Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Dual Boot entre Windows 8.1 e Debian 8.2 em UEFI com Secure Boot ativado é possível?


Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Próximo »
27 respostas neste tópico
 #11
É, ainda não deu certo Icon_e_sad 

Rakaro, fiz de acordo como dito por vc, mas mesmo assim, continua sempre parando nessa tela infame do grub:

[Imagem: k8BTV4T.jpg]

Desativei SB, fast boot no windows e na mobo e nada, basta dar boot no pen e cai direto nessa tela chata, tem como pular direto pra tela de instalação do debian?
Responder
 #12
Consegui simular o mesmo em uma máquina virtual, configurada para boot usb UEFI, e este problema ocorreu:

[Imagem: TDGC1CR.png]

Vamos fazer isso manualmente mesmo...
1. Abra o prompt de comando com privilégios administrativos

2. Digite diskpart, e aperte enter.
[Imagem: cY1XyXU.jpg]

3. Digite list disk, e verifique a qual tamanho de armazenamento corresponde ao seu pendrive. Vamos supor que o meu pendrive seja disk 1
[Imagem: 6uHW4sA.png]
4. Digite: select disk 1, e aperte enter.
[Imagem: INBwj4b.png]

5. Digite clean.

6. Vamos criar uma partição primária: digite: create partition primary
[Imagem: nXb8EdX.png]

7. Após criá-la, vamos selecioná-la digitando: select partition 1. (Opcional) Digite list partition, caso queira listá-la.

8. Marque-a como ativa, com o comando: active.
[Imagem: lNDtKOx.png]

9. Depois vamos formatá-la: format fs=fat32 label="Debian" quick  (Onde "Debian" é opcional, você pode escolher o nome que quiser)
[Imagem: z0c9hrj.png]

10. Depois, digite o comando: assign
[Imagem: F1cVCjN.png]

11. exit (Ou saia fechando tudo)
[Imagem: zrH3uQ0.png]

Depois, monte o aquivo .iso do debian:

[Imagem: dtlaURe.jpg]
Copie os arquivos:

[Imagem: tgbWPUZ.jpg]
Cole no seu pendrive:

[Imagem: piEpEvt.jpg]

Com o programa:
Se não quiser seguir os passos acima, use o ROFUS, selecione o tipo de partição MBR para UEFI, selecione a ISO e formate o pendrive.
Lembre-se de desativar o secure boot, e depois da instalação o ative novamente.
Responder
 #13
(10/09/2015, 14:07)Rakaro Escreveu: Consegui simular o mesmo em uma máquina virtual, configurada para boot usb UEFI, e este problema ocorreu:

Spoiler: Imagem  
[Imagem: TDGC1CR.png]

Vamos fazer isso manualmente mesmo...
1. Abra o prompt de comando com privilégios administrativos

2. Digite diskpart, e aperte enter.
Spoiler: Imagem  
[Imagem: cY1XyXU.jpg]

3. Digite list disk, e verifique a qual tamanho de armazenamento corresponde ao seu pendrive. Vamos supor que o meu pendrive seja disk 1
Spoiler: Imagem  
[Imagem: 6uHW4sA.png]
4. Digite: select disk 1, e aperte enter.
Spoiler: Imagem  
[Imagem: INBwj4b.png]

5. Digite clean.

6. Vamos criar uma partição primária: digite: create partition primary
Spoiler: Imagem  
[Imagem: nXb8EdX.png]

7. Após criá-la, vamos selecioná-la digitando: select partition 1. (Opcional) Digite list partition, caso queira listá-la.

