Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Conservação de livros e mangás: necessidades e exageros


Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Próximo »
42 respostas neste tópico
 #21
(12/11/2012, 22:07)jasque Escreveu: Um ou outro até que vai, mas eu compro tanto que chega a assustar as pessoas na rua Icon_lol

Tenho vontade de comprar um monte também, o problema é que os mangás que mais quero não tem nas lojas que sei que vendem em japonês aqui no Brasil(fonomag), e não consigo comprar importado do japão porque o cartão do meu pai não é internacional Icon_cry . Senão, teria a coleção inteira de Beck e Baby Steps Icon_lolIcon_lol
Responder
 #22
Comprei hoje um bot caçador de traças e ácaros!!! Está sendo testado neste momento:

[Imagem: nokia002449x800.jpg]

É um desumidificador chinfrim, mas melhor que nada (eu acho). Se ele não pegar fogo durante a noite pelo menos...
Responder
 #23
(12/11/2012, 22:09)Hajimee Escreveu: Tenho vontade de comprar um monte também, o problema é que os mangás que mais quero não tem nas lojas que sei que vendem em japonês aqui no Brasil(fonomag), e não consigo comprar importado do japão porque o cartão do meu pai não é internacional Icon_cry . Senão, teria a coleção inteira de Beck e Baby Steps Icon_lolIcon_lol

Coleção inteira eu prefiro comprar em inglês.
(se um dia eu completar alguma)

Em japonês eu compro mais volumes soltos mesmo.
Responder
 #24
(12/11/2012, 22:12)jasque Escreveu: Coleção inteira eu prefiro comprar em inglês.
(se um dia eu completar alguma)

Em japonês eu compro mais volumes soltos mesmo.

problema é que não tem Beck e Baby Steps completos em inglês, e não tenho a miníma esperança de que lancem aqui no Brasil. Beck até pensei em comprar os primeiros volumes que tem em inglês, mas aí fico com o mesmo problema de comprar do Japão, não tenho o cartão internacional...
Responder
 #25
(12/11/2012, 22:12)jasque Escreveu: Coleção inteira eu prefiro comprar em inglês.
(se um dia eu completar alguma)

Em japonês eu compro mais volumes soltos mesmo.

Eu tb sou assim. Na verdade os mangás em japonês que comprei foram mais úteis  pela arte contida neles. Já quando o que interessa mesmo é a história eu trago da Viz e DarkHorse:
Spoiler: Imagens  
[Imagem: cpianokia2015800x449.jpg]

[Imagem: cpianokia2016800x449.jpg]

[Imagem: cpianokia2017800x449.jpg]

E todos nos seus saquinhos:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: cpianokia2023800x449.jpg]
Responder
 #26
(12/11/2012, 22:19)MacColin Escreveu: Eu tb sou assim. Na verdade os mangás em japonês que comprei foram mais úteis  pela arte contida neles. Já quando o que interessa mesmo é a história eu trago da Viz e DarkHorse:
Spoiler: Imagens  
Spoiler: Imagem  
[Imagem: cpianokia2015800x449.jpg]

Spoiler: Imagem  
[Imagem: cpianokia2016800x449.jpg]

Spoiler: Imagem  
[Imagem: cpianokia2017800x449.jpg]

E todos nos seus saquinhos:
Spoiler: Imagem  
Spoiler: Imagem  
[Imagem: cpianokia2023800x449.jpg]

Ranma tá sendo lançado aqui pela JBC em uma qualidade boa até, se vc gostar muito da série vale a pena. Dragon Ball também, tá sendo relançado em uma ótima qualidade pela panini hoje.
Responder
 #27
(12/11/2012, 22:45)Hajimee Escreveu: Ranma tá sendo lançado aqui pela JBC em uma qualidade boa até, se vc gostar muito da série vale a pena. Dragon Ball também, tá sendo relançado em uma ótima qualidade pela panini hoje.

Tô ligado. Essas revistas são dos anos 90, quando era mlk; não tinha nada aqui ainda. Das novas que estão saindo só estou comprando Dragon Ball mesmo, Ranma eu tenho no HD.
Responder
 #28
Blz de tópico, estante bonita a sua.

Eu tenho as minhas dúvidas, na Rika comic shop vende saquinhos pra guardar mangás, estou pensando em proteger os meus porque a qualidade das edições daqui... T.T, eu choro pelos meus Slam Dunk e Episódio G (as edições antigas estão amarelando droga), e vou nem comentar nada dos mangás antigos da JBC ¬¬", enfim, queria saber se esse pacote aqui http://www.rika.com.br/shop/pacote-com-2...tinho.html está bom pra proteger qualquer tipo de mangá (os formatinhos, os formatos padrões, os formatos um pouco menor que o padrão e maior que o formatinho), e outra dúvida que tenho, é se eles já são com "cola", sabe, pra fechar, ou se ele não cola, tenho essa dúvida.
Responder
 #29
(12/11/2012, 23:19)GFS1 Escreveu: Blz de tópico, estante bonita a sua.

Eu tenho as minhas dúvidas, na Rika comic shop vende saquinhos pra guardar mangás, estou pensando em proteger os meus porque a qualidade das edições daqui... T.T, eu choro pelos meus Slam Dunk e Episódio G (as edições antigas estão amarelando droga), e vou nem comentar nada dos mangás antigos da JBC ¬¬", enfim, queria saber se esse pacote aqui http://www.rika.com.br/shop/pacote-com-2...tinho.html está bom pra proteger qualquer tipo de mangá (os formatinhos, os formatos padrões, os formatos um pouco menor que o padrão e maior que o formatinho), e outra dúvida que tenho, é se eles já são com "cola", sabe, pra fechar, ou se ele não cola, tenho essa dúvida.

Eu tenho a mesma dúvida que vc. Eu sempre usei saquinhos plásticos transparentes normais. E sempre os deixei só dobrados, sem usar fita adesiva pra fechá-los. Tem sido uma boa experiência fazer isso, a maior parte das revistas que postei aqui têm 15 anos de idade e estão em bom estado. Quanto ao plástico de polipropileno, eu ainda vou comprar desta loja(deve ser o mesmo que a da sua). Daí quando eu tiver em mãos o saquinho posso ver se há realmente diferenças, uma vez que nunca vi em lugar algum ninguém falar o porquê do polipropileno ser tão melhor que os plásticos comuns... E sobre a cola pra fechar, eu tinha alguns assim, mas eles não sobrevivem ao abre e fecha constante, e depois de um tempo viram saquinhos normais. Já vi com zíper, mas são extremamente caros.
Pra completar as dicas sobre conservação aconselho a ler esse texto aqui (é só uma variável sobre o assunto, dentre diversas outras opiniões). Eu, pessoalmente, não acho que estantes de MDF (aglomerado de madeira) sejam nocivas aos livros, pelo menos nunca tive problema. Eu faço a respiração dos livros por semestre, e não retiro grampos originais deles (tb nunca foram problema). Bem, fora isso não gosto de guardar minhas coisas de forma que não tenha praticidade de uso, portanto algumas normas eu simplesmente ignoro em prol do prazer do uso da revista. Bem, espero ter ajudado de alguma forma e neste fds eu posto aqui as fotos dos benditos sacos plásticos pra compararmos, blza?!
Ah, aliás, minha estante agradece os elogios!
Responder
 #30
Pessoal,
Com relação à polêmica (pelo menos para mim) sobre os sacos plásticos, creio ter chegado a uma boa conclusão (baseada só em pesquisas internéticas). Resumidamente me parece existir basicamente três tipos de plásticos para tal funcionalidade: polietileno (PE), polipropileno (PP) e Mylar. Os dois primeiros são mais comuns em terras brasilis, já o Mylar deve existir exclusivamente em lojas especializadas (importadoras).

O saquinho PE eu acho facilmente em lojas de limpeza e de plásticos no centro do RJ. Esses saquinho eu uso há pelo menos uns 15 anos e nunca tive problemas com eles (troquei os sacos umas três vezes já ). No início eu colava as rebarbas com durex para ajustar o tamanho do saco ao gibi, mas com o tempo começava a afetar o conteúdo. Daí agora eu só dobro as pontas e não as prendo de forma alguma, ficando presas quando encostadas nas outras revistas. É um saquinho que se vende em várias densidades (eu uso a média ou fina) e é bem baratinho. Não sei mais o preço pois ainda tenho deles desde a última vez que comprei.

O saquinho PP eu achei facilmente em lojas de revistas por mais ou menos R$0,10 cada. Mas nem todas estas lojas oferecem o Mylar além do PP.

Das diferenças entre os materiais (PE, PP e Mylar) posso dizer que é basicamente com relação à proteção contra gases e a durabilidade. Enquanto o PE tem boa proteção, o PP tem ótima proteção. No entanto, no longo prazo esses dois tendem a passar elementos químicos (sei lá quais) para as revistas. Então, é aconselhável usar o PE ou PP do tamanho similar a revista por alguns anos e não pela vida inteira.

Já o Mylar é usado para coleções "eternas" (enquanto durem...) pois é dito não contaminar a revista e não deteriorar com prazos maiores. Não sei o preço unitário, mas me parece ser bem alto se comparado com as outras.

Junto com as revistas ensacadas podem ser colocados anti-mofo (tipo a naftalina). Mesmo que dê cheiro, não prejudica a conservação. No meu caso eu comprei um desumidificador pro quarto e acho que está funcionando bem...

Quanto ao tipo de fechamento eu vi que há problemas com adesivos, mas também li que há tipos de adesivos que não afetam quimicamente o conteúdo. Devido à dúvida da qualidade do adesivo estou preferindo deixar o meu sem nenhum tipo de fechamento, só dobrado. Há problemas também com grampos metálicos ou plásticos.

Sobre a quantidade de revistas em um único saco, eu li  que podem ser colocadas várias até um limite de bom senso. Mas pessoalmente tive efeitos ruins assim. Algumas revistas nacionais colaram suas capas umas as outras. Então agora estou as separando individualmente...

No mais creio que é do parecer de todos que caixas de papelão, fontes de calor e objetos que abafam demais são prejudiciais (exceto quando se toma medidas preventivas, como embrulhar o interior do papelão com plástico pra não passar a umidade). Além disso, é conveniente limpar periodicamente os livros com um espanador (sem necessariamente ter que tirá-los da prateleira) e pelo menos uma vez ao ano tirar todos os livros e revistas, folheá-los e deixá-los respirando por um dia (em um local longe da luz e do calor).

Seguem aqui algumas fontes de consulta mais interessantes:

http://www.esb.ucp.pt/twt/embalagem/MyFi.../seb41.pdf

http://pt.wikihow.com/Guardar-Revistas-em-Quadrinhos

http://www.hoboes.com/pub/Comics/About%2...%20of%202/

PS: Logo que comprar os saquinhos PP vou postar aqui as minhas impressões sobre as diferenças entre PP e PE.

[Imagem: hemanpiscaolho.png]
Responder
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes