Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Como vocês acham que é o Japão na realidade?


Páginas (35): « Anterior 1 ... 21 22 23 24 25 ... 35 Próximo »
347 respostas neste tópico
 #221
(26/08/2013, 23:27)alto_andre Escreveu: Exato. Há quem use para não contagiar os outros, e também há quem use por prevenção Icon_e_wink
Normalmente usam para ambos...

(26/08/2013, 23:38)anachan Escreveu: olha, depois do surto de gripe A aqui em curitiba, comecei a pensar que seria um costume otimo de adotar D:
Infelizmente aqui no Brasil preferem vender remédio a ter que prevenir (maior parte das doenças mais comuns são até facilmente evitadas), sem contar que mesmo no Japão as pessoas não usam as máscaras da maneira correta (até porque aquilo é sufocante e nem um pouco confortável, diga-se a verdade, mas que é mais educado usar, é).

Aliás, felicidade daquelas pessoas que entregam lenços de papel com propaganda deve ser BR que quer pegar essas coisas (eu admito que ia em direção dessas pessoas propositalmente só para pegar Icon_lol ).
Responder
 #222
(27/08/2013, 10:28)manju Escreveu:
Normalmente usam para ambos...

Sim claro, mau uso de português da minha parte xD
Responder
 #223
Sorrisão 
(27/08/2013, 10:28)manju Escreveu:
Normalmente usam para ambos...

Infelizmente aqui no Brasil preferem vender remédio a ter que prevenir (maior parte das doenças mais comuns são até facilmente evitadas), sem contar que mesmo no Japão as pessoas não usam as máscaras da maneira correta (até porque aquilo é sufocante e nem um pouco confortável, diga-se a verdade, mas que é mais educado usar, é).

Aliás, felicidade daquelas pessoas que entregam lenços de papel com propaganda deve ser BR que quer pegar essas coisas (eu admito que ia em direção dessas pessoas propositalmente só para pegar Icon_lol ).

Como tenho alergia a poeira, eu normalmente uso essas máscaras quando vou limpar meu quarto. Icon_lol
Responder
 #224
Há vários modelos de máscaras, incluindo umas que têm bonequinhos para as crianças.
Mas a que achei mais fora do normal fez-me lembrar o Darth Vader, só por dizer que era branca xD
Responder
 #225
Voltei de lá (bem, Tokyo apenas) fazem quase 2 semanas. Fiquei 8 dias na cidade como turista meramente, e dá pra falar um tanto do que vi e percebi lá. Antes de tudo, eu não aparento ser oriental, logo muda bastante a forma que vão me ver em relação a maioria dos dekasseguis (e isso também influencia muito no resultado final).

Como o foco do fórum é Anime/Mangá a princípio, vou abordar parte disso abaixo também, pra tirar alguns possíveis mitos ou coisas do tipo.

Obs.: Resolvi ir nesse período a Tokyo para ver o Super Hero Spirits e Super Anison Spirits. E eu vi os dois. ^^
---

1 - Tokyo, como cidade :

Tokyo é fenomenal. Muito se diz que São Paulo é a "cidade que não dorme" (tal como Nova York), mas Tokyo tem boa parte de suas atrações e locais para comer no melhor horário após as 21h. Andar em Shinjuku e Shibuya a noite é uma das coisas mais bonitas que já vi (e pasmem, estava em Dubai alguns dias atrás fazendo quase o mesmo!), idem Roppongi e Odaiba (que é apaixonante). Você sempre vai achar algum lugar para comer aberto, para encher a cara ou os famosos "kombine" (vulgo loja de conveniência) abertos, que são inumeráveis na cidade. Na verdade, chega a ser difícil achar de fato um supermercado padrão como existe aqui, tamanho o número de 7Eleven, Lawson e FamilyMart espalhados pela cidade.
Ou na pior das hipóteses, você compra algo em máquinas. Sim, quase de tudo se vende lá em máquinas espalhadas. Água, Café, Coca, Pepsi...até cigarro (mas aí o turista não pode, porque tem que comprovar ter mais de 20). Aliás, fumantes em Tokyo sofrem um pouco. É proibido fumar livremente nas ruas, salvo em locais designados pra tal, coisa que é obedecida pela grande maioria das pessoas. Fumar normalmente dá multa. Logo, você não vê também bitucas no chão...nem lixo. E lixeira também é difícil de achar, enfim.

