pois em sua primeira versão, foi declarado o por que dela ser Moe, pelo ápice do fetichismo...

E justamente o motivo que personagens moe são tão unidimensionais e sofrem quase nenhum desenvolvimento, e quando sofrem se distanciam do que as torna moe em primeiro lugar.
Responder
 #66
Sim, muitas personagens Moe são taxadas de unidimensionais, e com certa razão, mas aí voltamos novamente ao início da discussão - O que você acha do Moe? ou O que é o Moe para você?

A meu ver, o Moe pode estar naquela personagem que o faz admira-la, seja pelas suas ações ou mesmo pela sua personalidade, este tipo de Moe, como você mesmo diz, unidimensional, nada mais é do que um produto feito sob medida para agradar o cliente... Isso é um fato irrefutável, mas como venho defendendo, o Moe é mais do que isso, é mais do que simples personagens sem sequer um background aceitável.

Se utilizarmos personagens recentes que se enquadram neste gênero - A Dekomori Sanae e a Takanashi Rikka tem grande desenvolvimento e um bom background, e ambas personalidades também são fortes e evolutivas, então, até a quinta ordem elas enquadram dentro do perfil Moe, mas e aí? Deixaram de ser Moe por conta disso não! Mesmo a Rikka se confessando e namorando com o Yuuta, não deixa de ser Moe.
Responder
 #67
(11/01/2013, 13:38)Daicon Escreveu: Sim, muitas personagens Moe são taxadas de unidimensionais, e com certa razão, mas aí voltamos novamente ao início da discussão - O que você acha do Moe? ou O que é o Moe para você?
Me lembrei de quando eu não entendi nada de anime e achava que Moe era devido apenas ao character desing. Tanto que em uma das minhas primeiras postagens no fórum eu chamei Itsuka Tenma no Kuro Usagi de moe... Icon_lol

(11/01/2013, 13:38)Daicon Escreveu: Se utilizarmos personagens recentes que se enquadram neste gênero - A Dekomori Sanae e a Takanashi Rikka tem grande desenvolvimento e um bom background, e ambas personalidades também são fortes e evolutivas, então, até a quinta ordem elas enquadram dentro do perfil Moe, mas e aí? Deixaram de ser Moe por conta disso não! Mesmo a Rikka se confessando e namorando com o Yuuta, não deixa de ser Moe.
Concordo em parte contigo e em parte com o Thanos, mas achei esse seu ultimo argumento meio inválido. Pode-se dizer que em Chuu2 houve um desenvolvimento e e um 'desdesenvolvimento': a Dekomori apenas chorou em um episódio e no episódio seguinte ela tinha virado uma garota normal, e no episódio depois deste ela voltou a ter Chuunibyou. O mesmo aconteceu com a Rikka. Quer dizer, elas acabaram voltando ao início, ao moe. Pergunta para um nerdão japonês se ele prefere a Rikka Chuu2 mode ou a Rikka normal mode e vê o que ele responde...
Responder
 #68
(11/01/2013, 14:05)Bruno Jordani Escreveu: Me lembrei de quando eu não entendi nada de anime e achava que Moe era devido apenas ao character desing. Tanto que em uma das minhas primeiras postagens no fórum eu chamei Itsuka Tenma no Kuro Usagi de moe... Icon_lol

Concordo em parte contigo e em parte com o Thanos, mas achei esse seu ultimo argumento meio inválido. Pode-se dizer que em Chuu2 houve um desenvolvimento e e um 'desdesenvolvimento': a Dekomori apenas chorou em um episódio e no episódio seguinte ela tinha virado uma garota normal, e no episódio depois deste ela voltou a ter Chuunibyou. O mesmo aconteceu com a Rikka. Quer dizer, elas acabaram voltando ao início, ao moe. Pergunta para um nerdão japonês se ele prefere a Rikka Chuu2 mode ou a Rikka normal mode e vê o que ele responde...

Ah Sim, entendo seu ponto de vista, quanto a Dekomori, realmente foi bem rápido mesmo o que aconteceu com ela Icon_lol , mas em compensação, A Rikka teve sim um grande desenvolvimento na estória, a chave para isso é justamente o arco em que ela se força a ser uma garota normal, ele aprendeu muito com aquilo, e no final quando tudo se resolveu, optou por continuar com chuunibyou mais pelo fator divertido da coisa, acredito que agora ela consegue ver além do seu "horizonte etéreo" - e é este tipo de evolução de personalidade que citei, quando o personagem aprende e utiliza isso a seu favor, sendo assim, não descaracteriza seu background, só acrescenta, e já que está dentro desse campo, o Moe, não deixa de ser só por isso.

Enfim, é nisso que acredito he he Peace
Responder
 #69
axo que meio q confundiram o significado de moe com fanservic.

ate onde sei moe é quele tipo de personagem que é fofinho, timido , que lembra ate um animal inofensivo, e isos leva vc a querer "projeter" esse personagem.

Ja o fanservic é um categoria acima, todo moe é um tipod e fanservic + nen todo fanservic é moe entendem ?

peitos pulando em um anime, tripas espalhadas pelo chao, aquele personagem bonitao que vai an garota feia da classe, aqueles delinquentes, tudo um tipod e fanservic para garotas , porem não é moe.

Garotas/ garotos de oculos, aquelas meias 5/8 existem varios tipos de fanservic , toda obra tem algum, agora falar que tudo isso é moe fica beme stranho na minha opnião
Responder
 #70
O moe mais ''puro'' que já vi é o apresentado por Dalian, em Dantalian no Shoka, que comprova que não precisa ter o apelo sexual para ser moe. Lógico que vão fantasiar com ela... Imaginem! Aquela fofura pedindo os sonhos...hihihihi

@Kira Sama

Discordo de vc em certo ponto.
Em Hagure Yuusha no Estetica, a Miu é um exemplo de que peitos pulando pode ser moe. As ações apresentadas pela personagem durante o anime, o notável constragimento enquantos seus peitos estão constantemente à mostra, me deixa satisfeito, sim! Fanservice com moe é um fórmula boa, não que faça muito sucesso, mas agrada a fans.
Responder
Páginas (9): « Anterior 1 ... 5 6 7 8 9 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes