Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
Ajude uma pobre alma ignorante!
Tópico em 'Vale tudo' criado por
Sorenant em 28/11/2011, 18:34.
|
10 respostas neste tópico
|
A resposta é a letra e) né? Enfim, teoricamente isso apresentado ai só seria possível se a corda estivesse frouxa no primeiro momento antes da dilatação. Anyway, vai aqui minha resolução:
ΔA = variação da área da placa = ABΔT -> ΔL² = L²BΔT -> ΔL/2 = L√BΔT/2 d = comprimento da corda h = altura do triângulo OCA Θ = ângulo entre o fio e a placa como é falado no enunciado, decompondo as forças F em Fx e Fy, você acha que 2Fy = Peso logo: senΘ=mg/2F Mas do triângulo se tem: senΘ = h/d Para determinar h, o sistema deve já ter sofrido a variação da temperatura, então: d² = h² + (L/2 + ΔL/2)² h² = d² - L²/4 - LΔL/2 + ΔL²/4 h² = 4d²/4 - L² (1 + 2√BΔT +BΔT)/4 2√BΔT é um número desprezível. Voltando nas duas expressões para senΘ e elevando os dois lados ao quadrado fazendo as devidas simplificações: m².g²/4.F² = 4.d²/4 - L² (1 + BΔT)/4d² m².g².d² = 4.d².F² - F².L²(1 + BΔT) d² (m².g² - 4.F²) = - F².L²(1 + BΔT) d² (4.F² - m².g²) = F².L²(1 + BΔT) d = F.L. √(1 + BΔT)/(4.F² - m².g²) Mas como ele quer o comprimento total da corda, vem: C = 2d = 2.F.L. √(1 + BΔT)/(4.F² - m².g²) Segura ai esse gabarito. edit: espero ter ajudado, agora vou jogar um dotinha flvvv
29/11/2011, 00:13 |
Essa questão é a do ITA do ano passado, ou retrasado, não lembro. o que importa é que cai sim.
Você disse que "ΔL é da ordem de 10^-4" mas realmente, a menos que eu esteja cego e não esteja vendo algo ou me esqueci de algo muito básico, não sei de onde que vem esse número.
Ah sim. Mas tem várias que não caem sabe ... Eles tiram mesmo de livros de ensino superior, olimpíadas de física do Brasil e outros países, eu já vi vários.
Bom, vou te dar um exemplo que fica mais fácil. Uma barra de ferro de tamanho L tem o coeficiente de dilatação linear 1,2.10^-5ºC^-1. Se você aquecer ele de 0ºC até 300ºC ele vai aumentar 0,0036L, agora isso ao quadrado dá 1,296.10^-5L², se L for 10 metros (o que é muito, mesmo para o exercício ai) o valor do ΔL² ficaria 1,296.10^-3 metros. Sacou o motivo disso ser desprezível?
29/11/2011, 01:32 |
Pura questão de lógica, tinha me esquecido desse detalhe de tanto concentrar na matéria. obrigado pela ajuda night.
Agora só preciso descobrir de onde saiu aquele X^2 e como funcionou aquela divisão na resolução 1. escutei por aí que o Martec passou no MEXT, se for verdade tenho certeza que ele sabe exatamente a resposta.
Nevermind
Ele só passou o x para dentro da raiz e simplificou Aquele x² da divisão é erro de impressão, ele só fica elevado ao quadrado dentro do radical
Por isso odeio erro de impressão, eu estava tentando entender o que diabos o cara era aquela potência.
Agora, to me sentindo idiota de perguntar, mas como o cara jogou o x pra dentro da raiz? sim, estou terrivel de matemática.
29/11/2011, 02:46 |
√x² - (L/2)² / x
Eleva o x ao expoente da raiz, no caso 2, e joga para dentro. √x²/x² - (L/2)²/x² √1 - (L/2x)² Pronto.
29/11/2011, 08:49 |
Juro que não sabia que podia fazer isso e nunca vi isso ai. agora entendi tudo direitinho, obrigado.
29/11/2011, 10:04 |
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes