Episódio 02:
(12/10/2015, 01:29)nando3d Escreveu: Ep.02
Excelente episódio, exceto pelo final. Tava indo bem. O drama foi tenso, já que os caras foram forçados a fazerem um transplante de coração e naquela época, as pessoas não sobreviviam muito tempo com os corações transplantados. Era uma cirurgia de risco.
O que pecou no episódio foi a conclusão. Eles não queriam fazer a cirurgia de coração porque era arriscado, mas fizeram um transplante de face, coisa que só foi viável muitos anos depois. FORÇADASSO.
Mas dá pra relevar, pois o anime tá bom.
Curioso que usaram aqui a mesma ideia do primeiro capítulo do primeiro mangá de Black Jack, algo que me foi o mais frustrante. Nele, um jovem riquinho e encrenqueiro sofre um grave acidente de carro e precisa realizar o transplante de vários órgãos, e seu pai, um senhor arrogante e autoritário, contrata Black Jack para fazer isso; o problema é que acusam e sentenciam a morte um rapaz pobre, que testemunhou o acidente, como culpado pelo ocorrido para poder retirar seus órgãos.
No final Black Jack realiza a cirurgia, mas de transplante de face
, já que não concordava com a situação... o rapaz riquinho acabou morrendo e o pobre voltou alegre e bastante rico para a sua mãe.
E sequer há muita discussão ou reflexão a respeito, tudo acontece bem rápido.
...
E se você achou isso forçado, no capítulo 3 do mangá original mostra como ele conheceu Pinoko...
http://myanimelist.net/character/1345/Pinoko
... garotinha que na verdade era um feto malformado que habitou o corpo de sua irmã gêmea durante dezoito anos, sendo que, para não mata-la, Black Jack cria um corpo sintético e "cola" nele cada um de seus membros e órgãos, que estavam todos espalhados dentro de um cisto
Daí a mulher recusa essa sua "nova" irmã e Pinoko passa a morar com Black Jack, servindo de alívio cômico na história.
Esse mangá ficou famoso mais pelos dilemas e críticas que Osamu Tezuka colocava nas histórias, pois o realismo passa beeem longe daqui.