Na cidade, fiquei em Taito-ku, perto da estação de Ueno. Em Tokyo não se guia pelas ruas, e sim pelo "quarteirão". Isso gera uma confusão tremenda para quem é de fora, uma vez que o sistema éum pouco sem padrão em certos locais, fora a confusão com os nomes e ordem das regiões. As vezes falava para algumas pessoas que estava em Ueno, depois em Taito-ku, e elas não entendiam muito bem (é, isso mesmo).

Em 8 dias, deu pra conhecer boa parte da cidade "de fato". Ginza, Asakusa, Ryogoku, Akihabara (sim, tem gente que passaria mal lá), Harajuku (particularmente, a região que menos gostei da cidade), fora o que citei acima. Passeios padrão na Tokyo Tower, Jardim Imperial e tudo mais. Mas detalhe : fui sozinho, sem agência. Mochileiro mesmo. E valeu a pena.

2 - Japoneses (os de Tokyo, claro) :

Bem...aí vem a primeira surpresa. Japoneses tratam ocidentais com indiferença, as garotas no geral não se misturam e os caras acham que você é uma pessoa sem educação ou tradição, certo?

Em Tokyo, isso é piada de mal-gosto. Aonde ia, era bem tratado. E não, eu não falo japonês (só o básico do básico), mas eles fazem questão em te ajudar ou serem solícitos. Pior, diga que é brasileiro...eles quase te agarram (ou agarram, mesmo). Era normal me taxarem de americano, mas depois de um "obrigado" as coisas eram ainda mais diferentes.

É difícil achar japoneses que falam inglês, então você chega até a se virar com mímicas ou gestos. E pior, eu falo fluente, então foi meio que uma dor de cabeça em alguns momentos (porque você fala rápido demais e eles travam...aí vc repete umas 5 vezes, mas sussa, eles merecem o esforço).

É claro também que pesa um tanto a forma de se vestir ou falar. Não espere que as pessoas te amem nas ruas por usar cosplay ou falar alto. Ou por achar que o fato de amar a (quase falsa) cultura japonesa que estamos acostumados a ouvir vai ajudar. O japonês padrão é aquele que vai no Sukiya/Yoshinoya as 23h depois do trabalho, lê mangá como se fosse um livro (e não acha ser melhor por isso), sofre de stress no trabalho e aproveita 1 hora do almoço pra descansar em Cyber Cafés (raros até) ou as mais comuns "salas de descanço" (Internet, chuveiro, DVD's pra ver por 500 yen/hora? É o que tem), adora Baseball ou Futebol, pega a Yamanote pra depois se virar com outra linha de trem até sua casa e é tímido em quase todas as situações. Quando pode, vai no bar e fica travado rapidamente. É bem isso o que notei na cidade.

As mulheres....bem. Eu sempre achei orientais bonitas, e por isso digo com certeza : as daqui são melhores. A maioria das japonesas se vestem muito mal e tem hábitos estranhos para quem é daqui. Não, não estou falando delas usando kimono ou visual kei/alternativo. As comuns, mesmo. Dez cores diferentes em 10 unhas, cabelos claros (as vezes com lente nos olhos pra ajudar), salto de 20 cm e sorriso "torto". As de meia-idade e mais velhas se vestem de forma padrão daqui até, mas tem exceções.

Ah, e ser ocidental é motivo de receber n olhares nos trens. Das mulheres. Diria que metade adora ocidental. Claro que tem exceções, mas se você não for horrível e extremamente zoado fisicamente, elas olham. E se vc trocar olhar ou deixar claro que gostou, elas ficam vermelhas, parecendo que vão explodir. Chegou ao caso de, em uma das vezes, a mina me falar tchau sem tem ter trocado uma palavra com um sorriso gigante no rosto (e eu estou longe de ser alguém...bonito?).

Agora, voltando ao falar sobre ser brasileiro. Bem, eu fui parar numa área VIP do estádio do Tokyo Swallows e ganhei cerveja de graça porque disse pra uma família que era Br (tirei foto com todas as gerações dela inclusive, e ainda vinha gente do nada falando "parabéns"!). No dia seguinte, estava em um bar, notaram que eu era brasileiro e ganhei mais cerveja. Mas é aquilo : acho que os japoneses estimam tanto que os ocidentais sejam meio indiferentes a eles que quando você é simpático (e eles merecem vc ser, denovo) eles adoram. Até hoje tem um cara que curte tudo o que eu posto no Facebook...e ele não fala uma palavra em inglês, quanto mais português. É o jeito deles. (cont)

3 - Akihabara e Harajuku (afinal, é aonde a maioria quer conhecer) :

Akihabara é fenomenal. Pra piorar, fiquei perto do bairro (coisa de 15 minutos a pé ou 3 estações de metrô), então vira e mexe ia pra lá. Entrar pela 1ª vez na Yodobashi Akiba foi um sonho (bem, seria de novo, não nego), especialmente chegar no 6º andar e ver Gunplas e mais Gunplas transbordando, todos os acessórios possíveis do mundo pra qualquer videogame atual, jogos, guias, etc, etc, etc. Bonecos e mais bonecos. É surreal. Eu gastei 1000 reais em compras no 1º dia lá só por causa da Yodobashi. Sei lá, você passa mal.
Do lado de fora, andando mais, você vai ver o Gundam Café de Akiba. Na 2ª vez que fui no bairro, tinha exibição de cosplayers oficiais do One Piece. Andando mais, Maid Cafés (não, eu não fui! E quem foi disse que é uma das coisas mais "weird" já vistas), lojas de todo tipo de eletrônico. Comprei jogos de SNES em uma loja fantástica de retrogames. Ir lá é o mesmo que somar ir na Santa Ifigênia com a Liberdade em SP ao mesmo tempo. Vale muito a pena.

Já Harajuku...ok, você mistura o Brás com a Galeria do Rock. A Takeshita-dori é abarrotada de gente sempre (e não falei atrás, mas o calor de Tokyo é INSUPORTÁVEL, conseguiu ser pior que em Dubai, 35ºC na cabeça com umidade absurda). O que não "curti" é ver que lá é de certa forma um antro de "poseurs". Você vai ver gente misturando 2 visuais diferentes para tentar se destacar na multidão, sendo que lá tem lojas voltadas para os públicos de J-Rock/Metal/Hip-Hop tudo junto. Isso é, eu colei lá numa noite de coturno, jaleco jeans cheio de patches...e todo mundo me olhava. Acho que metaleiro padrão lá assusta, vai entender. Ah, e é povoado de estrangeiros, então lá os próprios japoneses se cansaram de ver gente só passeando e não gastando. Bem, quem é fã de J-Rock ou mesmo J-Pop vai passar mal lá, certeza absoluta. Mas vá duas vezes, as vezes o preço das coisas não compensa.

