eu quero poder jogar logo no JRM... ninguém quer me guiar nessa iniciação não?
add msn, skype, sei lá, o que for melhor, preciso de ajuda pra fazer o registro e no caso, jogar as primeiras partidas também né ^^ olhar se não tem nada diferente da versão do game design, como começar uma partida, etc...
sobre kans... pra mim o maior problema que eles podem causar é quando você declara riichi esperando por 1 única e exclusiva peça e vai outro lá e declara um kan dela x.x
(12/06/2012, 23:38)Saymon Escreveu: Fiz meu primeiro Rinshan Tsumo, me emocionei forte aqui.
Spoiler: Imagem
Ow parabéns.
É difícil fazer um Rinshan Tsumo a partir de Riichi.
(13/06/2012, 02:55)Saito Escreveu: eu quero poder jogar logo no JRM... ninguém quer me guiar nessa iniciação não?
add msn, skype, sei lá, o que for melhor, preciso de ajuda pra fazer o registro e no caso, jogar as primeiras partidas também né ^^ olhar se não tem nada diferente da versão do game design, como começar uma partida, etc...
sobre kans... pra mim o maior problema que eles podem causar é quando você declara riichi esperando por 1 única e exclusiva peça e vai outro lá e declara um kan dela x.x
Ainda quero fazer o tutorial, mas é foda que tem que tirar os screens e tals, daí demora tempo. Daqui a umas duas semanas deve sair algo.
(13/06/2012, 00:24)Sydonay Escreveu: Estava eu em um jogo, no Orasu, em 3º lugar, e eu era o Oya. Chega um momento do jogo em que surge um Kan fechado na minha mão, e então eu penso: "Como não tem Kan Dora, sempre é vantagem declarar um Kan fechado", e declarei o Kan, e então...
Spoiler: suspense
levei um Ron do cara que fechou um Kokushi Musou! Mentira.
esqueci que 4 Kan dá empate se não forem feitos pelo mesmo jogador e já tinha 3 Kans declarados na mesa, então a rodada terminou em empate porque, assim finalizando a partida.
Enfim, joguei no lixo a possibilidade de virar o jogo por descuido.
Minha reação não foi outra senão /o\ e orz
Muito bom post. Gostei das entrevistas, interessante o fato da nome da jogadora ser Saki.
Não sabia que Mahjong ainda era visto como jogo de Yakuza por algumas pessaos nos dias de hoje, até porque sabia que existia todo um cenário profissional de Mahjong, apesar de apenas ter conhecimento superficial sobre isso.
E interessante esse Ron2. Dei uma olhada lá no site e dá até pra jogar de graça, mas é tão limitado que não vale a pena.
Engraçado que o jogo tenha um visual tão simples. Por ser ligado à Liga Profissional, espera mais desse aspecto, mesmo você tendo dito que não é melhor que o do JRM.
E tem até alguns jogadores profissionais que jogam no JRM também, mas lá não é esse o foco, então eles não tem nenhum privilégio em relação a outros jogadores.
É capaz de termos jogado com algum uma vez ou outra sem saber.
Bom, é o que sempre digo, pode parecer besteira, mas as vezes uns detalhes bestas e mínimos podem decidir uma partida. Da última vez que fiquei um tempo sem jogar mahjong havia parado porque pensei que nunca mais melhoraria em nada, pois o jogo era pura sorte. Depois de passar alguns meses voltei a jogar e comecei a perceber que certos padrões de descarte e mesmo jogadas que fazia (com aquela questão do Kan inclusa) me fizeram perder muitas partidas ganhas, que perdi muito mais por ser descuidado do que pela sorte.
Sobre o mahjong profissional, infelizmente muita gente ainda tem esse tipo de pensamento. Muito provavelmente o pessoal que conhecer mahjong via Saki terá outro pensamento, o que acho muito bom. O Ron2 é muito simples, ele tem o básico que todo jogo de mahjong tem, sendo sincero, é até pior do que outras opções pagas, como o Marujan, o Tenhou (a parte paga) e etc. Mas é patrocinado pela liga japonesa, e só isso já faz muita diferença
(13/06/2012, 13:41)Saito Escreveu: meu primeiro rinshan.... mas foi uma mão tão fraca, fazer o que né? eu to com as mãos + péssimas do que nunca hoje kkk
Spoiler: Imagem
Mesmo sendo uma mão fraca, Rinshan é sempre especial, até porque normalmente Rinshan sai em mãos fracas.
Alguém aqui já ouviu a frase "A melhor defesa é o ataque"?. Essa frase é muito usada em diversos tipos de esportes e jogos e na maioria dos casos condiz muito com a realidade deles, afinal não vale a pena ficar na defensiva, o ideal é atacar, conseguir os resultados e correr para o abraço. Infelizmente em alguns esportes e jogos essa postura ofensiva nem sempre termina em alegria, afinal a vitória não é simplesmente alcançada num único ato, sendo um processo que exige muito mais a constância do jogador ou do esportista, do que um mero ato de brilho, então é preciso saber a hora de atacar e defender. E esse é mais ou menos o caso do mahjong, mais especificamente o caso do mahjong japonês.
Os iniciantes não costumam pensar muito em se defender, até porque não tem muita ideia de como fazer isso e nem tem a noção que em determinados momentos é o melhor a se fazer. Isso cria situações complicadas, pois muitos jogadores perdem partidas seguidas sem entender muito o porque, jogando na maioria das vezes a culpa na sorte do outro jogador. Como já disse, a sorte conta muito no mahjong, mas não é por isso que você fará de tudo para aumentar a sorte do seu oponente. Considerar o mahjong como um jogo na qual a defesa é mais importante que o ataque é o primeiro passo para evitar perder a toa.
A lógica no mahjong japonês é que se você não pode vencer, então o melhor é não perder. Pode parecer óbvio, mas por não perder considere não tomar um Ron do outro jogador e ter que pagar com os seus próprios pontos o sucesso dele. O melhor é deixar que outro jogador pague esses pontos ou no pior dos casos que os custos sejam divididos entre os três jogadores perdedores. Claro que não é legal tomar um Tsumo quando se está no vento leste (o que obriga a pagar o dobro de pontos), mas é um custo e prejuízo pequeno, considerando a chance de virar o jogo posteriormente. Em mahjong é preciso ter muita calma, paciência e sangue frio. Vitórias são ganhas por quem consegue manter a cabeça no lugar, enquanto a derrota vem de qualquer mínimo deslize e falta de paciência.
Ainda sobre essa questão de não perder, a verdade é que nem sempre a sua mão vem boa ou prestes a se formar, por isso de vez em quando é preciso jogar na defensiva e abandonar uma determinada rodada. Se em outros esportes conta a máxima "A melhor defesa é o ataque", em mahjong considere que a frase central é "O melhor ataque é a defesa". Na medida em que você evolui no mahjong é comum também decorar determinados padrões de descartes, e, consequentemente, mesmo que você jogue na defensiva, há ainda a possibilidade de fechar uma mão, caso você consiga fazer uma boa leitura dos descartes do seu oponente. Ou seja, em nenhum momento você deixa de ser defensivo, mas ataca seu oponente a partir dessa postura defensiva.
Uma dúvida que pode surgir é em relação se vale a pena ser defensivo sempre. Depende muito da situação, em jogos simples contra os amigos, nos turnos finais, os jogadores que não estão tão bem no placar podem simplesmente partir para um tudo ou nada, pois não tem nada a perder, mas certamente isso não é tão seguro nas primeiras rodadas, pelo menos não de modo imprudente. É aquilo que disse linhas atrás, no começo e na metade de jogo, tente achar uma abertura para o ataque, mas sem abandonar a defesa. Já em torneios e jogos que valorizam a constância do jogador (como o JanRyuMon), o recomendável é se manter no modo de defesa em mais de 80% do tempo, pois isso irá premiá-lo na maioria das vezes com um primeiro e segundo lugar, deixando seu saldo positivo na sequência geral de jogos.
Em linhas gerais essa é a lógica do mahjong japonês, que de diversas formas difere do estilo chinês e de outros estilos. No estilo chinês a maioria das sequências formam uma mão válida, não é o caso do estilo japonês onde existe um número limitado de sequências válidas, e, consequentemente, a capacidade e habilidade do jogador conta mais. Lembro de ter lido num site de mahjong que o estilo chinês é mais voltado a família, enquanto que o japonês é mais desafiador. E no geral é mais ou menos essa ideia, sendo que um dos desafios é justamente dominar a arte da defesa, além de usar essa defesa para esboçar ataques de vez em quando.
Galera resolvi abrir um blog sobre o assunto, já que o espaço aqui no fórum nem sempre me permite fazer os posts da forma como eu quero. A quem interessar o endereço está logo abaixo:
(23/06/2012, 15:40)lnisishima Escreveu: Galera resolvi abrir um blog sobre o assunto, já que o espaço aqui no fórum nem sempre me permite fazer os posts da forma como eu quero. A quem interessar o endereço está logo abaixo:
Devo continuar utilizando o espaço aqui do fórum para divulgar as novidades se me for permitido pelo martec.
Por hora não tem nenhum post de verdade por lá, mas assim que eu for colocando, aceito sugestões, críticas e etc.
Provável que o primeiro post de verdade do blog deixe o Saito feliz
Interessante. Irei acompanhar na medida do possível. Caso queiram parceria com a Anarchy Scans (anarchyscans.com), pretendemos lançar Saki no futuro (mas ainda precisamos de tradutores e editores). '-'
(26/06/2012, 21:17)martec Escreveu: lnisishima ele tenta e tenta... mas não consegue viver sem ter algum blog ativo...
brinks...
Tem um fundo de verdade nisso
Apesar que blog de animes eu cansei. Não ando gostando muito do que os blogs sobre o assunto falam, e como tá tudo meio unido (leia-se: panelinha) é difícil conseguir espaço "lutando" sozinho contra a "imprensa especializada". E outros assuntos que gosto, são poucos os que poderia falar com propriedade e criatividade, mahjong é realmente o único.
(26/06/2012, 21:15)Plaxsin Escreveu: Interessante. Irei acompanhar na medida do possível. Caso queiram parceria com a Anarchy Scans (anarchyscans.com), pretendemos lançar Saki no futuro (mas ainda precisamos de tradutores e editores). '-'
Seria interessante a parceria. Irei pensar sobre o assunto, já que Saki será um dos temas que comentarei aqui e ali no blog.