Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Seu anime amado é uma merda, me prove o contrário.


Páginas (22): « Anterior 1 ... 11 12 13 14 15 ... 22 Próximo »
210 respostas neste tópico
 #121
A profundidade de obra vem pela densidade do enredo e a complexidade de seus protagonistas.
Não precisa ser algo "filosófico".
Para ser fundo.
Icon_neutral
Responder
 #122
Aliado a isso devo dizer que esse conceito de "profundo" na forma conotativa (como estamos colocando) é subjetivo, parcial, pessoal por mais que reconheçamos todos fragmentos implícitos em uma obra, qualquer que seja. É uma interpretação de uma obra com contéudo vasto e cheio de perspectivas.
Resultado temos 8 pessoas (eu me incluo) dizendo que é profundo (ainda que simples) e 1 outra pessoa dizendo que é raso. É subjetivo, pessoal mesmo. O nosso colega não está errado, só assumiu outra visão. Ainda que eu discorde, respeito.

Agora quais outros animes são profundos?? Ou pelo menos tentam (Fica pra todos) Icon_e_biggrin

Na minha humilde opinião (não estou falando de cult, pseudo-cult e afins), alguns animes mais profundos no que se propõe:
Texhnolyze
Serial Experiments Lain (já discutido)
Neon Genesis Evangelion (já discutido)
Honey and Clover
Mawaru Penguindrum (em discussão)
Ghost in The Shell
Haibane Renmei

Menções honrosas aos simples e geniais (não exatamente profundos ao meu modo de ver)
Cross Game
Fullmetal Alchemist
Dennou Coil
Banner of the Stars

PS: não quer dizer que deram certo nesse apelo à profundidade e nem que são os melhores, ok?
Responder
 #123
(15/02/2012, 12:23)早乙女ルイ Escreveu: nisso eu concordo e foram essas as caracteristicas que me fizeram gostar do anime, senão nem tinha terminado ele.


O post inicial "hateando" Mawaru foi só troll meu mesmo,
mesmo eu realmente achando que o anime tem a profundidade de uma poça d'agua suja,
alguns veem isso (usar essas simbologias, e o modo como o anime aborda o "Destino") como algo profundo, :p

e aparementemente/visivelmente, precisa dar uma Steve Wonder pra não ver que o autor tentou passar algo profundo.

O cara soube disfarçar bem uma história simplista,

Sim, mais ou menos como Matrix que os caras tacaram um monte de simbologia.
Parte do público adorou, parte não entendeu, parte não deu a mínima pra entender ou não.

Mas simbologia é um 'plus', não é a única coisa que faz Penguindrum bom.

Os símbolos dão pistas para as possibilidades do episódio seguinte,
o que não adianta muito pois a maioria das teorias que criaram foram detonadas.

E foi divertido ver esse jogo de tentativa e erro dos espectadores.
Mas não é nada que impeça que alguém burro como eu tenha gostado
de Penguin mesmo entendendo poucas coisas da simbologia.

E eu acho interessante aprender sobre isso, mesmo que para alguns não seja.
Penguindrum me deu curiosidade de ir atrás e entender mais sobre esses símbolos.
Responder
 #124
Afinal, o que é 'profundo'?

Isso é muito relativo, de verdade.Até porque as supostas intenções do autor são apenas parte da coisa.Uma vez colocada a público, a obra é dos consumidores e cada um deles vai interpretar do seu próprio jeito.

Em teoria literária, se diz que cada pessoa interpreta a obra de acordo com sua própria bagagem de vida, e isso traz valores e associações diferentes pra cada espectador. Não existe uma interpretação definitiva e 'correta', e por isso não é estranho que algo seja profundo e envolvente pra alguns e sem significado pra outros. Tipo: "Quando você lê um livro, você lê ao mesmo tempo todos os que já leu antes, e todos que o autor já leu antes."

Isso pode se estender pra tudo, hqs, filmes, mangás, animes, etc.
Responder
 #125
(15/02/2012, 12:41)jasque Escreveu: Sim, mais ou menos como Matrix que os caras tacaram um monte de simbologia.
Parte do público adorou, parte não entendeu, parte não deu a mínima pra entender ou não.

Mas simbologia é um 'plus', não é a única coisa que faz Penguindrum bom.

Os símbolos dão pistas para as possibilidades do episódio seguinte,
o que não adianta muito pois a maioria das teorias que criaram foram detonadas.

E foi divertido ver esse jogo de tentativa e erro dos espectadores.
Mas não é nada que impeça que alguém burro como eu tenha gostado
de Penguin mesmo entendendo poucas coisas da simbologia.

E eu acho interessante aprender sobre isso, mesmo que para alguns não seja.
Penguindrum me deu curiosidade de ir atrás e entender mais sobre esses símbolos.

Ai que tá,
tinha epsódio que dava a impressão de que, o autor colocava alguma coisa meio aleatória
só pra tentar dar profundidade na coisa.




(15/02/2012, 12:44)anachan Escreveu: Afinal, o que é 'profundo'?

Isso é muito relativo, de verdade.Até porque as supostas intenções do autor são apenas parte da coisa.Uma vez colocada a público, a obra é dos consumidores e cada um deles vai interpretar do seu próprio jeito.

Em teoria literária, se diz que cada pessoa interpreta a obra de acordo com sua própria bagagem de vida, e isso traz valores e associações diferentes pra cada espectador. Não existe uma interpretação definitiva e 'correta', e por isso não é estranho que algo seja profundo e envolvente pra alguns e sem significado pra outros. Tipo: "Quando você lê um livro, você lê ao mesmo tempo todos os que já leu antes, e todos que o autor já leu antes."

Isso pode se estender pra tudo, hqs, filmes, mangás, animes, etc.

Um exemplo de algo com "profundidade" pra mim é "A Laranja Mecanica",
passou várias idéias, independente da "carga" de cada telespectador, nas "entre-linhas" do filme.
Responder
 #126
Citar:Ai que tá,
tinha epsódio que dava a impressão de que, o autor colocava alguma coisa meio aleatória
só pra tentar dar profundidade na coisa.
Depende, não era nada gratuito.
Não lembro de nada que não contribuía para historia.
Responder
 #127
(15/02/2012, 13:06)transmetropolitan Escreveu: Depende, não era nada gratuito.
Não lembro de nada que não contribuía para historia.

E você também não acha, que se absolutamente tudo nele, fosse friamente calculado,
a inserção no anime, haveria assim tanta "teoria" diferente sobre alguns elementos?

Como em Donnie darko, por exemplo, tudo muito subjetivo, mas no fim há um consenso
em toda a trama e sub-trama, de quem assistiu E prestou atenção no filme.
Responder
 #128
A historia se revela gradualmente, e os símbolos começam e fazer sentido.
E não da para comparar uma serie mensal com um filme, já quem um tem a "obrigaçao" de ser direto no "final." O outro pode se estender, e seria meio ruim se explicassem tudo em "um episodio".
Icon_neutral
Responder
 #129
(15/02/2012, 13:36)transmetropolitan Escreveu: A historia se revela gradualmente, e os símbolos começam e fazer sentido.
E não da para comparar uma serie mensal com um filme, já quem um tem a "obrigaçao" de ser direto no "final." O outro pode se estender, e seria meio ruim se explicassem tudo em "um episodio".
Icon_neutral

o anime acabou e as teorias continuam, algumas coisas sem explicação. :p

e Mawaru era semanal :p
Responder
 #130
Claro, anachan. Como eu falei no tópico de Mawaru quando dei o farewell para a série, esse tipo de anime importa menos a história, o que importa mais é a mensagem que cada um consegue captar, da mesma forma que falei na review que fiz de Evangelion. Mesmo ela estando apoiada na do Lancaster, eu ainda disse que mesmo as intensões do Anno serem botar uma sociedade inteira em poucos personagens e conseguir fazer isso com maestria (há quem duvide e discorde, mas eu não ligo, nesse ponto eu sou dono da verdade e os dados estão ai para provar), Eva tem várias mensagens que cada leitor pode captar, o enredo serve como crítica a sociedade, a industria de animes, preludio de um futuro próximo que, vejam só, se concretizou e ainda dá abertura para um monte de coisas pessoais que cada pessoa que assistir possa sentir e levar consigo para a vida.

E não é porque a história importa menos que ela foi menos boa. Foram emocionantes as tentativas de formar uma família e de mantê-la dos personagens, mais ainda a vontade de proteger as pessoas amadas, principalmente pelo Shouma e o Kamba. A relação da maldade e o amor encarnados sob a pele do Sanetoshi e a Momoka, respectivamente. O desenrolar cheio de pistas, cenas bem construídas, imagens engraçadas, imagens tristes, imagens sem sentido, enredo que te prende de verdade, personagens fortes com motivos e razões para suas ações. Não me vem dizer que Mawaru só tem isso, quem é descompromissado não é o diretor que fez um excelente trabalho, é quem viu com cara de bosta e pensando "por que uma mulher atira bolas vermelhas invés de balas?". Nem vou muito fundo no motivo do atentado e as consequências causadas pelo ódio que o Sanetoshi sentia pelo mundo todo, o sistema que volta e meia deixa qualquer um puto da vida, eu não tiro totalmente a razão desse homem, nem todos tem vocação para herói, ele preferiu acabar com tudo que causava a podridão do mundo. A Momoka por outro lado era capaz de sacrificar a própria vida para proteger a dos outros. Era uma contradição de valores muito grandes, mas os dois eram dois lados da mesma moeda, quase entidades que se completam... no meio disso havia os personagens usados como ferramentas de ambos os lados. O roteiro não se resume a isso, várias histórias paralelas e aparentemente sem sentido, se forem olhadas com mais carinho, mostram que parte do caráter de cada um ali foi parcialmente determinado pelo meio, mas principalmente pelo sentimento que tiveram quando tiveram a oportunidade de sentir o verdadeiro amor. A Ringo, a Yuri, a Himari, a Masako, o Tabuki, o Shouma e o Kamba, todos eles tiveram a oportunidade de sentir isso pelo menos uma vez e foram atrás disso com todas as forças. Realmente tem certas passagens como o do Avô da Masako, a das ovelhas, as jaulas, o child broiler e mesmo o penguindrum que eu não consigo explicar completamente, acho que ninguém consegue, não sei se era a intenção de fazer algo realmente complicado de entender para incitar o raciocínio ou só para deixar algo subjetivo para o espectador... de qualquer forma, mesmo não sacando tudo, foi tocante. Podem manter a opinião de que Mawaru é pouco trabalhado (pra mim raso é isso), mas isso não vai entrar na minha cabeça nunca.

Agora velho, sério, qual o problema em um anime ser pretensioso? Me diga, quem não tem pretensões na vida faz alguma coisa digna? Ousar é necessário, o cara de Mawaru fez, e fez bonito. Quem inventou essa merda de que fazer algo para ser bom e conseguir seu objetivo é um defeito? Porra, desde quando falar que é menos do que realmente é se tornou virtude? Ah, eu sei responder, mas não vem ao caso (não quero meter história no meio). Só sei que algum babaca começou a criticar isso e todos os outros foram atrás, um anime não pode tentar fazer diferente e fazer melhor que pronto, já vem nego com 10 pedras na mão falando que é mimimi pseudo, porra, tu nem sabe o que essa palavra significa, fecha o bico, infeliz. O melhor é que reclama que a indústria está falindo, que não se fazem mais animes bons como antigamente, que só tem coisa de nicho, que du, que dudu, que edu, mas sabe o que é pior, quando fazem animes bons de verdade reclamam.

[Imagem: ff3.jpg]

O Stephen King, no posfácio de sua narrativa épica e mais extensa, A Torre Negra, falou e assumiu que realmente se achava o maioral e que nada fez ele pensar o contrário em 20 anos, ele sofreu um acidente de carro e viu que ele não é imbatível, que não tinha mais 19 anos e que a vida, às vezes, é bem cruel. Quando ele fala que na mente de qualquer autor, seja ele o que escreve algo para satisfazer a si próprio ou para satisfazer o seu leitor, ele tenta fazer algo melhor ele realmente não mentiu, todo mundo deve ter confiança no que faz. Ele só disse algo óbvio que as pessoas insistem em contestar. Deixa o tempo te provar que você estava errado ou que você atingiu seu objetivo, não é o papo de um ou de outro que vai decretar que pretende mais do que realmente é, e se for, qual o problema? Em certa parte questiona o que aquilo que você fez vai significar para os outros, acho que é esse o ponto que eu falei ali no primeiro parágrafo, o que isso tudo significou para você? Por isso que em obras mais complicadas tem que serem abertas as três portas, o enredo,o que o autor quis dizer com aquilo e o que aquilo quis dizer pra mim.

Somente minha opinião, mas enche o saco ver gente reclamando de coisa boa por conta de besteiras como essas.
Responder
Páginas (22): « Anterior 1 ... 11 12 13 14 15 ... 22 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes