(09/11/2012, 17:50)Carat Escreveu: Porque Deus é misericordioso e permite aos reles mortais as colocações mais avançadas, enquanto carrega em sua magnifica forma todos nossos pecados e mãos ruins. Deep.
Continue assim btw.
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Sobre os jogos dessa semana, o domingo me salvou total, de negativo pra +65 não posso nem reclamar.
Cara eu ri, essa foi boa, diferente do resto das suas piadas
Apesar que ultimamente quem anda se superando é o bebpo.
Na verdade você tava no negativo, mas era por pouca coisa, tipo uns -10
Os títulos eu acho que são -
天の加護 - Divine Protection - Go into tenpai without any yaku and win via closed tsumo, rinshan, chankan, haitei or houtei
四暗単騎 - Suuankou Tanki - Suuankou with a tanki wait.
Hoje resolvi fazer umas experiências com o kit de mahjong que tenho em casa, a fim de verificar o padrão de mão e quantos turnos normalmente uma mão demora para entrar em Tenpai e fechar. Acho que o Fujiy já deve ter feito uma experiência parecida, mas queria testar eu mesmo para ver no que dava, até porque a gente vive reclamando do JRM e suas mãos prontas.
O problema é que não fiz nada muito detalhado e nem tirei fotos para postar por aqui, mas penso em fazer algo mais detalhado quando entrar de férias e devo publicar no blog, hoje só fiz mesmo para começar a pensar como devo fazer essa experiência.
Se não me engano o Fujiy testou apenas simulando uma mão e vendo as peças que ele compra logo no começo. Eu simulei como se fossem quatro jogadores e fui fazendo as compras até entrar em tenpai e fechar a mão com um deles. Só fiz o experimento 5 vezes, então é algo ainda bem duvidoso, mas tem umas estatísticas curiosas já:
- De vez em quando vem umas mãos que de fato são boas, mas nada que seja logo de cara no nível de um Mangan, Haneman e acima disso. No geral, a maioria das mãos é jogável e elas costumam melhorar de forma mais rápida do que naqueles momentos em que o JRM trolla o jogador e ele não forma nada de jeito nenhum.
- Por outro lado, as vezes acontece de vir umas três vezes seguidas a mesma peça ou uma peça igual a aquela que foi descartada no turno anterior, embora sejam poucas as vezes.
- No geral, o Tenpai aconteceu por volta do 7° ao 9° turno, enquanto que o Ron ou Tsumo veio do 11° ao 13° turno. Claro que, eu não forcei nenhuma mão de modo a jogar totalmente defensivo, fui descartando as peças de acordo com as mãos que iam formando.
- Três vezes dois jogadores ficaram em Tenpai antes de alguém fechar, enquanto nas outras duas só um estava.
- Isso pode ser mais coincidência, mas um mesmo jogador ganhou 4 vezes das 5.
Enfim, é óbvio que num jogo real pode acontecer de ninguém entrar em Tenpai, entrar em Tenpai mais cedo, quatro jogadores ficarem em Tenpai e etc. Mas é interessante notar, que pelo menos nesse experimento teve alguns padrões. Claro que testar só 5 vezes é muito pouco e eu fui meio desleixado em não considerar defesa, mas é até interessante perceber que no próprio Saki falam que uma mão leva em média 7 turnos para entrar em Tenpai.