Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Conservação de livros e mangás: necessidades e exageros


Páginas (5): 1 2 3 4 5 Próximo »
42 respostas neste tópico
 #1
Bem pessoal, este será meu primeiro tópico. Como sou novo aqui, não sei se já postaram algo parecido...
A intenção do tópico é levantar informações úteis para aqueles que possuem coleções de mangás, livros, revistas etc. Creio que a maioria aqui possui pelo menos uma estante de mangás e livros em casa, e provavelmente se preocupam em manutenir de alguma forma seus acervos. Portanto, vamos compartilhar nossas experiências boas e ruins sobre o assunto:

Começarei mostrando uma das minhas estantes (com afastamento do chão) e a minha maior dificuldade, espaço para encaixar todos os tamanhos de revistas (junto com os dvds). Algumas acabam ficando empilhadas. Eu costumo colocar as revistas com encadernação tipo canoa empilhadas pois percebi que aquelas que ficavam em pé acabaram, depois de anos, deformadas nos pontos em que estavam apoiadas.
[Imagem: imagensnokia701055449x8.jpg]
Na hora de limpar (duas vezes ao ano) eu tiro todas do lugar, passo uma flanela seca nas capas, folheio, e deixo fora do quartinho por uma noite "respirando". No mais, às vezes, dou uma espanada pelas estantes.
Outro problema que percebi recentemente foi a umidade. Alguns dos XMen e a primeira edição nacional de Gunnm estavam com as páginas bem amareladas e o miolo retorcido pela umidade. Constatei que nas paredes do quarto passavam os encanamentos e devido ao não fechamento dos fundos das estantes e do pouco arejamento do quartinho, a minha coleção estava fadada ao óbito prematuro. A solução foi começar a envelopar com saquinhos plásticos cada revistinha (pros livros ainda não achei solução). A dúvida fica na qualidade dos sacos plásticos (polipropileno ou não?)
[Imagem: imagensnokia701058.jpg]
Por fim, mesmo com todos os problemas enfrentados (tipo, quatro mudanças e os ataques dos priminhos corrosivos), minha coleção está fazendo quase 20 anos de idade e muitas revistas que tenho grande apreço ainda estão em excelente estado.
[Imagem: imagensnokia701059800x4.jpg]
Até as "heróis" têm seu valor sentimental, afinal elas me apresentaram aos animes... e me fizeram abandonar o Wolverine, enterrado vivo!
[Imagem: imagensnokia701063449x8.jpg]

Bem, espero que, apesar do tamanho avantajado do post, o assunto seja do interesse de mais alguém do fórum. E espero também ver fotos das preciosidades (my prreciousss) do pessoal.
Responder
 #2
Dica 0 de conservação de mangás: não compre mangás da JBC.
Responder
 #3
(12/11/2012, 00:54)MacColin Escreveu: Bem, espero que, apesar do tamanho avantajado do post, o assunto seja do interesse de mais alguém do fórum. E espero também ver fotos das preciosidades (my prreciousss) do pessoal.

Tem fotos das coleções de alguns users aqui
http://forum.minnasuki.com/thread-673.html

Eu preciso arrumar a minha, tá muito bagunçado.
Responder
 #4
(12/11/2012, 01:01)jasque Escreveu: Tem fotos das coleções de alguns users aqui
http://forum.minnasuki.com/thread-673.html

Eu preciso arrumar a minha, tá muito bagunçado.

Opa! Não tinha visto ainda... rsrs

Acabei de ver o tópico das estantes, mas não vi muita coisa sobre conservação. Não sou despirocado nessas coisas de colecionismo mas gosto de cuidar minimamente bem das revistas. Daí a intenção de saber se há algum método diferente de conservar os mangás que alguém possa ter criado, usado e aprovado...
Responder
 #5
(12/11/2012, 01:03)MacColin Escreveu: Opa! Não tinha visto ainda... rsrs

Acabei de ver o tópico das estantes, mas não vi muita coisa sobre conservação. Não sou despirocado nessas coisas de colecionismo mas gosto de cuidar minimamente bem das revistas. Daí a intenção de saber se há algum método diferente de conservar os mangás que alguém possa ter criado, usado e aprovado...

Coisa linda sua estante, a minha está toda bagunçada, mas eu pelo menos estou conseguindo de pouco em pouco embalar todas a edições... especialmente os formatinhos que já estão em uma condição bem precária.

Btw... tks pelas dicas de conservação, irei tomar algumas como prática.
Responder
 #6
(12/11/2012, 01:03)MacColin Escreveu: Opa! Não tinha visto ainda... rsrs

Acabei de ver o tópico das estantes, mas não vi muita coisa sobre conservação. Não sou despirocado nessas coisas de colecionismo mas gosto de cuidar minimamente bem das revistas. Daí a intenção de saber se há algum método diferente de conservar os mangás que alguém possa ter criado, usado e aprovado...

O Ketsura talvez saiba, a estante dele é bem arrumada, ele coloca em plastiquinho e tal
Responder
 #7
Aqui n deixo em estante mas sim dentro de um armário fechado(sempre n trancado xD), aqui é tranquilo ninguém mexe nas minhas coisas só abro ele pra pegar algo pra ler ou para assistir fora isso n entra nada poeira(porre tirar) e luz(amarela as paginas com o tempo- sakura s2) no deixo os mangas em pé msm e as revistas empilhadas umas sobre as outras coisa simples.
Responder
 #8
Ideal é deixar longe da luz, calor e umidade (como todo produto que tem essas exigências).
Responder
 #9
Pois é, o meu quartinho é totalmente dark mas sofre deste problema de umidade. Pra tentar solucionar isso eu pretendo comprar uns saquinhos plásticos "normais" e outros de polipropileno da loja Metropolis (não sei a diferença prática entre eles). Também tenho que decidir como vou fechar o saquinho (zíper, adesivo, vácuo, etc), pois não sei se é imprescindível ser a vácuo pra manter conservado a longo prazo (no entanto é péssimo pra manusear frequentemente). Além disso, vou adquirir também um desumidificador de ambientes. Não sei se vale a pena comprar antimofos junto...
Bem, logo que eu colocar as revistas nos plásticos eu posto aqui pra mostrar as diferenças. Pode ser que demore mas um dia vai acontecer!
Responder
 #10
que massa o empenho de vcs... eu não consigo, fica tudo espalhado e caótico... tem mangá, hq e livro em todos os lugares lá em casa... menos na cozinha, então não tô tão mal, mas... no resto dos cômodos... Icon_lol
o máximo que faço é organizar e tirar o pó de tudo na faxina de janeiro Icon_lol mas acho que tenho mais sorte que juízo, até os Kenshins antigos estão inteiros ainda... apesar de mtos amarelados
Responder
Páginas (5): 1 2 3 4 5 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes