(18/06/2013, 21:28)Morello Escreveu: Há uns 5 meses atrás, tinham feito um top brasileiro e deu mais de 500 jogadores. O Brasil tem mais de 100 malucos na Master. Mas a falta do BRA-1 e a ascensão de LoL ofuscam esse mérito.
Sad.
Pois é, deu uma bela esfriada o cenário brasileiro de SC2 e mesmo com a chegada do HotS não melhorou muita coisa. A verdade é que o LoL também cresceu muito no Brasil com a vinda da Riot e a chegada de torneios de peso. Sempre que vejo as notícias de esport no Brasil a maioria fala de LoL. Também depois da vitória que os brazucas conseguiram (mesmo que só numa partida) sobre o pessoal do LG-IM na Campus Party, isso por si só dá esperança para quem joga LoL. Fica meio que aquela impressão de que é possível chegar a nível internacional. No SC2, por outro lado, nunca vimos um brasileiro brilhar de verdade. Teve o Levin que foi na WCS ano passado e até conseguiu vencer um jogo do Lucifron, mas realmente foi pouco considerando o formato da WCS ano passado (com suas cotas, embora fosse um formato que era de fato mundial).
Também os próprios casters andam desanimando. O Pedroca tem narrado os torneios brazucas, mas sei lá, parece-me pouco perto da empolgação que se tinha quando tudo começou. Ele também não faz mais o Mesa Quadrada depois dos rolos com o Beto e o Gruntar, e aquele era um programa bem legal para se estar antenado no cenário. O próprio Gruntar, embora não tenha abandonado o SC2, tem narrado LoL, o que por si só já prejudica o conteúdo dedicado ao SC2. Já o Xuminator aparece uma vez ou outra, mas é compreensível dado o trabalho dele.
Isso sem falar que os times brasileiros a maioria tem investido no LoL, o próprio Keyd agora tem uma lineup só de LoL.
Sei lá, é meio triste, mas realmente o cenário de SC2 no Brasil tá em baixa e mais desunido do que já era. Até me espanto quando você comenta sobre os Barcrafts e Corujões japoneses, falando que os caras lá são unidos. Convenhamos, o Japão nem ao menos tem uma versão traduzida do SC2 para o idioma deles, nunca teve um representante em nenhum torneio de peso e a popularidade do jogo é das piores por lá, mas é fato que quando eu mesmo vejo o que aquela comunidade pequena consegue fazer, chega a espantar (a título de curiosidade, você mencionou 100 jogadores brasileiros na Master, quantos japoneses será que existem? Do que pesquisei, se achei 10 é muito. De cabeça lembro do Nemuke, nazomen e PsyArc. Tá aí algo bem legal de perguntar para o pessoal do SC2 Times).
Enfim, LoL também roda em qualquer PC, pode ser jogado em equipe, tem mais opção de customização e tem um lado social mais forte do que SC2. SC2 por ser um jogo voltado ao 1x1 tem um clima bem mais competitivo e, consequentemente, depressivo, porque a pressão tá toda em cima do próprio jogador.
Mas, sei lá, por mim nunca abandonaria o SC2 para jogar LoL. SC2 tá meio que no meu sangue já, e não gostei nada da pouca experiência que tive jogando LoL (desde o jogo em si, mas principalmente os players e a comunidade).