(10/04/2012, 22:39)Thanos Escreveu: Eu fiquei no Olimpo por uma semana quando tava na graduação como monitor hauhaua.
Mas entrei na iniciação científica e nem tive tempo de mexer com isso mais.
Hmm, tu faz UFG? Morei ai em Gyn desde o 2009 até 2011 (ensino médio), boa cidade, muita mulher bonita, coisa que está extremamente em falta aqui no campus da engenharia.
Ano que vem pretendo entrar na iniciação científica também, de preferência no campo da matemática. Sempre achei essa ai a mais complicada, mas também a mais fundamental das matérias, não dá para não amar ela
(10/04/2012, 22:39)Thanos Escreveu: Qual disciplina? O estudo formal de conjuntos e funções é de bastante importância na análise e tem aplicações interessantes (que em geral não estão nos livros de matemática).
Desculpe, não entendi sua pergunta. Se for o nome da matéria é Matemática I e II. É um pré-requisito para ir para a Alemanha.
(10/04/2012, 22:50)Night Escreveu: Hmm, tu faz UFG? Morei ai em Gyn desde o 2009 até 2011 (ensino médio), boa cidade, muita mulher bonita, coisa que está extremamente em falta aqui no campus da engenharia.
Ano que vem pretendo entrar na iniciação científica também, de preferência no campo da matemática. Sempre achei essa ai a mais complicada, mas também a mais fundamental das matérias, não dá para não amar ela
Desculpe, não entendi sua pergunta. Se for o nome da matéria é Matemática I e II. É um pré-requisito para ir para a Alemanha.
Campus de Engenharia mais mulher bonita não combina
Sim, era o nome da matéria mesmo. E difícil hoje em dia alguém da engenharia se interessar por matemática pura.
Cara, eu vou para a faculdade e perco essa discussão.
Triste a vida...
Levei alguns minutos para ler tudo.
Talvez eu não tenha muita coisa a acrescentar, mas vou dar minha opinião. Acho que o grande motivo das pessoas não gostarem de ciências no geral é não entendê-las. Quando os alunos são crianças, eles gostam bastante da matéria, gostam de entender o motivo do mundo ser mundo e como as coisas funcionam. Creio que isso não desapareça, se o pessoal gosta de História e de Geografia, é por gostar de entender as coisas. O que acontece na verdade é uma supervalorização da Ciência como método de resolver problemas de lógica. Ela não é usada para explicar as coisas, é usada achar a velocidade num MRU, ou MRUV, para calcular a distância de uma boneca inflável num espelho esférico, ou da temperatura na nova medida criado pelo Joãozinho.
Tudo é passado sem demonstrações, sem ensinar, como o antonioli falou, a aplicabilidade prática que ela tem na sociedade. O pragmatismo que os colégios querem abordar é simplesmente uma desculpa para aprovar no vestibular, pois, embora resolver problemas lógicos seja algo importante, entender como os conceitos são aplicados na realidade é algo fundamental para entender o mundo. Esse entendimento é o que chamamos de Ciência.
Se Ciência é usada para entender o mundo, e a escola usa suas ferramentas para resolver problemas imbecis, não é ensinado Ciência e sim como passar no vestibular.
(11/04/2012, 00:10)Kage Escreveu: Talvez eu não tenha muita coisa a acrescentar, mas vou dar minha opinião. Acho que o grande motivo das pessoas não gostarem de ciências no geral é não entendê-las. Quando os alunos são crianças, eles gostam bastante da matéria, gostam de entender o motivo do mundo ser mundo e como as coisas funcionam. Creio que isso não desapareça, se o pessoal gosta de História e de Geografia, é por gostar de entender as coisas. O que acontece na verdade é uma supervalorização da Ciência como método de resolver problemas de lógica. Ela não é usada para explicar as coisas, é usada achar a velocidade num MRU, ou MRUV, para calcular a distância de uma boneca inflável num espelho esférico, ou da temperatura na nova medida criado pelo Joãozinho.
Tudo é passado sem demonstrações, sem ensinar, como o antonioli falou, a aplicabilidade prática que ela tem na sociedade. O pragmatismo que os colégios querem abordar é simplesmente uma desculpa para aprovar no vestibular, pois, embora resolver problemas lógicos seja algo importante, entender como os conceitos são aplicados na realidade é algo fundamental para entender o mundo. Esse entendimento é o que chamamos de Ciência.
Se Ciência é usada para entender o mundo, e a escola usa suas ferramentas para resolver problemas imbecis, não é ensinado Ciência e sim como passar no vestibular.
O problema é que o nível de matemática necessário para transpor a ciência para as aplicações reais é muito alto. Problemas simples como um lançamento oblíquo se tornam bastante complicados se for considerar tudo que teríamos fora do mundo teórico.
(11/04/2012, 00:10)Kage Escreveu: Cara, eu vou para a faculdade e perco essa discussão.
Triste a vida...
Levei alguns minutos para ler tudo.
Talvez eu não tenha muita coisa a acrescentar, mas vou dar minha opinião. Acho que o grande motivo das pessoas não gostarem de ciências no geral é não entendê-las. Quando os alunos são crianças, eles gostam bastante da matéria, gostam de entender o motivo do mundo ser mundo e como as coisas funcionam. Creio que isso não desapareça, se o pessoal gosta de História e de Geografia, é por gostar de entender as coisas. O que acontece na verdade é uma supervalorização da Ciência como método de resolver problemas de lógica. Ela não é usada para explicar as coisas, é usada achar a velocidade num MRU, ou MRUV, para calcular a distância de uma boneca inflável num espelho esférico, ou da temperatura na nova medida criado pelo Joãozinho.
Tudo é passado sem demonstrações, sem ensinar, como o antonioli falou, a aplicabilidade prática que ela tem na sociedade. O pragmatismo que os colégios querem abordar é simplesmente uma desculpa para aprovar no vestibular, pois, embora resolver problemas lógicos seja algo importante, entender como os conceitos são aplicados na realidade é algo fundamental para entender o mundo. Esse entendimento é o que chamamos de Ciência.
Se Ciência é usada para entender o mundo, e a escola usa suas ferramentas para resolver problemas imbecis, não é ensinado Ciência e sim como passar no vestibular.