8. Marque-a como ativa, com o comando: active.
Spoiler: Imagem  
[Imagem: lNDtKOx.png]

9. Depois vamos formatá-la: format fs=fat32 label="Debian" quick  (Onde "Debian" é opcional, você pode escolher o nome que quiser)
Spoiler: Imagem  
[Imagem: z0c9hrj.png]

10. Depois, digite o comando: assign
Spoiler: Imagem  
[Imagem: F1cVCjN.png]

11. exit (Ou saia fechando tudo)
Spoiler: Imagem  
[Imagem: zrH3uQ0.png]

Depois, monte o aquivo .iso do debian:

Spoiler: Imagem  
[Imagem: dtlaURe.jpg]
Copie os arquivos:

Spoiler: Imagem  
[Imagem: tgbWPUZ.jpg]
Cole no seu pendrive:

Spoiler: Imagem  
[Imagem: piEpEvt.jpg]

Com o programa:
Se não quiser seguir os passos acima, use o ROFUS, selecione o tipo de partição MBR para UEFI, selecione a ISO e formate o pendrive.
Lembre-se de desativar o secure boot, e depois da instalação o ative novamente.
Rakaro, agora funcionou Thumbup

Obrigado amigo pela ajuda, finalmente agora tenho acesso a tela de instalação do Debian, e em UEFI, pois entrei no console pelo crtl+alt+f2, usei o comando [ -d /sys/firmware/efi ] && echo UEFI || echo Legacy para ver se realmente estava em UEFI e estava, apareceu a mensagem confirmando o UEFI. Valeu amigo pelo tutorial de criação do pendrive, funcionou perfeitamente.

Agora eu queria tirar mais algumas dúvidas antes de partir para instalação, que no caso é sobre as partições. Pelo que pesquisei, eles recomendam que a partição ESP tenha no mínimo 200mb, só que o problema é que quem a criou foi o próprio windows 8.1, só que no tamanho de 100mb, então é possível alterar esse tamanho por algum software, como exemplo, algum livecd linux?

Deixei uma partição de 30gb não alocada pra instalação do Debian, como devo particionar ela? Lendo alguns tutos pela net e vejo várias contradições, uns dizem pra criar uma partição "swap" e uma "/" apenas, já outros falam que além das duas deve-se criar uma /home, isso é verdade? Ou mando apenas o Debian selecionar a partição de 30gb e deixar ele fazer o processo manualmente?

Também pelo que apurei, recomendam que não formate de maneira alguma a partição ESP pois se fizer isso fode o windows, isso se confirma? Eles aconselham que apenas permitam a instalação do grub nela, quando  o Debian requisitar na instalação, é assim mesmo?

Desculpa por todas essas perguntas Rakaro, é que apenas quero fazer tudo certinho, para o sistema ficar redondo, sem erros e assim aprendo muito mais sobre o linux.
Responder
 #14
(10/09/2015, 17:32)Warlock Gaignun Escreveu: Agora eu queria tirar mais algumas dúvidas antes de partir para instalação, que no caso é sobre as partições. Pelo que pesquisei, eles recomendam que a partição ESP tenha no mínimo 200mb, só que o problema é que quem a criou foi o próprio windows 8.1, só que no tamanho de 100mb, então é possível alterar esse tamanho por algum software, como exemplo, algum livecd linux?
Algumas pessoas recomendam +200 MB, porque os "bootloaders" serão instalados nessa partição. Mas, como próprio windows definiu o tamanho, não há problema quanto a isso.

(10/09/2015, 17:32)Warlock Gaignun Escreveu: Deixei uma partição de 30gb não alocada pra instalação do Debian, como devo particionar ela? Lendo alguns tutos pela net e vejo várias contradições, uns dizem pra criar uma partição "swap" e uma "/" apenas, já outros falam que além das duas deve-se criar uma /home, isso é verdade? Ou mando apenas o Debian selecionar a partição de 30gb e deixar ele fazer o processo manualmente?
Você pode particionar no modo básico, ou no avançado (você especificaria cada diretório, além do tamanho) No modo simples, basta separar uma partição (lógica) chamada swap, e um diretório raíz, que é representado por "/" com sistema de arquivos ext4.

(10/09/2015, 17:32)Warlock Gaignun Escreveu: Também pelo que apurei, recomendam que não formate de maneira alguma a partição ESP pois se fizer isso fode o windows, isso se confirma? Eles aconselham que apenas permitam a instalação do grub nela, quando  o Debian requisitar na instalação, é assim mesmo?
Não formate essa partição, pois sem ela a SO (UEFI) não funcionará.

