Estava revendo os episódios com mais cuidado, para ver se elaborava alguma teoria sobre quem é o Morto.
Agora tenho algumas suspeitas. Mais de quem pode ser, por que parece não ter nada apontando para ninguém ainda.
Mas tenho um palpite, e estou revisando os episódios e tirando alguns screens para ver se alguém concorda comigo. E aquele pássaro estranho parece confirmar o que eu penso hehehehe.
Como esse anime tende a fugir do óbvio, acho que o morto não é o protagonista, pensei isso no início com a doença e pela incerteza ao explicar o nascimento. Enfim.
O ciclo continuou mesmo sem a presença dele na turma, então já existia um morto entre eles e por esse motivo Mei se tornou o ser não existente da turma, já existia um extra, não sei se conta mesmo ele estando fora da sala. Acho que ele tem uma ligação especial com o problema, por conta da família e por isso foi necessário a transferência dele para turma, mas não acho que ele seja a pessoa morta. Deve ser o familiar de algum aluno ou dele mesmo, ou até alguém com um cargo na escola, qual seria o sentido de ser algum aluno novo?
Esse estilo mais realista não é fácil de fazer em animação, pelo menos não de convencer, e tem que ser diferente mesmo, são projetos independentes, responsáveis totalmente diferentes.
Para o anime contrataram a ilustradora de Haruhi, é claro que vai ficar no estilo dela.
Mas nem adianta reclamar que isso não tem jeito.
Enfim, eu comentei um bocado por aí e acho bom trazer um pouco para cá.
Sobre a situação toda que o pessoal fica falando "por que não falaram isso, porque não fizeram aquilo?".
Pelo que eu entendi, eles já sabiam da maldição previamente e estava se preparando para ela.
A única solução que eles tinham era ignorar um aluno, então escolheram um. Como elegeram a Mei para ser o excluindo não está claro. Por ter sido uma votação aleatória, pode ser que não, pode ter alguma relação com o mencionado primeiro ano, pode ter relação com ela ter perdido o olho.
O ponto é, não se pode falar da maldição, certo? A contra medida de ignorar um aluno parte desse princípio, fingir que nada está acontecendo. Mas antes de a maldição se manifestar eles se preparam, podiam falar sobre ela livremente. Tudo corria bem até que o Kouchi inesperadamente entrou para a turma já com a maldição ativa e por isso eles não falaram nada. Não podiam falar, é a "regra". O que quebrou eles é que ninguém esperava que o Kouchi fosse encontrar a Mei ao acaso no hospital e fosse se interessar por ela. Eles queriam falar com ele, explicar para não se envolver, mas tinha a dívida se podiam fazer isso, por isso que pediram para ele esperar até Junho para ver o que acontecia, se alguém iria morrer. Quem sabe a maldição não poderia ser alunada? Não deu certo.
Então ficaram ainda com mais dúvida, no final do episódio 4 a Izumi poderia ter aberto o jogo com ele mas decidiu que não iria falar e pediu para ele fingir que nada estava acontecendo. Não deu certo.
Então o Ikuo foi tentar falar com ele e morreu.
Pode ter sido a maldição, pode ter sido apenas uma coincidência, mas já não valia mais a pena contar, então a Izumi decidiu ignorar ele também pelo bem da turma.
Enquanto isso, porque a Mei pode falar mais abertamente sobre o caso, mesmo sem também dizer nada por medo de se tornar vítima? Talvez por "não existir" isso sirva de defesa contra a maldição já que o próprio morto está participando da estratégia de ignorar ele.
Eu acho que faz mais ou menos sentido, a dúvida é sobre a prima da Mei.
Como ela morreu? Ela foi vítima da maldição ou não?
Então, será que a Mei nem sempre foi ignorado, será que ela foi atingida pela maldição, mas conseguiu de algum modo louco sobreviver? E por ser uma sobrevivente, o pessoal da sala ficou com medo dela e pensam que ela tem uma relação profunda com a maldição, então começam a ignorá-la? Dificilmente essa hipótese vai estar certa, seria mais fácil dizer que a família da Mei é quem está de algum modo envolvida com a maldição e por isso a Mei é ignorada e visada como um ser que não existe.
Para mim a Izumi é muito suspeito. Pelo que parece, ela não queria contar para o Kouchi sobre a maldição para ver se conseguiria evitar mortes, mas depois que aquela garota de óculos morreu com o guarda chuvas na garganta, esconder o segredo de Kouchi não era mais necessário, ela poderia sim já ter aberto o jogo para ele e assim quem sabe não teria mais chances de “parar” a maldição, o que quero dizer é que se ela esclarece tudo para o Kouchi após a morte daquela garota, talvez ele entende-se o quão perigoso é a situação da sala e assim ele poderia seguir as regras. Izumi foi um pouco rigorosa demais, mas entendo que a situação necessita disso.
Agora que vi Panino comentando sobre a morte do Ikuo, vejo que o comentário acima sobre Izumi fica um pouco mais sólido, já aconteceu duas mortes, ela (Izumi) entende a situação, deve entender que a maldição já começou, não precisa esconder o segredo do Kouchi, mas ela teimosamente está escondendo. Não consigo deixar de suspeitar da Izumi.
Sinceramente, o que mais parece para mim é que tem alguém no meio disso tudo que não soube lidar com a morte de alguém especial para essa pessoa, então a pessoa tentou reviver essa pessoa que morreu e daí vem o “morto”. Não deu certo reviver, tudo acabou com uma maldição e uma lição de que não se deve brincar com a morte. Já vi muitas estórias em filmes de terror assim, em animes/mangás também.
Suposições, suposições. Não consigo evitar de criar...
Você não entendeu, é justamente pela maldição ter começado que a Izumi não fala nada para o Kouchi, ela parece ter decidido que é muito arrisca. Veja só, o Ikuo tentou contar e morreu. Será que ela não pode morrer também se contar? Pode não ser imediatamente, mas dá uns passos e acontece alguma coisa?
Por isso que ela teve a ideia de ignorar ele também e levou para votação na turma.
A ordem dela é clara, "não abram o bico se não quiserem morrer", e ninguém quer arriscar mesmo.
Mais, ela viu ele comentar sobre a Mei ao telefone com a Mizuno enquanto ela morria.
Você arriscaria? Eu não.
E sim, suspeito que a família dá Mei tem alguma relação com o caso atual.
Não sabemos como ela perdeu o olho, como a prima morreu e tem as bonecas da mãe.
No próximo episódio felizmente veremos bastante dela.
(08/02/2012, 17:25)Panino Manino Escreveu: Você não entendeu, é justamente pela maldição ter começado que a Izumi não fala nada para o Kouchi, ela parece ter decidido que é muito arrisca. Veja só, o Ikuo tentou contar e morreu. Será que ela não pode morrer também se contar? Pode não ser imediatamente, mas dá uns passos e acontece alguma coisa?
Por isso que ela teve a ideia de ignorar ele também e levou para votação na turma.
A ordem dela é clara, "não abram o bico se não quiserem morrer", e ninguém quer arriscar mesmo.
Mais, ela viu ele comentar sobre a Mei ao telefone com a Mizuno enquanto ela morria.
Você arriscaria? Eu não.
E sim, suspeito que a família dá Mei tem alguma relação com o caso atual.
Não sabemos como ela perdeu o olho, como a prima morreu e tem as bonecas da mãe.
No próximo episódio felizmente veremos bastante dela.
Hum... Agora entendi.
Mas ela está apenas prolongando o inevitável, ela pode não falar nada, mas o Kouchi quando ficar de saco cheio irá eventualmente atrás dela e querer respostas, ela não vai poder dar uma de "não sei de nada, não vi nada" para todo o sempre.
Então lá vai minha teoria. Minha teoria é o Morto é a tia do Kouichi, Reiko. O motivo para pensar assim veio neste quinto episódio. Por causa desta cena:
Esta cena o Kouichi falou com ela com certa familiaridade, e ela o ignorou. E não vejo por que motivo um aluno iria comentar com uma professora que ela chegou cedo naquele dia. Aí que veio na minha cabeça o que não tinha me tocado antes, e muita coisa fez sentido para mim. A Reiko é a professora de artes do colégio, a tal Ms. Mikami que nunca foi pronunciado o primeiro nome. Aí voltei para episódios anteriores para ver todas as vezes que ela aparecia.
Primeiro elas são idênticas a não ser por estar com óculos em casa, e com maquiagem e cabelo arrumado diferente na escola. Segundo ela que dá conselho sobre seguir a carreira artística para o Kouichi. Terceiro é por que um dos colegas de classe pergunta o que ele acha dela, e o Kouichi fica meio sem saber o que responder. No episódio 5, este mesmo colega acha que ela está doente, por isso ela não veio dar a aula. No dia anterior, a tia do Kouichi, Reiko estava com bastante dor de cabeça enquanto conversava com o Kouichi e não parecia bem (EP 4). O sobrenome da Reiko nunca foi citado, então não tem como confirmar minhas suspeitas. Mas penso que é uma tentativa do anime de nos fazer pensar que são pessoas diferentes, e só por querer fazer isso eu acho que ela é o Morto.
Sempre que ela aparece em casa, aquele pássaro fica dizendo "Por que, Rei" ou " Bom dia, Rei". Não sei se isso quer dizer alguma coisa, até por que o pássaro tem o nome de Rei. Mas em uma cena do EP 3 tem algo assim que me fez ficar ainda mais suspeito. A partir de 14 minutos e 58 segundos, quando o Kouichi tá saindo da escola, a professora aparece quando ele conta que sabe sobre os rumores. Aí o anime dá um pequeno "flashforward" mostra o pássaro falando "Bom dia, Rei" e o Kouichi no sofá lendo jornal, aí logo depois disso a cena volta para a escola onde tinha parado. Um flashforward sem motivo aparente, já que o anime continua desta cena logo depois.
E por último é aquele aluno que fala do clube de Arte para o Kouichi. Ele diz que no ano passado o clube estava fechado, mas no ano atual voltou a abrir. Se minha teoria de que a Reiko é o Morto estiver correta, isto encaixa. Ela morreu por alguma causa desconhecida no último ano que a maldição entrou em vigor e o clube de arte foi suspenso, e no ano atual ela se tornou o Morto e o clube voltou. Ela não sabe que já está morta, e a memória de todo mundo é alterada para pensar que ela está viva. E a Mei diz no EP 5 que o Morto é em geral alguém que morreu nos anos passados, não precisa ser necessariamente um aluno, já que relacionados a classe também morrem. E para mim a história não revela explicitamente que a professora e a Reiko são a mesma pessoa para nos ludibriar.
Bem, esta é minha teoria, cheia de especulações, e que provavelmente a maioria é infundada. Mas acho que ela tem uma certa base, revi todo os episódios com cuidado para tentar ver se pegava algo e aí estão minhas conclusões por ora.
Aqui a foto da Reiko para comparar com a professora. E fiquei prestando atenção nas vozes, e são idênticas (dentro do meu limitado conhecimento de japonês), mas não sei identificar seiyuus muito bem. Queria conferir, mas quis ficar no mistério.