08/07/2011, 23:12 |
Puella Magi Madoka Magica tem sido desde sua estreia a série do ano, não apenas por sua história e execução, e igualmente por seu áudio-visual primoroso, mas também, e principalmente, por sua relevância como "divisor de águas" no gênero Mahou Shoujo já sendo uma obra histórica que influenciará a produção de animes nos próximos anos, não apenas em seu gênero, como alguns poucos privilegiados fizeram no passado.
Esse texto não será uma resenha da série.
Se você quiser saber minha humilde opinião sobre isso, basta dizer apenas que é "brilhante", ou "nota 10".
A série tem sua história, tem seu roteiro, tem seus personagens, todos esses elementos são bem trabalhados e usados de forma mais do que satisfatória.
Dito isso, vou me concentrar em alguns pontos de discussão, que são o final e o Kyuubey - por ter ficado muito grande separei a parte do QB como você pode ler nas postagem anterior, portanto, caso você ainda não tenha assistido a série, pare de ler aqui. Vá atras da série e a assista, são apenas 12 episódios, suficientes para assistir em apenas um dia.
Ainda em exibição, escutando os comentários de quem assistia, já deu para perceber do que Madoka se tratava. Uma desconstrução do Mahou Shoujo.
Agora depois de assistir, quero discutir e compartilhar opiniões sobre a série. Muito de sua mágica pode-se dizer que é meio óbvia, a série fez o que tinha que fazer. Os pontos mais interessantes em minha opinião são o final e o Kyuubey, pois é nesses dois elementos que a produção nos dá sua opinião sobre o tema abordado e onde os espectadores tem opiniões controversas.
Minha opinião geral sobre a série, poderia-se até dizer que, Madoka Mágica foi um experimento mercadológico.
Ela não tem nenhuma intenção de quebrar com o mercado atual, de forma nenhuma, essa impressão inicial é apenas uma ilusão de ótica, um truque de ilusionismo muito bem executado. Da mesma forma que a série escancara mensagens que geralmente ficam ocultas e subliminares em obras do gênero, de forma que alguns chamariam de "pervertida" e eu chamo de "crueza", a série nos passa por baixo desses panos mensagens ocultas que contradizem essas mensagens.
O gênero Mahou Shoujo é tradicionalmente visto como infantil, ou pelo menos inocente.
É um mundo de conto de fadas, onde geralmente na fase onde as personagens deveriam aprender que mágica não existe no mundo ou que pelo menos não se deve contar com elas, as personagens são envolvidas em uma situação onde ganham poderes mágicos que podem efetivamente serem usados para acabar com o mal e o sofrimento no mundo.
Madoka apresenta essa mágica como apenas mais um elemento natural do mundo com seus benefícios e malefícios, e principalmente que se candidatar para tomar as dores do mundo não é algo para se levar levianamente.
Paralelamente, há o elemento loli, o fanservice inocente para agradar aos desejos dos mais crescidos e também, sim, os ainda em crescimento. Ao contrário da crença popular, o loli e o fanservice sempre estiveram presentes nessas obras desde seus primórdios. Quem não acredita pode pegar qualquer série da década de 1970 e ver com seus próprios olhos.
Se por um lado Madoka Magica subverte a inocência e o deslumbramento do tudo é possível, o mesmo não pode ser dito quanto ao fator hoje chamado de Moe.
Dizer que Madoka não apenas não subverte o Moe, como o salvaguarda e até mesmo endeusa o Moe, pode mesmo parecer estranho para qualquer um que tenha assistido a série, mas é aí que eu digo, ou melhor dizer que suspeito, que além do compromisso de entregar uma boa série e ter retorno financeiro, Puella Magi Madoka Magica foi um grande experimento para testar os limites do público.
Quem não acompanhou as notícias não deve ter visto toda a polêmica que a série foi criando ao longo de seus episódios.
Por um lado os puritanos querendo queimar os responsáveis pelo absurdo de uma série "cruel demais para ser exibida na TV", e por outro, os otakus enlouquecendo "parem de matar nossas meninas mágicas". É esse segundo grupo que estava sendo testado.
