Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Review de anime: ef - a tale of melodies : Bad end?


Páginas (2): 1 2 Próximo »
14 respostas neste tópico
 #1
[Imagem: o7O0F.png]

Primeiro review de anime. Começando por anime que estreou no dia 6 de outubro de 2008. O ef - a tale of melodies. Este anime é a segunda temporada do anime ef - a tale of memories. Eu não irei fazer o review da primeira temporada. Já que tem um monte por aí, e só dar uma procurada no google que acha de monte. Neste review irá conter spoiler, se quiser um review bom e sem spoiler recomendo que leia o review do blog parceiro a NETOIN!.

Os reviews deste site é bem parcial. Saiba que este site é mais um blog do que um site. Não espere algo muito imparcial desse site.

Escolhi este anime, pois depois de ter assistido não tive coragem de sair por ai opinar sobre este anime. Alías eu não tinha opinião formada se tinha gostado ou detestado. O assunto tratado no anime difere muito da brilhante primeira temporada. A primeira temporada conta uma história bem mais inocente como triângulo amoroso e de uma garota que perde as memórias depois de cada 13 horas e que no fim termina de forma happy end. O anime é perfeito em todos os sentidos, enredo, partes técnicas, BGM e as músicas. Mesmo sendo anime de 2007, provavelmente é um dos animes mais lindo artisticamente, e pouco anime que chega na qualidade deste. O anime é adaptação de um visual novel da Minori (ef - a fairy tale of the two.). Eu joguei a primeira parte do visual novel, a ef - the first tale. e surpreendi com a qualidade de adaptação que o estúdio Shaft fez com esse jogo. Com certeza se fosse qualquer estúdio por aí, a primeira temporada jamais seria um AAA, e nem teria toda essa popularidade. Só que a Shaft fez dessa adaptação uma obra prima, fazendo as modificações necessárias de forma precisa. Os quem assistiram, muito provavelmente lembram daquela cena de cabine de telefone público, aquela cena não existe no jogo, mas aquelas falas sim, mas no jogo é apresentando bem mais no inicio numa praia e não tem um décimo de impacto que a versão anime teve.

[Imagem: g5grS.jpg]

E um dos poucos estúdios que conseguem esse feito de versão animada ser melhor que o próprio visual novel. Alías deve ser o unico que conheço que a versão animada ter ficado melhor que a versão game. Eu não sei sobre Kanon 2006, pois mesmo ter assistido o anime, que alías é perfeito, eu não joguei o visual novel de Kanon, então não posso dizer se adaptação ficou melhor ou não. Já o Clannad fica bem evidente que a versão game é melhor que a versão animada. Mas mesmo assim, a KyoAni conseguiu fazer algo decente. Mas a maioria das adaptações de visual novels são lixos como 11 eyes, Head;Chaos, Ore-tachi ni tsubasa wa nai etc...

Então com toda essa qualidade muitos ficaram anciosos pela segunda temporada, que não demorou muito para ser anunciado. Já no site do anime, mesmo antes de iniciar a transmissão percebia que os personagens que eram secundários passaram a ser os primários e os que eram primários passaram a ser secundários. Ou seja, não é bem um after story dos casais formados na primeira temporada, mas sim um espécie de spin-off. Lógico meio que exagero chamar de spin-off, já que os personagens mesmo passando para os secundários, possuem em certos momentos certa importância na segunda temporada.

[Imagem: Ayk49.jpg]

Ta certo, a segunda temporada iniciou e dai? Conseguiu repetir o mesmo sucesso? A resposta é não. Só ver a diferença na busca, digite ef - a tale of memories e busque os reviews e depois faça o mesmo com ef - a tale of melodies. Em pouco momento vai perceber a nítida diferença. E também perceberá que a segunda temporada não foi aceita de forma positiva como a primeira. Mas o que tem de errado na segunda temporada? A resposta é simples o enredo. Muitos falam que decaiu bastante a parte artistica do anime, porém eu discordo, tanto a parte técnica, BGM e as músicas tiveram manutenção de qualidade. Não vi nada que possa justificar a queda nesses quesitos.

Eu disse que o problema estaria no enredo, mas ficou tão ruim assim? Na verdade não é que ficou ruim, para ser sincero não é nem um pouco ruim, mas não tem o mesmo brilho da primeira temporada. Não era mais um enredo inocente e bem trabalhada, mas nesse o enredo tinha clima bem pesada. Trata de assunto como doença, morte, abuso sexual, bullying etc... E querer ter mesmo repercussão fica meio difícil.

