Cowboy Bebop : Antes de vê-lo, considerava que tudo que via na TV era desenhos ( Dragon Ball, Fly, Cavaleiros do Zodíaco, e muitos outros ) . Para mim, Cowboy Bebop reinventou o termo desenho, e passei a considerar que aquilo que assistia não era algo tão simples, era um anime, e dos bons. Trilha sonora, os personagens, tudo me fascinava. Desde então, entrei nesse mundo dos animes, e não larguei mais.
Dragon Ball -> Naruto -> Fullmetal Alchemist/One Piece -> Gantz -> Neon Genesis Evangelion -> Serial Experiments Lain -> Hoshi No Samidare -> Dorohedoro
Os motivos são diversos. Dragon Ball fez eu realmente gostar de animes, brincar de lutinha, fazer muitas piadas manjadas e tal, esse é de todos.
Naruto fez eu ir atrás de animes na internet, me fez conhecer muita gente e me divertir/passar raiva vendo e posteriormente lendo.
FMA e OP fizeram eu ver que uma história pode ser muito mais do que o que eu estava acostumado a ver.
Gantz me fez apaixonar pelos gêneros mais adultos e ficar admirado com a construção dos personagens.
NGE abriu minha mente para muita coisa, fez eu rever alguns conceitos e foi a primeira vez que eu realmente pensei no que estava assistindo, algumas coisas mudaram meu comportamento e maneira de pensar de verdade, esse anime me marcou tanto que até hoje eu fico imaginando o significado de certas coisas na obra e ainda considero o melhor que já vi.
SEL foi semelhante à NGE, só que puxou para outro lado e eu curti demais as mensagens do anime.
Hoshi No Samidare me fez rever novamente o conceito de shounen perfeito, que pertencia à FMA, é tão bem construído e tem cenas tão emocionantes que não dá para ler isso e ficar fã do mangá.
Dorohedoro foi o mais recente, a cada volume era um (ou mais) tapa na cara, enredo mais bem feito que já li dentre mangás e animes, atualmente tem Eden que está num nível semelhante.
Acho que o anime que mudou minha vida foi InuYasha.
A hsitoria resumida: eu o assistia na Globo e ela parou de exibi-lo, me fazendo até chorar por isso. E depois de um tempo (meses, anos ?) minha família colocou internet e eu descobri que poderia ver animes com ela e então reassisti Inuyasha, conheci vários outros e isso se tornou um hobby. E só isso, nenhum anime realmente mudou a minha vida fora dos limites de passatempo (como mudar minha personalidade, influenciar em algo importante e tal).
One Piece trás muitas lições de vida, e eu acho que gosto de Inuyasha porque foi o primeiro romance que eu assisti.
Agora, sobre a depressão, é um negócio foda mesmo... minha tia tem e tal... e eu tenho maior medo do meu irmão ter também. Acho que não deve ser fácil, mas tenta superar, que a vida tem muita coisa boa.
@EDIT: Clannad é muito bonito... eu chorei, e eu não choro fácil. Mas não diria que mudou minha vida.