4 - Comida, Transporte, Preços

Comer é barato. Muito barato. Coisas básicas como Lamen, Domburis, Yakitori ou mesmo Sushi saem mais baratos que aqui (e o Mc Donald's também!). É possível sim ficar sem comer qualquer coisa oriental por dias lá (e variar, achei 2 restaurantes Br lá...carinhos, mas vai de cada um). Os kombine da vida vendem de tudo nesse sentido (e estou viciado em onigiri de salmão apimentado, pqp). Transporte fica na faixa de SP, mas quase sempre é metrô e trem. O único momento que fiquei puto foi indo pro primeiro show (era feriado no Jp e nem sabia disso) quando peguei uma estação abarrotada de gente, sem ar condicionado, etc. Foi igual pegar trem na Luz umas 6 da tarde, lastimável. Mas só essa vez também. Sempre tem metrô e trem por perto, todos com instruções em inglês, sempre. Ah, e nada de guichê tudo por máquina.
Já compras...mangá uns 10 reais (Tokubon e semanal não, sai por uns 6 reais). CD e DVD é caro no geral, camisetas com estampas idem. Hotel é barato, pelo menos o que peguei. Cigarro é caro, cerveja na lata é baratíssimo, já no bar é uma bica.

5 - Anime?

Bem. Eu já sabia disso, mas lá Gundam é o que pega, mesmo. Aí, dá pra dizer que One Piece vem atrás. Gundam é tão popular que em Odaiba você ia ver a foto da "vovó com os netos" junto do RX-78-2 (em tamanho original) sendo tirada. Comercial no trem, no metrô, aonde você vai. As máquinas de arcade mais jogadas? Gundam vs., sempre com pessoas pra jogar (na Taito Station de Shibuya tiha fila as vezes). One Piece é no mesmo naipe, mas reduzido...já outros animes, depende. É visível que Dragon Ball gera um apelo mais forte com estrangeiros e outros animes mais rodados por aqui são comuns lá, mas apenas comuns. O que me espantou um pouco foi Saint Seiya (um pouco também), já que foi complicado achar Myth Cloths e sempre com preço muito alto. É visível que muito do que faz sucesso lá jamais fez aqui. É até mais fácil achar Gunplas de Code Geass e Dunbine do que um boneco do Goku ou de YYH. Mas você acha.
Bem, eu comprei 10 Gunplas na Yodobashi...fã de Gundam quer morrer nesses locais. Ah, um cara descobriu que eu era fã em um bar e ficou rindo e falando pros outros que eu era fã. Tipo "um brasileiro que gosta, meldels!". 

6 - Conclusão :

Junte dinheiro e vá. Só falo isso. Eu vou voltar pra lá pra estudar em alguns meses, porque a viagem não sai da minha cabeça. Se não tiver como, arrume um jeito pra ter como. Você vai tomar um susto quando chegar, de uma forma ou outra.
Responder
 #226
Ótimo post @Jango . Parabéns pela viagem, e não se esqueça de postar fotos de suas aquisições no tópico de coleções. Icon_e_biggrin
Responder
 #227
Grande post! Gostei muito de ler! E confirmo praticamente tudo o que disse! Sorrisão
Responder
 #228
Creio que o Japão seja um bom pais, que tente a oferecer varias maneiras de alienação aos seus habitantes ja que eles tem uns dos maiores níveis de stress no mundo. é um pais que adotou a paz com as outras nações devido a segunda guerra mundial aonde todos nos sabemos oque aconteceu com as grandes bombas e logo todos se encontravam desmotivados tendo toda aquela honra japonesa manjada, um investimento maciço em entretenimento tinha que ser feito e isso tem os seus Onus......como os Otakus hardcore que encontramos por ai ameaçando mangakas e tal.
Creio que seja um pais interessante no meio de entreterimento,compra,tecnologia,mas para viver e trabalhar fica difícil
Responder
 #229
ainda irei, nem que espere vários anos depois de me formar
Responder
 #230
Tbm penso em ir, fazer ingles e japa pra me desenrolar por lá durante minhas férias do futuro trabalho que terei Icon_lol De preferencia publico e na boa hahahaha
Responder
Páginas (35): « Anterior 1 ... 21 22 23 24 25 ... 35 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes