Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
Enquete: Vocês gostariam de ver artigos sobre qual outro aspecto no blog Mahjong School?
Yakus (é diferente da teoria que já está no blog:estratégia, como formar)
0%
0 0%
Dora/Aka Dora (por exemplo, como jogar pensando em incorporá-las na mão)
0%
0 0%
Mãos abertas (quando compensa, quais os problemas)
8.33%
1 8.33%
Riichi (quando declarar, quais os riscos/análise avançada)
16.67%
2 16.67%
Defesa (Betaori, pedras seguras, Suji, Kabe, Mawashi, Uchi, leitura de descartes)
16.67%
2 16.67%
Adaptação (como lidar com situações específicas)
16.67%
2 16.67%
Ataque/Defesa (quando atacar, quando defender - também é muito importante)
41.67%
5 41.67%
Total 12 votos 100%
* Você votou neste item. [Mostrar Resultados]

Riichi! - Tópico oficial de mahjong japonês

Tópico em 'Jogos & Consoles' criado por lnisishima em 14/05/2012, 20:03.
Páginas ({1}): « Anterior 1 ... 336 337 338 339 340 ... 378 Próximo »
3772 respostas neste tópico
 #3.371
Responder
 #3.372
(01/02/2014, 08:40)lnisishima Escreveu: 3 - Não sinto mais emoção jogando mahjong, sendo ganhando ou perdendo o jogo é frustrante.
    - Se perco é ridículo pensar que mesmo não tendo levado Ron e jogado o meu melhor ainda fiquei em último ou terceiro.
    - Se ganho, as vezes penso até que tomei uma decisão certa aqui e ali que me deram a vitória, mas mesmo assim é passível de creditar isso as boas compras e as boas mãos.
    Eu sei o que significa "habilidade" em mahjong, só que minha mente simplesmente não aceita que isso é uma habilidade válida para dizer "nossa, esse cara é realmente foda!".
    Em resumo, não sinto emoção nenhuma, mesmo com as vitórias.

Cara, isso me entristece muito.

Achei um desperdício tanto a exclusão do seu blog, que era uma ótima referência em português e, ainda que não fosse mais atualizado, tinha muitos leitores, quanto o fato de um jogador do seu nível parar. Eu entendo que é ruim perder, e é nessas horas que a gente começa a questionar a "validade" do jogo e decide simplesmente esquecer isso. Mas, depois de ler tudo o que eu li, acho difícil colocar a maior parte da culpa na conta da (falta de) "sorte". Psicológico, sim, pode ser um problema nesse jogo (experiência própria).

Confesso que não entendi a parte de que "(...) isso é uma habilidade válida para dizer 'nossa, esse cara é realmente foda!"'. Para mim, habilidade no Mahjong é muito mais que isso. É analisar todos os aspectos da partida na situação em que se encontra e tomar as decisões cometendo o mínimo de erros. É isso que diferencia os profissionais: a porcentagem de erros deles é mínima. A questão é que Mahjong é um jogo de 4 pessoas e não tem como ganhar todas as partidas. Mesmo em jogos que você considera que usem 100% de habilidade, acho que isso não acontece. O que tem ser feito é, como já disse, maximizar as vitórias e minimizar as derrotas.

(01/02/2014, 08:40)lnisishima Escreveu: Vendo as partidas do Amauri contra profissionais (respeito o Amauri, mas na teoria um profissional deveria conseguir acabar com qualquer um), você percebe que a natureza do jogo é assim, pronto e acabou. Eles podem estar fazendo corpo mole nessas partidas? Podem, mas não é segredo nenhum também que mesmo brincando, em jogos onde não existe um fator sorte tão acentuado quase sempre o profissional ganha, seja numa série curta ou longa. Por causa disso sempre me perguntei: Qual a graça de um jogo assim? É frustrante você jogar mahjong a mais de 3 anos (e jogando com frequência) e daí aparecer um novato qualquer com 1 mês de jogo e vencer uma partida de você (mesmo que seja só uma). Desculpe a arrogância, mas um jogo sério e que respeita as habilidades dos seus jogadores deveria basicamente ser um jogo onde um novato é esmagado por um veterano, salvo os casos na qual ele é realmente talentoso.

Infelizmente, as partidas que mostrei parecem ter tido o efeito contrário do desejado. Compartilhei justamente para ver se animava o pessoal, além de eles poderem ver como o profissional pensa ao formar sua mão, se defender, analisar as situações, etc.

Quando você voltar, gostaria de te passar os vídeos de jogos entre profissionais. Assistindo e ouvindo os comentários, talvez dê para entender melhor como funciona a mentalidade deles. Tipo, eu ganhei contra alguns porque eles tinham motivos para descartar tal pedra ou tomar tal atitude.

E outra: isso é um Tonpuusen, velho. Nesse tipo de jogo, realmente, qualquer um pode ganhar. (Além de ser um amistoso, sem valer nada. Duvido que eles jogariam assim valendo o título de Dan deles, por exemplo.) Agora, se me colocar pra jogar 10 Hanchans contra três Pros, tenho certeza de que sairei de lá destruído. Piscada Por isso que, normalmente, os torneios e partidas mais sérias são decididos em vários Hanchans, considerando a pontuação total, e não em uma única partida. Um jogo só não é parâmetro de muita coisa no Mahjong, que dirá meio jogo (Tonpuu).

