21/06/2011, 23:10 |
Primeiro review de anime. Começando por anime que estreou no dia 6 de outubro de 2008. O ef - a tale of melodies. Este anime é a segunda temporada do anime ef - a tale of memories. Eu não irei fazer o review da primeira temporada. Já que tem um monte por aí, e só dar uma procurada no google que acha de monte. Neste review irá conter spoiler, se quiser um review bom e sem spoiler recomendo que leia o review do blog parceiro a NETOIN!.
Os reviews deste site é bem parcial. Saiba que este site é mais um blog do que um site. Não espere algo muito imparcial desse site.
Escolhi este anime, pois depois de ter assistido não tive coragem de sair por ai opinar sobre este anime. Alías eu não tinha opinião formada se tinha gostado ou detestado. O assunto tratado no anime difere muito da brilhante primeira temporada. A primeira temporada conta uma história bem mais inocente como triângulo amoroso e de uma garota que perde as memórias depois de cada 13 horas e que no fim termina de forma happy end. O anime é perfeito em todos os sentidos, enredo, partes técnicas, BGM e as músicas. Mesmo sendo anime de 2007, provavelmente é um dos animes mais lindo artisticamente, e pouco anime que chega na qualidade deste. O anime é adaptação de um visual novel da Minori (ef - a fairy tale of the two.). Eu joguei a primeira parte do visual novel, a ef - the first tale. e surpreendi com a qualidade de adaptação que o estúdio Shaft fez com esse jogo. Com certeza se fosse qualquer estúdio por aí, a primeira temporada jamais seria um AAA, e nem teria toda essa popularidade. Só que a Shaft fez dessa adaptação uma obra prima, fazendo as modificações necessárias de forma precisa. Os quem assistiram, muito provavelmente lembram daquela cena de cabine de telefone público, aquela cena não existe no jogo, mas aquelas falas sim, mas no jogo é apresentando bem mais no inicio numa praia e não tem um décimo de impacto que a versão anime teve.
E um dos poucos estúdios que conseguem esse feito de versão animada ser melhor que o próprio visual novel. Alías deve ser o unico que conheço que a versão animada ter ficado melhor que a versão game. Eu não sei sobre Kanon 2006, pois mesmo ter assistido o anime, que alías é perfeito, eu não joguei o visual novel de Kanon, então não posso dizer se adaptação ficou melhor ou não. Já o Clannad fica bem evidente que a versão game é melhor que a versão animada. Mas mesmo assim, a KyoAni conseguiu fazer algo decente. Mas a maioria das adaptações de visual novels são lixos como 11 eyes, Head;Chaos, Ore-tachi ni tsubasa wa nai etc...
Então com toda essa qualidade muitos ficaram anciosos pela segunda temporada, que não demorou muito para ser anunciado. Já no site do anime, mesmo antes de iniciar a transmissão percebia que os personagens que eram secundários passaram a ser os primários e os que eram primários passaram a ser secundários. Ou seja, não é bem um after story dos casais formados na primeira temporada, mas sim um espécie de spin-off. Lógico meio que exagero chamar de spin-off, já que os personagens mesmo passando para os secundários, possuem em certos momentos certa importância na segunda temporada.
Ta certo, a segunda temporada iniciou e dai? Conseguiu repetir o mesmo sucesso? A resposta é não. Só ver a diferença na busca, digite ef - a tale of memories e busque os reviews e depois faça o mesmo com ef - a tale of melodies. Em pouco momento vai perceber a nítida diferença. E também perceberá que a segunda temporada não foi aceita de forma positiva como a primeira. Mas o que tem de errado na segunda temporada? A resposta é simples o enredo. Muitos falam que decaiu bastante a parte artistica do anime, porém eu discordo, tanto a parte técnica, BGM e as músicas tiveram manutenção de qualidade. Não vi nada que possa justificar a queda nesses quesitos.
Eu disse que o problema estaria no enredo, mas ficou tão ruim assim? Na verdade não é que ficou ruim, para ser sincero não é nem um pouco ruim, mas não tem o mesmo brilho da primeira temporada. Não era mais um enredo inocente e bem trabalhada, mas nesse o enredo tinha clima bem pesada. Trata de assunto como doença, morte, abuso sexual, bullying etc... E querer ter mesmo repercussão fica meio difícil.
O que mais deixou sem palavras foi a história da Yuuko. Eu cheguei até pensar, será que ela foi feliz durante a vida na Terra? Só teve tragédia na vida dela, não tinha pais, e foi adotada para ser abusada e sem contar que recebia bullying dos colegas. E no fim hora que você vê que ela conseguiu superar tudo isso vem acidente para matá-la. Eu não tive nem coragem de discutir sobre esse anime nessa época, pois fiquei sem opinião sobre esse anime. Não sei se o que eu sentia era raiva ou tristeza. Mas a sensação de depois de ter assistido não é das melhores. Como na primeira temporada, conta duas histórias pararelas, e nessa segunda temporada também não foi diferente. A história entre Mizuki e Kuze também não tem brilho, pois ver o personagem sofrendo com a doença não é nada agradável.
Se alguém conseguir chamar o final desse anime como happy end, então você gênio. Pois pra mim esse anime não passa de bad end. No qual difícilmente esquecerá do anime, já que muito difícil um anime ser tão marcante de forma tão trágico.
Verídico:
O anime é excelente se ver apenas no ponto de vista técnicas, BGM e música. Nesses quesitos até os animes mais recentes tem dificuldades em atingir. Porém definitivamente este anime não serve para relaxar, nem para assistir com namorado/a. Contrário da primeira temporada que serve para relaxar e perfeito para assistir com namorado/a. Se você não importa com acontecimentos tristes, este anime foi feito para você.
Pontos positivos:
Partes técnicas: Perfeito
BGM e músicas: Perfeito
Ponto negativo:
Enredo: O enredo é muito pesado.
Ficha técnica:
Título: ef - a tale of melodies
Gênero: Mistério, Drama e Romance
Obra original: Visual Novel
Site oficial: http://www.ef-melo.com/
Estúdio: Shaft
Diretor: Shin Oonuma
Data de estréia: 06/10/2008
Número de episódios: 12
Nota: 8/10
Vídeo Relacionado: