Mas o diretor pode se dar ao luxo de adaptar o roteiro da melhor forma que for cabível. Nem sempre o 1º episódio será o começo ou os subsequentes farão sentido cronológico.
Suzumiya Haruhi, Berserk, Mawaru Penguindrum, etc, ganharam tal liberdade.
|
|
(31/03/2012, 13:39)Raffael Escreveu: Foda a cena da Saber andando na Moto...
(01/04/2012, 00:42)mirukage Escreveu: Mas o diretor pode se dar ao luxo de adaptar o roteiro da melhor forma que for cabível. Nem sempre o 1º episódio será o começo ou os subsequentes farão sentido cronológico.
Suzumiya Haruhi, Berserk, Mawaru Penguindrum, etc, ganharam tal liberdade.
|
|
Sinceramente...fodas todas as cenas da Saber...
Depende do diretor, roteirista e etc. Nem sempre as decisões criativas são do diretor.
E Haruhi e Berserk são fora de cronologia mesmo nos originais, então não teve muito a ver com decisão da direção. Mawaru é original para anime não?
(01/04/2012, 00:49)Thanos Escreveu: Depende do diretor, roteirista e etc. Nem sempre as decisões criativas são do diretor.
E Haruhi e Berserk são fora de cronologia mesmo nos originais, então não teve muito a ver com decisão da direção. Mawaru é original para anime não?
Sim, nem sempre.
Não posso afirmar pois não li os originais. Mas acredito que não seja da forma que foi apresentado, pois são mídias diferentes.
No caso de Berserk, o roteirista do filme está aí pra adaptar de outra forma o roteiro do mangá. Ao que tudo indica o anime divergiu do mangá, pois está sendo mais fiel, apesar de "corrido". Em Mawaru, o diretor guiou o roteiro original com todos os recursos que conseguiu, alterando a seu gosto. O resultado foi mais que original.
Já Haruhi, imagino sendo mais fiel, tendo a cronologia bagunçada no original também (foi um mal exemplo meu, imagino).
Antigamente o roteirista do anime mudava a seu gosto o roteiro da obra original (não são as mesmas pessoas, na maioria das vezes). Daí temos animes muito diferentes dos originais como Master Keaton, Utena, Trigun, Versailles no Bara, Fullmetal Alchemist e tantos outros.
Hoje em dia, tem-se a preocupação de deixar o mais fiel possível. Tem seu lado bom, mas também há o ruim.
|
|
Berserk anime foi igual. O que cortaram foi por questões de espaço mesmo, por não serem tão relevantes como o resto, e também por censura.
Mas a estrutura foi a mesma, contar o passado, depois o presente. Se bem que o anime só ficou no passado. Mas isso por que não teve mais temporadas.
No caso de Utena o anime é o original digamos assim, mas o mangá e o anime foram feitos para serem lançados juntos, e seguiram caminhos diferentes. O anime não é adaptação do mangá.
Então, tanto roteiristas e diretores alterar a obra, depende dos nomes, das produtoras e etc. Em animes originais o diretor em geral possui mais poder criativo que os roteiristas, o contrário é comum em adaptações (claro que há exceções, para nomes famosos).
(01/04/2012, 03:24)Night Escreveu: Nada haver com o tópico, mas eu queria muito mais um anime memorável nessa temporada, já deu a ressaca de Mawaru, né?
Pode ser qualquer um, só quero matar minha falta de anime com algo bom de verdade.
Esta temporada tem algumas promessas. Nenhum do estilo de Mawaru, mas possivelmente memoráveis de outra maneira.