(17/12/2012, 10:23)anachan Escreveu: bem dessa... custo de vida cada vez mais tenso, 100 mil antes comprava uma casa considerável, agora, isso não cobre nem a entrada T.T A gente procurou casa própria ano passado e tava impossível... fora as casas totalmente sem reforma com comodos estourados beirando 200 mil... mto desanimador D:
pelo menos salário mínimo no Brasil mesmo que seja merreca aumenta todo ano...
Mas no Japão, não muda... Eu voltei no ano 96 no Brasil... Vim de novo no Japão esse ano.
Os preços dos produtos não mudaram tanto assim... alías ta praticamente na mesma...
lógico não dá para controlar tbm os preços de produtos importados, especialmente derivado do petróleo...
Se inflação no Japão acompanhasse inflação do Brasil, continuaria interessante vir pra cá e trabalhar para juntar dinheiro...
Mas hj em dia não compensa, salário do Japão não muda e do Brasil só aumenta.
Só vale a pena vir pra cá se está decidido morar aqui. Esse negócio de juntar dinheiro e voltar no Brasil é besteira. Vai se matar trabalhar aqui e nem vai comprar casa no Brasil.
Eu estou decidido morar aqui, agora estou trabalhando na fabrica, mas só para juntar dinheiro para fazer um semon gakkou.
Em 2014 pretendo fazer, não posso depender até nisso dos meus país. Eles bancaram a faculdade no Brasil, mesmo eu fazendo a pública, o custo de vida em Curitiba não era brincadeira.
Se eu não conseguir nada na área que eu fizer de semon gakkou aqui no Japão, bem nesse caso, eu naturalizo, depois volto no Brasil.
Qualquer coisa faço de novo vestiba e faço facul de novo. Não sei pq eu gosto de estudar do que ficar trabalhando.
Sei que ficar fazendo isso nunca ficarei rico. Mas não estou nem ai...