Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Hanekawa Tsubasa Tsubasa Cat II - [Open Thread]


Tópico em 'Vale tudo' criado por Shiokazu em 07/04/2012, 20:04.
Páginas (1517): « Anterior 1 ... 1229 1230 1231 1232 1233 ... 1517 Próximo »
 
15167 respostas neste tópico
(21/12/2012, 20:36)jasque Escreveu:
Spoiler:  
O COTIDIANO DA LÍNGUA
Obrigado / Obrigada
Obrigado pela gentileza!
Fico lisonjeada com o elogio.


Obrigado, particípio do verbo obrigar, quando usado em agradecimentos transforma-se em adjetivo, cujo significado é que se sente devedor de um favor, de uma amabilidade; agradecido, grato. Significa, portanto, sentir-se obrigado a alguém por algo. Por ser adjetivo, deve concordar com o elemento a que se refere em gênero e número, ou seja, será masculino ou feminino, singular ou plural, dependendo da pessoa que se sentir obrigada a retribuir um favor. Vejamos todas as possibilidades:

- Obrigado se quem agradece for homem, uma vez que ele se sente obrigado a retribuir o favor, a amabilidade.

- Obrigada se quem agradece for mulher, por se sentir obrigada a retribuir algo.

- Obrigados se quem agradece for homem em nome de outras pessoas, ou mulher em nome de outras pessoas de ambos os sexos ou em nome de outros homens, já que eles se sentem obrigados a retribuir algo.

- Obrigadas se quem agradece for mulher em nome de outras mulheres, visto que elas se sentem obrigadas a retribuir algo.

Em uma formatura, por exemplo, o aluno orador, ao agradecer aos professores e aos pais, deve dizer a seguinte frase:

- Obrigados a vocês se os formandos não forem somente moças;

- Obrigadas a vocês se os formandos forem somente moças.

E a resposta ao agradecimento? Já que obrigado significa sentir-se obrigado a alguém POR algo, pode-se responder à pessoa usando a seguinte frase:

Por nada.

Pode-se usar também a seguinte locução:

Não há de quê.

No Brasil, há o costume de retribuir o agradecimento com um Obrigado você, que é inadequado.

Se quiser responder dessa maneira, corrija a frase para o seguinte:

- Obrigado eu se quem responde ao agradecimento for homem;

- Obrigada eu se quem responde ao agradecimento for mulher;

- Obrigados nós se quem responde ao agradecimento for homem em nome de outras pessoas ou mulher em nome de outras pessoas de ambos os sexos ou em nome de outros homens;

- Obrigadas nós se quem responde ao agradecimento for mulher em nome de outras mulheres;

Se não quiser usar expressão alguma das apresentadas, pode responder com a frase

Eu que agradeço, ou

Eu é que agradeço.

A frase apresentada no início de nosso texto está, portanto, inadequada, já que se trata de uma mulher. Sabemos disso em virtude do adjetivo lisonjeada feminino, singular. O adequado seria, então, o seguinte:

Obrigada pela gentileza!

Fico lisonjeada com o elogio.

http://www.gramaticaonline.com.br/texto/.../_Obrigada

TL;DR

EDIT: Mal posso ver seus movimentos manju
(21/12/2012, 20:36)jasque Escreveu: Blah blah blah whiskas sachê

Manda logo um thanks e tá tudo certo. >.>
(21/12/2012, 20:38)xKaiaK Escreveu: TL;DR

Valeu a tentativa.

Mas eu adoro esses textos sobre gramática para dummies, acho eles tão cutes.
É tipo aquelas historinhas do telecurso 2000.


Chinesas ownam.
(21/12/2012, 20:41)Qoppa Escreveu: Link youtube: http://youtu.be/_E2YU3fBTeE

Chinesas ownam.

Cute :3
Ela é chinesa, mas mora no Reino Unido né? Esse sotaque daora não pode ser de outro lugar senão do UK e.e
(21/12/2012, 20:45)xKaiaK Escreveu: Cute :3
Ela é chinesa, mas mora no Reino Unido né? Esse sotaque daora não pode ser de outro lugar senão do UK e.e

Sim, ela é de Hong Kong (香港) e mora em Londres.
Não sei se já postaram por aqui, ou se já é old, mas eu ri hue

[Imagem: 281320_450887921626619_1947083387_n.jpg]
Ano novo é o dia de sonhar com o monte fuji, o falcão e a berinjela



sou otaco desu e quero morar no Japão
hora de tirar o presente de amigo secreto.
Falta do que fazer...

Spoiler:  
[Imagem: X44nB.jpg]

[Imagem: j0Qvz.png]
Páginas (1517): « Anterior 1 ... 1229 1230 1231 1232 1233 ... 1517 Próximo »
 

Usuários visualizando este tópico: 25 Visitantes