Caso você queira saber mais sobre os diretórios do linux: https://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Li...t%C3%B3rio

Talvez seja preciso ativar o secure boot para o windows 8.1 ser reconhecido. Lembre-se para ativá-lo após a instalação.
Responder
 #15
(10/09/2015, 22:19)Rakaro Escreveu: Algumas pessoas recomendam +200 MB, porque os "bootloaders" serão instalados nessa partição. Mas, como próprio windows definiu o tamanho, não há problema quanto a isso.

Você pode particionar no modo básico, ou no avançado (você especificaria cada diretório, além do tamanho) No modo simples, basta separar uma partição (lógica) chamada swap, e um diretório raíz, que é representado por "/" com sistema de arquivos ext4.

Não formate essa partição, pois sem ela a SO (UEFI) não funcionará.

Caso você queira saber mais sobre os diretórios do linux: https://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Li...t%C3%B3rio

Talvez seja preciso ativar o secure boot para o windows 8.1 ser reconhecido. Lembre-se para ativá-lo após a instalação.
Rakaro, muito obrigado amigo, deu certo a instalação, correu tudo perfeitamente. Na partição de 30gb que deixei reservada, dividi ela em duas, uma swap de 2gb e a outra com /, com os gb restantes.

O grub foi instalado na partição ESP, o debian apenas perguntou se eu queria instalar nela, confirmei e funcionou sem problemas, tanto o debian como o windows estão funcionando.

Estou ainda instalando algumas coisas, mas tenho muitas dúvidas e uma delas é sobre o driver de vídeo. A intel disponibiliza drivers gráficos para linux e em .deb também, o que ajuda muito, mas não funciona aqui, baixei a última versão para a minha onboard, hd4600 e não deu certo, dá erro. No caso foi essa aqui https://download.01.org/gfx/ubuntu/14.10..._amd64.deb, ela é compatível com essa igpu onboard?
Responder
 #16
(13/09/2015, 20:14)Warlock Gaignun Escreveu: Estou ainda instalando algumas coisas, mas tenho muitas dúvidas e uma delas é sobre o driver de vídeo. A intel disponibiliza drivers gráficos para linux e em .deb também, o que ajuda muito, mas não funciona aqui, baixei a última versão para a minha onboard, hd4600 e não deu certo, dá erro. No caso foi essa aqui https://download.01.org/gfx/ubuntu/14.10..._amd64.deb, ela é compatível com essa igpu onboard?

Não é necessário se preocupar para instalar isso. Já que a intel disponibiliza em código aberto, a maioria das distros o contém.
Responder
 #17
Rakaro, se por acaso eu preciso me desfazer do dualboot, qual o processo a ser feito? Na época do mbr era simples, bastava deletar as partições do linux, dar boot pelo disco de instalação do windows, acessar o cmd e digitar aquele comando fixmbr, pronto, era problema resolvido.

Mas já no caso do gpt/uefi como é feito o processo para recuperar o boot do windows? Queria ficar sabendo de como reverter o dualboot caso haja algum problema e eu precise remover o linux.
Responder
 #18
Basta você remover a partição de 30 GB que você reservou para o debian. Após a reinicialização, inicie o boot com o windows, acesse: reperar o sistema (algo assim), e (iniciar reparação automática de inicialização), siga o assistente, e pronto, o windows será iniciado normalmente.
Responder
 #19
(14/09/2015, 22:31)Rakaro Escreveu: Basta você remover a partição de 30 GB que você reservou para o debian. Após a reinicialização, inicie o boot com o windows, acesse: reperar o sistema (algo assim), e (iniciar reparação automática de inicialização), siga o assistente, e pronto, o windows será iniciado normalmente.
Entendi, muito obrigado pela informação, agora estou seguro caso haja algum problema. Suas dicas foram excelentes, só tenho a agradecer Rakaro, me ajudaram e muito e aprendi bastante também.
Responder
 #20
Caso haja mais dúvidas, ou algum problema ocorrer, poste aqui, farei o máximo para te ajudar.
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes