Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
Enquete: Vocês gostariam de ver artigos sobre qual outro aspecto no blog Mahjong School?  
Nota: Esta enquete é pública, todos os usuários poderão ver o resultado do seu voto.
[Mostrar Resultados]

Riichi! - Tópico oficial de mahjong japonês


Tópico em 'Jogos & Consoles' criado por lnisishima em 14/05/2012, 20:03.
Páginas (378): « Anterior 1 ... 185 186 187 188 189 ... 378 Próximo »
3772 respostas neste tópico
 #1.861
Li agora...

Tõhai Mahjong ganha adaptação, mais um anime de mahjong por aew talvez ainda este ano.

http://noticiasanimeunited.com.br/notici...adaptacao/
Responder
 #1.862
só é chato que é aquela mesma coisa repetitiva de akagi e kaiji... queria que alguém viesse com algo diferente envolvendo mahjong... pelo- dessa vez eu fui com a cara do protagonista, embora ele se chame "K" (que não me lembra boas coisas kkk)
Responder
 #1.863
(30/01/2013, 22:18)Ewerton Tavares Escreveu: Li agora...

Tõhai Mahjong ganha adaptação, mais um anime de mahjong por aew talvez ainda este ano.

http://noticiasanimeunited.com.br/notici...adaptacao/

Tinha visto isso, até pensei em postar, mas não postei.

Tô meio cheio de mahjong e submundo, como o Saito falou.

Legend of Koizumi e Saki são legais porque fogem desse lugar comum, apesar de Legend of Koizumi praticamente só ter mangá (aquele OVA foi bem porco).
Responder
 #1.864
Bom, se fomos citar animes que usam jogos de tabuleiros, acho que mahjong é privilegiado nisso, pois é o unico que ao decorrer dos anos continua atraindo fãs. Acho que de uma certa forma não há como reclamar pq são pouquíssimas obras de mahjong, e tipico submundo é menos ainda. Apesar que de certa forma tens razão mas é uma boa coisa mais historias sobre mahjong serem adaptadas. A parti daew que abra os olhos pro mahjong competitivo que saki usa e abusa.
Responder
 #1.865
(31/01/2013, 00:08)Ewerton Tavares Escreveu: Bom, se fomos citar animes que usam jogos de tabuleiros, acho que mahjong é privilegiado nisso, pois é o unico que ao decorrer dos anos continua atraindo fãs. Acho que de uma certa forma não há como reclamar pq são pouquíssimas obras de mahjong, e tipico submundo é menos ainda. Apesar que de certa forma tens razão mas é uma boa coisa mais historias sobre mahjong serem adaptadas. A parti daew que abra os olhos pro mahjong competitivo que saki usa e abusa.

Perto de outros jogos como Go, Karuta, Shougi e mesmo de alguns esportes tradicionais, mahjong é muito privilegiado em termos de animes e mangás. E nos últimos anos tem havido mais e mais séries sobre isso. Teve Akagi (não tão novo assim, mas ainda vivo), Saki, Koizumi e agora Touhai. Mas é fato que a maioria usa o submundo como tema, até porque foi com essa imagem que mahjong cresceu. Esse lado de olhar como um jogo pelo lado competitivo, é coisa de algumas décadas pra cá.

Aliás, você tocou num ponto importante, mahjong é um jogo que mesmo com o passar dos anos, continua atraindo as pessoas. Se olhar para Shougi, Go e Karuta, a tendência é ter cada vez menos pessoas jogando, já mahjong, se você ver o número de servidores online, o surgimento da liga profissional, crescimento de algumas comunidades ao redor do mundo interessadas no jogo e etc, dá para ver que a coisa tá evoluindo, mesmo que lentamente.

Não sei porque as pessoas escolhem o mahjong. Eu mesmo nunca entendi a minha opção por um jogo baseado em pelo menos 50% de sorte, ao invés de optar por um na qual a habilidade é quase o único determinante, como é o caso do Shougi e do Go.
Responder
 #1.866
bom, eu acho legal as complexidade e abrangência do mahjong... torna menos enjoativo e instiga você a tentar fazer certas coisas...
é bem diferente de outros jogos de tabuleiro
Responder
 #1.867
Fiquei pensando nessa questão de abrangência e o fato dele não parecer tão monótono, já que é possível vencer com qualquer coisa. Mas por outro lado mahjong não deixa de ter seus próprios padrões (eu mesmo me pego seguindo alguns padrões de descartes e fazendo coisas pré-programadas, como o descarte dos ventos e elementos já utilizados no começo, descarte de peças de 1, quando já tenho um 4 na mão e etc), e nem sempre dá para tentar qualquer coisa, depende muito da mão que vem.

E quanto mais eu jogo, mais percebo também que as vezes é um pouco chato ser um veterano no jogo, e perder para um zé ninguém que acabou de começar a jogar e só sabe os Yakus, por causa dessa questão de sorte. Aquela coisa de bater uns Rons aqui e ali, não tomar nada e mesmo assim ficar em terceiro ou último, porque alguém teve a sorte de bater um OYA Haneman, o outro bateu um Baiman e coisas assim. Em séries longas provavelmente não terei problemas de vencer um novato qualquer, mesmo assim é tenso saber que só é possível diferenciar um novato, de um profissional depois de trocentas partidas.

Se me perguntassem se tenho medo de enfrentar um profissional de mahjong, diria que não, porque é perfeitamente possível vencê-lo. Mas se fosse em outros jogos de tabuleiro, nem arriscaria jogar, porque é derrota certa. É legal pensar que posso vencer um profissional mesmo jogando de forma amadora, mas é ridículo pensar que estou conseguindo isso contra um cara que tem isso como profissão e muitas vezes tem até mais conhecimento do que eu, mas nem sempre consegue utilizá-lo, porque as compras dele foram ruins e ele não pôde fazer nada. Nem sei se consideraria uma vitória mérito meu.

Outros jogos de tabuleiro ou mesmo outros jogos no geral, valorizam na maioria das vezes a experiência e conhecimento, mas mahjong nem sempre valoriza isso. É legal por um lado, porque isso torna mahjong um jogo mais amigável, qualquer um pode jogar e vencer, e talvez até por isso muitos se aventuram a aprender. É difícil aprender, mas depois de aprender não é tão difícil jogar no automático e mesmo assim vencer. Conheço muita gente que gosta mais de um jogo sociável, do que de um jogo competitivo, até por isso entendo a popularidade maior do mahjong sobre Go e Shougi. Mas em termos de compensar esforço e talento, esses jogos são muito mais justos, só que são menos convidativos a maioria dos mortais por causa da sua complexidade maior. Dizem que é tudo questão de experiência e tempo, que qualquer um pode se tornar bom nesses jogos decorando padrões. Isso ajuda, mas não acho que só saber padrões torna alguém bom, até por isso mesmo num meio muito competitivo desses dois jogos há diferenças gritantes entre os jogadores. Não enxergo essa diferença no mahjong. E também não vejo no mundo profissional alguém que se destaque tanto em relação aos demais, como acontece em Go, Shougi e outros jogos. Parecem todos iguais e "escravos" de uma nagare favorável. Sem ela, por melhor que seja sua habilidade, isso não vale nada.

Enfim, ficou grande o comentário, mas de qualquer forma é um pouco o que tenho pensado de mahjong ultimamente. Ainda gosto de jogar e escrever sobre o assunto, divulgar e etc, mas já tenho minha ressalvas.
Responder
 #1.868
engraçado como eu tenho quase certeza que já li esse seu comentário outras vezes, escrito por você mesmo...
incubator's loops Icon_lol
Responder
 #1.869
(31/01/2013, 02:05)Saito Escreveu: engraçado como eu tenho quase certeza que já li esse seu comentário outras vezes, escrito por você mesmo...
incubator's loops Icon_lol

Acho que falei da questão de mahjong ser sociável no podcast, a questão de nagare num post recente do blog e a diferença entre novatos e veteranos ser definida depois de muitos jogos no próprio Raid Call e os outros não sei Icon_e_biggrin

Aos poucos organizando melhor as coisas que falei por aí.
Responder
 #1.870
[Imagem: Janeiro2013_mahjong_zps14210654.jpg]
Quase ±0.0 esse mês. Dammit.

@Inisishima: A diferença com outros jogos de tabuleiro é realmente "brutal". Já joguei xadrez por algum tempo e dificilmente conseguia ganhar (ou tentar forçar um empate) contra pessoas mais experientes. Já no mahjong qualquer coisa pode acontecer em uma partida, a ponto de você poder sair muito satisfeito ou sair muito irado de tanta desgraça que aconteceu de uma vez Icon_lol
Responder
Páginas (378): « Anterior 1 ... 185 186 187 188 189 ... 378 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 10 Visitantes