(28/07/2012, 23:39)Pann Escreveu: Estava pesquisando sobre essa bolsa, e encontrei esse fórum.
Espero que possamos trocar muitas e muitas informações!
Vou tentar pesquisa, apesar de que ainda falta 3 anos pra me formar ainda D:
Já penso em que tipo de pesquisa fazer.
Pretendo começar algo aqui mesmo em minha Universidade, - isso se o Governo e a Universidade liberar xD - tipo Iniciação Cientifica.
Enquanto isso, vou estudando Japonês e inglês e é sempre bom ler esses fóruns e ver as experiencias do pessoal. Saber que há outras pessoas que querem ir ao Japão dá um medinho, mas ao mesmo tempo, certa motivação =]
Sorte para nós! \o
IC vale a pena na faculdade, isso se você não for estagiar tão cedo.
Eu planejo fazer a prova pra pesquisa esse ano e meu maior dilema agora é escolher um tema pra fazer minha proposta. Estou envolvido com 2 pesquisas diferentes e isso dá uma bela dor de cabeça na hora de decidir
E é bom saber que tem por volta de 150 candidatos aqui em São Paulo. Isso já me força a ter que ir ainda melhor do que imaginava se eu quiser ter alguma chance, já que meu histórico escolar não é aquelas coisas. No último caso é usar contatos pra ver se vou pra lá ano que vem o/
Eu estava interessado na bolsa MEXT, e na procura de mais informações, lembrei daqui.
Algum entendido poderia tirar certas dúvidas;
1° - Quanto ao histórico escolar, como eles tiram as médias para definir se o nível é satisfatório ou não? Alguém que ficou de recuperação em alguma matéria durante o Ensino Médio teria suas chances totalmente castradas?
2° - Eu sou do Nordeste e durante o FAQ (http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cult...1_graa.htm) diz que as inscrições devem ser feitas pessoalmente ou pelos Correios, nesse caso, eu teria de viajar para São Paulo ou pedir para que alguém por lá faça a minha inscrição?
3° - O nosso colega "forístico" martec falou sobre a prova e a entrevista em japonês, isso foi uma opção que ele escolheu ou é algo obrigatório para a prova? E se eu quisesse faze-la em Inglês, seria algo considerado? Porque o meu Japonês não é lá muito seguro e só tenho experiência com a leitura de alguns mangás, texto aleatórios do 2ch e VN's.
Eu estava interessado na bolsa MEXT, e na procura de mais informações, lembrei daqui.
Algum entendido poderia tirar certas dúvidas;
1° - Quanto ao histórico escolar, como eles tiram as médias para definir se o nível é satisfatório ou não? Alguém que ficou de recuperação em alguma matéria durante o Ensino Médio teria suas chances totalmente castradas?
segundo o site do consulado do Japão
Consulado: Histórico ou boletim do ensino médio com média mínima de 7,0 ou conceito B, PS (Plenam. Satisf.), ou MB (Muito Bom) nas matérias relevantes. Estudantes que já estejam cursando o nível superior estão isentos dessa avaliação desde que apresentem atestado de matrícula ou histórico escolar da universidade juntamente com o histórico do ensino médio no ato da inscrição.
(26/03/2013, 17:18)Gorgoroth Escreveu: 2° - Eu sou do Nordeste e durante o FAQ (http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cult...1_graa.htm) diz que as inscrições devem ser feitas pessoalmente ou pelos Correios, nesse caso, eu teria de viajar para São Paulo ou pedir para que alguém por lá faça a minha inscrição?
(26/03/2013, 17:18)Gorgoroth Escreveu: 3° - O nosso colega "forístico" martec falou sobre a prova e a entrevista em japonês, isso foi uma opção que ele escolheu ou é algo obrigatório para a prova? E se eu quisesse faze-la em Inglês, seria algo considerado? Porque o meu Japonês não é lá muito seguro e só tenho experiência com a leitura de alguns mangás, texto aleatórios do 2ch e VN's.
Ah, é para graduação no caso, para Exatas.
vc pode fazer em inglês. Não é obrigatório saber japonês para concorrer a bolsa.
Olá, eu faço preparatório no Sistema Elite de Ensino para IME/ITA e estou interessado na bolsa mas o problema de meu preparatório é que são não são ministradas algumas aulas que a prova deve cobrar, será que não é melhor eu mudar meu preparatorio para algo mais amplo?
OBS:Quero fazer Graduação em História( eu sei, nada a ver com quem faz preparatorio para faculdades focadas em engenharia)
vou testar meu conhecimento no ENEM esse ano, a uns 3 anos atrás lembro que tirei 860, pq ferraram o meu lindo texto #sad, vamos ver se consigo manter a base. Mas não tenho tanto interesse em estudar no japão, para voltar para a faculdade hoje, eu só aceitaria se fosse no MIT, Harvard ou algo tão pesado do gênero.
Meio tarde, mas Matheus Antero: Acho melhor sim mudar ou ao menos tentar revisar o que já viu antes porque é sempre bom estar preparado para essas provas.
E bem, falta menos de uma semana pra prova de línguas aqui em São Paulo e acabei de perceber que meu nível caiu demais nesse último ano. Pelo jeito vou ter que (tentar) revisar muita coisa nesse feriado
Então, na verdade quem achou esse forum foi a minha mãe, e agradeço a ela por isso. Fui chamada para fazer a prova do Consulado de Curitiba, para a prova do curso de Graduação.
Queria saber se as provas exatas em inglês são obrigatórias, porque embora eu entenda alguma coisa, ainda é complicado. Vivi 13 anos no Japão durante a minha infância e estou terminando o ensino médio, acham que tenho alguma chance?