Terminou hoje a Dream Hack. Realmente fiquei surpreso com o resultado, porque esperava um Taeja, Squirtle, Violet, Hyun, Gumiho, Jaedong, Life ou qualquer outro coreano bem gabaritado vencendo o torneio, mas a surpresa foi ver cada um deles caindo pouco a pouco. Todos estavam no Ro.16, mas nenhum deles conseguiu vencer, em especial Taeja, Life e Squirtle da qual se esperava muito.
O ponto é que o grande campeão não deixou de ser coreano, mas foi um sem qualquer expressividade no cenário internacional, e ainda outra surpresa, um Protoss Player. Quem acompanha torneios por aí, sabe que embora MC tenha dado uma esperança aos jogadores Protoss, Squirtle tenha feito aquela final sensacional contra Mvp ano passado na GSL, Rain tenha vencido o WCS Korea, PartinG seja o atual campeão mundial, entre alguns outros feitos dos jogadores Protoss, na maioria das vezes nos decepcionamos com eles, pois o número de torneios conquistados perto de outras raças é pequeno. Então isso justifica a minha surpresa ao ver um tal de Stardust vencendo a Dreamhack. Não que ele seja um total desconhecido, foi jogador profissional de SC1, mas pouco se ouviu falar dele. Para quem quiser saber mais é só dar uma olhada na Liquipedia.
http://wiki.teamliquid.net/starcraft2/StarDust
O que gostei do estilo de jogo dele, em especial no PvZ, foi a agressividade. Não ficou naquela coisa de abrir Stargate e correr para o Skytoss, como muitos jogadores Protoss tem feito. Aproveitou-se muito de Timing Push, quase sempre apelando para os upgrades e as unidades de Portal, as vezes com Immortais no meio. Não chega a ser uma surpresa se considerarmos bulids como o 7 Gate + 1 Gás do MC (hoje em desuso, embora eu faça uso dele na ladder, até porque isso surpreende alguns jogadores) ou o 3 Immortal + Sentry All in do PartinG (ainda hoje uma bulid muito forte). O que realmente foi o diferencial foram os timings atípicos, aliados a tropas fortes, quase sempre com mais upgrades do que o adversário, um uso absurdo de Sentrys (que pouco a pouco minavam o exército adversário), além de ótimos minding games. Tecnicamente ele falha muito na micro quando comparado a outros jogadores Protoss, como o próprio MC, PartinG, sOs e tantos outros, além de desperdiçar muitos Force Fields à toa (imagina se não desperdiçasse), mas se mostrou um dos jogadores mais inteligentes, com boas tomadas de decisão. Foi lindo de ver duas partidas das finais sendo decididas com a destruição total das bases do Jaedong. Ele realmente é bem tudo ou nada.
O feito aumenta se considerarmos que ele passou por gente boa, Violet, Hyun, SjoW, até chegar no Jaedong.
É fato que com os outros jogadores sabendo das bulids que ele usa, isso deixará de ser surpresa nos próximos torneios e há uma grande chance dele deixar de estar no centro das atenções, tal como aconteceu com outros jogadores Protoss. Atualmente os únicos que vejo ainda como bons jogadores são Rain, PartinG e sOs. Rain anda desaparecido do cenário internacional, mas anda mandando muito bem na ProLeague. Parting foi até oitavas de finais da GSL e a menos tem um jogo sólido e sOs nem preciso comentar muito apesar da derrota feia para o Innovation (mas convenhamos, o que há de errado em perder para o melhor do mundo?). Até acho que dá para incluir HerO na lista, embora tenha perdido para o sOs, manda muito bem no PvZ e talvez o Alicia, por ter ido longe na WCS Final 1. Aos outros, Squirtle, MC, Seed (esse praticamente sumiu depois de vencer a GSL), Creator, bom, esses realmente vem devendo.
Enfim, de qualquer forma me identifiquei com esse estilo de jogo, porque ando gostando de ser agressivo quando jogo de Protoss, embora a raça não seja feita para isso. Mas justamente os meus melhores resultados vem da matchup onde sou mais agressivo, o PvZ, muitas vezes me aproveitando também de timings e quase ignorando o jogo com Stargate e, consequentemente, o atualmente badalado Skytoss. Não cheguei a ver as matches dele no PvP e PvT, o que falei é baseado apenas no PvZ. O caminho dele até as finais também foi puro PvZ, com exceção do SjoW, que é Terran. Então ele pode ter dado sorte por ter seguido pelo caminho na qual ele é aparentemente mais forte, mas de qualquer forma talvez seja interessante ver as outras matches dele para checar se essa agressividade também está presente nelas (e pode servir de inspiração pra mim que odeio ficar parado na base contra Terran esperando Colossus e HT sair, enquanto levo drop em tudo quanto é canto, até por isso ando sendo louco na ladder tentando coisas estranhas, como 7 Gate contra Terran e Blink Stalker All in).
Ficou longo o post, sei que ninguém vai ler, mas acabei me empolgando.
Última Observação: Curioso notar a ausência em muitos jogos no PvZ dele de unidades clássicas Protoss, como Destruidoras, Templários Supremos e Colossus.