14/05/2012, 22:44
(Resposta editada pela última vez 14/05/2012, 22:46 por lnisishima.)
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(14/05/2012, 21:18)Ewerton Tavares Escreveu: um dos meus maiores problemas é sobre a contagem de pontos, yakus , hans , kan , chi, pon oq conta na contagem
no episodio de saki primeira temporada é até emblematica pra mim, pra ela ficar com zero pontos , ela precisava de uma mão 70 Fu 2 han
a parte de Ron e tsumos tá de boa, o vento lento se declarar tsumo recebe o dobro, já se levar tsumo tem q pagar o dobro dos pontos acho q é assim
será q tou sendo apressado demais? hahaha
Tranquilo, pode perguntar o quanto quiser
Sobre o que perguntei antes, vou deixando minhas respostas normal dentro do tópico, daí o que for importante copio para o topo do tópico.
Contagem de pontos
Essa é a maior dor de cabeça de todos aqueles que jogam mahjong. O maior problema é que mesmo quem costuma jogar on-line provavelmente não tem a tabela decorada. E por que? Quem joga on-line muitas vezes acaba decorando os yakus, sabe quantos hans vale cada um e tem uma noção mais ou menos da pontuação, embora não de forma exata. O ponto é que mesmo sem saber isso ao fechar uma mão válida o próprio jogo calcula o valor da mão do jogador, então os jogadores de mahjong on-line (que é o meu caso) costumam ficar mal acostumados.
Mas quem joga na vida real não tem essa facilidade. É preciso saber a tabela de pontuação ou pelo menos tê-la em mãos. A tabela é a seguinte:
https://sites.google.com/site/maajanemsp...culopontos
Yakus e Hans
Esses são os dois primeiros pontos a se olhar ao fechar uma determinada mão. O Yaku pode ser traduzido também como marcador. Em linhas gerais é algo que dá valor para a mão do jogador e o permite fechar uma mão válida. Assim como no poker, no mahjong existe uma série de combinações diferentes, e o jogador só vence o jogo se tiver uma ou mais dessas combinações. A lista de combinações vocês podem ver no seguinte link:
https://sites.google.com/site/maajanemsp...ombinacoes
Alguns Yakus valem 1 Han (que é a unidade contagem usado na pontuação), outros 2 e assim por diante. Óbvio que quanto mais Hans a mão do jogador tiver, maior será a pontuação. Vale ressaltar que as doras (ou os coringas do jogo) acrescentam Hans para a sua mão, mas não é possível fechar uma mão constituída somente por Hans provindas de doras, é preciso ter algum outro Yaku que valide essa mão. Não existe muito segredo para decorar os diferentes Yakus e a sua contagem de Hans, só com experiência e força de vontade. Também existe sites que ajudam a decorar tanto os Yakus quanto a contagem de pontos por meio de exercícios.
http://arcturus.su/tenhou/scorequiz/yaku.html
http://arcturus.su/tenhou/scorequiz/
Fu
Quem assistiu Saki sabe que um dos primeiros conceitos apresentados foi o Fu. Houve o caso na qual a Saki só poderia terminar com pontuação zero caso ela fechasse uma mão com 2 Han e 70 Fu. Para chegar aos 2 Han ou ela precisava de dois Yakus cada um valendo 1 Han (o Riichi, Tsumo, Tanyao, Yakuhai, Rinshan Kaihou, etc, valem 1 Han) ou com apenas um Yaku que valesse os dois Hans (como o caso do Toitoi, Hon'itsu e etc). Já o Fu é um modo de contagem a parte. Ele é importante principalmente para mãos baixas abaixo dos 4 Hans. O método de contagem de Fu está no link de pontuação. O processo de contagem é bem complexo, sendo a maior dificuldade para os jogadores iniciantes. Em linhas gerais, considere que não existe pontuação abaixo de 20 Fu, toda vitória já rende uma mão de 20 Fu. O resto depende de trincas e quadras disponíveis na sua mão, entre outros elementos. Mãos de mais de 40 Fu são raras, por isso o espanto dos personagens quando a Saki consegue uma mão de 70 Fu. Lembrando que o Kan (ou uma quadra) fechado de um vento vale 32 Fu, o que já dá uma mão de 60 Fu (somando os 20 provindos da vitória + o Kan fechado, lembrando que sempre arredonda o número para cima)
Chi, Pon e Kan
Esses três elementos não alteram muito a pontuação (salvo o Kan e o Pon que mexem na contagem de Fu), são mais tipos de jogadas que o jogador pode realizar durante o jogo. O mahjong é um jogo que consiste em formar sequências de três peças, sejam sequências númericas de três peças, quanto trincas e quadras de peças iguais. Para declarar Chi e Pon o jogador precisa já ter em mãos duas peças que permitam formar a sequência e a trinca, enquanto que o Kan exige três peças. Lembrando que ao declarar Chi, Pon e em alguns casos Kan, o jogador precisa expor a sequência formada, algo chamado de "expor a mão". Ao expor a mão o jogador também perde o direito de declarar Riichi, o que por tabela o impede de vencer por Ippatsu (já que um dos pré-requisitos dele é o Riichi) e Tsumo (que necessita de mão oculta). É por isso que dizem que a mão aberta costuma ser uma mão de baixa pontuação, já que ela vai depender de Yakus muito específicos e muitas vezes só tem seu valor aumentado com o auxílio de Doras.
