Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Bolsa MEXT 2012 - Pesquisa


Páginas (13): 1 2 3 4 5 ... 13 Próximo »
124 respostas neste tópico
 #1
Olá, Pessoal...

Esse vai ser o primeiro tópico desse novo fórum Lingua ...

Vamos lá...

A bolsa de MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia) 2012 (pesquisa), é bolsa concedida por governo Japonês e a seleção de candidatos e dividido em duas fases...
A primeira fase é a inscrição, análise dos documentos entregues, prova escrita (japonês e inglês) e entrevista. A segunda fase é envio dos documentos para o Japão para ser anlisado pelo MEXT.

Pois bem, para fazer a inscrição precisa juntar montes de documentos solicitados por MEXT, mas cada consulado dá uma modificada, o consulado de São Paulo tem exigência menor que muitos outros consulados. O consulado onde eu fiz a inscrição tinha exigência maior, por exemplo, projeto de pesquisa em inglês ou japonês, diferente do consulado de São Paulo que teria que ser em português na primeira fase.

Para fazer a inscrição pedi ajuda de um amigo, para poder traduzir projeto de pesquisa para inglês, mesmo sabendo que projeto de pesquisa poderia ser apenas uma das líguas (inglês ou japonês), eu fiz também a tradução em Japonês e entreguei. No dia que fiz a inscrição (entrega de documentos), o cara do consulado me fala que irá fazer pré seleção e que não serão todos que farão a prova. Pois bem, eu pensava que todos os inscritos fariam a prova como no consulado de São Paulo, mas parece que o esquema aqui é diferente.

No dia 02/06/2011 recebo e-mail do consulado dizendo que eu fui selecionado para fazer a prova escrita. No manual consta que a prova de inglês é opcional, mas neste consulado não é bem assim, pode entregar a prova em branco, mas que precisa estar presente em ambas as provas (inglês e japonês), para assinar a prova. Pois bem, nem indaguei com isso, sim, mesmo no outro consulado, por exemplo, de São Paulo dizendo que é opcional e que até no manual do MEXT (em japonês e inglês) dizendo que é opcional.

Chegando no dia da prova que seria hoje 06/06/2011, eu cheguei no local da prova com uns 40 minutos de antecedência, e deparo já na cara com 8 candidatos, e dois deles lendo light novel em japonês. Sim, minha auto confiança foi lá em baixo. Pensa bem uma pessoa como eu que não conhece um japa se quer que saiba o basico de japonês, e chegando no local deparo com as pessoas de outro nível. Lógico não deixei isso abater. Antes de mais nada, eu cheguei no local decidido entregar a prova de inglês em branco, já que a prova de inglês tem duração de uma hora e japonês que viria em seguida tinha duas horas. Ou seja, fazer a prova que tenho mais afinidade (japonês) com mente cansada devido a prova de inglês não seria nada interessante pra mim. Ao entrar na sala tinha cerca de 20 candidatos, lógico é um número pequeno para um consulado que atende dois estados, mas esse número se deve principalmente a eliminação de vários candidatos na pré seleção. Pois bem, como eu tinha dito anteriormente entreguei a prova de inglês em branco com apenas meu nome na prova. O problema era esperar uma hora sentado sem poder sair da sala, mas até que o tempo passou rápido. Chegando quase no fim da prova de inglês, pessoal começou a passar as respostas na folha de resposta e eu fiquei olhando por lados (niguém reclamou com isso, já que eu mal abri o caderno da prova), o mais engraçados e que as respostas do candidato que estava sentando do meu lado era totalmente diferente do candidato que estava sentado atrás deste, ou seja, tinha alguma coisa errada Icon_lol .

Acabando a prova de inglês, teve dez minutos de intervalo antes do começo de prova de japonês. Eu estava meio que ancioso, pois sabia que diferente de anos anteriores a prova de japonês teria duas horas de duração contra uma hora de anos passados. Eu desejva uma prova semelhante como do ano passado, onde só tinha questões de interpretação, mas quando abri a prova vi que era semelhante com anos 2006, 2007 e 2008 onde a prova eram divididas em A, B, C. O esquema da prova deste ano realmente é igual dos anos 2006, 2007 e 2008 que na prova A é nível básico a B é intermediário e a C é avançado. Realmente o avançado é difícil, mas nada impossível. De toda forma, mesmo eu que fiz apenas a prova japonesa sai do local bastante cansado, realmente ter escolhido fazer apenas a prova de japonês não foi uma escolha tão ruim. Eu acho que não fiz feio na prova, porém também não tão bonito para tirar acima dos 90/100. Agora só aguardar o contato deles se serei ou não chamado para entrevista que será realizado no dia 16/06/2011.

Pessoal torçam por mim...

Maiores informações sobre a bolsa: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1.htm
Responder
 #2
Boa sorte martec o/

Já tinha visto sobre o MEXT (queria ter feito a de graduação, mas descobri no ano limite e quando já tava no segundo ano da faculdade, daí...) e não pensei que ia encontrar alguém que tivesse experiência com isso. Só por ter lido o seu post já foi algo interessante pra mim, afinal eu tenho intenção de tentar pegar alguma bolsa mais pra frente.

Btw, você fez onde essa prova? Já que deu para ver que era bem mais rígido (?) e não era aqui em São Paulo.
Responder
 #3
Ii-kun Escreveu:Boa sorte martec o/

Já tinha visto sobre o MEXT (queria ter feito a de graduação, mas descobri no ano limite e quando já tava no segundo ano da faculdade, daí...) e não pensei que ia encontrar alguém que tivesse experiência com isso. Só por ter lido o seu post já foi algo interessante pra mim, afinal eu tenho intenção de tentar pegar alguma bolsa mais pra frente.

Btw, você fez onde essa prova? Já que deu para ver que era bem mais rígido (?) e não era aqui em São Paulo.

olá... como não sei se posso tornar essas informações de forma pública eu mandarei onde fiz via MP...
por isso que escrevi dessa forma (para o consulado não saber quem eu sou)... alías se não fosse um fórum desconhecido (só tem vc eu cadastrado aqui) nem teria escrito... hauhahau

e que muito provavelmente essas provas serão iguais para outras bolsas como graduação (pelo menos nos anos anteriores foram)... e para graduação a prova só mês que vem...
então vazar como é a prova não deve agradar o pessoal do consulado hauhaua Icon_lol Icon_lol

Eu também queria ter feito para graduação... mas descobri sobre MEXT muito tarde... Triste
Responder
 #4
Recebi e-mail do consulado informando que passei na prova escrita...
Sinceramente... Não pensei que iria tão longe... Mas agora tenho que botar a minha cabeça no lugar para poder fazer boa entrevista...
O problema que não sou bom em entrvistas... Fico muito nervoso... Ainda mais nesse caso que almejo muito pela essa bolsa... Consequentemente acaba criando o medo de perder essa chance...
Agora to em dúvida... O que será que eles vão perguntar??? Não faço ideias... Será que vão querer que fale um pouco de japa... já que só fiz a prova da língua japonesa?
bem... não sei hauahua...

Bem, agora aguardar o dia 16 para fazer a entrevista... no dia seguinte da entrevista eles já terão o resultado da entrevista...

qualquer novidade posto aqui...

EDIT: WTF... Digitei "bolsa mext 2012", é o primeiro resultado aqui no google... ta ai no pessoal também?... lol
Responder
 #5
Parabéns martec!

E valeu pela resposta antes, tinha esquecido de responder por causa da correria que estou passando ultimamente...

Entrevistas são complicadas mesmo, mas o jeito é tentar ir com calma e bom humor, já que isso sempre ajuda na hora. Tenho um pequeno trauma em entrevistas em grupo porque daquela vez em toda pergunta mais complicada eu tinha que começar respondendo...
Sobre a entrevista, será que eles não vão perguntar algumas coisas sobre o seu projeto de pesquisa? Fiz algo do tipo, mas mais informal ano passado e me perguntaram isso, se eu realmente sabia falar jp/eng, coisas do tipo. E a maior parte das coisas foi em jp (principalmente porque tinha falado que ia fazer a prova do N1)...

Boa sorte e vai com confiança (pelo menos um pouco xD) na hora o/

PS: primeiro resultado da "bolsa mext 2012" é esse link mesmo Icon_lol
Responder
 #6
Ii-kun Escreveu:Parabéns martec!

E valeu pela resposta antes, tinha esquecido de responder por causa da correria que estou passando ultimamente...

Entrevistas são complicadas mesmo, mas o jeito é tentar ir com calma e bom humor, já que isso sempre ajuda na hora. Tenho um pequeno trauma em entrevistas em grupo porque daquela vez em toda pergunta mais complicada eu tinha que começar respondendo...
Sobre a entrevista, será que eles não vão perguntar algumas coisas sobre o seu projeto de pesquisa? Fiz algo do tipo, mas mais informal ano passado e me perguntaram isso, se eu realmente sabia falar jp/eng, coisas do tipo. E a maior parte das coisas foi em jp (principalmente porque tinha falado que ia fazer a prova do N1)...

Boa sorte e vai com confiança (pelo menos um pouco xD) na hora o/

PS: primeiro resultado da "bolsa mext 2012" é esse link mesmo Icon_lol

valew pelas dicas cara... Piscada

Ps: Eu não entendo como essas buscas funcionam... Esse fórum é praticamente desconhecido. lol...
Responder
 #7
Nem, é só um pouco da minha experiência com isso. Se bem que nunca me dei bem e quando podia não tinha os requisitos necessários Icon_lol

PS: Não é porque é o único site que tem escrito "bolsa mext 2012" exatamente nessa ordem? Já que os outros tem "pesquisa" e outras palavras no meio? xD
Responder
 #8
Ii-kun Escreveu:Nem, é só um pouco da minha experiência com isso. Se bem que nunca me dei bem e quando podia não tinha os requisitos necessários Icon_lol

PS: Não é porque é o único site que tem escrito "bolsa mext 2012" exatamente nessa ordem? Já que os outros tem "pesquisa" e outras palavras no meio? xD

Eu estava lendo o manual de candidato...

e sobre a entrevista ta escrito assim

日本留学に対する明確な目的意識を持ち、日本の大学についての情報収集を行っている者であることなど。

Sério não entendi... Não que não tenha entendido... Mas ta vago demais. O que você acha? Que tipo de informações sobre as universidades japonesa que eles querem saber? Com isso eles podem perguntar mil uma coisa. Triste

Ps. realmente... talvez seja isso mesmo... se botar na pesqusia do google "mext 2012 bolsa" já cai um pouco... E se botar "pesquisa mext 2012" só aparce na segunda página.
Responder
 #9
Pior que tá meio vago mesmo... Mas será que não vão perguntar em algo mais focado na(s) faculdades que você ta pretendendo ir? Porque se não for assim, podem perguntar qualquer coisa mesmo...
Responder
 #10
Ii-kun Escreveu:Pior que tá meio vago mesmo... Mas será que não vão perguntar em algo mais focado na(s) faculdades que você ta pretendendo ir? Porque se não for assim, podem perguntar qualquer coisa mesmo...

Pois é ta complicado...
pior que é amanhã...
se for sobre facul japonesa que eu saiba é bem parecido daqui...
a forma de ingressar (tirando o 推薦), quantidade de anos... divisões de departamentos...
lógico lá tem clube de monte de coisa como nos colégios etc...

de toda forma vou tentar imaginar o que eles vão perguntar... e vou elaborando as respostas na mente...
Responder
Páginas (13): 1 2 3 4 5 ... 13 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes