Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Qual o último filme você assistiu? - 2015 ~ 2017


Páginas (50): « Anterior 1 ... 39 40 41 42 43 ... 50 Próximo »
491 respostas neste tópico
 #401
Every-Night Dreams (Yogoto no Yume) de Mikio Naruse de 1933

[Imagem: eexFoh2.jpg]

Em 1933 o Naruse fez 6 filmes mudos, 3 deles perdidos. Aparentemente Kimi to Wakarete foi o primeiro seguido deste Yogoto no Yume. O último daquele ano e também o último filme mudo dele é Kagirinaki Hodo (Street Without End) que planejo assistir a seguir. Mas falemos de Every-Night Dreams por enquanto.
Ele é um filme tão simples quando o anterior, ainda mais simples e eficiente. É mais uma história de drama de pessoas pobres protagonizado por uma mulher. Se esses diretores gostavam de suas mulheres sofridas eles não gostavam dos homens que as faziam sofrer.
Quando digo que ele é mais simples é porque ele é mais simples mesmo, há menos preciosismo técnico aqui. Ainda é um filme bonito mas comparado com o anterior dá para ver que o Naruse não ficou procurando onde encaixar malabarismos técnicos, exceto "match cuts", onde ele combina o corte de uma cena com a seguinte, há muito disso aqui e é inclusive usado para evitar ter que mostrar certas cenas da narrativa. Exemplo, há um atropelamento, ele é sugerido em cena anterior onde um personagem sinaliza para outro parar na rua para um carro passar. Em cena seguinte esse mesmo personagem está em um quarto e pega um carrinho de brinquedo, antes dele colocar novamente na mesa ele dá corta e o carro sai andando e cai da mesa. Nessa hora aquele personagem que ele sinalizou antes para parar é atropelado na rua e não há necessidade de mostrar isso, já foi sugerido, em seguida apenas chega a notícia do atropelamento.

Ouvi parte de um podcast sobre o Naruse onde eles comentam esse filme, parei porque não assisti aos outros.
Os participantes comentam que o estilo conhecido do Naruse é o do pós guerra, e que ele é minimalista. De fato, o estilo que vi em When a Woman Ascends the Stairs de 1960 não chama atenção para si, ele é apenas fluido, não tenta ficar no caminho dos elenco. É como se o Naruse tivesse se divertido feito tudo que podia no início da carreira e depois sossegou.
Ele também era um cara bastante quieto, a Hideko Takamine disse em entrevista que em mais de 20 filmes que ela participou com ele o Naruse nunca deu direções sobre como atuar. Outro disse que quando ele ia comentar algo com ele ele chegava perto e cochichava no ouvido, muito tímido. É consenso que poucos o conheciam, ele era muito reservado.

Enfim, indo atrás dos filmes.
Responder
 #402
Capitão America: Guerra Civil.


[Imagem: n93ouwR.jpg]





Acho que foi o melhor filme de Super Heróis que já vi, recomendo fortemente aos fãs.
Responder
 #403
Assisti o Homem aranha e seus incríveis amigos

Spoiler: Capitão América - Guerra Civil  
Não achei tão bom quanto Winter Soldier porque não mudou tanto o status quo no final

E o Zemo ser de Sokovia foi meio preguiçoso, mas compreensível

Homem aranha e pantera negra ficaram bons

Rhodes foi o mercúrio desse filme, quem se importa com ele?
(Eu não, nem assisti homem de ferro 2 e 3)

Ah quando cheguei lá todas sessões do dia já tavam sem lugar
Responder
 #404
Street Without End (Kagirinaki Hodo) do Mikio Naruse de 1934

[Imagem: HXsNpmo.jpg]

É derivado dos outros filmes anteriores, com a adição da questão de conflito de classe no casamento.
As mulheres tinham que casar não é? Mas era difícil, qualquer besteira tornava elas indignas, imagine como era uma qualquer casar em uma família de nome, de samurai acho?
Acaba como os outros filmes do Naruse, a protagonista pode até sofrer mas aprende com os erros e faz papel de veículo para fazer as críticas aos outros personagens.
Responder
 #405
A Face from the Past, Mikio Naruse 1941

[Imagem: q0KL8pT.jpg]

Esse é um curta, 35 minutos, propaganda de guerra simples.
Feito para as famílias dos soldados que ficavam sem saber de nada, um "shouganai ne?"


Masseurs and the Woman, Hiroshi Shimizu 1938

[Imagem: GxqxXnP.jpg]

Não tenho certeza do que se trata esse filme, ele é curto, 1 hora apenas.
Dois amigos cegos chegam em um spa nas montanhas onde eles vão toda primavera trabalhar como massagistas. Ao mesmo tempo chegam de Tóquio uma mulher sozinha e um homem com seu sobrinho. E começa uma série de furtos nos spas da vila. Todos parece estar lidando com seus problemas pessoas.
Há uma pequena reviravolta no final.
Esses diretores produziam tanto, é admirável que eles conseguissem fazer tantos filmes durante o ano mantendo um bom nível de qualidade e interesse, porém não é qualquer filme que será uma obra prima.
Responder
 #406
Mais dois do Naruse.

Três Irmãs De Coração Puro, 1935

[Imagem: OUuIJkB.jpg]

Primeiro filme falado dele.
Talvez ele ainda não estava acostumado com a nova camada de informação. O início e fim do filme tem uma sequência de imagens que é confusa, as vezes dá até a impressão de que há pequenas cenas faltando, e o filme é curto, pouco mais de uma hora. Não é como se filmes de uma hora e meio só passaram a existir depois do som, então é estranho. O filme é a mesma coisa de sempre do Naruse, personagens pobres, sobrevivendo na vida, especificamente mulheres e tragédias que acabam acontecendo com elas porque por mais que tentem a sociedade dá pouquíssimas opções para elas se sustentarem. E caso elas escolham uma das opções disponíveis elas se tornam indignas de um casamento honesto. Complicado.


Toda a Família Trabalha, 1939

[Imagem: M4wwHRn.jpg]

Mas coisa, diferente no caso que é sobre um grupo de irmãos ao invés de ser sobre mulheres. A família é grande, 9 filhos, NOVE, e por causa disso depois do primário as crianças tem que ir trabalhar em fábricas. Até que o filho mais velho cansa, o trabalho dele não vai progredir, ele nunca poderá casar, ele quer voltar a estudar e se fizer isso a casa ficará em situação financeira ainda mais difícil. Essa rebeldia dele acaba contagiando os irmãos que também não querem apenas trabalhar.
É um filme que você assiste como um estrangeiro, grande parte da tensão é cultural.
Exemplo, por que a família não senta e conversa sobre como podem levar a situação enquanto o mais velho trabalha? A longo prazo será melhor para todos, mas o sacrifício vem em primeiro lugar, pensar em uma saída desse sacrifício é um um desrespeito para a família.
O filme acaba quando a história começa. É a sensação que passa. Em outro filme até aonde ele vai seria apenas a premissa, o início do conflito, mas talvez por causa dessa origem cultural dele esse momento seja o clímax da história, o que para um estrangeiro pode parecer estranho.


Comparando esses dois, os cenários do segundo são um pouco limitados, poucos cenários, interiores, favelinha.
O primeiro filme tem cenários mais externos, o que pra mim é mais interessante de assistir. Me faz lembrar um pouco When a Woman Ascends the Stairs de 1960, cenários internos, casa, trabalho das mulheres, de vez em quando há cenas na rua, mostrando um pouco da cidade.
Responder
 #407
Abril Despedaçado

[Imagem: WyUPxMR.jpg]
Ambientação no meio do nordeste, mostra o dia-a-dia de uma família com alguns costumes que passaram de geração em geração envolvendo vingança, matança e disputa por terras. O protagonista é tolo, um pouco ignorante da vida por ter se criado no meio do nada, fazendo a mesma coisa todos os dias e sabendo que logo logo será alvo das "vinganças".

Trabalho de fim de semestre a.k.a encher linguiça na faculdade. Embora eu tenha visto por obrigação e não por conveniência, gostei do filme. Notável que a proposta principal é mostrar alguns costumes ignorantes que poucos famílias nordestinas ainda possuem, principalmente as metidas lá no interior do interior de PE e vizinhos. O diretor usou algumas analogias bem interessantes para descrever a situação do personagem principal e soube aproveitar bem cada cena. Não gostei do irmão mais novo do mc, mas entendo que é elemento importante pro filme inteiro (não apenas a conclusão, ofc).
Responder
 #408
Japanese Girls at the Harbor, Hiroshi Shimizu, 1933 (Mudo)

[Imagem: qph1O3g.jpg]

Não gostei desse filme, não consegui gostar.
Acho que ele simplesmente não é bem feito, já que é tão antigo. O filme seguinte do mesmo diretor feito anos depois é bem melhor.

Forget Love for Now, Hiroshi Shimizu, 1937

[Imagem: Gctzfn6.jpg]

Imagine um filme do Naruse, com aquelas mulheres sofredoras? Imaginou? Agora imagine que o filme não esquece que são apenas as mulheres que sofrem/sofriam. É como se o Shimizu pegasse um filme do Naruse e acrescentasse em cima dele.
O Shimizu é famoso por mostrar crianças nos filmes dele, mostrar que ela existiam e tinha uma vida com suas dificuldades também. Aqui há isso, o filme mostra a mulher sofredora E TAMBÉM seu filho. Se ela sofre é por ele, e afeta ele, e ele reage a isso. Quando o sofrimentos de mãe e filho, intimamente ligado, entra em choque na metade do filme temos o destaque do filme. Ambos sofrem o choque de encarar tudo o que aquela situação em que estão lhes causa de mal, e não há nada que fazer, apenas continuar e torcer para melhorar e mudar. O futuro está no futuro, o presente não vai passar mais rápido.
Essa cena me parece ainda mais interessante porque, em primeiro lugar a discussão que ocorria para, porque os personagens não tem o que falar e não querem falar, é angustiante de assistir, e em segunda lugar tem choro. Não me lembro de ter visto uma cena de choro de verdade em todos esses filmes. Certamente houve lágrimas, mas uma situação que faça os personagens chorarem porque não conseguem suportar e é o único alivio que podem ter na situação, isso é novidade.

Como disse, é como um filme do Naruse com algo a mais. Há também uma pontada do lado masculino aqui.
Um homem se envolve na situação de mãe e filho, e por mais que ele tenha algum interesse nela ele fica mais encantado é com o filho. É ele quem quer ajudar. Quando a mãe pede pelo suporte emocional dele ele deixa bem claro que não, ele também tem seus problemas, não pode corresponder a ela, seria irresponsável dos dois, ele estava ali pelo filho dela.

Foi um bom filme.
Responder
 #409
Filmes coreanos agora.

Hope (So-Won), 2013

[Imagem: MOnGksv.jpg]

Não é spoiler isso, faz parte da sinopse, a menina protagonsita do filme é estuprada e a família tem que lidar com as consequências.
Não sei qual a intenção desse filme. O que ele quer dizer? E só um drama e só isso?
Talvez queria fazer alguma crítica às leis criminais e ao judiciário de lá? Não sei dizer.
É até um bom filme, só que não consigo encontrar nada nele de interessante para recomendar.


Barbie (Babi), 2011

[Imagem: 38TQrCD.jpg]

Esse aqui é interessante.
A menina mora junto e cuida da irmã mais nova e do pai que é deficiente mental porque a mãe morreu no ano anterior. Eles moram de frente para a praia, um tio cuida de um albergue que fica junto. A menina não tem vida própria como podem imaginar e a irmã menor com o comodismo de cuidarem dela e não precisar fazer muito é ingrata. O tio arranja um americano para adotar a menina, ilegalmente claro. E há mais no filme do que a sinopse diz, a começar pelo título.
Não é atoa que esse filme é interessante, ele foi feito pela TV semi-estatal.
Adoções ilegais são um problema no mundo todo, e particupalmente grave no sudeste asiático. com gente indo atrás de "bonequinhas" né?
Eu gostei desse filme, porém deixo para quem assistir descobrir mais, apenas recomendo.

Só um comentário, a protagonista é a mesma meninha de A Brand New Life que assisti anos atrás. Percebi isso e pensei "oh, ela ainda existe", e só agora que fui pesquiser que me toquei que ela é a menina do tão recomendado A Man From Nowhere. Esse não tenho itneresse de assistir, porém dos outros irei atrás.
Responder
 #410
Han Gong-Ju, 2013

[Imagem: iQb7JYx.jpg]

Esse é um daqueles filmes que tem um certo mistério que vai revelando aos poucos, então não vou estragar.
Depois de assistir esse filmes, após ter assistido outros, fico com a impressão e que há algo muito errado no judiciário sul coreano. Errado do nível "quase tão ruim quanto o brasileiro". Icon_eek
Responder
Páginas (50): « Anterior 1 ... 39 40 41 42 43 ... 50 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes