Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Relançamentos de mangás no Brasil


Páginas (2): 1 2 Próximo »
11 respostas neste tópico
 #1
Então, isso tem acontecido bastante recentemente. Retorno de Monster e One Piece, Dragon Ball, Sakura Card Captors, agora Kenshin...
Tem gente que diz que isso é sinal de que o mercado não vai bem, outros comemoram porque vão poder comprar títulos que perderam na época que foram lançados... que já vai uns 10 anos.

Eu acho que esse monte de relançamento não é mesmo bom sinal, mas não sei se é tão catastrófico assim ou se é totalmente caça-níquel por parte das editoras e também estratégia pra pegar essa nova leva de fãs mais novos.

Apesar que no caso de Monster e One Piece acho bem válido porque as séries não haviam terminado...

Felizmente, apesar do aumento de relançamentos, tem muitos títulos ainda rodando e novos chegando, muitos deles bastante aguardados.

Sei lá, o que vocês pensam sobre isso? Icon_lol
Responder
 #2
Eu não tenho uma opinião formada sobre isto ainda, mas na prática nem todos os relançamentos de mangás no país são iguais. Alguns são efectivamente versões de colecionador (Sakura CC), outras, séries nunca terminadas no país e reconhecidamente empecilhos contratuais para publicação de outras obras do Autor (Monster). Quando aqueles que simplismente estão sendo republicados... estes eu não sei o que pensar.

Mas eu tenho algumas dúvidas, será que o custo de licenciamento diminui quando a obra está sendo publicado, ou eles têm algum tipo de incentivo para fazê-lo ou estão apostando apenas naquilo que já vendeu bem no passado?
Responder
 #3
Sei que eu não vou comprar nenhum, porque já tenho o primeiro lançamento =]
Monster eu ia misturar as coleções, mas nem sei se vou querer mais porque eu já terminei de ler.

Mesmo Sakura Card Captors que meu irmão levou não tenho vontade de comprar...
Mas nesse caso é justo o relançamento, pois o 1° volume ficou com um preço absurdo devido aos colecionadores.
Responder
 #4
Fico bastante feliz com os relançamentos, pois é a chance de aquirir aqueles títulos sem precisar vender um rim para comprar o Vol.01 (eu finalmente poderei comprar Rurouni Kenshin \o/)
Eu tenho os mangás de SCC, porém nunca gostei do fato deles serem em formato meio-tankobon (naquela época até que compensava, mas ainda assim é algo incomodo para mim). Logo não pensei duas vezes em comprar a 'Edição Especial', assim como comprei as Edições Especiais de Evangelion (que de especial não tem nada, pois é apenas o mangá em formato tankobon).


Particularmente não vejo o porque de algumas pessoas (deixo claro que não estou falando de ninguém em especifico e muito menos de usuários do fórum) fazerem essa tempestade toda, se ainda temos títulos novos saindo e temos algumas previsões de lançamentos (Panini está trazendo Harlem Beat wa Yoake made, enquanto que a JBC já anunciou Nurarihyon no Mago). Sobre o questionamento se é apenas um "caça-níquel" ou "uma tentativa de conquistar os novos fãs", eu digo que são os dois.
Exemplo: Kenshin está sofrendo toda um revitalização (vide o material novo que está saindo e o filme live-action que foi muito bem de bilheterias), então esse relançamento é bastante natural (tanto que ele o mesmo está sendo/foi feito em outros países). Logo a editora faturaria algum dinheiro, enquanto a franquia seria apresentada a nova geração que começa a ter contato com o título somente agora
Responder
 #5
Estou assinando One Piece, comprando Monster, e morrendo de vontade de comprar Sakura. No quesito do meu gosto, isso tá ótimo.

Mas essa tendência (principalmente em Sakura) é mostra de algo relevante para o mercado brasileiro. É o investimento no colecionador acima do leitor. Não no comprador que quer simplesmente ler a história e pronto, no comprador que quer uma edição bonita pra guardar na estante e reler quantas vezes quiser. O problema de se focar muito em colecionador é que isso representa explodir totalmente a ponte para o mainstream.

Por isso comprei Solanin, estou comprando Monster e vou comprar NuraMago. Nunca li nenhuma das séries, vou acompanhar pela publicação aqui. Sem renda própria, é o pequeno apoio que posso dar ao mercado.
Responder
 #6
Só compro mangá que eu realmente gosto, não tenho esta de sair comprando tudo quanto é mangá para colecionar. Eu fazia isso antes, mas cansei. Vendi minha coleção de RK, Video Girl Ai já tem um tempo.

Por enquanto só compro Monster, mesmo tendo lido tudo. Eu
Responder
 #7
Mas as editoras não estão focadas nos 'colecionadores', tanto que as versões lançadas aqui NÃO são de colecionador (não levem tão a sério aqueles 'Edições Especiais' impressos na capa): são apenas mangás em formato tankobon (formato padrão), com uma qualidade de página melhor (seria impossível ele lançarem algo com qualidade inferior mesmo) e com algumas páginas coloridas (algo que é bem comum nos mangás e que costumava ficar de fora nas versões nacionais).

Acredito que a única Edição de Colecionador real lançada por aqui (que eu me lembro) tenha sido Dragon Ball pela Conrad e que, infelizmente, não deu certo. A editora pecou no que se refere ao planejamento e ao estudo de viabilidade deste lançamento, além do preço que afastou muita gente.
Responder
 #8
Não estão mesmo, não agora, mas os relançamentos podem ser um indício de que esse é o objetivo. Se tem gente que vai comprar o que já comprou por causa de uma melhora no formato, talvez as editoras optem por potencializar esse esquema e vender algo melhor e mais caro para os mesmos consumidores de sempre, em vez de tentar conquistar o mercado com novos títulos.
Responder
 #9
(30/08/2012, 20:21)House M.D. Escreveu: Não estão mesmo, não agora, mas os relançamentos podem ser um indício de que esse é o objetivo. Se tem gente que vai comprar o que já comprou por causa de uma melhora no formato, talvez as editoras optem por potencializar esse esquema e vender algo melhor e mais caro para os mesmos consumidores de sempre, em vez de tentar conquistar o mercado com novos títulos.
Pessoalmente não consigo enxergar esse futuro. Eu torço sim para que as editoras tragam as verdadeiras edições de colecionador para essas bandas, porém considero impossível que elas resolvam focar apenas nesse mercado tão limitado. O 'fracasso' da Conrad deve servir de exemplo, pois nem mesmo a popularidade de DB foi suficiente para alavancar as vendas da sua edição de luxo (que era bem bonita e tinha um preço proporcional a sua qualidade).

Esses relançamentos tem como principal objetivo apresentar essas séries antigas para os mais novos, além de tentar conquistar novos fãs. Conheço muitas pessoas que possuem os 'mangás originais' e não fazem questão nenhuma de comprar os novos.

Agora aqueles que não tiveram oportunidade de adquirir os títulos quando foram lançados, obviamente comemoram essa nova oportunidade (estou incluso nesse meio). Por sinal, hora de começar a guardar $$$ para os mangás de Rurouni Kenshin e, futuramente, Yu Yu Hakusho Icon_e_biggrin
Responder
 #10
Bom, assim espero. Variedade (e qualidade, claro) de títulos é o que o mercado precisa, sejam velhos ou novos.
Responder
Páginas (2): 1 2 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes