10/03/2015, 16:38 |
Nintendo. Essa palavra significa muito na história do mundo dos games, e provavelmente muita gente não conhece nem metade da sua importância.
Embora hoje eu seja muito mais fã e acompanhar muito mais os lançamentos dos seus concorrentes, não devemos esquecer a quem devemos tudo, e quem criou as bases para boa parte do mercado, da forma de criar games e franquias.
Em aproximadamente 1983 os games eram bem populares e geravam lucro rápido em todo o mundo, mas em compensação, empresas sem experiência apenas querendo uma fatia do bolo criavam jogos ruins e consoles desnecessários, o que deixou o mercado numa crise que culminou na quase extinção do ramo inteiro de games no lançamento do decepcionante jogo E.T (baseado no filme de mesmo nome).
Eis que então em 1985 a nintendo lança na américa o Famicon (Family Computer) conhecido no ocidente como Nintendo Entertainement System, deixando de lado o título “video-game” para ser vendido como centro de diversão familiar.
Com o console, diversos títulos de arcade (fliperama) e títulos exclusivos fizeram a popularidade do mesmo crescer exponencialmente, e em pouquíssimo tempo se tornar o monopólio do mercado, salvando o mesmo de um crash completo.
Logo diversos títulos como Metroid, Zelda, Mario entre outros entrariam para a história se tornando modelo e inspiração para muitos outros de gerações vindouras, além de se tornarem jogos atemporais e ícones eternos.
Depois de salvar o mercado, a big N continuou inovando conforme as gerações se passavam, onde a cada uma traziam coisas novas a servirem de inspiração para outros, sendo até hoje pioneira em novidades de jogabilidade e jogos.
Hoje a empresa vive um período complicado, com as vendas do WiiU que demorou cerca de um ano para subir, mas isso não desanimou o rítimo dos lançamentos e projetos, sendo até hoje um sinônimo de diversão familiar e qualidade de produtos.
Afinal É NINTENDO, OU NADA.
Embora hoje eu seja muito mais fã e acompanhar muito mais os lançamentos dos seus concorrentes, não devemos esquecer a quem devemos tudo, e quem criou as bases para boa parte do mercado, da forma de criar games e franquias.
Em aproximadamente 1983 os games eram bem populares e geravam lucro rápido em todo o mundo, mas em compensação, empresas sem experiência apenas querendo uma fatia do bolo criavam jogos ruins e consoles desnecessários, o que deixou o mercado numa crise que culminou na quase extinção do ramo inteiro de games no lançamento do decepcionante jogo E.T (baseado no filme de mesmo nome).
Eis que então em 1985 a nintendo lança na américa o Famicon (Family Computer) conhecido no ocidente como Nintendo Entertainement System, deixando de lado o título “video-game” para ser vendido como centro de diversão familiar.
Com o console, diversos títulos de arcade (fliperama) e títulos exclusivos fizeram a popularidade do mesmo crescer exponencialmente, e em pouquíssimo tempo se tornar o monopólio do mercado, salvando o mesmo de um crash completo.
Logo diversos títulos como Metroid, Zelda, Mario entre outros entrariam para a história se tornando modelo e inspiração para muitos outros de gerações vindouras, além de se tornarem jogos atemporais e ícones eternos.
Depois de salvar o mercado, a big N continuou inovando conforme as gerações se passavam, onde a cada uma traziam coisas novas a servirem de inspiração para outros, sendo até hoje pioneira em novidades de jogabilidade e jogos.
Hoje a empresa vive um período complicado, com as vendas do WiiU que demorou cerca de um ano para subir, mas isso não desanimou o rítimo dos lançamentos e projetos, sendo até hoje um sinônimo de diversão familiar e qualidade de produtos.
Afinal É NINTENDO, OU NADA.