Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
Enquete: Vocês gostariam de ver artigos sobre qual outro aspecto no blog Mahjong School?  
Nota: Esta enquete é pública, todos os usuários poderão ver o resultado do seu voto.
[Mostrar Resultados]

Riichi! - Tópico oficial de mahjong japonês


Tópico em 'Jogos & Consoles' criado por lnisishima em 14/05/2012, 20:03.
Páginas (378): « Anterior 1 ... 3 4 5 6 7 ... 378 Próximo »
3772 respostas neste tópico
 #41
(17/05/2012, 21:27)Ewerton Tavares Escreveu: eu acho q vale mais pela diversao e por ser um salao de mahjong
eu imagino igual aki no brasil onde bares alugam tv por assinatura pra passar futebol na tv e se reune centenas de pessoas, acredito q em casas de mahjong deve ser o mesmo, só q diariamente
alem disso acredito q deva passar tbm os campeonatos de mahjong nesses lugares, e já q sao pessoas q entende mto bem o jogo, deve ser mais facil conversar e comentar as partidas com os amigos e colegas de jogo

Eu acho que se você ficar assistindo outro jogo enquanto joga vai perder feio. Icon_lol
Responder
 #42
(17/05/2012, 21:20)Sydonay Escreveu: Isso era de se esperar, já que a Liberdade deixou de ser um bairro tipicamente japonês. O número de chineses e coreanos aumentou bastante nos últimos tempos.
Se bobear, deve ter até mais chineses do que japoneses lá.

Pois é, eu passo muito por lá e os vendedores e mesmo pessoas costumam falar em chinês ou coreano. Muito da geração atual de japoneses dispersou, a Liberdade antes era um bairro onde as famílias japonesas se reuniam, mas deixou de ser com a ascensão social de grande parte deles. Ah sim, não encare isso como saudosismo ou crítica, é mais uma observação.

(17/05/2012, 21:27)Ewerton Tavares Escreveu: eu acho q vale mais pela diversao e por ser um salao de mahjong
eu imagino igual aki no brasil onde bares alugam tv por assinatura pra passar futebol na tv e se reune centenas de pessoas, acredito q em casas de mahjong deve ser o mesmo, só q diariamente
alem disso acredito q deva passar tbm os campeonatos de mahjong nesses lugares, e já q sao pessoas q entende mto bem o jogo, deve ser mais facil conversar e comentar as partidas com os amigos e colegas de jogo

Deve ser mais ou menos assim mesmo, as pessoas vão lá para jogar, beber, fumar e conversar. Parece que tem até sistema de apostas, ou seja, quanto mais uma pessoa vence, menos ela paga pela hora no salão. Ao que parece não é um lugar para novatos, até onde sei existem locais próprios para aprender mahjong, tipo escolas especializadas nisso, igual existe de xadrez e outras modalidades aqui no Brasil. Confesso que depois de descobrir isso fiquei babando. Quando visitar o Japão quero passar numa delas.
Responder
 #43
(17/05/2012, 21:44)lnisishima Escreveu: Pois é, eu passo muito por lá e os vendedores e mesmo pessoas costumam falar em chinês ou coreano. Muito da geração atual de japoneses dispersou, a Liberdade antes era um bairro onde as famílias japonesas se reuniam, mas deixou de ser com a ascensão social de grande parte deles. Ah sim, não encare isso como saudosismo ou crítica, é mais uma observação.


Deve ser mais ou menos assim mesmo, as pessoas vão lá para jogar, beber, fumar e conversar. Parece que tem até sistema de apostas, ou seja, quanto mais uma pessoa vence, menos ela paga pela hora no salão. Ao que parece não é um lugar para novatos, até onde sei existem locais próprios para aprender mahjong, tipo escolas especializadas nisso, igual existe de xadrez e outras modalidades aqui no Brasil. Confesso que depois de descobrir isso fiquei babando. Quando visitar o Japão quero passar numa delas.

Eu tenho muita ventade de jogar numa dessas casas de Mahjong, mas isso de cigarro ser liberado é um problema. Não que seja um grande impedimento, mas o cheiro é bastante desagradável.
Sobre isso de pagar dependendo de quanto ganha, que eu saiba normalmente os valores são fixos dependendo da posição que você terminar, mas deve variar de lugar pra lugar.
Acho que mesmo pagando o máximo não deve ser nada absurdo também.
Responder
 #44
(17/05/2012, 21:59)Sydonay Escreveu: Eu tenho muita ventade de jogar numa dessas casas de Mahjong, mas isso de cigarro ser liberado é um problema. Não que seja um grande impedimento, mas o cheiro é bastante desagradável.
Sobre isso de pagar dependendo de quanto ganha, que eu saiba normalmente os valores são fixos dependendo da posição que você terminar, mas deve variar de lugar pra lugar.
Acho que mesmo pagando o máximo não deve ser nada absurdo também.

Hoje em dia a lei antifumo tá pesada mesmo no Japão, então talvez eles proibam o fumo em alguns estabelecimentos. A meu ver isso é bom, nada contra quem fuma, o problema é a gente que não fuma ter que ficar respirando fumaça de cigarro.

Sobre o negócio de pagar, depende mesmo da posição que você terminar. Acho que a maioria dos estabelecimentos adota esse tipo de sistema. De qualquer forma compensa pagar, considerando que é uma das poucas chances que se tem de jogar numa mesa automática Icon_e_biggrin
Responder
 #45
(17/05/2012, 21:41)Sydonay Escreveu: Eu acho que se você ficar assistindo outro jogo enquanto joga vai perder feio. Icon_lol

quiz dizer em datas importantes de campeonatos, eles parem para assistir, bebendo uma cerveja, conversando e comentando o jogo

pq jogar e prestar atençao no jogo é impossivel rsrs
Responder
 #46
(17/05/2012, 22:08)Ewerton Tavares Escreveu: quiz dizer em datas importantes de campeonatos, eles parem para assistir, bebendo uma cerveja, conversando e comentando o jogo

pq jogar e prestar atençao no jogo é impossivel rsrs

Andei vendo que tem bastante campeonatos de mahjong no Japão. E esse negócio de cada jogador ter um estilo é verdade, mas pensava que não, pois parece meio óbvio que se o cara joga muito num estilo fica fácil de decifrar o que ele vai fazer em toda partida. Mas ao que parece tem um jogador lá no Japão que joga fechando muitas mãos com Toitoi ou Chitoitsu.

Tem outro também que tem um estilo meio Ako de jogar, fazendo mãos rápidas (metade das mãos dele segundo as estatísticas dos torneios japoneses são abertas) e impedindo os outros de fechar as suas próprias mãos.
Responder
 #47
(17/05/2012, 22:14)lnisishima Escreveu: Andei vendo que tem bastante campeonatos de mahjong no Japão. E esse negócio de cada jogador ter um estilo é verdade, mas pensava que não, pois parece meio óbvio que se o cara joga muito num estilo fica fácil de decifrar o que ele vai fazer em toda partida. Mas ao que parece tem um jogador lá no Japão que joga fechando muitas mãos com Toitoi ou Chitoitsu.

Tem outro também que tem um estilo meio Ako de jogar, fazendo mãos rápidas (metade das mãos dele segundo as estatísticas dos torneios japoneses são abertas) e impedindo os outros de fechar as suas próprias mãos.

mas tbm essas mãos é uma mão dupla né, vc vai ganhando , mas só basta pra outro jogador declarar um baiman ou haneman q o negocio vai pro brejo

mas tem alguma estatstica do atual campeão lá?
Responder
 #48
(17/05/2012, 22:14)lnisishima Escreveu: Andei vendo que tem bastante campeonatos de mahjong no Japão. E esse negócio de cada jogador ter um estilo é verdade, mas pensava que não, pois parece meio óbvio que se o cara joga muito num estilo fica fácil de decifrar o que ele vai fazer em toda partida. Mas ao que parece tem um jogador lá no Japão que joga fechando muitas mãos com Toitoi ou Chitoitsu.

Tem outro também que tem um estilo meio Ako de jogar, fazendo mãos rápidas (metade das mãos dele segundo as estatísticas dos torneios japoneses são abertas) e impedindo os outros de fechar as suas próprias mãos.

A vantagem de Toitoi e Chitoitsu é que mesmo sabendo o tipo de jogo que você está fazendo, não tem como saber quais pedras você está esperando, principalmente no caso de Chitoitsu.
Claro que se você estiver tentando combinar com Hon'itsu ou Honroutou fica bem previsível, mas se tiver 1 dora já dá uma pontuação razoável mesmo sem outros yakus.
Por sinal, nunca consegui fazer Honroutou com Chitoitsu, só com Toitoi.

(17/05/2012, 22:21)Ewerton Tavares Escreveu: mas tbm essas mãos é uma mão dupla né, vc vai ganhando , mas só basta pra outro jogador declarar um baiman ou haneman q o negocio vai pro brejo

mas tem alguma estatstica do atual campeão lá?

Difícil é alguém conseguir fazer um baiman contra um jogador rápido, o problema é se o cara sair com uma mão boa e você perceber isso depois de já ter aberto metade da sua mão, aí fica difícil se defender.
Responder
 #49
(17/05/2012, 22:21)Ewerton Tavares Escreveu: mas tbm essas mãos é uma mão dupla né, vc vai ganhando , mas só basta pra outro jogador declarar um baiman ou haneman q o negocio vai pro brejo

mas tem alguma estatstica do atual campeão lá?

Estatísticas eu não encontrei. Mas dizem que esse jogador é bom. A verdade é que em nível profissional não acho que seja tão fácil fechar uma mão de alta pontuação, os caras raramente jogam a peça que você precisa.

(17/05/2012, 22:47)Sydonay Escreveu: Por sinal, nunca consegui fazer Honroutou com Chitoitsu, só com Toitoi.

Com Toitoi até dá, mas com Chitoitsu é tenso. Honroutou já é algo meio limitado por causa das peças que dá para usar nessa combinação, com Chitoitsu que exige uma variedade maior dessas peças fica bem tenso.
Responder
 #50
Recomendação de sites sobre o jogo

Um dos maiores problemas para quem vai procurar sobre mahjong na internet é que ao digitar a palavra no Google, o que mais se encontra é sites de Mahjong Solitarie, um jogo que conserva o nome mahjong, mas que nada tem a ver com o Riichi Mahjong. Por isso, para quem quer jogar mahjong japonês acaba sendo muito difícil encontrar conteúdo sobre o jogo. Para ajudar a amenizar as dificuldades preparei uma lista de sites que costumo frequentar, mas devo dizer que são realmente poucos sites no ocidente que tratam do assunto. Não cheguei a procurar páginas em japonês (até porque poucos aqui tem conhecimento do idioma), mas acredito que em japonês tenha muito, mas muito conteúdo mesmo para ser lido e aprendido.

Começando pelo básico

Como em toda pesquisa, o site da Wikipedia é o primeiro lugar para procurar, e há uma página exclusiva com as regras mais básicas do mahjong japonês. Não é aquela maravilha, mas ajuda.

http://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_Mahjong

Em português

Passamos agora para os sites em português. Novamente não há muito conteúdo a ser mencionado. Basicamente tem dois sites, um bem antigo de um conhecido meu (aliás, que conheci enquanto aprendia a jogar mahjong 3 anos atrás). o Mahjong SP, que praticamente tem todas as regras necessárias para se aprender a jogar (incluindo pontuação, combinações, modo de montar o muro e etc) e o Mahjong BR, um blog que conheci recentemente, e que além de ensinar algumas regras, também tem bastante conteúdo de sites internacionais, com curiosidades, notícias do cenário mundial de mahjong (sobretudo o japonês), exercícios de jogadas e etc.

http://www.mahjongbr.org/
https://sites.google.com/site/maajanemsp/

Em inglês

E agora chegamos a cereja do bolo. Não que haja sites em inglês sobre mahjong japonês em qualquer canto da internet, mas a menos a internet é bondosa o suficiente para nos brindar com alguns bons sites sobre o assunto. O primeiro deles é o Osamuko's Mahjong Blog, uma página dedicada ao jogo que fornece um conteúdo diferenciado, não sendo tão restrito a regras. Há muitos posts sobre os torneios de Riichi mahjong mundo a fora, teorias sobre o jogo, o cenário mundial e etc.

http://www.osamuko.com/

Em seguida temos o Mahjong News, que se auto-descreve como um jornail on-line sobre o assunto. Ele não é especificamente um site sobre mahjong japonês, mas há conteúdos específicos sobre ele. No mais, é uma página mais voltada ao cenário mundial de mahjong, com muitas notícias ligadas a campeonatos, então ela não é tão boa do ponto de vista didático, mas sim recomendada para quem quer ter uma imersão maior no mundo do mahjong (o que pode acabar sendo bom, pois há muitos casos em que ficamos mais empolgados com algo quando sabemos o que tem sido feito por aí em torno desse assunto).

http://www.mahjongnews.com/en/

Por fim, temos o Reach Mahjong. Confesso que encontrei essa página faz pouco tempo, então não tive tempo livre para destrinchar o conteúdo deles e explicar em detalhes o que tem de bom no site. A parte boa é que o site também tem um fórum, e fóruns de mahjong são raros em qualquer parte do globo, salvo nos países orientais como China e Japão. Pelo que andei vendo não é um fórum muito movimentado, mas pode ser interessante para quem tem interesse no jogo e não tem o preconceito de não frequentar lugares ou gostar de coisas que ninguém gosta. Além disso, o pessoal do site grava podcasts, o que é bem legal de se ouvir durante o caminho da casa para o trabalho e coisas assim (não costumo fazer isso, mas conheço um número grande de pessoas que fazem isso). No mais, o site tem o feijão com arroz dos sites de mahjong, com notícias, colunas, estratégias e notas sobre os torneios mundiais.

http://reachmahjong.com/en/

Finalizando

Como foi possível perceber, a seleção de sites é um tanto quanto pobre, mas por hora é aquilo que temos de interessante disponível em relação ao assunto. Como disse anteriormente, para quem tem conhecimento de japonês deve haver muitas páginas boas. Mas para quem não tem, é preciso se contentar com o conteúdo ocidental, e na medida do possível, contribuir para o crescimento dele (claro, isso vai de cada um, mas seria legal ver uma comunidade ocidental forte sobre o mahjong japonês). Novamente, como em todos os posts feitos aqui, sintam-se livres para complementar com sugestões e críticas.
Responder
Páginas (378): « Anterior 1 ... 3 4 5 6 7 ... 378 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes