Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
Enquete: Vocês gostariam de ver artigos sobre qual outro aspecto no blog Mahjong School?  
Nota: Esta enquete é pública, todos os usuários poderão ver o resultado do seu voto.
[Mostrar Resultados]

Riichi! - Tópico oficial de mahjong japonês


Tópico em 'Jogos & Consoles' criado por lnisishima em 14/05/2012, 20:03.
Páginas (378): « Anterior 1 ... 11 12 13 14 15 ... 378 Próximo »
3772 respostas neste tópico
 #121
fuck yeah, meu primeiro baiman... 8 é meu numero preferido, então é importante pra mim Icon_lol

[Imagem: oJ6Td.jpg]


foi uma ótima partida essa aew.... primeira rodada eu ownei geral, cheguei a ficar com 53k de pontos aew na segunda o da direita fez o mesmo e quase me alcançou Icon_lol acabou assim:

[Imagem: FteKT.jpg]

me apareceu uma duvida, quando se abrem 2 (ou +) peças do muro morto e ambas resultam o mesmo dora, este é duplicado ou acontece alguma modificação?
Responder
 #122
Quando tem duas da mesma dora é duplicado sim.
Responder
 #123
vcs já viram esse anime? é bom?

Mudazumo Naki Kaikaku ~The Legend of Koizumi~ (Líderes mundiais em versões épicas resolvendo suas diferenças na porrada mahjong.)

[Imagem: legend_of_koizumi_05.jpg]


eu vi no blog do qwerty, vou procurar pra ver, fiquei curioso
Responder
 #124
(11/06/2012, 12:31)Ewerton Tavares Escreveu: vcs já viram esse anime? é bom?

Mudazumo Naki Kaikaku ~The Legend of Koizumi~ (Líderes mundiais em versões épicas resolvendo suas diferenças na porrada mahjong.)

Spoiler: Imagem  
[Imagem: legend_of_koizumi_05.jpg]


eu vi no blog do qwerty, vou procurar pra ver, fiquei curioso

Eu gostei desse anime, mesmo sendo bem forçado, é uma boa comédia. Ainda mais pra vocês que tão no clima pra jogar mahjong.
Responder
 #125
Eu recomendo o anime. Pena que ele é curto, mas mesmo assim é impagável ver políticos jogando mahjong do jeito mais louco possível.
Responder
 #126
Sobre mahjong profissional

São umas coisas meio jogadas aqui e ali, mas são certamente interessantes para quem não conhece muito de mahjong japonês e nem ao menos sabe que existem profissionais que jogam por lá. A primeira observação que faço é que sei que existem muitas pessoas que podem se interessar por um determinado assunto, quando sabem o que está sendo feito dentro daquele assunto, ainda mais quando tem dinheiro no meio, envolve profissionalização e todo um mundo estruturado. Com mahjong no Japão esse tipo de coisa de fato ocorre, e procurei sobre isso durante a semana. Então vamos as considerações:

Ron 2

Esse é o jogo oficial da Liga Profissional de Mahjong do Japão, ou seja, se tem um jogo de mahjong melhor do que o JanRyuMon, esse jogo é justamente o Ron2. E por que? De um modo geral a estrutura dele não é melhor e nem ao menos mais moderna do que a do JRM, mas ele tem um triunfo inegável que é justamente o fato de ser ligado a Liga Profissional de Mahjong. Isso significa que jogadores profissionais jogam no Ron2. O único problema é que o Ron2 é pago, somente as primeiras horas são gratuitas. Eu já joguei no Ron2 no modo gratuito e posso afirmar que é um bom jogo de mahjong, apenas uma pena que ele cobre mensalidade. Claro que a mensalidade não é nenhum absurdo, ela fica em torno de uns 525 ienes ou 12 reais por mês na opção mais barata. A questão é que não sei se brasileiro pode assinar o pacote, mas acredito que tendo um cartão de crédito internacional isso não é um problema.

http://www.ron2.jp/

Entrevista com uma jogadora profissional e curiosidades

http://www.akiba-station.com/blog/?p=7836

O link acima é uma entrevista com uma jogadora profissional de mahjong (Kurosawa Saki) publicada no Akiba Station. Não pretendo traduzir a entrevista, então a quem se interessar leiam em inglês. Mais legal do que ser uma entrevista com alguém que entende de mahjong é saber o que parte dos profissionais pensam do mangá e anime de Saki. Sempre me perguntei se eles não achavam tudo muito forçado e exagerado, e até que a resposta razoavelmente me surpreendeu e mudou um pouco aquilo que pensava. Outro detalhe interessante é ela citar o fato de Saki não ser um mangá sobre apostas, algo que sempre mencionei como um diferencial interessante da série, porém sem muito sucesso (a menos entre os jogadores "sérios" de mahjong aqui do Brasil). Claro, alguém pode estar se perguntando o que há de mais legal num anime que trata o mahjong como um jogo e esporte em relação a aquele que trata como um jogo de apostas, submundo e etc. Falarei disso abaixo.

Obs: Óbvio que a opinião expressa nessa entrevista não representa a opinião de todos dentro desse mundo profissional de mahjong, já vi outros profissionais que preferem outros animes e mangás sobre o assunto, mas é algo importante de pontuar aqui.

A imagem do mahjong

Lembro de ter comentado um dia com um amigo bem japonês (embora nascido no Brasil) que andava jogando mahjong, e a primeira reação dele foi me chamar de mafioso. De fato, o mahjong é muito relacionado com um jogo de apostas do submundo e consequentemente ligado a máfia. Ou pelo menos era assim na grande maioria das vezes. O fato da Saki na entrevista dela ter mencionado como diferencial do mangá a questão do mahjong não ser tratado como um jogo de azar, apostas e mau gosto reforça como a imagem tem mudado mesmo que seja um pouco. Como afirmei linhas acima eu sempre defendi e gostei de Saki por tratar a questão de torneios e olhar o mahjong como esporte, afinal eu mesmo nunca tive uma boa impressão de ver o jogo ser relacionado com a máfia, embora a relação faça sentido.

Óbvio que a Associação Japonesa de Mahjong que promove o jogo também não vê com bons olhos a promoção do mahjong como um jogo de azar, trapaças e submundo e até por isso não espante um profissional dando a opinião que a Saki deu. Ora, se você quer promover a imagem de algo como esporte você deve passá-la como algo saudável a vida. Não sei ao certo como a Associação promove a imagem, mas é interessante saber que eles tem essa postura. De fato, no mahjong você necessita de sorte, mas há também técnica envolvida no jogo, e isso deve ser considerado.

A popularização do mahjong

Sendo sincero sei bem pouco sobre isso, mas se quiserem ter uma noção melhor tem um artigo no Japan Today que esclarece um pouco a questão.

http://www.japantoday.com/category/lifes...ming-scene

Algo que andei vendo nos sites japoneses por aí é que a Associação Profissional realiza exames todos os anos para recrutar novos profissionais, algo semelhante ao que acontece com outros jogos tradicionais como o Go e o Shougi. Claro, que ninguém aqui diga que o mahjong é um jogo tradicional no Japão. Na China pode até ser, mas na terra do sol nascente o mahjong só começou a se popularizar a partir do século passado, sendo que o grande impulso começou de verdade depois da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente, na década de 60 quando começou o crescimento econômico japonês. Isso tanto é verdade, que a profissionalização em mahjong no Japão é recente, data de pouco mais de três décadas. O fato é que de lá para cá o mahjong se tornou o jogo de tabuleiro mais popular do arquipélago, com um quarto da população conhecendo as regras do jogo.

Uma curiosidade que eu sempre tive é em saber porque o mahjong é tão obscuro no Brasil, visto que temos uma comunidade grande de japoneses por aqui, e eu como descendente, nem ao menos tinha ouvido falar no jogo durante a minha infância e adolescência. A razão disso é aquilo que falei, o mahjong começou a se tornar popular apenas depois da década de 60, então não havia como os primeiros imigrantes saberem do que se tratava o jogo. Claro que isso só traz uma outra questão, que é saber porque então jogos tradicionalíssimos no Japão como o Shougi e o Go não chegaram com os imigrantes. Não acho que não tenham chego só por serem diversões, algo que os primeiros imigrantes não podiam sequer pensar diante do duro trabalho nas lavouras, afinal os imigrantes se divertiam de diversas outras formas. Essa é uma questão obscura pra mim e não entrarei nela, pois o que interessa aqui é o mahjong, mas a questão fica no ar para quem quiser pensar.

Ainda sobre esse tal exame profissional, é dito que a idade mínima para prestá-lo é 18 anos. Não sei se existe restrição de idade, como o mahjong não é um jogo que necessite de reflexo, mesmo uma pessoa mais velha pode jogar de igual para igual com um mais jovem, então acredito que se existe uma limitação, ela não é tão rigorosa. De todo jeito, vocês podem me perguntar o que faz um profissional, além de jogar. Jogar é a principal atividade, inclusive participar de torneios oficiais promovidos pela própria Associação. Não existem ainda tantos torneios de mahjong, mas acredito que eles estejam aumentando com o tempo. Mas além dos torneios e jogos, há outras atividades, como participação em programas especializados, entrevistas, alguns escrevem livros e etc. O canal Mondo TV é o canal especializado em mahjong, transmitindo partidas de profissionais, só não sei se é um canal pago, se tem streaming na internet e coisas do tipo, de qualquer forma ele transmite partidas de mahjong.

O mistério das irmãs

Em Saki temos duas irmãs como protagonistas Miyanaga Saki e Miyanaga Teru. Além delas, no Achiga-hen há Matsumi Kuro e Matsumi Yuu. E para quem se aventurar a procurar algo no meio profissional japonês encontrará Rumi Nikaidou e Aki Rikaidou. Curioso não? As irmãs Nikaidou são bem famosas no mundo do mahjong, sendo consideradas duas das mais talentosas jogadoras. Quando comecei a procurar sobre mahjong na internet em sites japoneses, não foi difícil trombar com uma imagem delas. Isso levantou também a dúvida se o fato de haver protagonistas irmãs em Saki não teria a ver com o sucesso das irmãs Nikaidou. Tá aí uma boa pergunta que adoraria fazer para o criador do mangá.

Concluindo

Bom, eu adentrei um pouco nesse mundo profissional, mas se alguém fizer a clássica pergunta "dá para viver disso?", confesso que não sei responder. Claro que os profissionais devem ter seu salário e ganhar em cima de torneios conquistados, mas não sei quanto seria essa quantia. O meio profissional ainda é novo, então não seria surpresa ele ser um emprego que não paga cifras milionárias. Mas o bom é saber que ele existe e está crescendo. Na minha mente até tempos atrás era estranho pensar que pessoas pudessem ganhar dinheiro jogando, seja mahjong, seja poker, seja Starcraft, seja qualquer coisa que fosse. Sendo sincero, mesmo com milhares de pessoas torcendo o nariz por terem pessoas "desocupadas" ganhando dinheiro para jogar, acho a ideia fabulosa, e fico feliz de viver num mundo que permite isso minimamente.
Responder
 #127
gostei mto das entrevistas da kurosawa saki e da Jenn Barr

a proposito q gata heim, ruiva de olhos azuis, nessas horas o interesse aumenta por mahjong Icon_lolIcon_lol
Responder
 #128
(12/06/2012, 21:26)Ewerton Tavares Escreveu: gostei mto das entrevistas da kurosawa saki e da Jenn Barr

a proposito q gata heim, ruiva de olhos azuis, nessas horas o interesse aumenta por mahjong Icon_lolIcon_lol

Bom, tem bastante mulher que joga mahjong por aí. Só no Brasil que é difícil encontrar, até porque encontrar alguém que joga por aqui já é bem raro Icon_lolIcon_lolIcon_lol
Responder
 #129
Fiz meu primeiro Rinshan Tsumo, me emocionei forte aqui.
[Imagem: NCmqo.jpg]
Responder
 #130
(06/06/2012, 21:03)lnisishima Escreveu: Bom, não sei se ele estava em tenpai, mas se estivesse fez bem em manter a mão fechada, o grande erro independente da sorte foi ter arriscado um Kan naquela hora, que era totalmente desnecessário Icon_lolIcon_lolIcon_lol

Eu sempre tento manter uma espera diferente, mas depende muito do caso. As vezes é até preferível uma espera única de alguma peça comum. Pode parecer estranho essa espera, mas se você conseguir ler bem os descartes e tiver uma boa visão de jogo, as vezes esse tipo de coisa vale mais a pena do que a espera dupla (infelizmente não tenho essa leitura sensacional).

Já tive vários casos de estar com um Mangan ou acima e o cara fechar a mão com sequência baixa, realmente é muito frustrante, apesar de que o caso do Everton é ainda pior. E pior do que isso é entrar em Double Riichi e ficar até o fim sem fechar a mão Icon_e_biggrin

Essa sua história do Kan me lembrou de um jogo que eu joguei recente na liga do JRM.
Pra quem não sabe na liga do JRM não existe Aka Dora, Kan Dora e nem Kan Ura Dora. Ou seja, não tem perigo nenhum ao declarar Kan, ou quase...

Estava eu em um jogo, no Orasu, em 3º lugar, e eu era o Oya. Chega um momento do jogo em que surge um Kan fechado na minha mão, e então eu penso: "Como não tem Kan Dora, sempre é vantagem declarar um Kan fechado", e declarei o Kan, e então...
Spoiler: suspense  
levei um Ron do cara que fechou um Kokushi Musou! Mentira.
esqueci que 4 Kan dá empate se não forem feitos pelo mesmo jogador e já tinha 3 Kans declarados na mesa, então a rodada terminou em empate porque, assim finalizando a partida.

Enfim, joguei no lixo a possibilidade de virar o jogo por descuido.
Minha reação não foi outra senão /o\ e orz


(12/06/2012, 20:39)lnisishima Escreveu: Sobre mahjong profissional
Spoiler: Post imenso  
São umas coisas meio jogadas aqui e ali, mas são certamente interessantes para quem não conhece muito de mahjong japonês e nem ao menos sabe que existem profissionais que jogam por lá. A primeira observação que faço é que sei que existem muitas pessoas que podem se interessar por um determinado assunto, quando sabem o que está sendo feito dentro daquele assunto, ainda mais quando tem dinheiro no meio, envolve profissionalização e todo um mundo estruturado. Com mahjong no Japão esse tipo de coisa de fato ocorre, e procurei sobre isso durante a semana. Então vamos as considerações:

Ron 2

Esse é o jogo oficial da Liga Profissional de Mahjong do Japão, ou seja, se tem um jogo de mahjong melhor do que o JanRyuMon, esse jogo é justamente o Ron2. E por que? De um modo geral a estrutura dele não é melhor e nem ao menos mais moderna do que a do JRM, mas ele tem um triunfo inegável que é justamente o fato de ser ligado a Liga Profissional de Mahjong. Isso significa que jogadores profissionais jogam no Ron2. O único problema é que o Ron2 é pago, somente as primeiras horas são gratuitas. Eu já joguei no Ron2 no modo gratuito e posso afirmar que é um bom jogo de mahjong, apenas uma pena que ele cobre mensalidade. Claro que a mensalidade não é nenhum absurdo, ela fica em torno de uns 525 ienes ou 12 reais por mês na opção mais barata. A questão é que não sei se brasileiro pode assinar o pacote, mas acredito que tendo um cartão de crédito internacional isso não é um problema.

http://www.ron2.jp/

Entrevista com uma jogadora profissional e curiosidades

http://www.akiba-station.com/blog/?p=7836

O link acima é uma entrevista com uma jogadora profissional de mahjong (Kurosawa Saki) publicada no Akiba Station. Não pretendo traduzir a entrevista, então a quem se interessar leiam em inglês. Mais legal do que ser uma entrevista com alguém que entende de mahjong é saber o que parte dos profissionais pensam do mangá e anime de Saki. Sempre me perguntei se eles não achavam tudo muito forçado e exagerado, e até que a resposta razoavelmente me surpreendeu e mudou um pouco aquilo que pensava. Outro detalhe interessante é ela citar o fato de Saki não ser um mangá sobre apostas, algo que sempre mencionei como um diferencial interessante da série, porém sem muito sucesso (a menos entre os jogadores "sérios" de mahjong aqui do Brasil). Claro, alguém pode estar se perguntando o que há de mais legal num anime que trata o mahjong como um jogo e esporte em relação a aquele que trata como um jogo de apostas, submundo e etc. Falarei disso abaixo.

Obs: Óbvio que a opinião expressa nessa entrevista não representa a opinião de todos dentro desse mundo profissional de mahjong, já vi outros profissionais que preferem outros animes e mangás sobre o assunto, mas é algo importante de pontuar aqui.

A imagem do mahjong

Lembro de ter comentado um dia com um amigo bem japonês (embora nascido no Brasil) que andava jogando mahjong, e a primeira reação dele foi me chamar de mafioso. De fato, o mahjong é muito relacionado com um jogo de apostas do submundo e consequentemente ligado a máfia. Ou pelo menos era assim na grande maioria das vezes. O fato da Saki na entrevista dela ter mencionado como diferencial do mangá a questão do mahjong não ser tratado como um jogo de azar, apostas e mau gosto reforça como a imagem tem mudado mesmo que seja um pouco. Como afirmei linhas acima eu sempre defendi e gostei de Saki por tratar a questão de torneios e olhar o mahjong como esporte, afinal eu mesmo nunca tive uma boa impressão de ver o jogo ser relacionado com a máfia, embora a relação faça sentido.

Óbvio que a Associação Japonesa de Mahjong que promove o jogo também não vê com bons olhos a promoção do mahjong como um jogo de azar, trapaças e submundo e até por isso não espante um profissional dando a opinião que a Saki deu. Ora, se você quer promover a imagem de algo como esporte você deve passá-la como algo saudável a vida. Não sei ao certo como a Associação promove a imagem, mas é interessante saber que eles tem essa postura. De fato, no mahjong você necessita de sorte, mas há também técnica envolvida no jogo, e isso deve ser considerado.

A popularização do mahjong

Sendo sincero sei bem pouco sobre isso, mas se quiserem ter uma noção melhor tem um artigo no Japan Today que esclarece um pouco a questão.

http://www.japantoday.com/category/lifes...ming-scene

Algo que andei vendo nos sites japoneses por aí é que a Associação Profissional realiza exames todos os anos para recrutar novos profissionais, algo semelhante ao que acontece com outros jogos tradicionais como o Go e o Shougi. Claro, que ninguém aqui diga que o mahjong é um jogo tradicional no Japão. Na China pode até ser, mas na terra do sol nascente o mahjong só começou a se popularizar a partir da década passada, sendo que o grande impulso começou de verdade depois da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente, na década de 60 quando começou o crescimento econômico japonês. Isso tanto é verdade, que a profissionalização em mahjong no Japão é recente, data de pouco mais de três décadas. O fato é que de lá para cá o mahjong se tornou o jogo de tabuleiro mais popular do arquipélago, com um quarto da população conhecendo as regras do jogo.

Uma curiosidade que eu sempre tive é em saber porque o mahjong é tão obscuro no Brasil, visto que temos uma comunidade grande de japoneses por aqui, e eu como descendente, nem ao menos tinha ouvido falar no jogo durante a minha infância e adolescência. A razão disso é aquilo que falei, o mahjong começou a se tornar popular apenas depois da década de 60, então não havia como os primeiros imigrantes saberem do que se tratava o jogo. Claro que isso só traz uma outra questão, que é saber porque então jogos tradicionalíssimos no Japão como o Shougi e o Go não chegaram com os imigrantes. Não acho que não tenham chego só por serem diversões, algo que os primeiros imigrantes não podiam sequer pensar diante do duro trabalho nas lavouras, afinal os imigrantes se divertiam de diversas outras formas. Essa é uma questão obscura pra mim e não entrarei nela, pois o que interessa aqui é o mahjong, mas a questão fica no ar para quem quiser pensar.

Ainda sobre esse tal exame profissional, é dito que a idade mínima para prestá-lo é 18 anos. Não sei se existe restrição de idade, como o mahjong não é um jogo que necessite de reflexo, mesmo uma pessoa mais velha pode jogar de igual para igual com um mais jovem, então acredito que se existe uma limitação, ela não é tão rigorosa. De todo jeito, vocês podem me perguntar o que faz um profissional, além de jogar. Jogar é a principal atividade, inclusive participar de torneios oficiais promovidos pela própria Associação. Não existem ainda tantos torneios de mahjong, mas acredito que eles estejam aumentando com o tempo. Mas além dos torneios e jogos, há outras atividades, como participação em programas especializados, entrevistas, alguns escrevem livros e etc. O canal Mondo TV é o canal especializado em mahjong, transmitindo partidas de profissionais, só não sei se é um canal pago, se tem streaming na internet e coisas do tipo, de qualquer forma ele transmite partidas de mahjong.

O mistério das irmãs

Em Saki temos duas irmãs como protagonistas Miyanaga Saki e Miyanaga Teru. Além delas, no Achiga-hen há Matsumi Kuro e Matsumi Yuu. E para quem se aventurar a procurar algo no meio profissional japonês encontrará Rumi Nikaidou e Aki Rikaidou. Curioso não? As irmãs Nikaidou são bem famosas no mundo do mahjong, sendo consideradas duas das mais talentosas jogadoras. Quando comecei a procurar sobre mahjong na internet em sites japoneses, não foi difícil trombar com uma imagem delas. Isso levantou também a dúvida se o fato de haver protagonistas irmãs em Saki não teria a ver com o sucesso das irmãs Nikaidou. Tá aí uma boa pergunta que adoraria fazer para o mangá da série.

Concluindo

Bom, eu adentrei um pouco nesse mundo profissional, mas se alguém fizer a clássica pergunta "dá para viver disso?", confesso que não sei responder. Claro que os profissionais devem ter seu salário e ganhar em cima de torneios conquistados, mas não sei quanto seria essa quantia. O meio profissional ainda é novo, então não seria surpresa ele ser um emprego que não paga cifras milionárias. Mas o bom é saber que ele existe e está crescendo. Na minha mente até tempos atrás era estranho pensar que pessoas pudessem ganhar dinheiro jogando, seja mahjong, seja poker, seja Starcraft, seja qualquer coisa que fosse. Sendo sincero, mesmo com milhares de pessoas torcendo o nariz por terem pessoas "desocupadas" ganhando dinheiro para jogar, acho a ideia fabulosa, e fico feliz de viver num mundo que permite isso minimamente.

Muito bom post. Gostei das entrevistas, interessante o fato da nome da jogadora ser Saki. Icon_e_biggrin
Não sabia que Mahjong ainda era visto como jogo de Yakuza por algumas pessaos nos dias de hoje, até porque sabia que existia todo um cenário profissional de Mahjong, apesar de apenas ter conhecimento superficial sobre isso.

E interessante esse Ron2. Dei uma olhada lá no site e dá até pra jogar de graça, mas é tão limitado que não vale a pena.
Engraçado que o jogo tenha um visual tão simples. Por ser ligado à Liga Profissional, espera mais desse aspecto, mesmo você tendo dito que não é melhor que o do JRM.
E tem até alguns jogadores profissionais que jogam no JRM também, mas lá não é esse o foco, então eles não tem nenhum privilégio em relação a outros jogadores.
É capaz de termos jogado com algum uma vez ou outra sem saber. Icon_lol
Responder
Páginas (378): « Anterior 1 ... 11 12 13 14 15 ... 378 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 13 Visitantes