Rakaro, fiz de acordo como dito por vc, mas mesmo assim, continua sempre parando nessa tela infame do grub:
Desativei SB, fast boot no windows e na mobo e nada, basta dar boot no pen e cai direto nessa tela chata, tem como pular direto pra tela de instalação do debian?
Consegui simular o mesmo em uma máquina virtual, configurada para boot usb UEFI, e este problema ocorreu:
Vamos fazer isso manualmente mesmo...
1. Abra o prompt de comando com privilégios administrativos
2. Digite diskpart, e aperte enter.
3. Digite list disk, e verifique a qual tamanho de armazenamento corresponde ao seu pendrive. Vamos supor que o meu pendrive seja disk 1
4. Digite: select disk 1, e aperte enter.
5. Digite clean.
6. Vamos criar uma partição primária: digite: create partition primary
7. Após criá-la, vamos selecioná-la digitando: select partition 1. (Opcional) Digite list partition, caso queira listá-la.
8. Marque-a como ativa, com o comando: active.
9. Depois vamos formatá-la: format fs=fat32 label="Debian" quick (Onde "Debian" é opcional, você pode escolher o nome que quiser)
10. Depois, digite o comando: assign
11. exit (Ou saia fechando tudo)
Depois, monte o aquivo .iso do debian:
Copie os arquivos:
Cole no seu pendrive:
Com o programa:
Se não quiser seguir os passos acima, use o ROFUS, selecione o tipo de partição MBR para UEFI, selecione a ISO e formate o pendrive.
Lembre-se de desativar o secure boot, e depois da instalação o ative novamente.
(10/09/2015, 17:32)Warlock Gaignun uid='432' Escreveu: Agora eu queria tirar mais algumas dúvidas antes de partir para instalação, que no caso é sobre as partições. Pelo que pesquisei, eles recomendam que a partição ESP tenha no mínimo 200mb, só que o problema é que quem a criou foi o próprio windows 8.1, só que no tamanho de 100mb, então é possível alterar esse tamanho por algum software, como exemplo, algum livecd linux?
Algumas pessoas recomendam +200 MB, porque os "bootloaders" serão instalados nessa partição. Mas, como próprio windows definiu o tamanho, não há problema quanto a isso.
(10/09/2015, 17:32)Warlock Gaignun uid='432' Escreveu: Deixei uma partição de 30gb não alocada pra instalação do Debian, como devo particionar ela? Lendo alguns tutos pela net e vejo várias contradições, uns dizem pra criar uma partição "swap" e uma "/" apenas, já outros falam que além das duas deve-se criar uma /home, isso é verdade? Ou mando apenas o Debian selecionar a partição de 30gb e deixar ele fazer o processo manualmente?
Você pode particionar no modo básico, ou no avançado (você especificaria cada diretório, além do tamanho) No modo simples, basta separar uma partição (lógica) chamada swap, e um diretório raíz, que é representado por "/" com sistema de arquivos ext4.
(10/09/2015, 17:32)Warlock Gaignun uid='432' Escreveu: Também pelo que apurei, recomendam que não formate de maneira alguma a partição ESP pois se fizer isso fode o windows, isso se confirma? Eles aconselham que apenas permitam a instalação do grub nela, quando o Debian requisitar na instalação, é assim mesmo?
Não formate essa partição, pois sem ela a SO (UEFI) não funcionará.
(10/09/2015, 22:19)Rakaro uid='2766' Escreveu: Algumas pessoas recomendam +200 MB, porque os "bootloaders" serão instalados nessa partição. Mas, como próprio windows definiu o tamanho, não há problema quanto a isso.
Você pode particionar no modo básico, ou no avançado (você especificaria cada diretório, além do tamanho) No modo simples, basta separar uma partição (lógica) chamada swap, e um diretório raíz, que é representado por "/" com sistema de arquivos ext4.
Não formate essa partição, pois sem ela a SO (UEFI) não funcionará.
Talvez seja preciso ativar o secure boot para o windows 8.1 ser reconhecido. Lembre-se para ativá-lo após a instalação.
Rakaro, muito obrigado amigo, deu certo a instalação, correu tudo perfeitamente. Na partição de 30gb que deixei reservada, dividi ela em duas, uma swap de 2gb e a outra com /, com os gb restantes.
O grub foi instalado na partição ESP, o debian apenas perguntou se eu queria instalar nela, confirmei e funcionou sem problemas, tanto o debian como o windows estão funcionando.
Estou ainda instalando algumas coisas, mas tenho muitas dúvidas e uma delas é sobre o driver de vídeo. A intel disponibiliza drivers gráficos para linux e em .deb também, o que ajuda muito, mas não funciona aqui, baixei a última versão para a minha onboard, hd4600 e não deu certo, dá erro. No caso foi essa aqui https://download.01.org/gfx/ubuntu/14.10..._amd64.deb, ela é compatível com essa igpu onboard?
(13/09/2015, 20:14)Warlock Gaignun uid='432' Escreveu: Estou ainda instalando algumas coisas, mas tenho muitas dúvidas e uma delas é sobre o driver de vídeo. A intel disponibiliza drivers gráficos para linux e em .deb também, o que ajuda muito, mas não funciona aqui, baixei a última versão para a minha onboard, hd4600 e não deu certo, dá erro. No caso foi essa aqui https://download.01.org/gfx/ubuntu/14.10..._amd64.deb, ela é compatível com essa igpu onboard?
Não é necessário se preocupar para instalar isso. Já que a intel disponibiliza em código aberto, a maioria das distros o contém.
Rakaro, se por acaso eu preciso me desfazer do dualboot, qual o processo a ser feito? Na época do mbr era simples, bastava deletar as partições do linux, dar boot pelo disco de instalação do windows, acessar o cmd e digitar aquele comando fixmbr, pronto, era problema resolvido.
Mas já no caso do gpt/uefi como é feito o processo para recuperar o boot do windows? Queria ficar sabendo de como reverter o dualboot caso haja algum problema e eu precise remover o linux.
Basta você remover a partição de 30 GB que você reservou para o debian. Após a reinicialização, inicie o boot com o windows, acesse: reperar o sistema (algo assim), e (iniciar reparação automática de inicialização), siga o assistente, e pronto, o windows será iniciado normalmente.
(14/09/2015, 22:31)Rakaro uid='2766' Escreveu: Basta você remover a partição de 30 GB que você reservou para o debian. Após a reinicialização, inicie o boot com o windows, acesse: reperar o sistema (algo assim), e (iniciar reparação automática de inicialização), siga o assistente, e pronto, o windows será iniciado normalmente.
Entendi, muito obrigado pela informação, agora estou seguro caso haja algum problema. Suas dicas foram excelentes, só tenho a agradecer Rakaro, me ajudaram e muito e aprendi bastante também.