Ah, e também tem o fato de que só um jogador é profissional. Outra coisa que diferencia o Mahjong do Go ou Shogi é que as ações dos outros jogadores podem, vez outra, afetar o seu resultado. Ele não tem como evitar que os outros jogadores paguem mãos para os outros (na verdade, muitas vezes, eles conseguem: é só ir para cima e bater antes ou usar o Mawashi). No LoL, que você citou, por exemplo, vejo direto o Leonardo e outras pessoas reclamando de gente que fez besteira no time deles no Facebook e tal. (Falando em LoL, lembra desse post que você publicou? http://osamuko.com/10-league-of-legends-...hou-player) No Mahjong, é mais ou menos assim também. O negócio é aprender a controlar isso e não deixar mais esses outros fatores influenciarem o seu jogo.

Por isso que eu enalteço tanto o Tenhou: o matchmaking deles é excelente e, na maioria das vezes, o jogo é entre pessoas do mesmo nível (pelo menos no Joukyuu é assim).

Enfim, acho que, para chegar no nível de um jogador da sala Houou (7º Dan com Rating de 2000 ou mais), não dá para contar só com a "sorte". Tem que ter bem mais do que isso. O mesmo se aplica aos profissionais.

E a minha certeza de que habilidade influencia o jogo vem só de ver quanta coisa já foi escrita sobre teoria. Quando fiz a votação, vocês puderam ver quantas "áreas" de competência existem no Mahjong (isso só daquele site: tem coisas muito mais específicas, é só ver a quantidade de livros de Mahjong na Amazon japonesa), e é justamente por isso que, para mim, esse jogo é tão fascinante. Sempre vai ter algo para você aprender, e cada jogo é diferente, com estratégias e situações diversas, que exigirão decisões sobre cada aspecto diferente.

Em vez de sorte, prefiro acreditar na competência do jogador.

Eu brinquei com o Sydonay falando do Baiman hackeado que ele fez, mas foi totalmente mérito dele e erro meu de não ter declarado Riichi assim que fiquei em Tenpai, no 4º turno. Ele tinha o Kan em mente, conseguiu fazê-lo e foi recompensado pelas Kan/Ura Doras (esse era o objetivo dele, presumo). Ele fez a própria sorte.

Se fôssemos ver a teoria do Riichi, tenho quase certeza de que eu errei, porque era o Oya e minha mão valia pelo menos 9600 (Riichi, Tanyao, Chiitoi). O resultado foi implacável.

Pensando nisso, veja a quantidade de erros relacionados à eficiência, defesa, Riichi/Dama, Dora, formação de Yakus, quando atacar/defender e sobre como agir em situações específicas que podemos acabar cometendo. Muitas vezes, nem sabemos onde erramos, e isso é normal. A menos que o senso de lógica da pessoa seja incrivelmente elevado, tem vários detalhes sutis que só percebemos quando alguém nos mostra explicitamente.

Por isso que, para mim, um jogador habilidoso é quem domina tudo isso e sabe o que fazer com cada mão para evitar erros e buscar alternativas.

Os resultados não mentem.

Desculpe pela resposta gigante também, mas queria, no mínimo, fazer você entender, ou relembrar, que tem muito mais no Mahjong do que a gente pensa (digo "a gente" porque também já parei de jogar algumas vezes por pensar exatamente da mesma forma que você).

Eu poderia ficar falando mais um século para te "convencer", mas, se você realmente deixou de gostar do jogo, de nada adiantaria.

Quanto à sua vida pessoal, desejo muita sorte porque você merece, é capaz e esforçado, uma prova simples disso é essa comunidade de Mahjong que foi criada por você, praticamente sozinho.

Como disseram, não vejo necessidade de se desligar do pessoal que você conheceu por causa do jogo, afinal, eles têm sentimentos. Crying (XD)

Mas falando sério: não seja tão radical quanto a isso. Conversar com os amigos, mesmo que de vez em quando, é sempre bom.

E, se quiser voltar um dia, saiba que, com certeza, as portas estarão sempre abertas.

頑張れ!
Responder
 #3.373
Olha o q o cidadão da minha direita aprontou.Icon_eekIcon_eek
http://tenhou.net/0/?log=2014020403gm-0089-0000-d9ee0de2&tw=3

Tem momentos q o Mahjong é muito injusto.
Responder
 #3.374
(03/02/2014, 15:53)Bebop Escreveu: Olha o q o cidadão da minha direita aprontou.Icon_eekIcon_eek
http://tenhou.net/0/?log=2014020403gm-0089-0000-d9ee0de2&tw=3

Tem momentos q o Mahjong é muito injusto.

Mas você buscando o resultado foi melhor ainda.

Não me admira estar no 2º Dan, enquanto que ele provavelmente vai ficar estagnado no 1º se continuar jogando desse jeito...
Responder
 #3.375
(03/02/2014, 15:58)Amauri Escreveu: Mas você buscando o resultado foi melhor ainda.

Não me admira estar no 2º Dan, enquanto que ele provavelmente vai ficar estagnado no 1º se continuar jogando desse jeito...

Verdade. Gastei muitos neurônios para buscar esse segundo lugar.
O cara fechou várias mãos com espera única e ainda virava ura dora.
Foi bem tenso.
Responder
 #3.376
eu invejo muito esse pessoal que consegue sempre desenvolver as mãos tão bem...
Responder
 #3.377
Wub Kyuubey Coolface Fuuu
Responder
 #3.378
Responder
 #3.379
Eu ia responder, mas me esqueci.
Agradeco os comentarios.
A palavra “escoria” importei de um amigo do topico de SC2.
Se quiser da pra falar por Skype, e mais facil.
Responder
 #3.380
Responder
Páginas ({1}): « Anterior 1 ... 336 337 338 339 340 ... 378 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes