To seriamente puto com Gantz e não é de hoje. eu já despejei elogios sobre ele aqui durante as críticas, mas tá complicado.
Desde o fim do hiato e o começo da invasão o mangá desandou totalmente e isso faz mais de um ano. Porra, primeiramente Gantz é um dos mangás mais populares do mundo, vende pra caralho em todo lugar e eu entendo, eu mesmo tenho mangás de Gantz. Agora eu gostaria de saber o motivo do sr. Hiroya mudar tanto o estilo do mangá e implementar outros tipos de fanservice na série (antes o fanservice de Gantz se resumia à
capa com uma mulher nua ou semi-nua), tornar o mangá raso e besta.
Gantz não foi feito assim. Os personagens eram pessoas reais que enfrentavam problemas reais em situações imaginárias. Mesmo o mangá dando a impressão de não dar importância aos personagens e eles serem descartáveis (o que não deixa de ser verdade) o principal eram exatamente os personagens. O Kei Kurono era um puta dum personagem foda, ele era um adolescente de verdade, que pensava exatamente como uma pessoa de verdade pensa, que agia de acordo com a vontade e a lógica dele e não algo idealizado; eu já me identifiquei várias vezes com ele, falava "Puta merda, eu já pensei nisso um monte de vezes". Da invasão em diante ele começou a agir igual um otário qualquer de mangá, cara, o Kei nunca precisou de fazer pose de protagonista de shonen para alguém comprar Gantz, a mágica do negócio não era essa, que parte o Hiroya não entendeu?
O ciclo infinito de ladainha está matando o mangá. Na invasão foram uma porrada de páginas desnecessárias onde o autor exagerou demais em querer passar as proporções da invasão e esqueceu de focar no desenvolvimento da história. Antes os quadros davam a impressão de serem contados, era desenhado o necessário e nada mais que isso, depois virou festa. E esse monte de choro? Se somar as lágrimas derramadas durante toda a história não dá o que os personagens choraram nesses últimos 6 capítulos. Nessa história sempre existiram pessoas desesperadas e era compreensível, claro, as situações eram testes para selecionar os capazes de lutar na invasão e ao mesmo tempo ferramenta para o autor mostrar como funciona o comportamento humano sob pressão das mais diversas e adversas situações, ele era muito competente. Eu me apaixonei não só na criatividade e, posso dizer, genialidade da descrição, no enredo como um todo, nos elementos de ficção e das batalhas que eram todas muito bem feitas. A arte estava evoluindo também e chegou a um ponto que estava de altíssimo nível, enfim o mangá estava totalmente excelente. Agora tem toda essa ruptura com a evolução da história e esse lenga lenga desgraçado que tá matando a paciência do leitor, os desenhos computadorizados todo borrado e mal feito, parece que o Oku perdeu a noção de como fazer os desenhos ou simplesmente tá com preguiça e mete um brush em tudo, fica botando os personagens em fazendo pose, peitos balançando atoa e monstros ridículos
Isso é Gantz
Isso é bullshit