Séries mais bem feitas e com conteúdos mais relevantes sempre serão bem vindas, isso não é nenhum mistério. Mas o público das obras mais simples e sacanas as aceitará? Vejam, por mais que Madoka tenha saído da mesmice do gênero sendo uma obra coesa e bem executada, uma grande parte de seu público alvo não estava preparado para lidar com emoções tão fortes de angústia e horror. Por mais que seja algo "correto", muitos ainda irão repudiar e preferir a inocência e o faz de conta felizes. Se Madoka fosse até as últimas consequências em sua desconstrução e "quebrasse" o mercado, bem, o mercado estaria quebrado. Haveriam duas escolhas, isolar a série e combatê-la com os ideais opostos, ou seguir o parâmetro e explorar a nova abordagem. Nos dois casos, o mercado sofreria um baque nos lucros nada agradável. Recentemente pesquisas demonstraram que a esmagadora maioria das vendas de discos de séries "não família" são de uma minoria realmente muito pequena. Imagine o impacto nas vendas de uma temporada de séries ao estilo de Madoka Magica? Seria uma catástrofe.
Só que, o próprio Puella Magi Madoka Magica tem uma carta na manga para evitar esse cenário.
Madoka se despede garantindo a longa via ao Moe.
Toda a série é bem angustiante e trágica, e as proporções da catástrofe vão se revelando serem muito maiores ao se aproximar do final. As menininhas mágicas se veem sem saída. Seria a morte do Moe? Não, muito pelo contrário, a série apela para o clássico final filosófico religioso para deixar sua mensagem de esperança para o público. Nessas horas é muito divertido você olhar com atenção para os nomes das personagens e seus significados. Infelizmente não consegui descobrir o que significa Madoka, mas adivinhem, Kaname significa "Juízo Divino". Há! Akemi? "Linda Luz". Há há há. Tomoe? "Incrédulo" Bhuhauhahahahahhah! (<= isso foi uma piada interna) Percebam como no final, quando tudo parece perdido, a Madoka finalmente entra em cena para se transformar em menina mágica, mas não apenas isso, ela se transforma na esperança de todas.
Acredite na esperança
Madoka, a menininha ideal, pequena e inocente, honesta e justa, sempre visando o bem e o amor, e principalmente não vamos nos esquecer dos seus cabelos cor de rosa, ela se torna a "mais poderosa menina mágica de todos os tempos", "aquela que vem de cima salvar a todos do grande mal", "acabar com as dores do mundo", "trazer a felicidade", "e criar um novo mundo melhor". Um novo mundo, um mundo onde o Moe sobrevive, persiste, tem seu lugar, seu paraíso. Onde não é maltratado e é querido por todos.
Ao contrário de abrir os olhos de seu público hardcore, Puella Magi Madoka Magica faz justamente o contrário. É uma armadilha.
Para nós que temos maior discernimento e crítica, esse truque é algo que pode ser difícil de enxergar.
Não vemos porque sabemos como o truque funciona e escapamos dele ainda em execução.
Mas para as verdadeiras vítimas...
Puella Magi Madoka Magica cuidadosamente massacrou seu público alvo, suas cobaias.
Será que aqueles otakus harcore aguentariam ver suas queridas menininhas serem feridas e torturadas em um mundo cruel?
O quanto de sofrimento e sadismo eles podem tolerar?
Com essa informação, poderão ser produzidas no futuro novas séries com semelhante carga de crueldade e crueza sem ultrapassar o limite que afugente o público. Mas, mais do que isso, no final quando eles estavam esgotados psicologicamente e desesperançosos, a série lhes deu a esperança redentora. Não só poupou o Moe, foi além, endeusou o Moe e lhes deu um Messias de uma nova era. Ao invés de fazer eles largarem isso, lhes deu um símbolo para se agarrarem.
Puella Magi Madoka Magica não salvou os otakus moe, ela os condenou.
"Não se esqueça. Sempre, em algum lugar alguém está lutando por você.
Enquanto você se lembrar dela, não estará sozinho".
Essa é apenas uma teoria pessoal, uma opinião.
Nada disso quer dizer que foi algo planejado, mas tendo sido ou não, sabemos como uma intenção pode ter efeitos adversos e imprevistos.
Qual será o legado de Madoka Magica?