O Chi consiste em capturar uma peça para formar uma sequência de três peças (1,2 e 3 de um certo naipe, 2,3 e 4 de um certo naipe e assim por diante). Lembrando que essa peça só pode ser capturada do jogador da esquerda.
O Pon consiste em formar uma trinca de peças iguais com a peça jogada por qualquer jogador da mesa.
Já o Kan ele é uma quadra de peças iguais. No mahjong há 4 peças iguais de cada tipo, então o Kan é a sequência mais difícil de aparecer. O jogador pode tanto capturar essa peça de qualquer jogador da mesa, quanto comprá-la por conta própria. Quando captura é preciso expor a mão. Já quando compra a última peça da quadra, o jogador também a expõe ao declarar Kan, mas nesse caso a mão ainda é considerada como uma mão fechada, sendo possível declarar Riichi normalmente.
Outro ponto interessante do Kan é que ele permite a compra de uma peça do muro morto (o muro usado apenas para as Doras e Ura Doras) e a abertura de uma nova Dora (cada rodada começa com uma única Dora ativa), o que aumenta as chances do jogador fechar uma mão de alto valor. O Rinshan Kaihou usado pela Saki consiste em fechar uma mão comprando a última peça do muro morto a partir de um Kan. É uma jogada extremamente rara de acontecer, já que é preciso de muita sorte, ainda mais se a mão for fechada por meio de três Kans seguidos, tal como acontece com a Saki nas finais das qualificatórias regionais.
Curiosidades sobre o Kan: Um jogo de mahjong termina empatado caso quatro Kans sejam declarados. Mas no caso dele ser declarado por um mesmo jogador, a partida prossegue até o quinto Kan. Quatro Kans ou Suukantsu é um dos Yakumans (sequências mais valiosas) do mahjong, algo tão raro de acontecer quanto fechar uma mão após três Kans seguidos. Considerando que a Saki é especialista nesse tipo de jogada chega a ser uma surpresa que em nenhum momento ela tenha fechado uma mão de Suukantsu.
Ron e Tsumo
Ron consiste em fechar a mão por meio de uma peça jogada por outro jogador. Já Tsumo é fechar a mão comprando uma peça. O Ron força o jogador que jogou a última peça a pagar os pontos ao jogador que fechou a sequência. Já o Tsumo divide os custos entre os jogadores.
Vento Leste
No mahjong cada jogador começa num vento diferente (Leste, Sul, Oeste e Norte). O jogador que começa no vento leste tem alguns privilégios, como o fato de que qualquer pontuação que ele venha a obter vale 1,5 vezes a mais. Por outro lado, caso alguém feche a sequência por tsumo, o jogador no vento leste terá que pagar o dobro dos outros jogadores ao jogador vencedor.
Ficou meio grande, mas espero que tenha conseguido responder as dúvidas de forma fácil de entender.
(14/05/2012, 22:34)fagner123 Escreveu: UAUUHUAHWUAHUW, Confundi tudo, eu lembrei como e Mahjong, o Ooishi joga em Higurashi XD.... e Que minha memoria e uma merd@
Exato, tem em Higurashi, há referências ao mahjong também em Aoi Hana, Maria-sama ga Miteru, Kujibiki Unbalance e etc (lembro só desses de cabeça).