(14/05/2014, 16:32)Kira Sama Escreveu: vo pegar seu exemplo então : HXH o cara tem uma boa historia e uma arte que se eu desenho melhor com o braço esquerdo desenho melhor que ele.você esta tornando a coisa subjetiva de mais.
então ele é um bom mangaka ?
o aluno que tira 10 de física pode ser o próximo Einstein.
a questão é a prioridade que se da pra cada critério.
por exemplo oque vc julga em um manga ?
arte ? enredo? personagens ? fanservic (entenda que fanservic é dês de ecchi ate lutas sangue tripas espalhadas. etc)? desenvolvimento ? romance e por ae vai...
que peso vc da pra cada critério depende do gênero.
vc axa que em um ecchi o enredo tem a mesma importância que a arte e o fanservic ?
no shonen ou é + importante ?
é disso que falo. gêneros diferentes tem medidas diferentes.
voltando a comparação com musica. a guitarra não tem mesma importância no rock que no pagode...
Não existe obra perfeita, mas o que usamos para critérios é comparação entre obras de uma maneira leiga, seria a quantidade de defeitos que uma obra tem , você cita HxH, pegar no pé da arte do Togashi para criticar a obra já até virou clichê. Não nego que a arte do Togashi é ruim poque você simplesmente percebe o quão preguiçoso ele é. Mas se pegar o conjunto da obra ele tem pontos positivos e negar que HxH é um boa obra é se fazer de ignorante.
Por exemplo um dos motivos de achar Yamato um dos melhores Animes é simples, a quantidade de defeitos que se encontram nele que não venha da subjetividade de quem vê a obra, é minimo.
Não existe um gênero absoluto. E infelizmente na estrutura usada em animes muita coisa que não é gênero os fãs consideram como gênero, por exemplo Ecchi e slice of life, ecchi nunca foi gênero em si, não tem estrutura para dizermos que echhi ou slice of life são gêneros.
Então como julgar algo no gênero Echhi? Se a própria estrutura que faz o gênero não existe.
Eu não nego em nenhum momento que levar em conta o gênero é importante. Mas existe critérios maiores para julgar um obra.
O que eu quis dizer com minha analogia ao aluno, é que mesmo que você pegue um obra que possa parecer um ótima obra dentro do gênero escolhido se analisar ela como um tipo de obra (manga, anime,vn,ln novel, filme) essa obra tem falhas.
E se você acha rock lixo próximo de musica clássica só mostra que você não se desprendeu do gosto elitista que existia como parte da segregação social que existia, lembre se que cultura não é algo isolado da sociedade e de como essa se organiza.
Se ignorar esse fato, qualquer coisa desenvolvida fora da Elite Cultural será lixo e subcultura.