(03/01/2016, 14:22)Ton Tavares Escreveu: Principal entrave é a falta de apoio e incetivo as pesquisas no país, é uma vergonha europa com pouco potencial solar tem bem mais placas solares q a gente q tem sol o ano inteiro. Por isso o equipamento é caro. Se todo mundo tivesse um desse em casa, praticamente precisariamos de quase nada das hidreletricas e consequentemente das termoeletricas.
Com nosso potencial solar seria produzido mto mais energia por metro quadrado que qualquer país do mundo. E olha que nem precisa de mto espaço, o telhado é o ideal quase sempre pra instalar.
1 é fato
2 como cada equipamento é pessoal e instalado em cima da casa não acho q seria problema, mas público daria confusão.
3 o minimo q o equipamento requer é ser lavado, o cara q instala já deixa pronto e o tempo de vida util é de cerca de 25 anos.
4 esse item como moro no nordeste seria menos irrelevante pq aqui faz sol quase todo dia, mas quem mora no sul não produziria a mesma quantidade de energia daqui.
Precisa lembrar que as baterias p/ armazenar são o ítem que menos duram e o descarte delas não sai barato...
E interpérie não precisa ser somente chuvas e tempestades, qualquer ventinho que traga um bocado de areia já atrapalha... Sem contar que pode voar um objeto idiota qualquer p/ quebrar a tela e voilá manutenção.
(03/01/2016, 14:28)manju Escreveu: Até precisa sim das hidroelétricas, mas não precisaríamos tanto das termo. Sem contar que a privatização do setor elétrico foi todo mal feito, mesmo quem gostaria de vender acaba ficando é no prejuízo...
Quiz dizer pouco pq se cada um produzisse pelo menos metade da energia que consome, o impacto na rede seria mto grande. As hidro funcionaria com muita folga o ano inteiro.
Sem falar que dependendo da quantidade de placas, vai ter gente q nem vai pagar conta de luz pq toda sua energia foi produzida por ele mesmo.
(03/01/2016, 14:31)Ton Tavares Escreveu: Quiz dizer pouco pq se cada um produzisse pelo menos metade da energia que consome, o impacto na rede seria mto grande. As hidro funcionaria com muita folga o ano inteiro.
Sem falar que dependendo da quantidade de placas, vai ter gente q nem vai pagar conta de luz pq toda sua energia foi produzida por ele mesmo.
No NE sim, no resto do país depende muito, são outras condições.
(03/01/2016, 14:31)manju Escreveu: Precisa lembrar que as baterias p/ armazenar são o ítem que menos duram e o descarte delas não sai barato...
E interpérie não precisa ser somente chuvas e tempestades, qualquer ventinho que traga um bocado de areia já atrapalha... Sem contar que pode voar um objeto idiota qualquer p/ quebrar a tela e voilá manutenção.
O sistema fotovoltaico que proponho é o ligado na rede eletrica, esse não precisa de bateria. Oq precisa de bateria são os isolados.
Esse ligado na rede ele tem um inversor e um medidor. Quando vc injeta mais energia q vc usa o medidor fica no negativo, quando vc usa mais q produz fica no positivo. No final das contas a diferença entre elas é oq vc vai pagar na sua conta.
Sobre interperie só precisa ser lavado de tempos em tempos, não precisa mto mais que isso. Agora se quebra fudeu.. só outro kkk
Eu pretendo fazer pós nisso, acho q é uma boa área que futuramente vai dar certo mesmo com essas dificuldades de falta de apoio. A meu ver tem potencial enorme de negocio e vai ajudar todo mundo, acho q todo mundo não aguenta mais pagar a facada que é a conta de luz.
É esse aqui @manju
(03/01/2016, 14:48)manju Escreveu: Ligado direto na rede, interessante isso, apesar de saber o que aconteceria com o povo da distribuição e sua manutenção precária...
Há uns problemas tbm como ilhamento e contaminação q vem da rede. Aew precisa colocar uns equipamentos de proteção parece, não li mais sobre esse assunto. Isso claro encarece tudo, por isso citei a falta de apoio. Investindo e baixando os impostos dos produtos seria mais acessivel pra todo mundo.
(03/01/2016, 14:53)Ton Tavares Escreveu: Há uns problemas tbm como ilhamento e contaminação q vem da rede. Aew precisa colocar uns equipamentos de proteção parece, não li mais sobre esse assunto. Isso claro encarece tudo, por isso citei a falta de apoio. Investindo e baixando os impostos dos produtos seria mais acessivel pra todo mundo.
A última coisa que se pode esperar desse (des)governo é investimento e redução de imposto....