FINALMENTE ASSISTI MISS HOKUSAI!
Primeiro aspectos técnicos.
Nos últimos anos os filmes do Mamoru Hosada tem se destacado no público na mídia, só que tem algo que eu não gosto nem um pouco nos filmes dele, a animação e arte. Ele e a Madhouse fazem uma escolha, para ter uma boa animação eles abrem mão de detalhes técnicos, texturas, principalmente nos personagens. Nunca gostei do aspecto chapado dos personagens desde Summer Wars, e isso me incomodou muito mais porque pouco antes Madhouse tinha animado Mai Mai Shinko. É um filme muito bonito, onde os personagens tem um trabalho de sombra que faz eles ter profundidade no cenário.
Production IG já apelou para isso também, mas aqui não, tanto o cenário quanto os personagens são caprichados.
Só uma cena destoa um pouco, é aquele "super momento Sakuga", onde um animador se tranca no seu cubículo por semanas animando furiosamente cada traço ao som de solos de guitarra. O cenário perde um pouco a textura e como o filme é 100% exceto ali chama bastante atenção. Mas tudo bem, até pelo momento em que essa cena vem. Assistam e verão.
Ainda sobre os animação, gostei muito das expressões faciais.
Sem exageros cheias de personalidade.
Sobre o filme em si...
Ao invés de ser um filme sobre a Oei é como se fosse "uma pintura sobre a Miss Hokusai".
"Miss Hokusai" especificamente.
A Oei é um mistério, pouquíssimo se sabe dela, poucas obras são reconhecidas como dela. Ela nem mesmo tinha nome próprio, Oei veio de "Ei, você".
O filme se passa em um período da juventude dela ainda quando morava com o pai. O que se sabe dela que chegou a casar, se separou do marido e voltou a morar com o pai até ele morrer e zanzar por aí morrendo ninguém onde, isso veio a acontecer muito depois do período que o filme mostra. É como defini, uma pintura sobre quem seria ela, menos um retrato e mais a criação e imaginação de alguém sobre ela.
E é uma personagem bastante interessante, assim como a relação com o pai e a situação familiar complicada por acusa das peculiaridades dele.
Entre o início e o final eles cumprem alguns trabalhos, e há causos neles, que acabam contando metáforas sobre o que o roteiro quer desenvolver sobre os protagonistas.
É um filme com personalidade, como assinalado por usa trilha sonora com sons modernos.
Enfim, recomendadíssimo, é um filme interessante e bonito e ver, e também divertido!
Bastante divertido, mais do que eu esperava, tem umas cenas muito engraçadas.
Edit: Pena que esses filmes não tenham maior orçamento.
O famoso animador Okiura iria participar porém saiu, dizem, por limitações artísticas.
Não importo por ele ter pulado fora, o filme está muito bonito do jeito que está e suspeito que ele iria "animar demais" algumas cenas.
O que me importa é se tivesse o orçamento ideal ao invés da duração padrão de 90 minutos o filme teria 150 minutos. Sim, ele parece curto, poderia ser mais longo, algumas cenas poderiam durar mais, ter mais casos que aparecem no mangá, tiveram que se virar no tempo que tinham disponível. Uma pena.