[Imagem: 1Xx0J.jpg]

O que mais deixou sem palavras foi a história da Yuuko. Eu cheguei até pensar, será que ela foi feliz durante a vida na Terra? Só teve tragédia na vida dela, não tinha pais, e foi adotada para ser abusada e sem contar que recebia bullying dos colegas. E no fim hora que você vê que ela conseguiu superar tudo isso vem acidente para matá-la. Eu não tive nem coragem de discutir sobre esse anime nessa época, pois fiquei sem opinião sobre esse anime. Não sei se o que eu sentia era raiva ou tristeza. Mas a sensação de depois de ter assistido não é das melhores. Como na primeira temporada, conta duas histórias pararelas, e nessa segunda temporada também não foi diferente. A história entre Mizuki e Kuze também não tem brilho, pois ver o personagem sofrendo com a doença não é nada agradável.

Se alguém conseguir chamar o final desse anime como happy end, então você gênio. Pois pra mim esse anime não passa de bad end. No qual difícilmente esquecerá do anime, já que muito difícil um anime ser tão marcante de forma tão trágico.

[Imagem: fwT3m.jpg]

Verídico:

O anime é excelente se ver apenas no ponto de vista técnicas, BGM e música. Nesses quesitos até os animes mais recentes tem dificuldades em atingir. Porém definitivamente este anime não serve para relaxar, nem para assistir com namorado/a. Contrário da primeira temporada que serve para relaxar e perfeito para assistir com namorado/a. Se você não importa com acontecimentos tristes, este anime foi feito para você.

Pontos positivos:

Partes técnicas: Perfeito
BGM e músicas: Perfeito

Ponto negativo:

Enredo: O enredo é muito pesado.

Ficha técnica:

Título: ef - a tale of melodies
Gênero: Mistério, Drama e Romance
Obra original: Visual Novel
Site oficial: http://www.ef-melo.com/
Estúdio: Shaft
Diretor: Shin Oonuma
Data de estréia: 06/10/2008
Número de episódios: 12
Nota: 8/10

Vídeo Relacionado:

Responder
 #2
Com relação as adaptações que ficaram ruins, só posso opinar em Clannad que foi a única visual novel que eu consegui jogar(foi a única que consegui tradução para inglês), mas acho que a qualidade da novel ganhou apenas por ter mais detalhes da história para contar e maior desenvolvimento nas outras personagens (além do arco exclusivo).
Sobre melodies, muitas pessoas criticaram a falta de personalidade dos personagens, coisa que eu discordo, pois ficou bem claro que todos seguem aqueles estereótipos no começo unicamente para esconder sua verdadeira face (a filosofia das máscaras do Kuze). Sem contar que houve a repetição de certos efeitos de narração usados em memories para colocar peso na cena, como o famoso episódio da caixa de mensagens de Miyako com o discurso do "fugir" do irmão de Yuuko para Himura, o que tirou a originalidade que a primeira temporada possuia.
Responder
 #3
Kico7 Escreveu:Com relação as adaptações que ficaram ruins, só posso opinar em Clannad que foi a única visual novel que eu consegui jogar(foi a única que consegui tradução para inglês), mas acho que a qualidade da novel ganhou apenas por ter mais detalhes da história para contar e maior desenvolvimento nas outras personagens (além do arco exclusivo).
Sobre melodies, muitas pessoas criticaram a falta de personalidade dos personagens, coisa que eu discordo, pois ficou bem claro que todos seguem aqueles estereótipos no começo unicamente para esconder sua verdadeira face (a filosofia das máscaras do Kuze). Sem contar que houve a repetição de certos efeitos de narração usados em memories para colocar peso na cena, como o famoso episódio da caixa de mensagens de Miyako com o discurso do "fugir" do irmão de Yuuko para Himura, o que tirou a originalidade que a primeira temporada possuia.

bem sobre a compração do ef-a tale of memories e clannad... em relação a adaptação... eu queria dizer que adaptação da ef- a tale superou a própria novel...
mas no caso de Clannad não passou de adaptação... outra coisa que não gostei foi BGMs... Original da visual eram bem melhores... eram BGMs bem mais tristes...
Responder
 #4
martec Escreveu:
Kico7 Escreveu:Com relação as adaptações que ficaram ruins, só posso opinar em Clannad que foi a única visual novel que eu consegui jogar(foi a única que consegui tradução para inglês), mas acho que a qualidade da novel ganhou apenas por ter mais detalhes da história para contar e maior desenvolvimento nas outras personagens (além do arco exclusivo).
Sobre melodies, muitas pessoas criticaram a falta de personalidade dos personagens, coisa que eu discordo, pois ficou bem claro que todos seguem aqueles estereótipos no começo unicamente para esconder sua verdadeira face (a filosofia das máscaras do Kuze). Sem contar que houve a repetição de certos efeitos de narração usados em memories para colocar peso na cena, como o famoso episódio da caixa de mensagens de Miyako com o discurso do "fugir" do irmão de Yuuko para Himura, o que tirou a originalidade que a primeira temporada possuia.

bem sobre a compração do ef-a tale of memories e clannad... em relação a adaptação... eu queria dizer que adaptação da ef- a tale superou a própria novel...
mas no caso de Clannad não passou de adaptação... outra coisa que não gostei foi BGMs... Original da visual eram bem melhores... eram BGMs bem mais tristes...

Não posso opinar sobre ef, pois não encontrei uma boa tradução do jogo ainda, mas no Clannad, me pareceram iguais as BGMs, não sei se jogamos ou não a mesma versão, mas no tanto na primeira parte quanto no After Story elas me pareceram as mesmas (não me culpe se estiver errado, tenho um péssimo ouvido musical)
Responder
 #5
Kico7 Escreveu:
martec Escreveu:
Kico7 Escreveu:Com relação as adaptações que ficaram ruins, só posso opinar em Clannad que foi a única visual novel que eu consegui jogar(foi a única que consegui tradução para inglês), mas acho que a qualidade da novel ganhou apenas por ter mais detalhes da história para contar e maior desenvolvimento nas outras personagens (além do arco exclusivo).
Sobre melodies, muitas pessoas criticaram a falta de personalidade dos personagens, coisa que eu discordo, pois ficou bem claro que todos seguem aqueles estereótipos no começo unicamente para esconder sua verdadeira face (a filosofia das máscaras do Kuze). Sem contar que houve a repetição de certos efeitos de narração usados em memories para colocar peso na cena, como o famoso episódio da caixa de mensagens de Miyako com o discurso do "fugir" do irmão de Yuuko para Himura, o que tirou a originalidade que a primeira temporada possuia.

bem sobre a compração do ef-a tale of memories e clannad... em relação a adaptação... eu queria dizer que adaptação da ef- a tale superou a própria novel...
mas no caso de Clannad não passou de adaptação... outra coisa que não gostei foi BGMs... Original da visual eram bem melhores... eram BGMs bem mais tristes...

Não posso opinar sobre ef, pois não encontrei uma boa tradução do jogo ainda, mas no Clannad, me pareceram iguais as BGMs, não sei se jogamos ou não a mesma versão, mas no tanto na primeira parte quanto no After Story elas me pareceram as mesmas (não me culpe se estiver errado, tenho um péssimo ouvido musical)

não lembro qual é a versão que joguei...
mas tenho certeza que eram diferentes... Aquela cena onde Tomoya conversa com a avó sobre o pai dele... Lá deu uma baita de diferença... pq no anime botaram um BGM bem sem graça...
Responder
 #6
Estamos livres para falar spoilers aqui, certo?
Queria retomar nossa discussão falando que possivelmente o final da Yuuko foi feliz, já que ela pode comemorar o natal com o Himura, e pra falar a verdade, esse casal foi o meu favorito dos 5 da série, eles tinham uma química melhor, se é que você me entende.
Responder
 #7
Kico7 Escreveu:Estamos livres para falar spoilers aqui, certo?
Queria retomar nossa discussão falando que possivelmente o final da Yuuko foi feliz, já que ela pode comemorar o natal com o Himura, e pra falar a verdade, esse casal foi o meu favorito dos 5 da série, eles tinham uma química melhor, se é que você me entende.

sim... tem spoiler no review... pode ficar a vontade aqui....

hauahua química melhor... essa foi boa...
mas sei lá... ainda hj me choca com os acontecimendos dessa série...
não a morte dela em sí... mas pelo tudo que aconteceu na vida dela...
só de imaginar tudo pelo o que ela passou... fico muito indignado, revoltado e triste.
Responder
 #8
Pois é Marty.
mas ela se foi feliz, não é isso o que importa?
Eu ficaria perturbado se o passado dela tivesse levado a um final mais duro e melancolico, entende o que eu digo?
Responder
 #9
Kico7 Escreveu:Pois é Marty.
mas ela se foi feliz, não é isso o que importa?
Eu ficaria perturbado se o passado dela tivesse levado a um final mais duro e melancolico, entende o que eu digo?

lógico que poderia ser pior...
mas sei lá, fico com muita pena dela...
ela tinha tudo para ser muito feliz... mas...
ai fico pensando em "mas"... "se"...

Acho ela incrível... aceitou tudo que aconteceu com ela... Se eu estiver no lugar dela, com certeza não conseguiria agir daquela maneira.
Responder
 #10
martec Escreveu:
Kico7 Escreveu:Pois é Marty.
mas ela se foi feliz, não é isso o que importa?
Eu ficaria perturbado se o passado dela tivesse levado a um final mais duro e melancolico, entende o que eu digo?

lógico que poderia ser pior...
mas sei lá, fico com muita pena dela...
ela tinha tudo para ser muito feliz... mas...
ai fico pensando em "mas"... "se"...

Acho ela incrível... aceitou tudo que aconteceu com ela... Se eu estiver no lugar dela, com certeza não conseguiria agir daquela maneira.

Você agiria como o Kuze? ficaria puto com a vida e sairia jogando na cara de todos tudo o que vc pensa de podre neles?
Responder
Páginas (2): 1 2 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes