E assim o anime de bakuman passa por nossas vidas, como uma ferrari alugada que vira a esquina...
Falando sério agora, adorei o final, achei muito superior ao do mangá. O jeito como eles resolveram os outros personagens ficou ótimo, até referência ao odiado Nanamine-kun teve. A aparição do Hiramaru e da Aoki também foi deveras superior se comparado ao mangá...
Agora no final do anime eu senti uma melancolia que não senti no final do manga, acho que devido a raiva com o final 'supreendente' (no bom e no mal sentido). Comecei a me lembrar do não-tão-longinquo ano de 2010 quando comecei a ler o manga, mais tarde no mesmo ano o anime começou. Também foi o primeiro manga que eu lí antes de virar anime...
Só agora no final que eu notei que também caparam aquela participação do Fukuda defendendo o Ashirogi no programa de rádio de Giri. Teria sido legal ver essa parte no anime.
(31/03/2013, 21:04)Bruno Jordani Escreveu: E assim o anime de bakuman passa por nossas vidas, como uma ferrari alugada que vira a esquina...
Falando sério agora, adorei o final, achei muito superior ao do mangá. O jeito como eles resolveram os outros personagens ficou ótimo, até referência ao odiado Nanamine-kun teve. A aparição do Hiramaru e da Aoki também foi deveras superior se comparado ao mangá...
Agora no final do anime eu senti uma melancolia que não senti no final do manga, acho que devido a raiva com o final 'supreendente' (no bom e no mal sentido). Comecei a me lembrar do não-tão-longinquo ano de 2010 quando comecei a ler o manga, mais tarde no mesmo ano o anime começou. Também foi o primeiro manga que eu lí antes de virar anime...
Só agora no final que eu notei que também caparam aquela participação do Fukuda defendendo o Ashirogi no programa de rádio de Giri. Teria sido legal ver essa parte no anime.
Bakuman chega a representar uma crítica as editoras de mangás ou todas as brigas não representam a realidade?
(31/03/2013, 21:17)thalos Escreveu: Bakuman chega a representar uma crítica as editoras de mangás ou todas as brigas não representam a realidade?
Não acho que Bakuman seja uma crítica as editoras ou ao sistema editorial, apesar de em certo ponto Fukuda até crítica o sistema da Jump, dizendo que as votações não possibilitavam que um autor criasse um mangá com personagem fraco e que fosse evoluindo ao passar do tempo.
Eu vejo Bakuman mais como um retrato da ideologia de Tsugumi Ohba. Usando Mashiro e Tagaki como seu avatar (principalemente Tagaki, que seria o representante dele em relação a dupla Ohba/Obata) ele diz o que pensa a respeito do mercado de mangas, do que é ser um mangaka. Ele critia o moe, os otakus, os fãs desembestados de Idols. Essa crítica é suavizada no anime provavelmente por conta do currículo da JC Staff: Toradora, Milky Holmes, Azumanga... Afinal, quem atiraria pedras no próprio telhado de vidro?