Já vi esse tópico em outro lugar...
Admiro a Emanon, de Omoide Emanon, pelo peso emocional que ela carrega quase tranquilamente. Muito mais forte do que eu jamais conseguiria ser.
O Thorfinn, de Vinland Saga, passou por uma mudança bem interessante na visão de mundo e na situação dele. É sempre muito bom quando um personagem que você já curtia consegue se superar, crescer como indivíduo. Já gostava dele, agora estou começando a admirar. Uma evolução parecida acontece com o Hachirota de Planetes (que é do mesmo mangaká, por sinal). Não cheguei a desenvolver admiração por ele, mas ele ganhou muito o meu respeito.
Os Akumetsus de Akumetsu (no shit, Sherlock) também foram de uma grande surpresa pra mim, a backstory de como eles chegaram naquela situação e o ato final deles foi muito cativante e quase encantador. Admirei a união e a determinação dos caras.
Eu desprezo a maioria dos personagens rasos e cheios de pseudo-motivos. O melhor exemplo disso é o Sasuke.
Também desprezo os que só fazem merdas e nem conseguem ser engraçados enquanto fazem isso. Exemplos me fogem agora, mas é bem comum isso.